top of page

Dica Saudável - Apiterapia / Própolis - Um remédio natural!



Apiterapia é uma modalidade das medicinas alternativas - ou ciências alternativas - que usa os produtos da abelha (mel, própolis, pólen, geleia real, cera, apitoxina e larvas de zangão) para fins terapêuticos em seres humanos e animais.


O Própolis é uma substância produzida pelas abelhas para proteção da colmeia. Na rotina agitada de uma colmeia, a saúde é uma das prioridades do grupo. Por isso, as abelhas gastam boa parte da sua energia coletando resinas na vegetação ao redor para produzir um poderoso remédio, o própolis. As operárias vedam todas as frestas com esse preparado para aproveitar o melhor de suas propriedades físicas e biológicas. Desta maneira, as abelhas protegem e mantêm numa completa assepsia seu mel e favo inteiro, impedindo a entrada de vento e chuva e blindando a área contra bactérias, vírus e fungos capazes de colocar em risco a vida dos insetos.


O Própolis é uma mistura complexa que nos oferece um método natural de cura, bem como, um método complementar de nutrição formada por material resinoso e balsâmico e por secreções salivares e enzimas das abelhas. Esta substância contém resinas, bálsamos, ceras, flavonóides, óleos essenciais, grãos de pólen, alguns metais e minerais como alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, cobre e manganês e pequenas quantidades de vitaminas B1, B6, B2, E e C.


A cor do própolis varia entre marrom escuro e marrom avermelhado e apresenta um sabor muito amargo pois não contém açúcar em sua composição e cheiro muito intenso.


Este remédio natural apresenta propriedades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral e cicatrizante e por ser um antibiótico natural apresenta diversos benefícios e aplicações que incluem:

  • Eficiente no combate a bactérias e fungos;

  • Reduz o inchaço e combate a inflamação;

  • Regenera os tecidos e ajuda na sua cicatrização;

  • Completa o tratamento para o combate a alguns vírus como o herpes simplex, herpes genital ou estomatite vesicular por exemplo;

  • Trata problemas respiratórios;

  • Ajuda a aliviar a dor de garganta e trata a garganta seca;

  • Trata a tosse irritativa ou com catarro;

  • Trata problemas na pele como queimaduras ou manchas na pele;

  • Alivia os sintomas da gripe, sinusite ou amigdalite.


Própolis e a saúde da pele


O própolis é rica em vitaminas e minerais essenciais para quem busca a pele saudável.


Minerais: Cálcio, Alumínio, Ferro, Estrôncio, Magnésio, Silício, Bromo, Titânio e Zinco.


Vitaminas: Vitaminas do Complexo B e Vitamina A.


Por possuir ação antioxidante, o própolis tem o poder de neutralizar os radicais livres, sendo excelente no combate ao envelhecimento da pele – tudo isso, graças ao seu poder de preservação da ação da Vitamina C no corpo. Além disso, o própolis possui ação cicatrizante e de regeneração dos tecidos, tornando-a eficaz no combate à dermatite.


Este remédio natural também tem habilidade de inibir as bactérias associadas à acne. A acne, uma condição cutânea inflamatória, é causada devido à obstrução dos poros com células mortas e excesso de óleo da pele. As bactérias causadoras de inflamações vivendo em sua pele podem exacerbar a condição, causando nódulos e cistos, que podem resultar em feridas permanentes. O própolis age como bactericida, cicatrizante, anti-inflamatório e previne a formação de manchas na pele.


Trаtаr e prevenіr іnfecções

Com suas propriedades antіbacterіanas, o própolis é um agente antі-infeccioso excelente. Assim, os benefícios do própolis pode ser usada para prevenir e tratar muitas infecções, tais como infecções da ENT (bronquite, resfriado comum, nasofaringite ...), bem como infecções urinárias e cistites. Ao contrário de alguns antibióticos químicos, o própolis trata de forma adequada,sem perturbar os rins ou a flora intestinal.



Estimula o sіstemа іmunológіco

O própolis contém flavonóides e ácidos fenólicos que atuam como estimuladores imunológicos. Eles vão dar início a um aumento de anticorpos no sangue (um aumento de 32% para 36%) e também irão causar um aumento da atividade dos macrófagos.


Confira abaixo alguns dos produtos com própolis que você encontra na Boaformula:

A sua saúde em boas mãos.

Fonte

https://www.tuasaude.com/propolis/

http://curasnaturais.net/propolis-poderoso-antibiotico-natural-das-abelhas/

http://www.abelhasaude.com.br/apiterapia.asp

http://propolis-propolis.net/pt/propolis-beneficios.html#.Wdd1_luPLIU

http://www.curaholistica.com.br/single-post/2016/03/22/Tratamento-natural-para-acne

543 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page