top of page

Dica Saudável - Shake com Yacon e PANCS


Alimentação e Nutrição: PANCS



A alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes, não só por razões biológicas evidentes, mas também por envolver aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos, psicológicos e culturais fundamentais na dinâmica da evolução das sociedades.


Alimentação e nutrição são processos essenciais na manutenção da vida dos seres vivos no planeta e ocorrem de forma bastante complexa e interligada entre múltiplos agentes e relações no cotidiano.


Ao longo dos tempos, a nossa alimentação foi evoluindo. Mas terá sido mesmo uma evolução? Será que hoje estamos melhor que há milhares de anos?


Uma das questões mais evidentes sobre a alimentação atual é o processo de distanciamento humano em relação aos alimentos. A história da alimentação humana reflete que a preocupação constante com a busca/produção de alimentos vem passando por modificações tanto na forma de produzir quando de distribuir os alimentos. As possibilidades tecnológicas de produção de alimentos em larga escala e a sua conservação por longo tempo, bem como a viabilidade global de transporte e negociação desses itens, vêm ocasionando a ruptura espacial e temporal da produção e do acesso. Nessa mesma linha, a própria industrialização é percebida como um processo que pode distanciar o alimento das pessoas, na medida em que, muitas vezes, pode dificultar a percepção da origem e/ ou dos ingredientes que compõem um determinado alimento. Os rótulos com informações alimentares e nutricionais, por exemplo, que têm importância em políticas públicas de saúde e segurança do consumidor, podem, causar estranheza pela falta de reconhecimento dos nomes de produtos químicos citados na lista de ingredientes como componentes alimentares.


Paralelamente a essas possibilidades de distanciamento, nunca se buscou tanta informação sobre alimentação, fato demonstrado pela expansão dos veículos de comunicação como publicações escritas (livros, revistas e jornais), programas televisivos e sites de internet, com os profissionais da mídia realimentando esse interesse.


Livro inédito, resultado de 10 anos de trabalho dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi - dois dos maiores estudiosos de plantas no Brasil. Apresenta plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo. Cada planta é apresentada em duas páginas: na primeira - suas características morfológicas para facilitar a identificação botânica, informações sobre seu uso geral e culinário com referências bibliográficas e ilustradas com 2 fotos; na segunda - 2 ou 3 fotos legendadas das partes da planta utilizadas para o consumo, seguidas de 3 receitas feitas com a planta e ilustradas com os respectivos pratos.


Já ouviu falar das PANCS?


Nos distanciamos tanto da natureza, do campo, das estações, que esquecemos todo o tempo, água, cuidado e energia que cada um dos itens que consumimos necessita para chegar até nós. Pouco presentes nos cardápios que conhecemos hoje como tradicionais, as Pancs (Plantas Comestíveis Não Convencionais) podem ser facilmente encontradas na natureza. Além disso, elas são de fácil cultivo e crescem em harmonia com a biodiversidade de cada região.


As PANCs não são um grupo de plantas coeso e homogêneo. Há espécies nativas, exóticas, cultivadas, espontâneas. Há folhas, frutos, vagens e grãos. São plantas que não encontramos facilmente nos mercados, mas que em determinados lugares podem ser convencionais. Também pode-se considerar PANCs algumas plantas comuns, como a bananeira, porque acabamos restringindo seu consumo a fruta, jogando fora as outras partes comestíveis como o coração (ou umbigo) e os frutos verdes.




Shake com Yacon e Pancs



Receita

  • 2 colheres de sopa de Yacon Giroil *

  • 3 folhas grandes de Ora Pro Nobis

  • 4 folhas de Bertalha

  • 10 folhas (são pequenas) de Beldroega

  • 1 maça pequena picada

  • 1 colher de sopa de Chia Zele Alimentos hidratada *

  • 1 colher de sobremesa de flocos de Quinoa Nutrigold *

  • 1 maracujá

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó *

  • 1 limão

  • opcional: 1 colher de chá de Açúcar de Coco Nutrigold *

Modo de fazer


Lavar as folhas e as frutas com água. Picar a maça e as folhas e colocar no liquidificador. Abrir o maracujá e colocar a polpa, retirando-a com o auxílio de uma colher. Espremer o limão e adicionar o suco a vitamina. Após colocar as 2 colheres de Yacon e bater até ficar homogêneo. Ao fim adicionar a chia hidratada, os flocos de quinoa, a cúrcuma em pó e o açúcar, se necessário.


Obs: Você pode utilizar no lugar das Pancs indicadas qualquer outra folha verde. Pode-se reaproveitar as folhagens da cenoura, da beterraba ou do brócolis, por exemplo.



Yacon


Muitos são os alimentos que atuam de forma importante na modulação da saúde e do bem estar. O yacon, um tubérculo, é um deles. Este tubérculo é originário da região dos Andes, na América do Sul, e apresenta como características nutricionais básicas o fato de ter poucas calorias, um sabor adocicado e textura semelhante à pêra. É versátil, podendo ser consumido cru, como suco, com saladas ou mesmo refogado.


O potencial do yacon com alimento funcional está relacionado à presença de frutoligossacarídeos (FOS) do tipo inulina, que propiciam o controle dos níveis glicêmicos.


Além de FOS, foram encontradas, no yacon, boas concentrações de antioxidantes e compostos fenólicos. Estes compostos são associados, nos estudos, a mecanismos fisiológicos de prevenção ao desenvolvimento de certas doenças. Assim seu consumo regular contribui para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes melitus e também obesidade.



Ora Pro Nobis


Com um nome muito curioso, a ora-pro-nobis é uma planta semelhante a um arbusto, típica das regiões tropicais das Américas. Suas folhas são consideradas a parte comestível, e contam com uma boa quantidade de proteínas, ferros e nutrientes diversos.


No Brasil, a ora-pro-nobis é especialmente popular em Minas Gerais, onde é utilizada como um vegetal típico da culinária mineira. Há quem chame a planta até mesmo de bife dos pobres, por lá. No resto do país, a planta é popular como cerca viva, em função de suas grandes folhas com um espinho da ponta.


Benefícios

  • Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores;

  • Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro;

  • O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras;

  • Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes;

  • As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê;

  • A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas;

  • Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade;

  • O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia;

  • Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.



Beldoegra


Também conhecida como caaponga, porcelana, onze-horas. Consumida em saladas, sopas, molhos e para engrossar caldos. As folhas de beldroega, por serem ricas em vitaminas e sais minerais, apresentam vários benefícios nutricionais:

  • A grande quantidade de vitamina A, contribui para a saúde da visão e para uma correta função imunológica.

  • As vitaminas do complexo B têm uma função essencial na digestão e absorção de vários nutrientes e as vitaminas C e E, possuem um grande potencial antioxidante, prevenindo diversos tipos de doenças.

  • Com levado teor de magnésio, importante para a saúde muscular e óssea e boa fonte de cálcio, potássio (controlo da pressão arterial), ferro (transporte celular de oxigénio) e zinco (saúde imunitária).

  • São ainda ricas em ácidos gordos omega-3 (ácido alfa-linolénico).



Bertalha


A bertalha também é conhecida pelos nomes de basella alba e espinafre-indiano. Seus caules e folhas são descritos como verdes, carnosos e suculentos. A bertalha possui propriedades emolientes tanto em sua folha quanto em sua raiz, ou seja, propriedades que mantêm o nível adequado de umidade na camada mais externa da pele. Sua folha também é adstringente e seus frutos são considerados afrodisíacos pela medicina popular. A hortaliça ainda é dotada de propriedades antioxidantes.


Cúrcuma


A cúrcuma é uma planta medicinal que tem uma longa raiz cor de laranja que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia. Esta planta também pode ser conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.


As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:

  • Melhorar a digestão;

  • Ajudar na perda de peso;

  • Combater resfriados e gripes;

  • Evitar crises de asma;

  • Desintoxicar o fígado;

  • Regular a flora intestinal;

  • Eliminar vermes intestinais;

  • Tratar problemas no fígado;

  • Estimular o sistema imune;

  • Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase.

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Bibliografia:

http://drervas.com/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000400014

https://www.tuasaude.com/curcuma/

http://www.nutricaointegrativa.com/beldroega-um-alimento-funcional/

http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-bertalha-para-que-serve-e-propriedades/#HWwdeWqEpxKf6RHL.99http://gastrolandia.com.br/opiniao/pancs-a-importancia-das-plantas-alimenticias-nao-convencionais-2/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/5387-pancs-as-plantas-nao-convencionais-que-tambem-podem-ser-consumidas-na-alimentaasao.html

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000400014

358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page