top of page

Berberina (Phelodendron) - Benefícios e indicações



Colesterol e Glicose Altos?? Conheça a Berberina!


O que é a Berberina?


É um alcaloide natural produzido por algumas plantas e que tem se destacado por apresentar propriedades que controlam a diabetes e o colesterol. Utilizada há muito tempo nas medicinas chinesa e aiurvédica, a berberina foi objeto de numerosos estudos sobre as suas propriedades e os seus benefícios para a saúde. Os resultados revelam que é particularmente interessante para as pessoas que sofrem de diabetes de tipo 2, ajudando a reduzir a taxa de glicose sanguínea. Alguns estudos científicos mostraram também que ela pode melhorar o perfil lipídico de hiperlipidemia, ou seja, pode ser benéfica em caso de excesso de lípidos no sangue, como o colesterol ou os triglicerídeos. Estes resultados são tanto mais encorajadores que uma taxa elevada de colesterol no sangue é um fator de risco para as doenças cardiovasculares.



Como atua a Berberina?


O seu mecanismo de ação depende essencialmente da regulação da AMPK (Adenosine Monophosphate activated Protein Kinase). Esta molécula é uma enzima fundamental para o organismo, que participa na normalização do metabolismo energético, bem como na regulação da ingestão de alimentos e da sensibilidade dos tecidos. Desempenha, assim, um papel-chave em algumas patologias metabólicas como a diabetes, a resistência à insulina, a obesidade ou as complicações relacionadas com a diabetes.


Ativando a AMPK, a berberina age assim em diversos níveis:

  • Estimulando o metabolismo dos ácidos gordos nas mitocôndrias, reduz os níveis sanguíneos dos lípidos circulantes: triglicerídeos e LDL-colesterol;


  • Aumentando a produção de GLUT4, um transportador de glicose que se encontra essencialmente nos músculos e nas células adiposas, vai permitir uma melhoria da sensibilidade à insulina;


  • Melhorando a sensibilidade à insulina, facilitará o transporte da glicose intracelular, permitindo que o corpo utilize melhor os açúcares e a insulina, baixando, assim, os níveis de glicose no sangue.


POSOLOGIA USUAL: 500mg a 1g ao dia


Sugestões Boaformula de uso:


1-Berberina 500mg.......60CAPS Tomar 1cap antes das principais refeições.


2-Berberina........250mg/Magnólia off.....200mg Tomar 1cap antes das principais refeições.


A associação dos fitoterápicos Magnólia officinalis e Phelodendron amurense reduz significativamente a ansiedade, alivia o stress, reduz níveis de cortisol e reduz a compulsão alimentar.


A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do Fornecedor.

1.288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page