Dica Saudável - Panetone Funcional Vegano (Sem Glúten)



Panetone Vegano sem Glúten com Cranberry, Goji Berry e Golden Berry

Natal chegando e que tal trazer mais saúde para a sua mesa? Faça o seu Panetone Funcional em casa!


Ingredientes


  • 160ml (2/3 xic) de água

  • 12g de fermento biológico seco

  • 1 colher de sopa de açúcar de coco*

  • 250 ml de suco de abobrinha com laranja – bata 150g de abobrinha com 200 ml de suco de laranja

  • 3 colheres de sopa de essência de panetone

  • 1 xícara de açúcar de coco*

  • 2 colheres de sopa de psyllium misturadas em 80 ml (1/3 xic) de água*

  • 1 xícara de fécula de batata ou amido de milho

  • 1/2 xícara de polvilho doce

  • 1 xícara de farinha de grão de bico

  • 1/2 xícara de farinha de castanha do pará

  • 1 colher de chá de goma xantana *

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco*

  • 150g frutas desidratadas – cranberry, gojiberry e golden berry*

  • 50g de amêndoas laminadas ou nozes picadas

  • Adicione semente de chia a gosto.

*Você encontra na Farmácia Boaformula!



Modo de fazer


Primeiro vamos fazer a pré-fermentação. Aqueça os 160ml de água por 25 segundos no microondas. Caso não utilize mircoondas aqueça a água até atingir 37 graus.


Misture o fermento biológico seco e 1 colher de sopa de açúcar de coco e deixe descansando por uns 10-15 minutos para o fermento começar a agir. Vai formar uma espécie de esponja.


Enquanto isso hidrate o psyllium em 80 ml de água e deixe descansar por uns 5 minutos.


Misture as farinhas e a goma xantana em uma tigela e reserve. A goma xantana auxilia a reter a umidade da massa e mantém ela macia por mais tempo.


Na batedeira, bata o açúcar de coco, o suco de abobrinha com laranja, a essência de panetone e o psyllium, até se combinarem. Adicione o fermento, que deverá ter reagido.


Com a batedeira ligada, vá adicionando aos poucos o mix de farinhas.


Quando a massa estiver homogênea adicione o vinagre de maçã e depois o óleo de coco. Deixe bater para que os dois se misturem.


Por fim adicione as frutas desidratadas, as oleaginosas e a semente de chia e misture com uma espátula.


Despeje a massa nas formas de panetone e deixe descansar e crescer por uns 20 minutos.


Aqueça o forno em fogo alto. Você deverá assar a massa nos primeiros 5 minutos em temperatura alta (no meu forno é 280 graus), depois diminua para 180 graus e asse por mais 30-50 minutos, depende do forno e do tamanho do panetone.


Deixe esfriar em grade.



Possíveis substituições


– O psyllium pode ser substituído por 2 colheres de sopa de gel de chia (misture 1 colher de sopa de chia com 2 de água e espere formar um gel). Dê preferência ao psyllium.


– A farinha de grão de bico pode ser substituída pela de arroz, quinoa ou amaranto MAS recomendamos não substituir.


– Pode usar outro óleo como de chia ou a manteiga ghee (caso substitua por manteiga ghee, não será vegano).


– Não substitua o suco de abobrinha com laranja, o resultado vai ficar diferente.



Conheça os benefícios dos ingredientes!


Psyllium

A Psyllium é uma fibra natural que passou a ser consumida em território norte americano há cerca de 75 anos, onde se disseminou para os outros cantos do mundo. Com alta capacidade de absorção de água (graças à sua característica higroscópica) a Psyllium (Plantago psyllium), também conhecido como psilium, é obtida por meio da semente e compreende as espécies Plantago ovata, Plantago arenaria e Plantago indica. Pertence a família Plantaginaceae. Atualmente, a Psyllium é um dos mais eficazes laxantes naturais, uma vez que é extremamente rica em fibras, tanto solúvel como insolúvel.


A Psyllium é uma fibra solúvel usada principalmente como laxante em vários medicamentos tradicionais e naturais e pode ajudar a diminuir o colesterol, aliviar a prisão de ventre e diarreia, além de tratar a síndrome do intestino irritável, hemorroidas e outros problemas intestinais. Também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. A Psyllium emagrece e pode ser um excelente remédio natural para quem deseja perder peso, vez que as fibras tendem a inchar em contato com a água, criando uma sensação de saciedade no organismo e consequentemente moderando o apetite.



Cranberry

Cranberries são pequenas frutas vermelhas que crescem principalmente, nas regiões mais frias do mundo, como Canadá, Estados Unidos e Europa. Elas têm um gosto azedo, possuem antioxidantes e muitos nutrientes essenciais. Há muitos benefícios para saúde, e você pode torná-las parte de sua dieta diária, em forma de suco, suplemento ou ao natural. Cranberries são ricos em antioxidantes, melhorando o metabolismo e o sistema digestivo.


Pele mais jovem

Os antioxidantes ajudam o corpo a se livrar de radicais livres que contribuem para o processo de envelhecimento. Eles ajudam a sua pele (aparência jovem), e prolongam as funções dos órgãos internos.


Sistema Imunológico

Os antioxidantes também eliminam as toxinas prejudiciais que podem suprimir o sistema imunológico. Quando eles são removidos, o sistema imunológico se fortalece.


Bem-estar mental

Cranberries contêm triptofano, um aminoácido conhecido por ser um precursor da serotonina, fazendo você se sentir melhor. Os estudos mostraram também que eles são bons para o cérebro e pode ajudar a melhorar sua memória.


Melhoria da pele

Cranberries também foram conhecidas para ajudar a curar doenças da pele como acne, psoríase, dermatite e eczema.


Saúde Bucal

O consumo de Cranberries, em uma base regular pode prevenir o acúmulo de placas e outros problemas dentários.


Saúde do Coração

Cranberries ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, que podem entupir as paredes arteriais e levar a doenças cardíacas, entre outros problemas.


Saúde do trato urinário

Cranberries ajudam a tratar e prevenir infecções do trato urinário.

Gojibery

Goji berry é o nome popular do fruto da planta Lycium barbarum, também conhecido em algumas regiões como wolfberry. É originária da China e utilizada há milênios como especiaria culinária e na medicina tradicional chinesa.

Apesar da fama dos cítricos, é a goji berry que se destaca no quesito vitamina C. Uma única porção de 100 g da frutinha vermelha fornece cerca de 40 vezes mais vitamina C do que uma laranja inteira.


E não é só para afastar o resfriado que serve o ácido ascórbico: síntese de colágeno, prevenção ao envelhecimento precoce e melhora da absorção do ferro são algumas das outras importantes funções associadas à vitamina C.


Outros nutrientes da goji berry que desempenham um papel importante no metabolismo e na perda de peso são as vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e a vitamina B6 (piridoxina).


A goji berry também é uma boa fonte de vitamina A, que protege a visão, e de importantes minerais como o já mencionado ferro e o cobre, cálcio, potássio, selênio e zinco.


Outros nutrientes da goji berry incluem os carotenoides, fitonutrientes que combatem a oxidação das células e atuam na prevenção de uma série de doenças. Betacaroteno, zeaxantina, luteína, licopeno e criptoxantina são alguns desses nutrientes que apresentam alto poder antioxidante.


E não param por aí as propriedades da Goji Berry: a fruta ainda é fonte de 18 aminoácidos (sendo 8 essenciais), proteínas (são 14 gramas por porção de 100g da goji berry desidratada) e fibra alimentar (8 g por porção de 100g).



Golden berry

O golden berry, popularmente conhecido no brasil como fisalis (ou physalis) é uma fruta sul americana, especialmente dos andes. Ela é altamente concentrada em nutrientes e componentes bioativos.


Na Colômbia, o golden berry é uma fruta muito apreciada, e um importante produto de exportação. A planta é utilizada há séculos para a medicina tradicional. Além da aplicação quase mística do passado, sabe-se que seu consumo oferece outros benefícios à saúde.


Com sabor doce e levemente picante, o golden berry é um dos superalimentos adorados pela nutrição. A fruta é cheia de nutrientes que são facilmente absorvidos pelo corpo. Além da medicina popular e ancestral, diversos efeitos do golden berry foram descobertos para o organismo. Entre os principais, encontram-se:

  • Melhorias no nível de açúcar no sangue. O açúcar e os carboidratos são absorvidos pelo corpo através de uma quebra promovida pela ação de enzimas. Este processo resulta no aumento do nível de açúcar no sangue. A fisalis possui um interessante efeito de inibir a ação das enzimas responsáveis por esta reação. Desta forma, seu corpo não absorve os carboidratos, controlando seu impacto no sangue.

  • Diminuição de vermelhidão e inchaços. Irritações e doenças causam diversos tipos de inchaços e vermelhidão.

O golden berry oferece um efeito de modulação imunológica que bloqueia os agentes responsáveis pelo inchaço. Em outros atermos, suas substâncias lutam contra estes efeitos, ao reduzir o impacto destes agentes no organismos.

  • Saúde dos rins e fígado. No final de 2013, um estudo egípcio demonstrou que o golden berry oferece potentes benefícios para fígado e rins. Isso “protege” os órgãos de danos em seu tipo. A saúde do fígado é especialmente importante, considerando o quão essencial ele é para o corpo.



Açúcar de coco

Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.


  1. Grande valor nutricional, fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 que participam de diversos processos metabólicos, como a produção de energia.