top of page

Dica Saudável - Chlorella e seus benefícios


Chlorella – Os benefícios desse superalimento


Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares, do Filo Chlorophyta. De forma esférica, cerca de 0-10 μm de diâmetro, sem flagelo. De elevado valor nutritivo, pode ser usada para estimular o sistema imune, emagrecer, sendo indica também para combater problemas gastrointestinais e doenças degenerativas. O nome Chlorella provém do grega chloros: verde; e do sufixo diminutivo latino ella: "pequeno".


Essa microalga de água doce oferece uma rica diversidade de nutrientes para o nosso corpo. Inclusive, já foi utilizada como complemento alimentar por astronautas da NASA em viagens espaciais, devido a sua capacidade de eliminar as impurezas do corpo e promover a renovação celular. É a maior fonte de clorofila do planeta e rica em em sais mineirais, vitaminas, ácidos graxos (Ômegas 3,6 e 9), antioxidantes e fibras.


Possui diversas vantagens como:


Auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição, no reestabelecimento da saúde da pele e nos tratamentos contra obesidade.


Desintoxica o sangue e regula a glicose, distúrbios digestivos e cardiovasculares, melhora a atividade cerebral, previne a anemia, ajuda na hipertensão, úlceras do estômago, duodeno e gastrites crônicas e tem ação cicatrizante.


É desintoxicante, normalmente da função instestinal, promovendo a reparação tecidual e a integridade celular. O cálcio auxilia no tratamento das fraturas, enfraquecimento ósseo e osteoporose.


A parede celular da alga Chlorella, sendo composta de microfibras de celulose e por polímeros carotenóides - Sporopollenin promove várias ações importantes e benéficas no intestino: melhora a sua funcionalidade, estimula o crescimento de bactérias benéficas da flora intestinal, absorve as substâncias tóxicas presentes na luz intestinal, além de promover um funcionamento regular dos movimentos peristálticos do sistema digestivo.


O alto teor de fósforo proporciona uma melhora na atividade cerebral. Também tem demonstrado excelentes resultados no combate à hipertensão e na redução dos níveis de colesterol. A Chlorella é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, vital na formação e regeneração das células sanguíneas que, juntamente com o ferro, fazem desta alga um produto indicado no tratamento e prevenção da anemia.


Outro benefício do chlorella é sua capacidade de equilibrar o pH do nosso corpo. O pH ideal no nosso organismos é cerca de 7,2-7,4. Mas a nossa dieta de hoje, baseada principalmente, de alimentos processados, tem criado uma geração de pessoas com pH desequilibrado.Os alimentos processados e refrigerantes são mais ácidos do que o nosso organismo. Este é um ponto vital, porque a maioria das doenças prospera em um ambiente ácido e é suprimida em um ambiente alcalino.


Um dos maiores benefícios da chlorella é ser um agente anti-câncer, pois fortalece o sistema imunológico. Relatos científicos relatam que a Chlorella pode aumentar o nível de albumina no corpo. A albumina é uma proteína normalmente presente na corrente sanguínea que protege contra doenças como câncer, diabetes, artrite, AIDS, pancreatite, cirrose, hepatite, anemia, e esclerose múltipla.


Há muito se sabe sobre as propriedades da clorofila, componente rico na Chlorella, atuando principalmente nas vias digestivas, reduzindo os maus odores tanto do hálito e das fezes, quanto do corpo em geral (axilas, suor, genitais, pés, etc).


A clorofila da chlorella é reconhecidamente eficaz na cura da anemia, ajudando a estimular a produção de glóbulos vermelhos.



O que a Chlorella faz por nós?


  • Elimina de nossos tecidos os produtos tóxicos incluindo o mercúrio e outros metais pesados;

  • Diminui os triglicerídeos e os níveis maus de colesterol LDL enquanto aumenta os níveis de bom colesterol HDL;

  • Reduz a alta pressão sanguínea;

  • Aumenta o eliminador natural de imunidade nas células(NK);

  • Auxilia no tratamento da quimioterapia, no controle da leucopenia (diminuição de leucócitos no sangue) causada pela mesma;

  • Protege o DNA celular contra os danos da radiação;

  • Alivia as condições de artrites ou os ataques de dor por gota;

  • Equilibra os níveis de açúcar reduzindo/aumentando nos diabéticos e hipoglucémicos;

  • Restaura e previne úlceras e outros danos gástricos;

  • Reduz a severidade de todas as reações alérgicas e da asma;

  • Reduz o decline da cognição mental na doença do Alzheimer;

  • Acelera a cicatrização e a reparação dos tecidos.


Um cuidado no consumo

Apesar das diversas razões para tomar Chlorella, ela tem algumas contraindicações. A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária restringe o uso para gestantes, lactantes e crianças (até 11 anos), mas estes grupos podem consumir com a prescrição de uma nutricionista ou médico. Existem ressalvas no consumo para pessoas alérgicas a fenilalanina e a frutos do mar.



A sua saúde em boas mãos.




Fontes:

http://dicassobresaude.com/contra-indicacoes-e-beneficios-da-chlorella-para-a-saude/

https://www.tuasaude.com/clorela/

https://my.oceandrop.com.br/

http://www.purachlorella.com.br/

https://autonomobrasil.com/chlorella-para-que-serve/

520 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page