top of page

Dica Saudável - Nuggets de Quinoa (Vegano e Sem Glúten)


Procurando por uma opção de refeição saudável?

Pensando nisso, a Boaformula criou uma receita super especial de Nuggets de Quinoa! É vegana e sem glúten! Para acompanhar uma salada de PANCS e milho cozido com manteiga de coco!

Confira abaixo a receita e os benefícios dos produtos!



RECEITA


Nuggets Vegano de Quinoa


- 1 inhame médio

- 2 colheres de sopa de quinoa*

- 1 colher de chá cúrcuma*

- Manjericão a gosto

- Cebolinha a gosto

- 2 colheres de sopa de chia*

- Farinha de grão de bico

- Farinha de castanha de caju para empanar

- Psyllium para empanar *

- 2 colheres de sopa óleo de cártamo*

- 1 colher de chá de manteiga de coco*

- 1 colher de chá de agar agar*


Modo de preparo: Cozinhe o inhame até ficar mole em uma panela com água. Quando estiver pronto, descasque e bata em um processador junto com cúrcuma, agar agar, cebolinha, manjericão e óleo de cartamo. Cozinhe o grão da quinoa em uma panela até amolecer . Enquanto isso coloque a chia para hidratar por pelo menos 10 minutos, até formar uma gelatina. Misture a chia hidratada com o creme de inhame batido e a quinoa. Vá adicionando farinha de grão de bico na massa até ficar consistente o suficiente para moldar com as mãos. Quando pronto e todos os ingredientes estiverem misturados e homogêneos, prepare para fazer bolinhas para empanar na farinha de castanha de caju misturada com psylliym. Coloque essa mistura em um prato fundo e enrole os bolinhos. Você pode assar no forno até dourar ou fritar em uma fritadeira sem óleo (Airfryer). Bom apetite!



Salada de PANCS


- Folhas de batata doce

- Ora pro nóbis

- Couve

- Bertalha

- Alface

- Rúcula

- Manteiga de coco com ervas finas*

- Chia*

-Sal Negro a gosto*

-Pimenta a gosto


Modo de preparo: Lavar as folhas verdes em água corrente. Picar as folhas em tamanhos homogêneos e misturar com a manteiga de coco com ervas finais, chia,sal negro e pimenta a gosto.



Milho com manteiga de coco


- Milho

- Manteiga de coco*

- Sal Negro*


Modo de preparo: Cozinhe o milho em uma panela com água. Quando pronto acrescentar a gosto a manteiga de coco (usamos a sabor ervas finas) e o sal negro.


*Todos esses ingredientes você encontra na Boaformula!



Porque usar esses ingredientes??



Manteiga de Coco

O coco é considerado um alimento muito saudável, rico em nutrientes, tem propriedades antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. O coco contém uma grande quantidade de gordura saturada, que é amiga da boa digestão. Ele também possui nutrientes como as vitaminas e os minerais. Vitaminas B1,B3, B5, B6 e C e os minerais, cálcio, zinco, ferro, potássio, fósforo, cobre e manganês são os que se destacam.Ele também aumenta os índices do bom colesterol, evitando doenças cardiovasculares. Também controla os hormônios da tireoide.


O coco pode ser aproveitado de diversas formas, pode ser usado a polpa e a água, que são muito apreciados e também a partir do coco é possível fazer o óleo, a manteiga, o leite e o açúcar de coco, feito das flores da palma de coco. A manteiga de coco é mais uma das muitas variações possíveis de se fazer com o coco. É feita a partir de flocos de coco que são triturados até se tornarem um pó e também liberarem uma o óleo, e quando os dois se misturam, dão origem a manteiga de coco.


Há muitas maneiras de consumir a manteiga de coco, não existem regras, utilize a criatividade e a maneira que preferir.


A manteiga de coco pode ser consumida pura ou in natura substituindo a manteiga comum, além de poder ser adicionada em frutas, sucos, vitaminas, café, entre muitas outras utilidades. Devido ao seu ponto fumaça alto (aproximadamente 190ºC), é ideal para uso culinário. Passe no pão, na pipoca ou tapioca.Use no preparo de pasta, assados, legumes e refogados e prepare-se para se deliciar.


Alguns beneficios da manteiga de coco são:

  • Antiviral;

  • Antibactericida;

  • Fonte de fibras que ajudam na saciedade e mobilidade do intestino;

  • Substância que promove a produção de energia por longo período de tempo;

  • Auxilia a manter em equilíbrio a imunidade do organismo;

  • Produto não lácteo

  • Produto vegan

  • Não contêm glúten



Quinoa

A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano. É considerada como um pseudocereal do ponto de vista botânico, apesar da semelhança aos cereais.


A planta possui cerca de 3.120 variedades e o seu cultivo é feito nas altitudes elevadas dos Andes por quechuas e aymarás. Uma curiosidade é que a quinoa, ou quinua, assim como outros grãos como o amaranto, tinha grande presença na alimentação do homem que habitava a América do Sul, porém, com a chegada dos espanhóis esses alimentos foram sendo substituídos pelos grãos que eram consumidos na Europa, como a cevada e o trigo.


Ela possui substâncias que melhoram o transporte de oxigênio pelas células do sangue, possui também uma substância que a recobre, chamada saponina, que, juntamente com as fibras que possui, podem reduzir os níveis de colesterol produzidos pelo fígado.


A qualidade de proteínas que esse alimento possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos protéicos que oferecem tudo o que o organismo necessita. As mulheres contam com inúmeros benefícios da quinoa, como a redução de sintomas da TPM e menopausa, além de contar com a melhoria do funcionamento do intestino, o que reduz a sensação de edema (inchaço), entre outros.


Pelo fato de não conter glúten, a quinoa é uma alternativa de alimento para pessoas que têm doença celíaca, ou seja, intolerância a essa substância. A quinoa pode ser incluída na alimentação sob a forma de sopas, pães, bolos, risotos, sucos,hambúrguers vegetais, entre outros.




Chia

A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.

Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo,




Psyllium

O Psyllium fibras, também conhecido como Psyllium husk, é uma fonte de fibra natural, feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata. Composta na maior parte por fibras solúveis, que tem capacidade de se ligar à água e formar géis, importantes para o metabolismo intestinal.


  • Auxilia na regularização dos níveis de colesterol, por ser fonte de fibras;

  • Promove a eliminação de toxinas, auxiliando na desintoxicação, devido a uma melhora no transito intestinal;

  • Ajuda a controlar a glicemia, fonte de fibras solúveis, ajuda a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos após a ingestão, o que permite o controle do nível de açúcar no sangue;

  • As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.



Agar Agar


O ágar-ágar é uma alga, que há séculos é utilizada no tratamento de várias doenças e também de problemas estéticos. Ela mostra-se bastante eficaz por conta do alto teor de sais minerais, celulose, iodo e fósforo.


No Brasil, assim como em vários outros países do mundo o ágar vem sendo bastante usado em receitas culinárias, por conta da sua textura gelatinosa, que não necessita ser resfriada para endurecer.


Além disso, o ágar também é muito usado na culinária naturalista, por possuir várias propriedades medicinais, entre elas, as que se destacam são:


  • Regula o funcionamento do intestino, prevenindo prisões de ventre e infecções nessa área;

  • Atua como um excelente desintoxicante;

  • Aumenta a elasticidade da pele;

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais lisa e macia, evitando rugas e acne.

  • Ajuda a emagrecer, pois faz aumentar a sensação de saciedade e inibe o apetite já que quando ingerido com água, leva à formação de um gel no estômago que dá sensação de estômago cheio;

  • Reduz colesterol;

  • Leva à eliminação de gorduras;

  • Combate a fraqueza física.



Óleo de Cártamo

Extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius), o óleo de cártamo é bastante utilizado na alimentação por causa do seu alto valor nutritivo. Ele se destaca por contribuir na redução do apetite, já que proporciona a sensação de saciedade.


Isso acontece porque ele regula o hormônio gastrointestinal grelina, que atua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos.É antioxidante e anti-inflamatório natural. Entre seus benefícios estão o controle do colesterol, a prevenção da celulite e o aumento da imunidade.



Sal Negro

O sal é uma uma daquelas substâncias que fazem parte da civilização desde tempos imemoriais, não apenas por seu gosto, mas também por seus benefícios à saúde e sua capacidade de preservar alimentos. O sal negro indiano, também conhecido como "Kala Namak", é uma variedade popular de sais vulcânicos, muito utilizado na Índia, Paquistão e também em outros países pelas pessoas que conhecem seus benefícios. Sua cor incomum vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais.


Este sal especial é encontrado na cordilheira do Himalaia. Na Índia, para você ter uma ideia, o sal negro é comumente prescrito pelos médicos em casos de hipertensão ou necessidade de dieta com baixa ingestão de sal.O sal preto tem menor teor de sódio. Portanto, não eleva a pressão sanguínea, como faz o sal comum.


O cheiro do sal preto também é discreto. E sua composição traz os minerais: ferro, cloreto de sódio, enxofre, cloreto de potássio e compostos sulfúricos. Importante ressaltar que este sal tem um sabor que lembra de gema de ovo cozido. O sal negro é usado em uma variedade de pratos indianos. Na verdade, este é o sal que é recomendado na medicina ayurvédica.


Usos alternativos


Outro uso para o sal negro é nos cuidados com a pele. Em vez de esfoliantes químicos, sabonetes especiais e spas, considere a possibilidade de acrescentar sal negro à água do seu banho de banheira. Ele funciona como um ótimo agente curativo, especialmente eficaz nos casos de pés inchados e ressecados, pés-de-atleta, verrugas e distensões. Apenas relaxe e deixe que ele cure suas dores enquanto você desfruta de um banho relaxante. Depois, você irá sentir-se muito melhor e com maior disposição.


Observação: Caso sua pele seja sensível a irritações, não use água muito quente.


Para diminuir a flatulência, a dica é misturar suco de tomate sem pele e uma pitadinha de sal preto.


Quer aumentar o apetite? Corte uns pedaços de laranja, acrescente uma pitada de pó de gengibre seco e uma pitada de sal preto.

A sua saúde em boas mãos.

Fonte

https://giroil.com.br

http://nutrigoldsaude.com.br

http://zelealimentos.com.br

https://www.remedio-caseiro.com/

https://www.natue.com.br

https://biomercadobrasil.com.br/manteiga-de-coco-now-foods/

http://medicinanatural.blogspot.com.br/2013/10/quinoa.html

http://www.medicinanatural.com.br/sementes-de-chia/ .

http://tudoela.com/sal-preto/

http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2017/03/o-que-e-o-sal-negro/

https://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2015/03/pao-integral-com-biomassa-de-banana.html

https://www.beneficiosnaturais.com.br/oleo-de-cartamo-emagrece/

http://www.queroviverbem.com.br/oleo-de-cartamo-para-que-serve/

https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-alga-agar-agar/




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page