Dica Saudável | Óleo Essencial de Eucalipto




Óleo essencial de eucalipto

:


O óleo de eucalipto é um dos óleos essenciais naturais mais utilizados no mundo. O óleo deve a sua popularidade para o fato de que contém um composto não-tóxico chamado Cineol que tem numerosas vantagens e utilizações medicinais.


Além de relaxante, este óleo é antisséptico, anti-fungo, bactericida, desodorizador e repelente de insetos. Auxilia no tratamento da asma e da dor de garganta,com propriedades mucólicas descongestionantes e expectorantes.. Combate o estresse e a ansiedade, sendo revigorante fisico e mental.Purifica o ambiente se aplicado no ar por difusores.


Óleo essencial de eucalipto é obtido a partir de folhas e extremidades dos ramos da árvore de eucalipto. A árvore, que tem o nome botânico Eucalyptus globulus é também conhecida como árvore de febre, azul árvore de goma ou fibroso da casca de árvore. 1000 kg de matéria-prima é necessário para preparar a 3-5 kg de óleo essencial terminado.


Os óleos essenciais são considerados a alma e a essência da planta e por isso são especiais para o uso. Possuem princípios ativos potentes e efeitos secundários também se não utilizados em quantidades corretas ou diluídos corretamente.


A árvore de Eucalipto é nativa da Austrália e se espalhou nos últimos séculos para outras partes do mundo, incluindo Índia, Europa e África do Sul.


Etimologia: de origem grega eu = bem e kalyto = coberto, “bem coberto”, em referência aos brotos revestidos por uma membrama semelhante a uma taça, descartada na floração. Acredita-se que os eucaliptos são as árvores mais altas do mundo. WERNER, 2007.



Efeitos e ações de Óleo Essencial de Eucalipto


Efeitos de óleo de eucalipto em órgãos e sistemas internos

  • antisséptico

  • antibacteriano

  • desodorante

  • antipirético

  • antiespasmódico

  • sangue purificador

  • diurético

  • expectorante

  • anti-viral

  • antihelmíntica

  • descongestionante

  • tônico estimulante e fortalecedor do sistema imune


* Saiba que os óleos essenciais não devem ser ingeridos, pois alguns podem deixá-lo doente ou serem fatais.



Efeitos do óleo de eucalipto na esfera psico-emocional


Óleo essencial de eucalipto estimula a atividade mental, melhora a concentração e a memória. Purifica, limpa a mente e coração.


O eucalipto é um libertador da preocupação, da melancolia e da tristeza.Equilibra energia e dissolve pensamentos negativos e autodestrutivos. Desperta consciência coletiva. Atua no 4° chakra. Alivia a fadiga, sonolência.



Uso de óleo de eucalipto em Cosmetologia


O óleo de eucalipto em Cuidados com a pele. Indicado para pele oleosa e oleosa. Uma vez que é capaz de reduzir a secreção das glândulas sebáceas e ajuda a se livrar de uma variedade de processos inflamatórios no rosto, reduzir pustulosa erupção cutânea, eliminar a acne, escoriações.


Os aborígenes nativos da Austrália, fazem uso deste precioso curador da natureza, para tratar e curar todo e qualquer tipo de ferimento de pele como: feridas infeccionadas, queimaduras e picadas de insetos, assim como para tratar das febres, inclusive a malária; por isso conhecido como a “árvore da febre” (indicado para estados febris e com calafrios) e também a “árvore das cascas”.


|Dica de uso|


Adicionar 3-5 gotas do óleo ES. Eucalipto junto com 2 colheres de sopa de argila verde e aplicar no rosto. Pode usar ele em sinergia com óleo essencial de alecrim,lavanda e melaleuca para tratamento de infecções na pele.



O óleo de eucalipto para cuidados com cabelo


O uso de óleos essenciais para o cabelo ajuda a reduzir a perda de cabelo, se livrar da caspa. Para esta finalidade, a máscara é aplicado, condicionadores, bem como shampoo para o cabelo enriquecimento com eucalipto.


|Dica de uso|


Opção 1:Adicionar 3-5 gotas do óleo no shampoo de uso convencional.

Opção 2: Adiocionar 3-5 gotas do óleo em creme para mascara capilar.



Uso doméstico de eucalipto


Refrescante ar na sala. Por suas propriedades bactericida, anti-virótica e anti-séptica, é um óleo muito utilizado em ambientes onde há pessoas doentes, por ajudar a manter o 'espaço' protegido e arejado contra os germes; tem grande poder desinfetante, principalmente em períodos de doenças contagiosas, para prevenir que a contaminação se espalhe. O óleo de eucalipto repele mosquitos.


Natural de tratamento de feridas


Óleo essencial de eucalipto é um bom anti-séptico devido às suas propriedades germicidas. Na sua exposição ao ar, ozono é formada, a qual é um conhecido anti-séptico. Daí óleo de eucalipto é usado para a cura de feridas, úlceras, queimaduras, cortes, escoriações e feridas. Também é eficaz em picadas de insetos e picadas.



Usado contra a placa, gengivite e outras infecções dentárias


O óleo de eucalipto também estimula a resposta do sistema imunológico, permitindo que os glóbulos brancos do corpo de absorver os nutrientes de que necessitam para lutar contra a doença.

Contra-indicações no uso de óleo de eucalipto

  • Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.

  • O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.

  • As mulheres grávidas e aqueles que atualmente usam remédios homeopáticos não deve usar óleo de eucalipto. Antes de aplicar para o seu corpo, testar uma pequena pouco da mistura de óleo de óleo / transportadora de eucalipto em sua pele para determinar a sensibilidade da sua pele.

  • Apenas algumas gotas de óleo de eucalipto são suficientes para causar envenenamento com risco de vida em algumas crianças. Adultos ter sido envenenado com apenas 4 a 5 mililitros. Os sintomas de sobredosagem incluem uma queda da pressão arterial, problemas de circulação, colapso, e asfixia. Em caso de overdose, você deve procurar tratamento médico de emergência imediatamente.


Indicações no Uso de óleo de eucalipto


Óleo de eucalipto para solucionar problemas respiratórios. A maioria dos problemas respiratórios são, quer devido à obstrução do tracto respiratório de tosse e frio, ou por causa da presença de germes e bactérias da mesma. Os vapores de óleo de eucalipto, que tem algumas propriedades anti-microbianas muito fortes matar os germes e bactérias nas vias respiratórias e são, portanto, muito útil na asma. Além disso, a inalação de óleo de eucalipto com água morna limpa bloqueios nasais.


O óleo de eucalipto fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater a varicela, resfriados, gripe e sarampo.


|Modo de uso| Existem dois tipos de Difusores, os de Ambiente e os de uso Pessoal.



Difusor de Ambiente


Os difusores de ambiente tem a vantagem de deixar o aroma do óleo essencial por todo um espaço da sua casa, proporcionando todos os benefícios da aromaterapia para quem estiver no ambiente. O tempo de duração, quantidade de gotas e manutenção vai variar para cada tipo de difusor.


Difusor Elétrico de Tomada: tem a vantagem de gerar uma fonte de calor mais constante e controlada, evitando superaquecimento. Basta colocar o óleo essencial puro, de 5 a 8 gotas, no difusor, e ligar na tomada. São fáceis de limpar e podem ficar ligados por longos períodos de tempo. (Você encontra na Boaformula)


Difusor a vela: São geralmente de cerâmica, possuem um recipiente para colocar água e algumas gotas de óleo essencial. Com o calor da chama da vela a mistura evapora, aromatizando o ambiente.


Difusor Elétrico a Vapor: Funcionam da mesma forma que um umidificador de ambiente, tem um custo elevado em relação aos outros difusores de ambiente e devem ser próprios para o uso de óleos essenciais. Basta colocar água e algumas gotas de óleo essencial e não podem ficar ligados por longos períodos.



Difusor Pessoal


Os difusores pessoais são colares e pingentes, geralmente de cerâmica, que possuem um pedacinho de algodão dentro. Basta pingar uma gota de óleo essencial nesse algodão e pronto! Você carrega os benefícios do óleo e o cheirinho com você enquanto estiver usando. Depois você pode pingar outra gota ou trocar o algodão antes de pingar outro óleo essencial. Você encontra na Boaformula o Difusor Pessoal.


O óleo de eucalipto como alívio da dor. Aplicação tópica de algumas gotas de óleo de eucalipto pode livrá-lo de suas dores musculares, inflação, dores de cabeça e enxaquecas.Importante ressaltar que é importante diluir o óleo essencial em um meio, como óleo base,loção ou água. O cineole presente no óleo aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos. Também acalma instantaneamente seus nervos para lhe dar um alívio imediato da dor e da inflação.


|Modo de uso|


Antes de preparar a solução de óleo essencial, lembre-se de como planeja utilizá-la.

  • Para uma solução que será aplicada em uma área concentrada do corpo de um adulto, prepare uma solução de 3%-5%. Adicione de 3 a 5 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo de base, loção ou água. Essa diluição é ideal para a aplicação de uma pequena quantidade de óleo nas têmporas ou pulsos.

  • Para uma solução que será aplicada em uma área considerável do corpo de um adulto, prepare uma solução de 1%. Adicione uma gota de óleo essencial para cada colher de chá de óleo ,loção ou água. Essa diluição é ideal para massagens ou para sprays corporais.

  • Para utilizar óleos essenciais no banho, adicione de 3 a 5 gotas aos sais de banho ou à uma colher de chá de óleo de base e despeje a mistura na água. Misturar o óleo essencial com um óleo de base antes de adicioná-lo à água do banho evitará o contato direto com a pele, o que poderia causar irritações.


Combina bem com: alecrim, zimbro, lavanda, hortelã-pimenta, cedro, lemongrass, gerânio, da árvore do chá, coentro, erva-cidreira, pinho, tomilho.

Na Boaformula você encontra os Óleos Essencias da WNF, Bioessência e Verbhena.