top of page

Dica Saudável | A Importância da Alimentação Saudável | Giroil


Somos o que comemos: a importância da alimentação saudável

Uma alimentação saudável é a base da nossa saúde. Com todas as “doenças da civilização” a aparecer e a disparar, já paramos um momento para nos questionar por que é que isto está a acontecer? Será que estamos a ter em conta o aspecto mais fundamental da nossa saúde – a alimentação?


Analisando os estudos estatísticos, atuais e os resultados, perspetivados para um futuro próximo, apresentamos uma sociedade maioritariamente doente, e que começa já a atingir as faixas etárias mais jovens.


O excesso de peso/ obesidade, doença crônica, que está associada a um estilo de vida e, por consequente, a hábitos alimentares de risco, é amplamente discutida e está na origem de medidas politicas alimentares para uma educação alimentar que permita a profilaxia desta doença. Estão já descritos e cientificamente estudados os distúrbios metabólicos que advêm desta patologia, como a Diabetes Mellitus tipo 2, Dislipidémias, Hipertensão Arterial, entre outros, contudo, importa referir, que uma alimentação de risco, densamente calórica e de baixo teor nutritivo, que está na origem do excesso de peso/ obesidade e suas co-morbilidades, também está na origem de mutações genéticas que podem conduzir a neoplasias (carcinomas).


Há 2500 anos, Hipócrates, acrescentou ainda, “que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”. Porém, numa sociedade onde se vive em contra-relógio, assiste-se a uma situação contrária, no que respeita à alimentação. Atualmente procuramos a Alimentação, como substrato energético e, caiu no esquecimento o seu papel nutritivo e preventor. Basta, recordarmos as palavras dos nossos avós, “deves comer espinafres, pois eles te darão força”, “come uma cenoura, que faz os olhos bonitos”, entre outros.


A alimentação acarreta, para além de uma digestão que ocorre ao longo do tubo digestivo, uma digestão celular. Os nutrientes, que se extraem durante a digestão, apresentam uma função na célula. Logo, se o padrão alimentar reunir uma escolha mais saudável de alimentos, isto é, alimentos de elevada densidade nutricional, estamos a controlar o meio envolvente, como fator na génese de carcinomas.


Fatores bioquímicos, como os antioxidantes bem como os fitoquímicos, presentes nos alimentos têm merecido interesse de estudo e desenvolvimento de formas de suplementação, pois participam em processos bioquímicos que permitem reduzir a ação do radical livre sobre a célula, bem como fornecem elementos essenciais ao bom funcionamento da célula, de um determinado órgão-alvo. Vejamos o caso do tomate, poderoso antioxidante, rico em Licopeno, carotenoide, com ação naprevenção da neoplasia da próstata.


Não nos podemos esquecer que o excesso de peso/ obesidade, consiste na realidade numa inflamação do tecido gordo, com libertação de fatores de inflamação que alteram o funcionamento das células vizinhas e, que podem levar a neoplasias. Desta forma, ao prevenirmos o ganho de peso e, ao gerirmos o nosso peso, em valores saudáveis, estamos também a prevenir a formação de neoplasias. Para tal, a adoção de um estilo de vida saudável, que envolve a adoção de hábitos alimentares que respeitam o valor energético ideal, tendo em conta a atividade física existente, a qualidade nutricional dos alimentos, com especial atenção aos alimentos que podem causar intolerâncias alimentares e, procurando realizar uma alimentação rica em fibra estamos a garantir uma defesa celular e uma melhor e maior qualidade de vida no futuro.


Afinal, nós somos o que comemos. Pensando nisso, na Farmácia Boaformula você encontra os produtos da Giroil, para auxiliar você numa alimentação mais saudável e balanceada.



HISTÓRIA DA GIROIL


A história da Giroil iniciou em 2006 com a fundação de uma pequena indústria de óleos, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Entusiastas da boa alimentação e hábitos saudáveis, começamos a pesquisar, cultivar e produzir os primeiros produtos Giroil, com matérias-primas como a linhaça, o girassol e a canola, cultivadas na propriedade da família Dalla Vechia.


Atualmente, a Giroil é uma referência nacional, fornecendo produtos saudáveis para lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados de todos os estados brasileiros, possuindo a liderança na maior parte dos segmentos de atuação. A visão de futuro e o conhecimento em cultivo de grãos conduziram a empresa para a produção de um amplo portfólio de produtos, sendo pioneira no cultivo e processamento de grãos de Chia e Freekeh no Brasil.


As oportunidades de mercado serviram para diversificar e inovar, como ocorreu com a importação dos produtos Goji Berry, Maca Peruana e Yacon em Pó. Assim, passou a ser oferecida aos consumidores uma variedade de produtos que já eram conhecidos e amplamente divulgados em diversos países do mundo.


Grande parte dos investimentos da empresa é direcionada à preparação e qualificação dos profissionais, atualização tecnológica de máquinas e de processos, pesquisa e desenvolvimento,além da constante ampliação da capacidade produtiva para atender as demandas de mercado.



MISSÃO DA GIROIL


Produzir alimentos de qualidade, que proporcionem saúde e bem-estar aos consumidores,inovando e garantindo a sustentabilidade do meio em que atua.



VISÃO DA GIROIL


Liderar o mercado de produtos naturais, sendo referência em qualidade e inovação de produtos.



VALORES DA GIROIL


  • Qualidade: Na seleção de matérias-primas, fabricação e manipulação dos alimentos;

  • Respeito: Para com as pessoas e o meio ambiente;

  • Inovação: Desenvolver produtos de alto valor nutricional, instigando novos hábitos alimentares à população.

  • Sustentabilidade: Econômica, social e ambiental.



CONHEÇA ALGUNS DOS PRODUTOS GIROIL QUE VOCÊ ENCONTRA NA BOAFORMULA!!



PSYLLIUM




O Psyllium fibras, também conhecido como Psyllium husk, é uma fonte de fibra natural, feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata. Composta na maior parte por fibras solúveis, que tem capacidade de se ligar à água e formar géis, importantes para o metabolismo intestinal.


·Auxilia na regularização dos níveis de colesterol, por ser fonte de fibras;

  • Promove a eliminação de toxinas, auxiliando na desintoxicação, devido a uma melhora no transito intestinal;

  • Ajuda a controlar a glicemia, fonte de fibras solúveis, ajuda a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos após a ingestão, o que permite o controle do nível de açúcar no sangue;

  • As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.



ERYTHRITOL

O Eritritol é um adoçante de fonte natural geralmente extraído do milho, mas que ocorre naturalmente em frutas como peras, melões e uvas, bem como em alimentos como cogumelos e outros derivados de fermentação, como o vinho. Possui aproximadamente 70% do poder adoçante do açúcar sem as suas calorias e com índice glicêmico zero. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde, agindo na cura ou prevenção de doenças.


O Eritritol por ter as calorias provenientes de póliois é considerado de caloria zero. O valor de zero caloria baseia-se no processo de absorção e eliminação exclusivo do eritritol, que não envolve o seu metabolismo.


De tolerância digestiva bastante elevada, seu consumo normalmente não provoca gases, desconforto intestinal ou efeito laxativo. Sendo bem tolerado para pessoas com intestino mais sensível.


É tolerado por diabéticos e possui ação anticariogênica, além de produzir um agradável efeito refrescante na boca.

O Eritritol assim como o Xilitol tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos.



XYLITOL

Xylitol é um adoçante natural com o mesmo poder adoçante do açúcar, com quase metade das calorias e com baixo índice glicêmico. O Xilitol é um adoçante de fonte natural, encontrado nas fibras de muitos vegetais, como milho, bétula (vidoeiro), framboesa, ameixa, bagaço de cana de açúcar, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde.


O adoçante xilitol contém propriedades bastante particulares que conferem a ele diversos pontos positivos.Por ser anticariogênico, ele tem o poder de inibir o crescimento de bactérias, reduzindo a formação de cáries. As bactérias não conseguem metabolizar o xilitol, e nessa tentativa, mesmo gastando muita energia, acabam intoxicadas e não se desenvolvem.


Uma segunda característica relevante do xilitol é ser independente do hormônio insulina, por isso bem tolerado por diabéticos. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.


O Xilitol também tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos



FARINHA DE PAINÇO


O painço já foi visto como alimento básico na África e na Índia. Hoje, ele rompeu fronteiras e figura na lista como o sexto cereal mais importante do mundo. Entre suas propriedades, destaque para a nutrição, baixo probabilidade de provocar alergia e mais digerível. O painço é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e potássio.

Por conter grande quantidade do aminoácido triptofano, propicia sono tranquilo. Já as vitaminas do complexo B, auxiliam na redução das taxas de LDL, também conhecido como colesterol ruim; o magnésio ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo risco de infarto.

O cereal também tem propriedades para amenizar os sintomas de asma e as frequências das crises de enxaqueca. Devido a alta concentração de fibra ele aumenta a concentração de insulina, diminuindo a concentração de gorduras no sangue.

Quanto aos cálculos biliares, a ingestão frequente do painço diminui os índices de desenvolvimento da doença. Isso se dá pelo teor de fibras diminuírem a secreção dos ácidos biliares, já que o excesso configura na formação de cálculos.



YACON

Muitos são os alimentos que atuam de forma importante na modulação da saúde e do bem estar. O yacon, um tubérculo, é um deles. Este tubérculo é originário da região dos Andes, na América do Sul, e apresenta como características nutricionais básicas o fato de ter poucas calorias, um sabor adocicado e textura semelhante à pêra. É versátil, podendo ser consumido cru, como suco, com saladas ou mesmo refogado.


O potencial do yacon com alimento funcional está relacionado à presença de frutoligossacarídeos (FOS) do tipo inulina, que propiciam o controle dos níveis glicêmicos.


Além de FOS, foram encontradas, no yacon, boas concentrações de antioxidantes e compostos fenólicos. Estes compostos são associados, nos estudos, a mecanismos fisiológicos de prevenção ao desenvolvimento de certas doenças. Assim seu consumo regular contribui para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes melitus e também obesidade.




FARINHA DE AMÊNDOAS


A Farinha de Amêndoa é obtida através da moagem das amêndoas descascadas. Considerada uma das farinhas mais saborosas, rica em proteínas e gorduras monoinsaturadas, com baixa quantidade de carboidrato, é um ingrediente de fácil uso para receitas low carb e paleo. De alto valor nutricional, rica em vitaminas E, antioxidantes e minerais, traz sabor e textura a receitas doces ou salgadas.

A farinha da amêndoa tem sido muito utilizada em receitas para bolo ou pães devido seu alto valor nutricional e por não conter glúten, ou seja, pode ser utilizada no lugar da farinha de trigo em receitas. Para alérgicos ao glúten a farinha de amêndoa é uma excelente opção.




FARINHA DE GRÃO DE BICO


A Farinha de Grão de Bico é obtida através da moagem dos grãos estabilizados, reduzindo o efeito dos fatores antinutricionais, aumentando a digestibilidade e o sabor. A farinha de grão de bico não contém glúten, possui baixo índice glicêmico e é não transgênico, excelente para adeptos de uma alimentação saudável e balanceada.


Do ponto de vista nutricional, a farinha de grão de bico é um alimento muito nutritivo, especialmente por ser rica em vitaminas do complexo B, dentro do qual podemos citar a vitamina B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B6 e B9 ou ácido fólico, (uma vitamina que é muito importante durante a gravidez para a formação, desenvolvimento e crescimento do bebê).


Além disso, fornece outras vitaminas, entre as quais destacam-se a vitamina A, C e E. Também fornece quantidades interessantes de ácidos graxos ômega-6. Mas suas qualidades nutricionais não terminam aqui, uma vez que contém um alto teor de ferro, a tal ponto que pode dobrar o fornecimento de ferro encontrado na carne.Também contém ótimas quantidades de fibra, o que é ideal para evitar a prisão de ventre e nos manter saciados.



WHEY PROTEIN CACAU E MACA PERUANA

Whey Protein Cacau e Maca é a maravilhosa combinação de whey protein concentrado 80%, maca peruana em pó, cacau em pó, proteína de colágeno natural e vitaminas C e E. A Maca Peruana é um tubérculo originário da Cordilheira dos Andes com elevado valor nutricional, sendo fonte de aminoácidos, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. É considerado um tônico natural que combate o cansaço e a fadiga, fornecendo muita energia e disposição para praticantes de esportes, atividades físicas e frequentadores de academia. Reduz os níveis de estresse e ansiedade além de possuir propriedades que aumentam a libido.



WHEY PROTEIN HIBISCO

Whey Protein Hibisco é a maravilhosa combinação de whey protein concentrado 80%, flor de hibisco em pó, proteína de colágeno natural e vitaminas C e E. O Hibisco é uma flor originária da Ásia e da África rica em substâncias antioxidantes, como as antocianinas, além de ser fonte de betacaroteno e vitamina C. Whey Protein Hibisco é um grande aliado para o emagrecimento com saúde.


Saiba mais sobre o hibiscus AQUI.


A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do Fornecedor - Giroil

Farmacêutica Responsável

Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

314 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page