Estrias | O que são e como tratar!
top of page

Estrias | O que é e como tratar!



O QUE É?


As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.



TIPOS

Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, já as antigas ficam esbranquiçadas.


As estrias róseas ou arroxeadas são recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local; já as brancas como são mais antigas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida.



SINTOMAS


O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas.


Não se sabe a causa, mas geralmente essas lesões aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas.


Podem ocorrer em situações como: gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes, ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais. O uso prolongado de tratamentos com corticoides também podem desencadear estrias no corpo. Fatores genéticos também podem estar envolvidos.



FATORES DE RISCO

Em mulheres é mais comum encontrar estrias nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Acontece muito quando a mulher entra na puberdade, cresce muito rápido, ou ganha peso em um curto espaço de tempo. Na fase adulta, durante a gravidez podem aparecer estrias no abdômen e nos seios. Outra causa comum, hoje, é o aparecimento após a colocação de próteses de silicone, por causa da distensão dos tecidos de forma abrupta.


Já em homens é mais comum nos ombros, braços e costas. Os que se submetem a musculação excessiva ou abusam de anabolizantes são os mais propensos. Em homens o ganho de peso e o crescimento abrupto também são causas de estrias.



CONHEÇA O TRATAMENTO BOAFORMULA PARA ESTRIAS



ESTRIATY


Indicado para tratamento de estrias, cicatrizes, quelóides e queimaduras. Rico em ácidos oléicos, ácidos linoléicos, ácidos orgânicos, alifáticos e ADN, que estimulam a regeneração dos tecidos. Aplicar 2 à 3 vezes por dia na região.


CREME PARA GESTANTE COM ÓLEO DE ARGAN


Creme ultra-hidratante, que nutre os tecidos durante o período de gravidez, evitando estrias. Contém Vitamina E, Vitamina A, Óleo de Semente de Uva e Óleo de Argan. Aplicar na região pela manhã e à noite.

KIT PARA ESTRIAS BOAFORMULA


Indicado para tratamento das estrias, contém uma Caneta para ser aplicada à noite e um Creme para ser aplicado durante o dia. Não pode ser usado em gestantes.


  • CANETA PARA ESTRIAS

Contém Ácido Retinoico e deve ser conservada sob refrigeração. Após o banho, aplicar sobre as estrias todos os dias à noite. O resultado vai depender da largura da estria, por isto deve ser aplicada continuamente. Parar a aplicação 48hs antes da exposição solar. O uso se estende por 3 a 4 meses.


Apresentação: caneta contendo 15g



  • CREME PARA ESTRIAS VITAMINADO COM ÓLEO DE ARGAN

Contém Óleos vegetais ricos em ômega 3, 6 e 9, ativos regeneradores de tecido, que irão nutrir para repor o colágeno no tecido rompido. Aplicar 1 a 2x/dia na região, aplicar durante o dia.


Apresentação: bisnaga com 100g





DICAS BOAFORMULA PARA PREVENIR AS ESTRIAS!


1- BEBA ÁGUA!

É essencial beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a pele sempre hidratada, evitando rupturas no tecido e, consequentemente, as estrias.


2- FAÇA EXERCÍCIO REGULARMENTE!

A prática de exercícios físicos e a manutenção do peso evita o estiramento da pele - o que causa as estrias. "A atividade física mantém a pele firme, evitando as estrias.


3- HIDRATE A SUA PELE!

Uma pele hidratada tem mais resistência a rupturas. Abuse das loções e cremes hidratantes.


4 - FAÇA MASSAGENS LOCALIZADAS!

Aplicar os cremes fazendo uma massagem é importante, porque estimula a absorção dos princípios ativos do produto.


5- ATENÇÃO PARA A VIT C!

Participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, ajudando a prevenir estrias.

As maiores fontes de vitamina C são goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, goji berry, cranberry e caju. Você pode também fazer a suplementação da Vitamina C.


6 - ATENÇÃO PARA O ZINCO!

O zinco tem ação cicatrizante para a pele, mantendo-a sempre saudável e prevenindo o estiramento.

As maiores fontes de Zinco são ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. Você pode também fazer a suplementação do Zinco!


7- ATENÇÃO PARA A VIT B5!

Esse nutriente promove a renovação celular, deixando a pele firme e saudável.

As maiores fontes de vitamina B5 na gema de ovo, leveduras, rim, fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carnebovina magra, leite desnatado, batata doce e melaço. Você pode também fazer a suplementação da Vitamina B5!


8- ATENÇÃO PARA A VIT E!

A vitamina E garante a formação de colágeno, bem como manter a estrutura da elastina da pele.

As maiores fontes de vitamina E são vegetais verde-escuros, sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã, castanha do Pará) e nos óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo e girassol). Você pode também fazer a suplementação da Vitamina E!


9- ATENÇÃO PARA O SILÍCIO!

Este nutriente protege o colágeno já existente contra os radicais livres, ação que também previne estrias.

As maiores fontes de vitamina E são frutas (maçã, laranja, manga, banana); legumes (repolho cru, cenoura, cebola, pepino, abóbora); oleaginosas (amendoim, amêndoas); cereais (arroz, milho, aveia, cevada, soja); outros (peixe, farelo de trigo)​. Você pode também fazer a suplementação do Silício!


A SUA SAÚDE EM BOAS MÃOS.

Fonte: Farmacêutica Responsável

Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

342 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page