Dica Saudável | Plástico em excesso e as consequências para o meio ambiente.



Os polímeros e a poluição


É certo que os polímeros vieram para ajudar muito, porém a utilização em excesso desse material pode trazer grandes consequências ambientais para todos nós.



Por que o plástico é o grande vilão da história?


Mesmo que o tempo de decomposição do polímero seja muito menor do que o dos vidros e dos metais, esse material não consegue ser tão facilmente reciclado. Isso ocorre por vários fatores, entre eles a existência de inúmeros tipos diferentes de plásticos utilizados em produtos, como embalagens. Para ocorrer a reciclagem deve primeiramente ser feita a separação dos tipos de materiais, porém como você pode reparar em alguns produtos que você tem em casa, muitos estão identificados como “Outros”, tornando ainda mais difícil a identificação e separação. Além disso, as propriedades dos polímeros fabricados a partir da reciclagem são inferiores do que aqueles produzidos com uma matéria-prima que não foi utilizada anteriormente.



Onde todo esse plástico vai parar?


Nós só conseguimos recuperar uma baixa porcentagem dos plásticos produzidos, acredita-se que 5%. Todo o resto acaba sendo destinado para lixões, aterros sanitários e também para o meio ambiente. A situação dos nossos oceanos, pro exemplo, é muito preocupante, pois se nada mudar em 2050 teremos mais plástico no mar do que peixes. Dessa forma esses materiais acabam matando milhões de animais todos os anos.


Além disso os produtos feitos com plásticos na maioria das vezes são descartáveis, o que faz com que a quantidade de material desperdiçado todos os anos seja suficiente para dar a volta na terra 4 vezes. Para você ter uma ideia, 2.500.000 garrafas de água são utilizadas por americanos todas as horas. Assustador, não?



Vamos mudar esse cenário?


O primeiro passo é o consumo consciente. Pense duas vezes antes de consumir produtos embalados, antes de jogar “fora” algo que não queira mais, pequenas atitudes tem um enorme poder de transformação!


Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Fatores associados com estes princípios devem ser considerados como o ideal de prevenção e não-geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício.



O que significa os 3R’s?


  • Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

  • Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.

  • Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar o material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem - a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc. A separação também é necessária para o descarte adequado de resíduos perigosos.

Na Boaformula você faz o descarte correto. Desde 2000 realizamos o recolhimento de lixo químico.

O descarte pode ser feito na loja

Av. Independência, 1163

Porto Alegre/RS

ou você pode entregar para o motoboy no seu próximo pedido de tele-entrega.

A embalagem vazia também pode ser entregue para separação correta e envio para reciclagem!




O canudo




História do uso do canudo


Os primeiros canudos datam de 3.000 a.C.. Eles foram feitos pelos sumérios para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo. O canudo era basicamente um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas azuis, lembrando a bomba de chimarrão e tererê utilizada pelos gaúchos.


Em 1800, o canudo de centeio (ou palha) se tornou popular por ser barato e macio. A desvantagem é que ele se desfazia facilmente com o contato com a água e dava sabor de centeio a todas as bebidas. Para resolver esse problema surgiu o canudo de papel, que, em 1888, foi adaptado e patenteado por Marvin C. Stone.Com a invenção do plástico, os canudinhos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material.


Impacto ambiental do uso dos canudinhos de plástico


O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!


A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.Quando descartados, tendem a ficar no ambiente, desintegrando em pedaços menores, os microplásticos,que acabam sendo comidos por animais.

Mesmo se descartado corretamente, as chances de ser reciclado são muito baixa e então será levado a aterros legalizados.


Mentah - Canudo de Vidro

ECO, LÓGICO! Agora na Boaformula!


- Beneficios -


  • Fabricado em vidro de borosilicato, inerte e termoresistente (o mesmo utilizado em laboratórios).

  • Durável, reutilizável. Não gera lixo.

  • O mais higiênico, não adere restos de alimentos (como os canudos de bambu e outros materiais). Transparente, facilita a limpeza.

  • Parede espessa, boa resistência à quebras.

  • Lavável, autoclavável (esterilizável a altas temperaturas). Não solta resíduos de tinta, pois é fabricando com esmalte vitrificado (onde a tinta se funde ao vidro).


KIT - Acompanha escova de limpeza também resistente ao calor e capinha protetora feita de tecido de reaproveitamento.


Dimensões: comprimento 23cm, diâmetro total 12mm, diâmetro interno 8mm, espessura do canudo 2mm.

Calibre 2x maior que o canudo de plástico tradicional, ideal também para bebidas espessas como vitaminas, açaí, smoothies, etc.



A Escova de Dente


Escova de dente ecológica? Sim, conheça a escova de bambu!

Você encontra na Boaformula!


100% biodegradável, elas podem ser até plantadas após o seu descarte sem agredir o meio ambiente. Imagine então se você pudesse inserir essa ideologia nos seus hábitos de higiene diários? Pois você pode. Já existe na Boaformula uma escova de dente ecologicamente correta feita de bambu.


O objetivo principal dessa ideia é evitar o descarte de milhões de escovas de plástico que vão para aterros sanitários e demoraram cerca de 500 anos para se decompor.


Cabo de bambu, devido a sua durabilidade, por ser biodegradável e pela vasta disponibilidade na natureza. Assim, nossas escovas de dente são duráveis e servem como alternativas às escovas convencionais de plástico, onde toneladas delas são descartadas anualmente em lixões.


Outra vantagem da escova é que o bambu possui propriedades naturais que resistem a diversas bactérias! Após usar a escova, seque-a e fique tranquilo! O bambu é um escudo natural contra bactérias e germes!



Cerdas Macias com Carvão vegetal de bambu


As cerdas são feitas de nylon com Carvão vegetal de bambu. Na Ásia o Carvão vegetal de bambu é chamado de diamante Negro. Por milhares de anos o carvão ativado tem sido usado por sua capacidade de absorver toxinas prejudiciais e bactérias micro. Com o carvão infundido nas cerdas, você é capaz de obter todos os benefícios do carvão vegetal quando você escova os dentes.


Aqui estão algumas maneiras que você vai se beneficiar de usar uma escova de dentes de carvão:


  • Naturalmente absorve a placa: Uma das propriedades únicas do carvão ativado é a estrutura química do carbono. Esta estrutura única dá-lhe a capacidade de absorver material a um nível microscópico. Ao contrário de escovas de dentes comuns que simplesmente raspar em seus dentes para remover a placa, uma escova de dentes de carvão puxa a placa longe de seus dentes. Isso torna mais fácil remover mais placa de seus dentes sem erodir o esmalte, o revestimento protetor duro em torno de seus dentes.


  • Reduz as manchas dos dentes naturalmente: Uma das principais causas de dentes manchados são as coisas que bebemos. Chá, café e vinho contêm ácidos conhecidos como taninos que se ligam aos dentes e causam manchas. O carvão ativado em uma escova de dente de carvão absorve estes e outros ácidos para whiten naturalmente seus dentes e remover manchas que são profundamente incorporado. Isso permite dentes poderosos clareamento sem os produtos químicos nocivos de tiras e espumas.


  • Elimina mau hálito: O interior da sua boca está cheio de substâncias químicas, germes, bactérias, gases e outros compostos que podem causar odores desagradáveis. Escovas de dentes de carvão vegetal absorvem todos estes compostos causadores de odor que deixa sua boca não só sentir limpo, mas livre de odor também. Em vez de simplesmente mascarar o mau hálito com fragrâncias químicas falsificadas como a hortelã, as cerdas em uma escova de dente de carvão eliminam completamente o mau hálito.


  • Mata bactérias e germes: Carvão vegetal faz mais do que simplesmente remover os gases e produtos químicos que causam mau hálito, ele cuida da fonte. Essas bactérias nocivas são o que comem em nosso esmalte e causam cárie dentária, gengivite e outros problemas de higiene bucal. O carvão vegetal encontrado em uma escova de dentes de carvão vegetal tem a capacidade de absorver e destruir bactérias nocivas e germes em um nível microscópico para limpeza sem precedentes.



Experimente os benefícios de uma escova de dentes de bambu com cerdas de carvão vegetal!


Feita a partir de bambu sustentável e reciclável com carvão infundido nas cerdas, vai deixar a sua boca sensação mais limpa e dentes procurando mais brancos do que nunca.


Quando chega a hora de mudar de escova de dentes (de 3 a 4 meses) o melhor será mesmo enterrar a escova usada no quintal, vaso ou colocar em sua composteira. O planeta agradecerá !



A Compostagem Urbana


Seja você a mudança que gostaria de ver no mundo. Repense seus hábitos.

O termo “jogar fora” nos dá a impressão de que, após ser coletado pelo caminhão, aquele lixo nunca mais impactará nossas vidas. É como se os resíduos, ao serem depositado na lata de lixo e coletados, sumissem para sempre. A expressão “jogar fora” não considera um conceito mais amplo em que o meio ambiente é interligado – não é possível isolar uma casa do resto do planeta.


É nesse contexto de diminuição do impacto ambiental gerado pelo lixo que lhe convidamos para refletir sobre soluções que você pode introduzir no seu dia-a-dia e que fazem a diferença. Morando na cidade, é muito difícil termos uma vida sustentável por completo. Tudo começa dentro de nossas próprias casas, com o que consumimos e o que descartamos. A compostagem doméstica (sendo o minhocário o mais indicado a apartamento) surge como solução ideal para o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Na compostagem o termo “jogar fora” é substituído pelo verbo “transformar.”


A prática está inserida na filosofia dos 3Rs, já que permite transformar resíduos orgânicos em adubo e não sobrecarrega os lixões e aterros. Através do processo de decomposição, os restos de alimentos se transformam em um composto fértil, estável e solto, que enriquece o solo da sua horta ou jardim. E não impacta na qualidade de vida da população e nem a sua, pois está fora do ciclo do lixo “jogado fora”, está completando o ciclo e devolvendo a terra o alimento que ela nos forneceu.


Saiba mais sobre a Compostagem Urbana aqui.



O Coletor Menstrual


Outra opção sustentável são os coletores mentruais! Mais uma opção de produto eco que encontra na Boaformula!


O coletor menstrual é um dispositivo desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Enquanto absorventes externos e internos absorvem o fluxo, o coletor, como o próprio nome sugere, coleta o fluxo, sem interferirem na umidade, no pH ou na flora local. Ele é um copinho reutilizável e pode durar até 10 anos. São discretos, moldam-se ao corpo e evitam o desconforto dos absorventes comuns.


Saiba mais sobre os Coletores aqui.

Comece por você a mudança - utilize mais ecobags, canudos reutilizáveis, copos reutilizáveis e valorize produtos com consciência ecológica. Compre seu alimento em feiras, valorize o produtor local e agricultura orgânica familiar. Economize água, recurso vital a sobrevivência da vida na terra, tomando banhos mais curtos e reaproveitando água da chuva, por exemplo. Separe seu lixo em casa, destinando corretamente eletrônicos e remédios para coletas especiais. São com pequenos passos, negando um canudo ou uma sacola em suas compras, levando um guardanapo reutilizável para fazer um lanche, separando seu lixo, fechando a torneira ao escovar os dentes, que notamos grandes mudanças.

A sua saúde e a do meio ambiente em boas mãos.






Fonte: Material do Fornecedor



Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30