top of page

Phenibut® | Auxílio na redução de estresse e ansiedade.


Phenibut®

Equilíbrio entre mente e corpo de maneira natural. Auxílio na redução de stress e ansiedade.


Phenibut® (β-fenil-GABA) é um agonista do ácido γ-aminobutírico (GABA), indicado para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Tem ação e indicação semelhante ao GABA, com a exceção do aumento da capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica devido à presença do grupo fenil em sua estrutura molecular, com maior facilidade de penetração.


Os seus efeitos são atribuídos à hiperpolarização (um potencial mais negativo de células) de neurônios GABA ou GABA receptores, isto acontece mediante a ligação ao receptor, por ativação de um influxo de íons Cl- ao neurônio ou através da abertura de canais de K+, o que resulta em um efeito líquido de ambos cessar ou tornar mais difícil a propagação do sinal. A liberação de GABA das terminações pré-sinápticas é aumentada pelo Phenibut®, sendo assim ambos tiveram efeitos eletrofisiológicos semelhantes sobre os canais iônicos dos neurônios isolados de Planorbarius corneus. Vários estudos relatam a ativação de receptores GABA pelo Phenibut®.



Mecanismos de ação


No que diz respeito ao seu efeito antidepressivo e antinociceptivo (alívio da dor), Phenibut® parece funcionar agindo no receptor GABA. Em um grupo de ratos administrados com 50 a 100 mg/ kg i.p. de Phenibut®, ocorreu o aumento dos níveis de dopamina e seus metabólitos: ácido homovanílico e ácido 3,4-dihidroxifenilacético.


Sugeriu-se que o Phenibut® pode ativar processos dopaminérgicos, e que este efeito pode ser importante para os efeitos sedativos e tranquilizantes da droga.


Phenibut® é muitas vezes utilizado para equilibrar os efeitos estimulantes de alguns nootrópicos (cafeína, ampaquinas, etc.), mas pode ser utilizado isoladamente para as suas propriedades ansiolíticas. Este produto tem a capacidade de reduzir o nível de estimulação do cérebro fazendo com que os neurôniosmuito ativosreduzama sua taxa de disparo, tendo um efeito anti-ansiedade calmante não somente sobre o cérebro, mas em todo o corpo.



Atividade nootrópica (aumento cognitivo)


Phenibut tem um efeito de incrementar a capacidade cognitiva por mecanismos nootrópicos que incluem: humor, atenção, aprendizado, memória. A dosagem para o efeito nootrópico varia de 65 a 500 mg, uma ou duas vezes por dia.



Efeito neuroprotetor


Phenibut possui um efeito neuroprotetor durante o estresse. Durante os exercícios extremos, o Phenibut normaliza o metabolismo energético neuronal, aumenta o retorno venoso como mecanismo de desintoxicação e aumenta a resistência térmica dos neurônios. A dosagem para o efeito neuroprotetor variam de 100 a 1000 mg em até 2 doses.



Efeito redução da ansiedade


Funciona a partir do efeito agonista nos receptores GABA A e GABA B, estando associado com efeitos antidepressivos, uma vez que as vias estão conectadas. As doses para redução de stress e ansiedade não produzem sonolência nem efeito hipnótico, variando de 65 a 500 mg, uma ou duas vezes por dia.

Efeito cardioprotetor


O uso de Phenibut aumenta a capacidade de contração do músculo cardíaco, e incrementa a relação com relaxamento. A dosagem como cardioprotetor varia de 100 a 500 mg.



Indicações


Phenibut é utilizado como tranquilizante e como agente nootrópico (aumenta o desempenho cognitivo). Por isso, é indicado para diminuir a tensão, o estresse e a insônia, e para aliviar a ansiedade e o medo.


Além disso, é indicado para melhorar a memória e a função intelectual. A maioria das informações estão disponíveis para o uso clínico de Phenibut em neuroses (transtornos mentais caracterizados por ansiedade, por exemplo).


Em pacientes geriátricos, Phenibut parece ser superior como tranquilizante e neuroléptico. Também tem sido utilizado com sucesso em tratamentos de transtorno de estresse pós-traumático, gagueira, e até mesmo distúrbios vestibulares.


Em crianças, Phenibut tem sido reivindicado para ser eficaz em distúrbios neuróticos, “síndrome cerebral orgânica” (termo geral para a diminuição da função mental que não é causada por um distúrbio psiquiátrico), insônia e várias formas de hiperatividade.


Em crianças na idade pré-escolar, Phenibut tem sido usado para tratar distúrbios de fala, particularmente a gagueira.


Devido principalmente à sua atividade tranquilizante, Phenibut também é útil em pacientes epiléticos.


No âmbito esportivo, o Phenibut pode ser indicado no auxílio como modulador dos níveis hormonais de GH e crescimento muscular.



Contraindicações


Phenibut é um gabaérgico e seus efeitos são drasticamente amplificados quando consumidos com álcool e certos medicamentos, incluindo benzodiazepínicos, tendo em conta os mecanismos farmacológicos semelhantes de ação sobre os receptores GABA para todas essas substâncias. Por isso, não é recomendado ingerir Phenibut com outras drogas gabaérgicas. Pacientes que utilizam inibidores da MAO ou medicamentos para epilepsia como carbamazepina ou oxcarbazepina devem consultar o seu médico ou farmacêutico antes da suplementação com Phenibut. Algumas evidências sugerem que Phenibut pode modular a função de alguns medicamentos para epilepsia.



Concentração Recomendada


Uma dosagem típica de Phenibut pode variar de 65mg a 400 mg ao dia, conforme prescrição médica. Essa dosagem poderá variar de acordo com cada paciente e com a função desejada. Para crianças a dosagem recomendada é de 25-50 mg (duas vezes ao dia) a partir de 6 anos de idade. É sempre aconselhável começar pela sua menor dose eficaz, e, aos poucos, aumentar a dose se necessário, para verificar a tolerância do organismo de cada um. Também é aconselhável não tomar por um longo período de tempo.

SUGESTÃO DE USO BOAFORMULA

Relaxamento e sono

Phenibut® _______________ 100mg

Valeriana Extrato Seco Concentrado_____ 200mg

Modo de usar: Ingerir 1 cápsula ao dia 30 minutos antes de dormir.

Ansiedade

Phenibut® __________________ 65mg

5 Hidroxi-L-Triptofano _________ 50mg

Modo de usar: Ingerir 1 cápsula ao dia

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do Fornecedor | Via Farma

Farmacêutica Responsável

Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

Atualizado em 15 de janeiro de 2020.

7.103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page