Dica Saudável | Vamos falar sobre o Ômega.




Qual a importância do ômega 3 para saúde?


Ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poliinsaturados, o que significa que eles têm duplas ligações entre as moléculas de carbono da sua estrutura, iniciando no terceiro carbono mais distante do radical carboxila, o que os diferencia dos ômegas 6 e 9. É uma definição química importante para classificar esses tipos de óleos essenciais, ou seja, óleos que os seres humanos não produzem e têm que adquirir da natureza. Os ômega 3 são compostos principalmente por ácido docosahexaenóico – DHA e ácido eicosapentaenóico – EPA.


Em outros termos,o ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta. O ômega 3 garante o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. Além disso, ele é importante para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco de desenvolvimento de câncer, por exemplo. Mas a importância do consumo regular de ômega 3 vai muito além dos benefícios citados acima.


Segue abaixo os principais benefícios conhecidos:


  • Fortalece o sistema imunológico.

  • Contribui para uma pele saudável.

  • Auxilia no controle da pressão arterial.

  • Possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação.

  • Promove a saúde cardiovascular.

  • Protege a retina.

  • Melhora o desempenho cognitivo.

  • Auxilia no tratamento da depressão.

  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

  • Melhorar a capacidade de aprendizagem

  • Ajuda a regular a coagulação sanguínea

  • Tem ação antiinflamatória, sendo bom para combater a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatoide

  • Ajuda no combate a alergias e a asma

  • Diminuir o estresse

  • Combater a TPM

  • Ajudar a emagrecer

  • Ajudar na manutenção dos níveis de testosterona, para um ótimo desenvolvimento muscular



Estudos revelam que o ômega 3 (presente em alimentos como o óleo de peixe) tem poderoso efeito anti-inflamatório, como na redução da inflamação nas articulações. Diminui o risco de artrite e retarda o envelhecimento precoce da pele, previnindo rugas. Desempenha também papel de extrema importância na regulação da função celular e mantém a flexibilidade e elasticidade da pele, diminuindo também os efeitos negativos dos raios UV sobre a pele.


Ajuda também na saúde ocular, pois previne a síndrome do olho seco e o desenvolvimento da degeneração macular. Mais importante, seu uso previne doenças como: doença de Alzheimer, diabetes, hiperatividade, distúrbios de déficit de atenção e depressão.


A memória, a agilidade de raciocínio, o humor; tudo isso pode ser influenciado pela presença ou não desse ácido graxo essencial em nosso cérebro.


Mais de 20% de nosso cérebro é formado por substâncias gordurosas que tem importantes funções. O ômega 3 é componente da membrana externa das células do cérebro; sendo que todos os sinais nervosos fluem através dessa membrana. A deficiência de ômega-3 nessas membranas faz com que o cérebro fique “preguiçoso”, tornando as respostas mais lentas e, se a situação se torna frequente, o cérebro entende que esta é sua nova maneira de funcionar. Aí começam os problemas de memória, dificuldade de aprendizado e variações de humor se torna constante.



Alimentos ricos em ômega 3



As melhores fontes são os peixes de águas frias e profundas, como salmão (apenas os selvagens, não os de cativeiro), cavala, sardinha, arenque e atum. Como fontes de origem vegetais temos o azeite de oliva, o óleo de linhaça e a própria semente de linhaça, brócolis,nozes, rúcula e espinafre também possuem ômega 3, só que em menor proporção.


Contudo, é importante que estes alimentos não sejam consumidos fritos, pois a fritura e as altas temperaturas destroem as propriedades do ômega 3, inutilizando-o. Uma outra boa dica é só cozinhar com azeite, dando preferência aos cozidos e grelhados, e evitar cozinhar em altas temperaturas, deixando o fogo sempre baixo.



Tabela dos alimentos ricos em ômega 3


A seguinte tabela contém alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3 com as respetiva quantidade.





Suplementação de Omega 3


A suplementação de ômega 3 deve ser praticada mesmo entre quem já costuma comer alimentos ricos em ômega 3?


Deve. No Brasil, os peixes são pobres em ômega 3 porque não temos os mesmos crustáceos nos mares que países nórdicos nem os mesmos tipos de peixe que são reservatórios de ômega 3. Além disso, apesar de sermos um país costeiro, a grande maioria da população consome peixes criados em cativeiro, os quais não são reservatórios de ômega 3.


São muitas as qualidades do ômega 3 para o organismo sendo importante seu consumo. Com a correria diária,nossa alimentação não da conta de suprir a quantidade necessária que nos traz os benefícios citados acima. Na farmácia Boaformula você encontra diversos suplementos para aproveitar ao máximo essa gordura essencial ao bom funcionamento do organismo, tendo tanto de origem animal quanto vegetal, respeitando todos os gostos e preferências.



Além do Ômega 3 manipulado, você encontra na Boaformula os produtos abaixo:




Ômega 3 Concentrate

1000mg - 30 cápsulas - Tiaraju


As gorduras poli-insaturadas, como ômega 3 e 6, são essenciais para nossa saúde, pois nosso corpo não consegue produzi-las, devem ser fornecidas pela alimentação diária. O ômega 3 é de grande importância no metabolismo, por exercer funções biológicas específicas.


O óleo de peixe contém dois tipos de ácidos graxos ômega 3, de cadeia longa: ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexanoico (DHA). São ácidos graxos poli-insaturados exclusivamente de origem marinha (peixes, mariscos e algas).


Ômega 3 Concentrate possui alta concentração de EPA (350 mg) e DHA (240 mg).



OmegaPURE® DHA

60 cápsulas - Biobalance


OmegaPURE® DHA é a opção ideal para quem busca suplementação saudável em ômega-3 DHA e não deseja ingerir outras gorduras como colesterol, gorduras saturadas e monoinsaturadas.


Além da alta concentração de ômega-3 por cápsula, superior a 90%, OmegaPURE® DHA também conta com a tecnologia gastroresistente, que impede que a cápsula seja desintegrada no estômago, evitando assim refluxo, sabor e hálito de peixe após a ingestão. Desta forma, o ômega-3 em sua forma pura, é liberado no intestino onde ocorre sua absorção.


OmegaPURE® DHA possui 900mg de DHA em 2 cápsulas.

OmegaPURE®

60 cápsulas - Biobalance


OmegaPURE® é a opção ideal para quem busca suplementação saudável em ômega-3 e não deseja ingerir outras gorduras como colesterol, gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas.


Além da alta concentração de ômega-3 por cápsula, superior a 90%, OmegaPURE® também conta com a tecnologia gastroresistente, que impede que a cápsula seja desintegrada no estômago, evitando assim refluxo, sabor e hálito de peixe após a ingestão. Desta forma, o ômega-3 em sua forma pura, é liberado no intestino onde ocorre sua absorção.


OmegaPURE® possui 470mg de EPA, 330mg de DHA em 2 cápslas.



Antartic Krill

500 mg - 30 cápsulas - Tiaraju

Óleo derivado do krill (Euphausia superba), um crustáceo minúsculo, que faz parte do plâncton das águas geladas e pristinas, encontrado no oceano Antártico, rico em ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3). Possui excelente estabilidade, digestibilidade e alta capacidade antioxidante. Possui altas concentrações de EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico).


Krill Q10

580 mg - 30 cápsulas - Tiaraju

A coenzima Q10 está envolvida em diversos processos metabólicos, essencial para a saúde e bem estar, contribuindo para a qualidade de vida.


Coenzima Q10 (CoQ10) é um composto encontrado naturalmente em praticamente todas as células do corpo humano. Devido a sua presença ubíqua na natureza e sua estrutura quinona (semelhante à da vitamina K), CoQ10 é também conhecido como a ubiquinona.


A combinação da coenzima Q10 e do óleo de krill potencializa a atividade cardioprotetora, além de aumentar o poder antioxidante. Auxilia também no desempenho físico.