Dica Saudável | Fitoterapia | Sucos e sopas para aumentar a imunidade!




Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a aumentar a imunidade do corpo e te proteger de gripes e resfriados? Já dizia Hipócrates, o pai da medicina: “Que o alimento seja seu remédio”. Essa frase nunca esteve tão em evidência quanto agora, quando muito se fala sobre a importância da alimentação saudável (sem produtos processados ou industrializados) para a manutenção da saúde do organismo.



O que é fitoterapia?


Vamos começar, falando da origem do nome. Fitoterapia vem do grego, fitos (planta) e terapia (tratamento). É, então, chamada assim a junção das técnicas de utilizaçõa de vegetais no tratamento das doenças e recuperação da saúde.



Desde quando existe?


A fitoterapia é tão antiga quanto os primórdios do ser humano. Curar-se através das plantas é um método que tem sido utilizado durante séculos, há mais de 50 mil anos. Os orientais foram mestres e suas técnicas ainda são utilizadas com muito êxito.


É importante que se diga que a própria farmacologia moderna tem como base os princípios ativos das plantas, lembrando que, apesar de toda a modernidade de hoje em dia, atualmente cerca de 40% de toda a matéria prima, ainda consiste dos vegetais. Sua pratica consiste no conjunto de técnicas de utilização de ervas, sementes e frutas. Os medicamentos à base de plantas são usados para os mais diferentes fins: acalmar, cicatrizar, expectorar, engordar, emagrecer e muitos outros.


Em tempos de mudanças bruscas de temperatura que fragilizam o corpo e aumentam a proliferação de gripes e resfriados, melhor prevenir do que remediar. Pensando nisso, descobrimos umas receitas especias – e naturais – para aumentar a imunidade.



Por que a imunidade cai?


São vários os fatores que contribuem para a baixa imunidade, desde predisposição genética, estresse contínuo, má alimentação (açúcar, gordura, álcool em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e legumes) e, consequentemente,deficiência de vitaminas e minerais, falta de descanso e sono reparador, excesso de exercício físico, uso de determinadosmedicamentos, perda drástica de peso, tratamentos de saúde, dietas restritivas, entre outros.



Como saber que a sua imunidade está baixa?


A suspeita da baixa imunidade se dá principalmente por problemas como infecções recorrentes (urinária, garganta, ouvido, pulmão, etc.), herpes (esse é um clássico da baixa imunidade), gripes e resfriados.



Sucos para aumentar a imunidade!



>> Suco rosa

Ingredientes

  • 1 beterraba

  • 1 maçã

  • 2 cenouras

  • Água

  • 2 colheres de chá de chia *


Modo de preparo


Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Misture bem e passe na peneira. Separe e guarde na geladeira enquanto bate no liquidificador, com água, as cenouras e a maçã. Misture tudo e beba meia hora antes do café da manhã, em jejum.



Saiba por que o suco rosa ajuda a aumentar a imunidade >>


Beterraba


A beterraba é rica em vitamina A, C, cálcio e ferro, previne e ajuda a curar anemia. Também é rica em nitrato, que ajuda a baixar a pressão sanguínea, previne doenças cardiovasculares e (a função que todo corredor deveria saber) diminui o gasto de oxigênio, melhorando o desempenho e a resistência nos esportes. Além de aumentar a imunidade, a beterraba é rica em biotina, uma vitamina B solúvel na água que desempenha um papel-chave nas proteínas, gorduras e hidratos de carbono metabolizantes.



Chia


Controla a fome, a glicemia e melhora a resistência. Para esses benefícios, aposte já na chia!


As sementes de chia são ricas em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. O ômega 3 ajuda a reduzir inflamações.Também contribuem para a redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, melhoria geral da imunidade do organismo e ainda controlam a fome.Essas pequenas sementes podem ser usadas polvilhadas na comida ou em molhos e em doces.



Maça


Rica em vitamina C, B1, B2, E e em niacina, ferro e fósforo, a maçã tem alto valor nutritivo e baixo teor calórico, sendo ótimo alimento para quem não quer ganhar peso. A maçã ajuda a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas. É um excelente regulador intestinal, pois possui alto índice de fibras, o que também é excelente para facilitar a digestão.



Cenoura


O betacaroteno da cenoura somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, são fundamentais para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon, e também ajudam a aumentar a imunidade.



>> Suco amarelo

Ingredientes

  • Suco puro de 3 laranjas

  • 10 gotas de própolis *

  • 1 colher (sopa) de mel

  • 1 colher de chá de cúrcuma

  • 1 colher de chá de gengibre

  • 1 limão espremido


Modo de preparo


Esprema o suco do limão e da laranja em um copo. Adicione 10 gotas de própolis, o mel e a colher de chá de cúrcuma. Misture bem beba.



Saiba por que o suco amarelo ajuda a aumentar a imunidade >>



Laranja


As laranjas são rica fonte de vitaminas e minerais. Vitamina D , Vitamina A e formentam a produção de novas células sanguíneas brancas. Com aumento de glóbulos brancos no sangue, há um aumento na função do sistema imunitário. Outro importante nutriente que aumentar a imunidade é a Vitamina C. Com aumento no corpo de glóbulos brancos é eficaz para combater as bactérias e patógenos. Assim, o planejamento para ficar apto e saudável neste inverno, deve incluir comer essa bela fruta cítrica.


Alem disso harmoniza o transito digestivo, aumenta a digestão e ajuda a combater o empachamento gástrico, pela concentração de água e minerais. É bastante diurético promovendo a limpeza do sangue.



Cúrcuma


Cúrcuma é um dos principais componentes do curry em pó, um condimento nativo da Índia. Segundo a medicina aiurvédica, tradicional no país, esse ingrediente é indicado para doenças do estômago, para curar ferimentos e para limpar o sangue, sendo usado pelos indianos como remédio caseiro para machucados e inchaços.


Aqui no Ocidente, é considerado um importante alimento funcional. É um dos melhores antioxidantes que existem, por ser riquíssimo em flavonoides. O cúrcuma é anti-inflamatório e melhora a imunidade. A inflamação é um recurso do organismo para se equilibrar. Ela ajuda o corpo a combater os invasores e também desempenha um papel no reparo dos danos. Sem a inflamação, patógenos como as bactérias poderiam facilmente dominar nosso corpo e nos matar.



Limão


O limão é ácido por excelência, é o rei dos temperos e o campeão dos remédios. De gosto acre, de aroma agradabilíssimo e de efeito benéfico para o organismo, tem o limão a mais ampla aplicação na cozinha e na medicina. É rico em vitamina C. A vitamina C, além de melhorar o sistema imunológico do corpo, atua como um poderoso antioxidante, nutrindo e protegendo as células de danos causados pelos radicais livres.


É considerado um nutriente importante no tratamento de problemas de circulação e doenças relacionadas ao estresse, como para fortalecer a imunidade. O limão é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e sua ação alcalinizante possui múltiplas funções. O limão favorece a imunidade frente a infecções como gripes, resfriados, inflamação de garganta e mesmo exaustão imunológica; estimula a liberação de prostaglandinas e histamina, auxiliando a imunidade.Além da Vitamina C, o limão possui rica estrutura química.


Seu consumo regular auxilia a digestão e, somado aos flavonoides, favorece a diurese, auxiliando na eliminação de líquidos e, consequentemente, redução de edemas.



Mel


>> Evita possíveis inflamações

Na mudança de clima um dos sintomas acometidos é a infecção na garganta, um sinal nítido de baixa imunidade. O mel é um excelente aliado na prevenção das inflamações e infecções devido a forte capacidade antibacteriana responsável por combater as possíveis bactérias que atingem não só a garganta como todo o organismo. Beber água é fundamental para saúde da garganta e prevenção contra infecções. Não descarte os dois litros de água ao dia.


>> Substituto do açúcar

O mel é uma alternativa excelente para evitar o consumo do açúcar refinado, pois além de elevar o peso é também causador do aumento de glicose na corrente sanguínea. Adoce os alimentos consumidos com mel e invista em minerais e fitoterápicos fundamentais para saúde do organismo. O importante é consumir o mel com moderação e em pequenas quantidades, pois é calórico.


>> Aliado da digestão

Para quem sofre de má digestão e principalmente deseja perder peso, acrescentar o mel na alimentação traz vantagens importantes, pois o alimento é também responsável pela formação da bactéria microbiota que auxilia na função intestinal. A sensação de inchaço por consequência é amenizada, pois o mel irá contribuir regulando o intestino de forma saudável.


>> Mantém o coração saudável

Diversos estudos comprovam os benefícios do mel no combate às doenças coronárias que atingem muitas pessoas no mundo. O mel é responsável por manter a saúde das artérias e combater a manifestação do colesterol ruim na corrente sanguínea devido ao seu alto teor de antioxidantes.



Gengibre


O gengibre é uma planta cuja raiz é utilizada desde a antiguidade com diversas finalidades culinárias e medicinais. Por ter um agradável aroma e sabor, muitas culturas se apropriaram dela e a adicionaram em seus costumes gastronômicos como complemento de diversos pratos, bebidas e coquetéis. A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.