Dica Saudável | Fitoterapia | Sucos e sopas para aumentar a imunidade!




Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a aumentar a imunidade do corpo e te proteger de gripes e resfriados? Já dizia Hipócrates, o pai da medicina: “Que o alimento seja seu remédio”. Essa frase nunca esteve tão em evidência quanto agora, quando muito se fala sobre a importância da alimentação saudável (sem produtos processados ou industrializados) para a manutenção da saúde do organismo.



O que é fitoterapia?


Vamos começar, falando da origem do nome. Fitoterapia vem do grego, fitos (planta) e terapia (tratamento). É, então, chamada assim a junção das técnicas de utilizaçõa de vegetais no tratamento das doenças e recuperação da saúde.



Desde quando existe?


A fitoterapia é tão antiga quanto os primórdios do ser humano. Curar-se através das plantas é um método que tem sido utilizado durante séculos, há mais de 50 mil anos. Os orientais foram mestres e suas técnicas ainda são utilizadas com muito êxito.


É importante que se diga que a própria farmacologia moderna tem como base os princípios ativos das plantas, lembrando que, apesar de toda a modernidade de hoje em dia, atualmente cerca de 40% de toda a matéria prima, ainda consiste dos vegetais. Sua pratica consiste no conjunto de técnicas de utilização de ervas, sementes e frutas. Os medicamentos à base de plantas são usados para os mais diferentes fins: acalmar, cicatrizar, expectorar, engordar, emagrecer e muitos outros.


Em tempos de mudanças bruscas de temperatura que fragilizam o corpo e aumentam a proliferação de gripes e resfriados, melhor prevenir do que remediar. Pensando nisso, descobrimos umas receitas especias – e naturais – para aumentar a imunidade.



Por que a imunidade cai?


São vários os fatores que contribuem para a baixa imunidade, desde predisposição genética, estresse contínuo, má alimentação (açúcar, gordura, álcool em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e legumes) e, consequentemente,deficiência de vitaminas e minerais, falta de descanso e sono reparador, excesso de exercício físico, uso de determinadosmedicamentos, perda drástica de peso, tratamentos de saúde, dietas restritivas, entre outros.



Como saber que a sua imunidade está baixa?


A suspeita da baixa imunidade se dá principalmente por problemas como infecções recorrentes (urinária, garganta, ouvido, pulmão, etc.), herpes (esse é um clássico da baixa imunidade), gripes e resfriados.



Sucos para aumentar a imunidade!



>> Suco rosa

Ingredientes

  • 1 beterraba

  • 1 maçã

  • 2 cenouras

  • Água

  • 2 colheres de chá de chia *


Modo de preparo


Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Misture bem e passe na peneira. Separe e guarde na geladeira enquanto bate no liquidificador, com água, as cenouras e a maçã. Misture tudo e beba meia hora antes do café da manhã, em jejum.



Saiba por que o suco rosa ajuda a aumentar a imunidade >>


Beterraba


A beterraba é rica em vitamina A, C, cálcio e ferro, previne e ajuda a curar anemia. Também é rica em nitrato, que ajuda a baixar a pressão sanguínea, previne doenças cardiovasculares e (a função que todo corredor deveria saber) diminui o gasto de oxigênio, melhorando o desempenho e a resistência nos esportes. Além de aumentar a imunidade, a beterraba é rica em biotina, uma vitamina B solúvel na água que desempenha um papel-chave nas proteínas, gorduras e hidratos de carbono metabolizantes.



Chia


Controla a fome, a glicemia e melhora a resistência. Para esses benefícios, aposte já na chia!


As sementes de chia são ricas em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. O ômega 3 ajuda a reduzir inflamações.Também contribuem para a redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, melhoria geral da imunidade do organismo e ainda controlam a fome.Essas pequenas sementes podem ser usadas polvilhadas na comida ou em molhos e em doces.



Maça


Rica em vitamina C, B1, B2, E e em niacina, ferro e fósforo, a maçã tem alto valor nutritivo e baixo teor calórico, sendo ótimo alimento para quem não quer ganhar peso. A maçã ajuda a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas. É um excelente regulador intestinal, pois possui alto índice de fibras, o que também é excelente para facilitar a digestão.



Cenoura


O betacaroteno da cenoura somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, são fundamentais para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon, e também ajudam a aumentar a imunidade.



>> Suco amarelo

Ingredientes

  • Suco puro de 3 laranjas

  • 10 gotas de própolis *

  • 1 colher (sopa) de mel

  • 1 colher de chá de cúrcuma

  • 1 colher de chá de gengibre

  • 1 limão espremido


Modo de preparo


Esprema o suco do limão e da laranja em um copo. Adicione 10 gotas de própolis, o mel e a colher de chá de cúrcuma. Misture bem beba.



Saiba por que o suco amarelo ajuda a aumentar a imunidade >>



Laranja


As laranjas são rica fonte de vitaminas e minerais. Vitamina D , Vitamina A e formentam a produção de novas células sanguíneas brancas. Com aumento de glóbulos brancos no sangue, há um aumento na função do sistema imunitário. Outro importante nutriente que aumentar a imunidade é a Vitamina C. Com aumento no corpo de glóbulos brancos é eficaz para combater as bactérias e patógenos. Assim, o planejamento para ficar apto e saudável neste inverno, deve incluir comer essa bela fruta cítrica.


Alem disso harmoniza o transito digestivo, aumenta a digestão e ajuda a combater o empachamento gástrico, pela concentração de água e minerais. É bastante diurético promovendo a limpeza do sangue.



Cúrcuma


Cúrcuma é um dos principais componentes do curry em pó, um condimento nativo da Índia. Segundo a medicina aiurvédica, tradicional no país, esse ingrediente é indicado para doenças do estômago, para curar ferimentos e para limpar o sangue, sendo usado pelos indianos como remédio caseiro para machucados e inchaços.


Aqui no Ocidente, é considerado um importante alimento funcional. É um dos melhores antioxidantes que existem, por ser riquíssimo em flavonoides. O cúrcuma é anti-inflamatório e melhora a imunidade. A inflamação é um recurso do organismo para se equilibrar. Ela ajuda o corpo a combater os invasores e também desempenha um papel no reparo dos danos. Sem a inflamação, patógenos como as bactérias poderiam facilmente dominar nosso corpo e nos matar.



Limão


O limão é ácido por excelência, é o rei dos temperos e o campeão dos remédios. De gosto acre, de aroma agradabilíssimo e de efeito benéfico para o organismo, tem o limão a mais ampla aplicação na cozinha e na medicina. É rico em vitamina C. A vitamina C, além de melhorar o sistema imunológico do corpo, atua como um poderoso antioxidante, nutrindo e protegendo as células de danos causados pelos radicais livres.


É considerado um nutriente importante no tratamento de problemas de circulação e doenças relacionadas ao estresse, como para fortalecer a imunidade. O limão é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e sua ação alcalinizante possui múltiplas funções. O limão favorece a imunidade frente a infecções como gripes, resfriados, inflamação de garganta e mesmo exaustão imunológica; estimula a liberação de prostaglandinas e histamina, auxiliando a imunidade.Além da Vitamina C, o limão possui rica estrutura química.


Seu consumo regular auxilia a digestão e, somado aos flavonoides, favorece a diurese, auxiliando na eliminação de líquidos e, consequentemente, redução de edemas.



Mel


>> Evita possíveis inflamações

Na mudança de clima um dos sintomas acometidos é a infecção na garganta, um sinal nítido de baixa imunidade. O mel é um excelente aliado na prevenção das inflamações e infecções devido a forte capacidade antibacteriana responsável por combater as possíveis bactérias que atingem não só a garganta como todo o organismo. Beber água é fundamental para saúde da garganta e prevenção contra infecções. Não descarte os dois litros de água ao dia.


>> Substituto do açúcar

O mel é uma alternativa excelente para evitar o consumo do açúcar refinado, pois além de elevar o peso é também causador do aumento de glicose na corrente sanguínea. Adoce os alimentos consumidos com mel e invista em minerais e fitoterápicos fundamentais para saúde do organismo. O importante é consumir o mel com moderação e em pequenas quantidades, pois é calórico.


>> Aliado da digestão

Para quem sofre de má digestão e principalmente deseja perder peso, acrescentar o mel na alimentação traz vantagens importantes, pois o alimento é também responsável pela formação da bactéria microbiota que auxilia na função intestinal. A sensação de inchaço por consequência é amenizada, pois o mel irá contribuir regulando o intestino de forma saudável.


>> Mantém o coração saudável

Diversos estudos comprovam os benefícios do mel no combate às doenças coronárias que atingem muitas pessoas no mundo. O mel é responsável por manter a saúde das artérias e combater a manifestação do colesterol ruim na corrente sanguínea devido ao seu alto teor de antioxidantes.



Gengibre


O gengibre é uma planta cuja raiz é utilizada desde a antiguidade com diversas finalidades culinárias e medicinais. Por ter um agradável aroma e sabor, muitas culturas se apropriaram dela e a adicionaram em seus costumes gastronômicos como complemento de diversos pratos, bebidas e coquetéis. A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.


Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular. O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).



Própolis


O Própolis é uma mistura complexa que nos oferece um método natural de cura, bem como, um método complementar de nutrição formada por material resinoso e balsâmico e por secreções salivares e enzimas das abelhas. Esta substância contém resinas, bálsamos, ceras, flavonóides, óleos essenciais, grãos de pólen, alguns metais e minerais como alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, cobre e manganês e pequenas quantidades de vitaminas B1, B6, B2, E e C.


Este remédio natural apresenta propriedades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral e cicatrizante e por ser um antibiótico natural apresenta diversos benefícios e aplicações que incluem:

  • Eficiente no combate a bactérias e fungos;

  • Reduz o inchaço e combate a inflamação;

  • Regenera os tecidos e ajuda na sua cicatrização;

  • Completa o tratamento para o combate a alguns vírus como o herpes simplex, herpes genital ou estomatite vesicular por exemplo;

  • Trata problemas respiratórios;

  • Ajuda a aliviar a dor de garganta e trata a garganta seca;

  • Trata a tosse irritativa ou com catarro;

  • Trata problemas na pele como queimaduras ou manchas na pele;

  • Alivia os sintomas da gripe, sinusite ou amigdalite.



Veja mais sobre própolis aqui.



* A recomendação de consumo do suco para aumentar a imunidade é de 1 copo de 250 a 300ml ao dia.




Sopas curativas!



>> Caldo da vovó


Ingredientes

  • 1 pedaço de coxa + 1 pedaço de sobrecoxa de frango (de preferência orgânico)

  • 3 colheres de sopa de azeite

  • Sal do himalaia *

  • 4 dentes de alho

  • 1 cebola ralada

  • 1 xicara de café de quinoa *

  • ½ limão

  • 3 batatas picadas em cubos

  • 2 cenouras picadas em cubos

  • 1/2 xícara de arroz integral

  • 2 litros de água

  • 3 colheres de sopa de salsa e cebolinhas bem picadas


Modo de Preparo


Retire a pele dos pedaços de frango e tempere: com o suco do limão + sal + 1 colher de azeite e alho. Deixe no tempero na geladeira por pelo menos 1 hora.


Coloque a panela no fogo. Quando estiver quente, junte o frango temperado. Deixe que o frango seja selado e pegue um pouco de cor. Junte então a cebola raladas e refogue bem, por uns 5 minutos.


Junte o arroz ao refogado. Mexa bem para pegar todo o sabor e adicione água. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Mexa bem e junte as batatas e cenouras. Deixe cozinhar até que estejam bem macias, por volta de mais 15 minutos. Desligue o fogo. Coloque a salsa e a cebolinha e 2 colheres de azeite.



Saiba por que o caldo da vovó é curativo >>


Toda avó sabe disso: Canja de galinha levanta qualquer doente!


Isso porque as aves são excelentes fontes de carnosina, uma substância que produzimos, mas que pode estar reduzida na vigência de uma doença. A carnosina tem potente ação antioxidante e capacidade de permitir que a célula ultrapasse o limite máximo de divisão celular, fatos que a tornam uma das substâncias mais importantes no crescimento (e contra o envelhecimento). A carnosina tem como principal função a ação na recuperação muscular, atrasando o aparecimento da fadiga, mas pode ter ação antiviral, impedindo a replicação dos vírus dentro do seu corpo. Além do que, nada mais reconfortante do que uma comidinha quente, gostosa e fácil de engolir.



Arroz integral


O arroz integral, possui uma película rica em óleos, proteínas, vitaminas: A, vitaminas com complexo B, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perde. Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, todos estes nutrientes se perdem, sobra apenas amido, que nada mais é do que açúcar. Por sua característica funcional, tem importantes ação em diversas vias do metabolismo humano, tendo importante ação contra o cansaço e irritabilidade; além disso, é um carboidrato complexo, liberando energia de forma lenta e gradual.



Cheiro Verde


Salsinha + cebolinha, o famoso cheiro-verde, é uma combinação de peso: ambas são ricas em vitamina A (importante na manutenção da integridade da pele e mucosas, a primeira barreira imunológica) e C (que tem conhecidos efeitos antioxidantes e estimulante da resposta imunológica), ferro e fibras. A salsinha tem ainda ações anti-inflamatórias e alta concentração de antioxidantes. A cebolinha parece ter função de estimular o apetite, algo excelente já que as infecções geralmente cursam com perda do apetite.


Os efeitos clínicos da salsa, há tanto tempo conhecido pela sabedoria popular, na saúde cardiovascular são comprovados pela ciência e está em fase de uso como medicamento. A salsa mostra trazer benéficos à circulação por “afinar” o sangue. Tanto que este alimento deve ser evitado em problemas de saúde que favoreçam hemorragias e até grávidas, pelo risco de sangramento.



Quinoa


Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “supergrão”. Tornou-se mundialmente popular entre as pessoas que querem manter a saúde e estão sempre em busca de alimentos mais completos e saudáveis. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas cheia de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais. A quinoa é livre de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos.


Quinoa significa “grão materno” no idioma inca. Ela é originária da Cordilheira dos Andes, e durante milênios, foi o alimento básico para os povos nativos daquela região.

A quinoa contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos.



Batata


A batata é rica em componentes nutritivos e benéficos à saúde, um dos mais importante deles, a Quercetina, é um poderoso antioxidante, capaz até de inibir o crescimento de tumores de mama! São encontrados também Triptofano e Lítio, indicados no combate contra a depressão, e Patatina, outro potente antioxidante, que evita o envelhecimento precoce das células do corpo.


Fibras e carboidratos também são encontrados em grande quantidade na batata, que é rica em vitamina C, vitamina B6, vitamina B16, amido, além de vários sais minerais, como ferro, cálcio, potássio e fósforo.



Cenoura


O betacaroteno da cenoura somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, são fundamentais para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon, e também ajudam a aumentar a imunidade.




>> Creme de Abóbora e Inhame

Ingredientes


  • 500g de abóbora

  • 500g de inhame

  • 1 cebola

  • 1 colher de gengibre

  • 1 colher de óleo *

  • 1 pitada de sal do himalaia *

  • sálvia a vontade

  • semente de abóbora a vontade *


Modo de preparo


Cozinhe a abóbora e o inhame numa panela de pressão por aproximadamente 5 minutos. Descasque e bata no liquidificador com água até formar um tipo de creme.

Refogue a cebola e o gengibre numa panela com óleo. Acrescente o creme de abóbora com inhame e, por fim, adicione o sal. Coloque sálvia e semente de abóbora por cima da sopa quando for servir.



Saiba por que o creme de abóbora e inhame é curativo >>



Inhame


Os benefícios que o inhame podem lhe trazer são inúmeros. Ele aumenta a fertilidade, reforça as defesas do organismo, possui ação anti-inflamatória, ameniza os sintomas da menopausa e da TPM.


Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. O inhame tem um elevado valor calórico, sendo rico em proteínas e elementos, tais como: o fósforo e o potássio, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C, Ferro e Magnésio. O inhame impede o acúmulo de toxinas e combate os radicais livres. Um aliado para quem quer controlar e combater a pressão alta, o colesterol elevado, a osteoporose, a artrite e o cálculo renal.



Abóbora


A abóbora tem muitos benefícios para oferecer à saúde, ela é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado em diversas preparações, doces e salgadas. A abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.


O alimento contém, ainda, fitonutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal.


Abóbora também ajuda na dieta de atletas. Isso se deve às vitaminas do complexo B, pois regulam funções importantes no metabolismo e à presença de carotenoides, que são componentes antioxidantes que o corpo transforma em vitamina A. O consumo de carotenoides protege o organismode doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer e também previne problemas de visão. As vitaminas do complexo B ajudam a melhorar nosso sistema nervoso, prevenindo doenças neurológicas e conferem mais energia ao organismo.

Gengibre


O gengibre é uma planta cuja raiz é utilizada desde a antiguidade com diversas finalidades culinárias e medicinais. Por ter um agradável aroma e sabor, muitas culturas se apropriaram dela e a adicionaram em seus costumes gastronômicos como complemento de diversos pratos, bebidas e coquetéis. A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.


Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular. O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).



Sálvia


A Sávia apresenta inúmeros benefícios para a saúde, sendo muito útil para ajudar no alívio das aftas, bronquite, caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão e ondas de calor que são muito comuns na menopausa. Também pode ser utilizado como um estimulante da memória e normalizador do ciclo menstrual.


Além disso, também é muito utilizada em temperos, como agente conservante e antioxidante na indústria de alimentos e ainda como desodorizante pela sua capacidade antitranspirante.


As propriedades da sálvia incluem sua ação anti-inflamatória, anti-reumática, balsâmica, cicatrizante, digestiva, anti-sudorífica, anti-transpirante e tônica.



Semente de abóbora


Sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos ômega-3, muitos nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas. Elas podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea, estimular o sistema imunológico e auxiliar na prevenção do câncer.


As sementes também são ricas em antioxidantes, transformando-as em um poderoso complemento à sua dieta. Os altos níveis de ferro e magnésio são ótimos energéticos, fazendo com que sejam ótimos petiscos para depois dos exercícios. Elas previnem a formação de pedras nos rins e são excelentes fontes de zinco, potássio e fósforo.


As sementes de abóbora destroem vermes e aumentam o nível de fertilidade. Além de estimular o sistema imunológico e densidade óssea. Estimulam também a sua energia e melhoram o humor.


* Esses produtos você encontra em nossa loja!




> Outros alimentos que ajudam a proteger o corpo e aumentar a imunidade <

Tomate>> Por ser rico em licopeno, é aliado para combater doenças cardiovasculares e remover radicais livres do organismo.

Manga, morango e pimentão>> Todos eles são ricos em vitamina C, uma das principais para prevenir gripes e resfriados por aumentar a produção de leucócitos (as células de defesa).

Castanha-do-Pará, amêndoas, nozes e folhas verde-escuras>> Todos eles são ricos em selênio e protegem as membranas celulares contra os radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.



> Algumas dicas para prevenir gripes e resfriados <

Lave bem as mãos, evite tossir ou espirrar próximo a outras pessoas, use lenços descartáveis e evite locais fechados com grande aglomeração, recomendam os infectologistas. Se você já está doente, não adianta sofrer. Procure sempre um médico e não esqueça que repouso e hidratação são fundamentais para a recuperação.

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material dos Fornecedores

Farmacêutica Responsável

Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

1,296 visualizações

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30