Já ouviu falar nas famosas "ites"? | O que são? | Como tratar?

- Rinite, sinusite, amigdalite, faringite, laringite e bronquite -

O que são? Como tratar?

Entre junho e setembro, os problemas respiratórios proliferam >>

No frio, não só casacos e cachecóis das coleções de inverno saem às ruas. Também são moda na temporada o nariz que coça e escorre, a tosse, os espirros, as dores de cabeça, os arranhões na garganta…


Logo que as temperaturas começam a baixar, algumas inflamações do sistema respiratório começam a aparecer. Mas você sabe diferenciar as inflamações mais comuns?


Os nomes são muitos, mas cada uma delas tem seus sintomas e seus tratamentos, por isso é muito importante ficar atento às características de cada uma para conseguir previni-las ou tratá-las, quando necessário.


Rinite

A rinite é o nome dado às inflamações da mucosa do nariz que têm como sintomas frequentes uma secreção clara que escorre, espirros, coceira e nariz entupido. Estas inflamações podem ser de origem infecciosa, como acontece no caso dos resfriados, ou podem ser desencadeadas por alergias a ácaros, mofo, poeira, pólen, umidade, entre outros. Se a origem da rinite for um resfriado, geralmente o tratamento é feito com descongestionantes, analgésicos e repouso. No caso da rinite alérgica, é necessário identificar a origem da alergia para prosseguir com um tratamento antialérgico. Uma rinite não tratada pode levar ao acúmulo de secreção e proliferação das bactérias que causam a sinusite.



Sinusite

A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face — olhos, maçãs do rosto e ao redor do nariz. Essa inflamação deixa muco e secreção acumulada, facilitando a proliferação de bactérias. Esse muco acumulado na face leva à fortes dores no rosto, nariz entupido, sensação de cabeça pesada e até febre.



Amigdalite As amígdalas, atualmente conhecidas por tonsilas palatinas, são duas estruturas arredondadas localizadas no fundo da boca que tem como função proteger a garganta e impedir que bactérias e germes entrem no nosso organismo. A inflamação das amígdalas, seja devido a vírus ou bactérias, dá origem a amigdalite, que tem como sintomas mais comuns a dificuldade para engolir, dor de garganta, dor de ouvido, dor de cabeça e febre. As amígdalas durante a infecção podem ficar mais vermelhas e com pus. Como a amigdalite é desencadeada por vírus e bactérias, alguns cuidados de higiene podem reduzir as chances de contaminação. Lavar as mãos com frequência, não compartilhar talheres e copos com pessoas com sintomas de gripe e resfriado são alguns destes cuidados.



Faringite

A faringite é o resultado da inflamação e inchaço da parte de trás da garganta, a faringe, que fica localizada entre as amígdalas e a laringe. Ela pode ser associada infecções virais ou bacterianas. Os sintomas são muito parecidos com a amigdalite, irritação na garganta, dor e febre. Alguns outros sintomas como coceira, sensação de boca muito seca e tosse também se destacam.



Laringite

A laringite é uma inflamação na laringe, região onde estão localizadas as cordas vocais, e que pode causar rouquidão ou perda da voz. A laringite pode ser causada por infecções virais, alergias, uso excessivo da voz ou até por inalação de fumo. A laringite pode ser aguda, com duração menor que 3 semanas, ou crônica, quando é superior a 3 semanas. Dor na garganta, rouquidão, perda da voz, e a sensação de ter que limpar a garganta frequentemente são os sintomas mais comuns, mas quando a laringite é de origem viral, coriza, espirros e tosse também podem surgir. Na laringite, além do uso de medicamentos indicados para cada caso, o repouso vocal é importante para recuperar a voz.



Bronquite

Os brônquios são como tubos que aquecem e umidificam o ar para transportá-lo até os pulmões. Quando o revestimento dos brônquios inflama, o espaço pelo qual o ar passa diminui, causando ataques de tosse, que podem apresentar muco ou não, e falta de ar. A bronquite aguda é geralmente uma infecção de origem viral como consequência de gripes ou resfriados, ou de exposição intensa à fumaça e poluição, durando apenas alguns dias. A bronquite crônica é essa irritação ou inflamação com duração de pelo menos três meses, de forma recorrente por pelo menos dois anos consecutivos. O uso do tabaco geralmente é associado ao surgimento da bronquite crônica. A tosse, a falta de ar e a dor no peito são os sintomas mais comuns da bronquite. No caso da bronquite aguda alguns outros sintomas como corrimento nasal, dores de cabeça, dores musculares e fadiga podem aparecer. O tratamento da bronquite depende da avaliação médica de cada caso, por isso é importante não utilizar nenhum medicamento para dissolver o muco sem recomendação profissional.



SUGESTÃO DE TRATAMENTOS


Composto homeopático : “ de igual para igual”

O que é a Homeopatia?


A Homeopatia é um método de tratamento que consiste em dar ao paciente, em doses diluídas e previamente dinamizadas, um produto natural- vegetal, animal ou mineral – que, empregado em doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura.


A Homeopatia é baseada no princípio de que é possível tratar "de igual para igual", isto é, uma substância que provoca sintomas quando tomado em doses elevadas, podem ser usadas ​​em pequenas quantidades para tratar os mesmos sintomas. Por exemplo, o consumo de café em excesso pode causar sonolência e agitação, então de acordo com este princípio, quando feita em um remédio homeopático, ela pode ser usada para tratar pessoas com estes sintomas. Em outros termos, o método de aplicação medicamentosa baseia-se, pois, no principio da similitude, já enunciado por Hipócrates, posto em prática por inúmeros clínicos e experimentalmente confirmado por Samuel Hahnemann em sua forma atual, conhecida pelo termo geral homeopatia.



Linha Homeopática Boaformula



GRIPE


>> Nosódio homeopático

Para prevenir: Gripes e Resfriados

Tomar em dose única.

Uma vez por mês, durante 3 meses.



PREVENIR A GRIPE


>> Composição Homeopática para Estados Gripais

Fórmula homeopática indicada como preventivo e no tratamento de gripes.

Como antigripal: 5 glóbulos - 2 vezes ao dia

Para estados gripais: 5 glóbulos - 4 vezes ao dia



DOR DE GARGANTA E AMIGDALITES


>> Baryta Composta

Excelente medicamento homeopático para dor de garganta e amigdalites.

Tomar: 5 gotas - 3 vezes ao dia, e em crise 3 gotas de hora em hora. è



RINITE ALÉRGICA


>> Composição Homeopática para Rinite

Indicada como preventivo e no tratamento da rinite alérgica.

Tomar: 5 globulos 3x ao dia e em crise 3 glob. de 2/2h.è




ASMA E BRONQUITE


>> Composição Homeopática para Asma e Bronquite

Indicada como preventivo e no tratamento de crises de asma e bronquite.

Adulto: 5 glob. 3x/diaè

Criança: 5 glob. 1x/dia



SINUSITE


>> Composição Homeopática para Sinusite

Indicada como preventivo e no tratamento da sinusite.

Tomar 5 glóbulos 3x/dia

Em crise 3 glóbulos 2/2 horas.



Linha Weleda


A Weleda foi fundada na Suíça, em 1921. Em sua origem está o trabalho de Rudolf Steiner, filósofo austríaco que deixou contribuições em diversos campos da vida prática, e da dra. Ita Wegman, médica holandesa.


Hoje, o impulso inicial continua com a colaboração de médicos, farmacêuticos e pesquisadores de todo o mundo. Como grupo empresarial internacional, a Weleda está presente em 39 países, produzindo ou participando do mercado com uma vasta gama de medicamentos, cosméticos e chás.


A Missão corporativa do Grupo Weleda é estimular e inspirar o corpo e a mente com nossos produtos. Encorajar as pessoas a tirarem proveito da própria vitalidade e a encontrar o seu equilíbrio interior. Essa vitalidade e equilíbrio interior permitem fortalecer e recuperar a saúde interior e desenvolver a beleza autêntica.


Por acreditar nesta missão, a Boaformula incorpora os produtos da Weleda nas linhas de revenda.


Confira abaixo alguns produtos que você encontra na Farmácia Boaformula:



INFLUDORON 20G

Aconitum napellus D4

Bryonia alba D2

Eucalyptus globulus D2

Eupatorium perfoliatum D2

Ferrum phosphoricum D6

Indicação: Infludoron é indicado como auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, de enfermidades respiratórias inflamatórias agudas, na predisposição a resfriar-se, na coriza aquosa com obstrução nasal, cefaleia congestiva com febre, prostração durante a gripe e dengue.



RINIDON 50ML

ydrastis canadensis D4

Quercus robur TM

Indicação: Rinidon é indicado no tratamento auxiliar da rinite, coriza e obstrução nasal.



SINUDORON 80 COMPRIMIDOS

Berberis vulgaris D2

Hydrastis canadensis D4

Argentum nitricum D20

Atropa belladonna D6

Silicea D20

Indicação: tratamento auxiliar de sinusites agudas e crônicas.


Linha Boiron


A Boiron foi fundada em 1932 em Lyon, França, pelos gêmeos e farmacêuticos, Jean e Henri Boiron. A Boiron acredita que exista uma melhor maneira de se sentir bem. A melhor maneira de se trabalhar naturalmente com o seu corpo. Desde 1932, a família Boiron tem se comprometido com o desenvolvimento de medicamentos naturais. Boiron, é uma companhia que distribui medicamentos homeopáticos para mais de 80 países e conta com aproximadamente 4000 colaboradores no mundo. Por mais de 80 anos tem se comprometido a financiar pesquisas cientificas e em educar o consumidor e profissionais da saúde sobre os benefícios dos medicamentos homeopáticos. Como companhia farmacêutica, a Boiron mantém os maiores padrões de produção, seguindo os regulamentos da ANVISA.


Tem como missão estimular a evolução dos cuidados com a saúde, promovendo a homeopatia com uma abordagem compassiva, ecológica e abrangente para a medicina.


Por acreditar nesta missão, a Boaformula incorpora os produtos da Boiron nas linhas de revenda.


Confira abaixo alguns produtos que você encontra na Farmácia Boaformula:



STODAL


Auxiliar no tratamento da tosse seca ou produtiva.

Promove o alívio da irritação da garganta e diminui a viscosidade das secreções facilitando a expectoração. (Contém sacarose)


Posologia

2 a 3 vezes ao dia >> 15ml adultos 5ml crianças maiores de 5 anos 2,5ml crianças menores de 5 anos



CORYZALIA


Auxiliar no tratamento das rinites e corizas em adultos e crianças a partir de 6 anos de idade. (Contém sacarose)


Posologia

Dissolver na boca 1 drágea a cada hora, sendo recomendada a ingestão máxima de 8 drágeas por dia. Indicado para adultos e crianças acima de 6 anos de idade.



OSCILLOCOCCINUM


Medicamento homeopático tradicionalmente utilizado no alívio de estados gripais, e dos sintomas decorrentes tais como febre, dores de cabeça, arrepios, dores musculares e afins, tanto para em adultos quanto em crianças. (Contém sacarose e lactose)


Posologia


Tratamento preventivo >> Tomar uma dose por semana, por via oral, no Outono (Abril à Junho), prevenindo a gripe no inverno.

Início dos sintomas da gripe >> Tomar uma dose por via oral assim que aparecerem os primeiros sintomas da gripe. Repetir eventualmente 2 a 3 vezes, a cada 6 horas de intervalo.

Estado declarado da gripe >> Tomar uma dose pela manhã e uma dose à noite, durante 1 a 3 dias, por via oral.

Se os sintomas persistirem após 3 dias de uso, consulte seu médico.