
Já ouviu falar nas famosas "ites"? | O que são? | Como tratar?

- Rinite, sinusite, amigdalite, faringite, laringite e bronquite -
O que são? Como tratar?
Entre junho e setembro, os problemas respiratórios proliferam >>
No frio, não só casacos e cachecóis das coleções de inverno saem às ruas. Também são moda na temporada o nariz que coça e escorre, a tosse, os espirros, as dores de cabeça, os arranhões na garganta…
Logo que as temperaturas começam a baixar, algumas inflamações do sistema respiratório começam a aparecer. Mas você sabe diferenciar as inflamações mais comuns?
Os nomes são muitos, mas cada uma delas tem seus sintomas e seus tratamentos, por isso é muito importante ficar atento às características de cada uma para conseguir previni-las ou tratá-las, quando necessário.
Rinite
A rinite é o nome dado às inflamações da mucosa do nariz que têm como sintomas frequentes uma secreção clara que escorre, espirros, coceira e nariz entupido. Estas inflamações podem ser de origem infecciosa, como acontece no caso dos resfriados, ou podem ser desencadeadas por alergias a ácaros, mofo, poeira, pólen, umidade, entre outros. Se a origem da rinite for um resfriado, geralmente o tratamento é feito com descongestionantes, analgésicos e repouso. No caso da rinite alérgica, é necessário identificar a origem da alergia para prosseguir com um tratamento antialérgico. Uma rinite não tratada pode levar ao acúmulo de secreção e proliferação das bactérias que causam a sinusite.
Sinusite
A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face — olhos, maçãs do rosto e ao redor do nariz. Essa inflamação deixa muco e secreção acumulada, facilitando a proliferação de bactérias. Esse muco acumulado na face leva à fortes dores no rosto, nariz entupido, sensação de cabeça pesada e até febre.
Amigdalite As amígdalas, atualmente conhecidas por tonsilas palatinas, são duas estruturas arredondadas localizadas no fundo da boca que tem como função proteger a garganta e impedir que bactérias e germes entrem no nosso organismo. A inflamação das amígdalas, seja devido a vírus ou bactérias, dá origem a amigdalite, que tem como sintomas mais comuns a dificuldade para engolir, dor de garganta, dor de ouvido, dor de cabeça e febre. As amígdalas durante a infecção podem ficar mais vermelhas e com pus. Como a amigdalite é desencadeada por vírus e bactérias, alguns cuidados de higiene podem reduzir as chances de contaminação. Lavar as mãos com frequência, não compartilhar talheres e copos com pessoas com sintomas de gripe e resfriado são alguns destes cuidados.
Faringite
A faringite é o resultado da inflamação e inchaço da parte de trás da garganta, a faringe, que fica localizada entre as amígdalas e a laringe. Ela pode ser associada infecções virais ou bacterianas. Os sintomas são muito parecidos com a amigdalite, irritação na garganta, dor e febre. Alguns outros sintomas como coceira, sensação de boca muito seca e tosse também se destacam.
Laringite
A laringite é uma inflamação na laringe, região onde estão localizadas as cordas vocais, e que pode causar rouquidão ou perda da voz. A laringite pode ser causada por infecções virais, alergias, uso excessivo da voz ou até por inalação de fumo. A laringite pode ser aguda, com duração menor que 3 semanas, ou crônica, quando é superior a 3 semanas. Dor na garganta, rouquidão, perda da voz, e a sensação de ter que limpar a garganta frequentemente são os sintomas mais comuns, mas quando a laringite é de origem viral, coriza, espirros e tosse também podem surgir. Na laringite, além do uso de medicamentos indicados para cada caso, o repouso vocal é importante para recuperar a voz.
Bronquite
Os brônquios são como tubos que aquecem e umidificam o ar para transportá-lo até os pulmões. Quando o revestimento dos brônquios inflama, o espaço pelo qual o ar passa diminui, causando ataques de tosse, que podem apresentar muco ou não, e falta de ar. A bronquite aguda é geralmente uma infecção de origem viral como consequência de gripes ou resfriados, ou de exposição intensa à fumaça e poluição, durando apenas alguns dias. A bronquite crônica é essa irritação ou inflamação com duração de pelo menos três meses, de forma recorrente por pelo menos dois anos consecutivos. O uso do tabaco geralmente é associado ao surgimento da bronquite crônica. A tosse, a falta de ar e a dor no peito são os sintomas mais comuns da bronquite. No caso da bronquite aguda alguns outros sintomas como corrimento nasal, dores de cabeça, dores musculares e fadiga podem aparecer. O tratamento da bronquite depende da avaliação médica de cada caso, por isso é importante não utilizar nenhum medicamento para dissolver o muco sem recomendação profissional.
SUGESTÃO DE TRATAMENTOS
Composto homeopático : “ de igual para igual”
O que é a Homeopatia?
A Homeopatia é um método de tratamento que consiste em dar ao paciente, em doses diluídas e previamente dinamizadas, um produto natural- vegetal, animal ou mineral – que, empregado em doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura.
A Homeopatia é baseada no princípio de que é possível tratar "de igual para igual", isto é, uma substância que provoca sintomas quando tomado em doses elevadas, podem ser usadas em pequenas quantidades para tratar os mesmos sintomas. Por exemplo, o consumo de café em excesso pode causar sonolência e agitação, então de acordo com este princípio, quando feita em um remédio homeopático, ela pode ser usada para tratar pessoas com estes sintomas. Em outros termos, o método de aplicação medicamentosa baseia-se, pois, no principio da similitude, já enunciado por Hipócrates, posto em prática por inúmeros clínicos e experimentalmente confirmado por Samuel Hahnemann em sua forma atual, conhecida pelo termo geral homeopatia.
Linha Homeopática Boaformula
GRIPE
>> Nosódio homeopático
Para prevenir: Gripes e Resfriados
Tomar em dose única.
Uma vez por mês, durante 3 meses.
PREVENIR A GRIPE
>> Composição Homeopática para Estados Gripais
Fórmula homeopática indicada como preventivo e no tratamento de gripes.
Como antigripal: 5 glóbulos - 2 vezes ao dia
Para estados gripais: 5 glóbulos - 4 vezes ao dia
DOR DE GARGANTA E AMIGDALITES
>> Baryta Composta
Excelente medicamento homeopático para dor de garganta e amigdalites.
Tomar: 5 gotas - 3 vezes ao dia, e em crise 3 gotas de hora em hora. è
RINITE ALÉRGICA
>> Composição Homeopática para Rinite
Indicada como preventivo e no tratamento da rinite alérgica.
Tomar: 5 globulos 3x ao dia e em crise 3 glob. de 2/2h.è
ASMA E BRONQUITE
>> Composição Homeopática para Asma e Bronquite
Indicada como preventivo e no tratamento de crises de asma e bronquite.
Adulto: 5 glob. 3x/diaè
Criança: 5 glob. 1x/dia
SINUSITE
>> Composição Homeopática para Sinusite
Indicada como preventivo e no tratamento da sinusite.
Tomar 5 glóbulos 3x/dia
Em crise 3 glóbulos 2/2 horas.
Linha Weleda
A Weleda foi fundada na Suíça, em 1921. Em sua origem está o trabalho de Rudolf Steiner, filósofo austríaco que deixou contribuições em diversos campos da vida prática, e da dra. Ita Wegman, médica holandesa.
Hoje, o impulso inicial continua com a colaboração de médicos, farmacêuticos e pesquisadores de todo o mundo. Como grupo empresarial internacional, a Weleda está presente em 39 países, produzindo ou participando do mercado com uma vasta gama de medicamentos, cosméticos e chás.
A Missão corporativa do Grupo Weleda é estimular e inspirar o corpo e a mente com nossos produtos. Encorajar as pessoas a tirarem proveito da própria vitalidade e a encontrar o seu equilíbrio interior. Essa vitalidade e equilíbrio interior permitem fortalecer e recuperar a saúde interior e desenvolver a beleza autêntica.
Por acreditar nesta missão, a Boaformula incorpora os produtos da Weleda nas linhas de revenda.
Confira abaixo alguns produtos que você encontra na Farmácia Boaformula:
INFLUDORON 20G
Aconitum napellus D4
Bryonia alba D2
Eucalyptus globulus D2
Eupatorium perfoliatum D2
Ferrum phosphoricum D6
Indicação: Infludoron é indicado como auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, de enfermidades respiratórias inflamatórias agudas, na predisposição a resfriar-se, na coriza aquosa com obstrução nasal, cefaleia congestiva com febre, prostração durante a gripe e dengue.
RINIDON 50ML
ydrastis canadensis D4
Quercus robur TM
Indicação: Rinidon é indicado no tratamento auxiliar da rinite, coriza e obstrução nasal.
SINUDORON 80 COMPRIMIDOS
Berberis vulgaris D2
Hydrastis canadensis D4
Argentum nitricum D20
Atropa belladonna D6
Silicea D20
Indicação: tratamento auxiliar de sinusites agudas e crônicas.
Linha Boiron
A Boiron foi fundada em 1932 em Lyon, França, pelos gêmeos e farmacêuticos, Jean e Henri Boiron. A Boiron acredita que exista uma melhor maneira de se sentir bem. A melhor maneira de se trabalhar naturalmente com o seu corpo. Desde 1932, a família Boiron tem se comprometido com o desenvolvimento de medicamentos naturais. Boiron, é uma companhia que distribui medicamentos homeopáticos para mais de 80 países e conta com aproximadamente 4000 colaboradores no mundo. Por mais de 80 anos tem se comprometido a financiar pesquisas cientificas e em educar o consumidor e profissionais da saúde sobre os benefícios dos medicamentos homeopáticos. Como companhia farmacêutica, a Boiron mantém os maiores padrões de produção, seguindo os regulamentos da ANVISA.
Tem como missão estimular a evolução dos cuidados com a saúde, promovendo a homeopatia com uma abordagem compassiva, ecológica e abrangente para a medicina.
Por acreditar nesta missão, a Boaformula incorpora os produtos da Boiron nas linhas de revenda.