top of page

A Ansiedade faz parte do seu dia a dia? | Conheça Alternativas Naturais para Combater a Ansiedade.

Atualizado: 18 de nov. de 2022


A Ansiedade faz parte do seu dia a dia?



O que é Ansiedade?


A Ansiedade é uma emoção natural das pessoas, comum ao se enfrentar, por exemplo, algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do cotidiano. No entanto, a Ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, conhecida também como Transtorno de Ansiedade.


O Transtorno de Ansiedade pode ser leve ou grave e é bem difícil de controlar, pois atinge um alto grau de intensidade em poucos minutos. Além disso, pode durar muito tempo e, geralmente, está acompanhada de sintomas físicos e psicológicos. A Ansiedade pode ser um estado verdadeiramente limitador do nosso bem-estar, criando desconforto e bloqueios na nossa ação.



Sintomas da Ansiedade!



Físicos >>


  • Aumento da frequência cardíaca ou dor no peito;

  • Respiração irregular, rápida ou hiperventilação;

  • Transpiração intensa e fria;

  • Espasmos musculares;

  • Fraqueza;

  • Dificuldade em se concentrar;

  • Insônia;

  • Problemas digestivos ou gastrointestinais (diarreia, constipação);

  • Tensão muscular.

Psicológicos >>

  • Medo irracional;

  • Sensação de nervosismo, agitação ou de que algo ruim irá acontecer;

  • Desejo de evitar coisas que provocam a ansiedade;

  • Obsessões sobre certas ideias;

  • Hipervigilância no foco de medo;

  • Confusão mental e bloqueios anímicos.

ERVAS PARA COMBATER A ANSIEDADE

>> Bacopa (Bacopa Monnieri)


Bacopa também é outro importante adaptogênico na medicina ayurvédica. A Bacopa tem um longo histórico de sucesso para aumentar a longevidade e melhorar o poder mental.


Ela reduz a ansiedade, ao mesmo tempo que melhora a memória e atenção. Portanto é uma excelente escolha para quem está sofrendo com ansiedade e perda de memória.


Se você for experimentar Bacopa, seja paciente. Pode levar um tempo para notar os efeitos. Espere alguns meses para experimentar todos os benefícios.



>> Ginkgo (Ginkgo Biloba)


A Ginkgo Biloba uma das plantas ancestrais mais impressionantes do mundo.

Ela é mais famosa por melhorar a memória, mas a Ginkgo Biloba também reduz a liberação dos hormônios do estresse cortisol, porque é eficaz para a ansiedade e estresse também.


A Ginkgo Biloba aumenta os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que são essenciais para um temperamento positivo.



>> Ginseng (Panax Ginseng)


Os chineses acreditam que o Ginseng é a “fonte da juventude” e usam o Ginseng para promover a força, vigor sexual e desempenho físico por mais de 5000 anos.


O Ginseng cria um estado de alerta, mas tem efeito relaxante ao mesmo tempo. Ela acalma você e aumenta sua energia de maneira constante, e não como o café, que é temporário.


É útil para tratar o estresse, ansiedade, fadiga e depressão. Outros benefícios relatados do Ginseng incluem mais energia, sono melhor, melhora na libido e melhora no bem-estar geral.



>> Kawa-kawa (Piper Methysticum)


Um certo número de estudos descobriu que a Kawa é eficaz no tratamento para ansiedade.


Também foi descoberto que a Kawa funciona tão bem quanto remédios prescritos para o transtorno da ansiedade generalizada, porque aumenta os níveis da química cerebral GABA. O GABA é um neurotransmissor relaxante que acalma a mente e coloca uma pausa na atividade cerebral quando necessário. Baixos níveis de GABA estão associados a vários transtornos mentais e físicos, incluindo o transtorno da ansiedade generalizada, ataques de pânico, síndrome do intestino irritável e fibromialgia.



>> Passiflora (Passiflora Incarnata)


A Passiflora é de origem norte-americana. Essa bela flor era tradicionalmente utilizada por americanos nativos para tratar ansiedade e a insônia. Acredita-se que ela aumenta os níveis de GABA.



>> Rhodiola Rosea


Raiz de ártico como o nome sugere, é encontrada principalmente em regiões frias do planeta como o ártico e montanhas no centro da China. Tem sido muito usada na medicina tradicional chinesa.


É um adaptogênico potente, uma substância que fortalece sua resistência de maneira geral para o estresse emocional e físico.


Especialmente útil para a ansiedade acompanhada de fadiga, depressão, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e perda de memória. A Rhodiola ajuda a aumentar a atividade dos neurotransmissores serotonina e dopamina.



>> Serenzo (Citrus Sinensis)


O Serenzo (Citrus Sinensis) é uma excelente escolha para quem sofre de estresse e ansiedade, compulsão alimentar e reações inflamatórias causadas por estresses e ansiedade, tem ação relaxante, calmante e promove sensação de bem estar.



>> Valeriana (Valeriana Officinalis)


A raiz de valeriana é a melhor escolha se você sofre de ansiedade associada à insônia, mas deve ser tomada a noite, antes de dormir.


Valeriana pode ser consumida como chá ou suplemento, mas a maioria das pessoas simplesmente toma o suplemento porque o chá de valeriana tem um gosto e cheiro não muito agradável.




VITAMINAS PARA COMBATER A ANSIEDADE

É importante atender todas as suas necessidades básicas de vitaminas para o seu bem-estar e saúde física e mental de maneira geral, mas existem algumas vitaminas que você deve dar uma atenção especial se você está sofrendo de ansiedade.


Baixos níveis de determinadas vitaminas podem exacerbar os sintomas da ansiedade, e os suplementos certos podem ajudar.



>> Vitaminas Do Complexo B


Vitaminas do complexo B às vezes são chamadas de “vitaminas da felicidade” ou “vitaminas antiestresse”, já que elas podem elevar o seu humor e aumentar sua tolerância ao estresse.


Ansiedade, depressão, fadiga e falta de concentração são sinais de deficiência de vitamina b.


Vitaminas do complexo B são necessárias para fornecer energia para o cérebro e para criar neurotransmissores. Podem resolver desequilíbrios de Gaba, serotonina, dopamina e epinefrina. Desequilíbrios nesses neurotransmissores contribuem para a ansiedade.



>> Inositol


Inositol era formalmente conhecido como vitamina b8 até que descobriram que o corpo consegue produzir Inositol sozinho. Agora está na categoria de pseudovitamina.


O Inositol encontra-se em altas concentrações no cérebro onde ele facilita a comunicação entre as células cerebrais. É útil para todos os tipos de ansiedade, incluindo síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. O Inositol diminui a bipolaridade, depressão e ansiedade provocada por síndrome pré-menstrual.


É muito seguro e não existe nenhuma interação com outros medicamentos ou suplementos.



>> Vitamina D3


A vitamina D é chamada de vitamina do sol uma vez que a pele produz vitamina D quando é exposta ao sol.


Como a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo em lugares fechados e passam protetor solar para sair no sol, a deficiência de vitamina D afeta 75% das pessoas. A deficiência de vitamina D pode, em parte, ser responsável pela ansiedade e depressão que as pessoas sentem quando passam longos períodos sem receber raios solares na pele. Mesmo em um país tropical como o Brasil, você certamente terá benefícios depois que começar a tomar suplemento de vitamina D.


A vitamina D3 pode ajudar na ansiedade e depressão associada com fibromialgia.




OUTROS SUPLEMENTOS PARA COMBATER A ANSIEDADE

Nem todos os remédios naturais para a ansiedade caem perfeitamente na categoria de erva ou vitamina.


Existem substâncias naturais como aminoácidos, minerais e outros nutrientes que contêm ação de combate à ansiedade também.



>> Magnésio Treonato


A deficiência de magnésio está subindo. Estima-se que 75% das pessoas não estão consumindo magnésio o suficiente. Essa deficiência contribui bastante para a ansiedade.


O magnésio diminui a liberação de hormônios do estresse e age como um filtro para prevenir a entrada desses hormônios no cérebro.


Existem muitas formas de suplementos de magnésio, mas o melhor magnésio para ansiedade é o magnésio l-treonato. Essa forma relativamente nova e pouco conhecida tem a capacidade exclusiva de permear membranas das células cerebrais e aumentar a concentração de magnésio no cérebro.


Além de tratar a ansiedade e depressão com magnésio, você também vai aumentar sua capacidade cognitiva.



>> Óleo De Peixe


Os ácidos graxos essenciais, chamados de ômega 3, são um componente estrutural integral das células nervosas e membranas das células cerebrais. Células cerebrais saudáveis são sua primeira linha de defesa contra a ansiedade, depressão e outros transtornos do humor.


Os suplementos mais populares de ômega 3 são em forma de óleo de peixe. Ômega 3 encontrado nos suplementos de óleo de peixe podem diminuir a ansiedade e depressão. O ômega 3 é um anti-inflamatório e ajuda a lutar contra a inflamação crônica do cérebro.


Inflamação cerebral contribui para a depressão, ansiedade, fadiga mental, Transtorno Do Déficit de Atenção e Hiperatividade e até mesmo transtornos degenerativos mais sérios como a Demência e mal de Alzheimer.



>> Phenibut


Phenibut é um agonista do ácido γ-aminobutírico (GABA), desenvolvido na União Soviética nos anos de 1960 e usado para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.


Phenibut é amplamente utilizado para aliviar a tensão, ansiedade e medo, para melhorar o sono em pacientes psicossomáticos ou neuróticos; bem como uma medicação pré ou pós-operatória. É também usado para fadiga, alcoolismo, batimentos cardíacos irregulares, na terapia de desordens caracterizadas por astenia e depressão, e também em transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), distúrbios vestibulares e gagueira. Além disso, Phenibut tem sido indicado para melhorar a memória e aprendizado.


No âmbito esportivo, o Phenibut possui efeitos sobre a indução do sono REM e na estimulação de GH, por ser semelhante ao GABA. Estudos demonstram que o GABA estimula a produção de GH no repouso e após a atividade física.



>> Probióticos


Seu intestino é o lugar que habita mais de 500 espécies diferentes de bactéria. Essas bactérias são coletivamente chamadas de flora intestinal ou microbioma e elas têm um impacto profundo no seu cérebro e humor. São responsáveis por produzir mais de 30 neurotransmissores, incluindo a serotonina, que aumenta o humor, e o Gaba, que acalma a mente.


Pesquisas mostram que 30 dias de suplementação de probióticos podem diminuir a ansiedade e depressão relacionada ao estresse.


Não se esqueça de comer bastante alimentos ricos em probióticos como bananas, alho, cebola e tomates. Esses alimentos abastecem as bactérias boas e são essenciais para manter o microbioma saudável.



>> Taurina


Você já pode ter ouvido falar da taurina por ser um ingrediente encontrado em bebidas energéticas.


A taurina é um aminoácido encontrado em altas concentrações no cérebro, onde age de maneira parecida com o neurotransmissor GABA. A Taurina ativa o GABA e estimula a liberação e formação de GABA.



>> Theanina


L-teanina é um aminoácido não comum na nossa dieta. Foi descoberta como um dos componentes do chá verde em 1949. É substancialmente presente nos chás derivados da Camellia sinensis, também conhecidos como chá branco, verde e preto, e também em alguns cogumelos. A L-teanina tem semelhança estrutural com a Glutamina e outros neurotransmissores que são produzidos a partir dele (GABA e glutamato) e é conhecido por ter ação no sistema nervoso central (cérebro) após a ingestão por via oral.


A principal propriedade da L-teanina é atuar como um agente relaxante sem sedação. Também está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção.



>> Triptofano


O triptofano é um aminoácido. É um bloco construtor essencial para aumentar a química que melhora o humor, chamada serotonina.


O triptofano é encontrado em alimentos ricos em proteína, e como possui um desvio biológico, o triptofano da dieta é pouco para sintetizar a serotonina no cérebro — apenas 1%.


Por essa razão, tomar um suplemento de triptofano funciona melhor para aumentar a serotonina do que apenas consumir alimentos ricos em triptofano.

O triptofano é útil para reduzir a ansiedade generalizada, ansiedade social e ataques de pânico.


A insônia é um problema comum para a pessoa que sofre com ansiedade. O triptofano também é um bloco construtor do hormônio do sono, chamado melatonina. Assim, o triptofano pode ajudar você a cair no sono mais rápido, ter uma qualidade de sono melhor, fazendo você acordar com menos frequência à noite.



>> 5HTP


O 5 HTP serve para o tratamento natural da depressão, ansiedade, insônia, e contribui para emagrecer porque diminui a sensação de fome e ainda melhora o humor.


Além disso, também diminui o consumo excessivo de álcool, cigarro e drogas e também pode ser usado na Doença de Parkinson, síndrome das pernas inquietas, terror noturno, demência progressiva, síndrome da TPM, fibromialgia, transtorno de defict de atenção e hipertatividade.



CHÁS RELAXANTES PARA COMBATER A ANSIEDADE

Antes dos humanos descobrirem como colocar ervas em cápsulas ou isolar ingredientes ativos das plantas, essas ervas e plantas eram consumidas como chás.


A maioria das ervas e plantas abaixo também estão disponíveis como suplemento. Porém, existe algumas boas razões para considerar o consumo na forma de chá e não como suplemento.

Em vez de cápsulas para engolir, tomar chá é prazeroso e o ritual de fazer um chá pode ser relaxante.



>> Chá de Camomila


O chá de camomila tem sido usado para tratar insônia, estresse e ansiedade. A camomila é especialmente útil para as pessoas que sofrem de depressão junto com ansiedade.


A camomila também é segura e você pode dar para crianças.



>> Chá de Erva Cidreira


A erva cidreira tem sido usada como um calmante desde a idade média. Como ela faz parte da família da menta, ela tem um gosto prazeroso com um toque de limão.


Reduz o hormônio do estresse cortisol enquanto aumenta o neurotransmissor relaxante GABA. É ótimo para tratar insônia e melhorar a memória. Funciona bem em sincronia com outras ervas para ansiedade como a valeriana e camomila.



>> Chá Verde


Pode parecer uma surpresa ver o chá verde nessa lista porque o chá verde contém uma pequena quantidade de cafeína. No entanto, o chá verde é mais calmante do que estimulante.


A cafeína do chá verde é resultado de 2 componentes exclusivos anti-ansiedade, a l-teanina e EGCG.


A l-teanina consegue alterar o estado das suas ondas cerebrais, colocando você no mesmo estado cerebral conquistado por pessoas que meditam. Essa substância consegue afiar o foco e concentração, enquanto reduz o estresse e melhora o bem-estar de maneira geral. Também aumenta os níveis cerebrais de GABA.


O EGCG (galato de epigalocatequina) é o componente bioativo mais bioativo do chá verde. Ele tem um efeito similar ao chlordiazepóxido, um remédio prescrito para tratar ansiedade.


Se você está preocupado com os efeitos estimulantes da cafeína, experimente comprar chá verde descafeinado.


Se você preferir, você pode tomar suplemento de l-teanina para relaxar de forma segura e eficaz.


Suplementos de EGCG não são recomendados por que são pouco absorvidos.


Também não é recomendado o extrato de chá verde. Esses extratos geralmente são vendidos para emagrecer e contém uma quantidade muito grande de cafeína.




REMÉDIOS HOMEOPÁTICOS PARA COMBATER A ANSIEDADE

A prática da homeopatia tem milhões de seguidores no mundo inteiro, especialmente na Europa, Índia e América do Sul, onde o crescimento no uso de remédios homeopáticos foi exponencial.



>> Sédatif PC – Boiron


Este medicamento é indicado como auxiliar no tratamento da tensão emocional e mental, nervosismo, ansiedade, inquietude, irritabilidade e distúrbio do sono em adultos e crianças.



>> Ansiodoron - Weleda


Este medicamento serve para auxiliar e amenizar os sintomas que surgem em ataques de ansiedades em pessoas que vivem com a doença. Ele ajuda a diminuir e tranquilizar essas pessoas que sofrem com a extrema agitação, insônia, irritabilidade, falta de paciência, problemas de concentração, taquicardia, entre outros que fazem parte de quem convive com a ansiedade diariamente.



>> Stressdoron - Weleda


É um medicamento antroposófico da Weleda indicado no tratamento auxiliar do estresse e suas manifestações, contribuindo para a revitalização e recuperação das atividades sensoriais e mentais e para o equilíbrio do estado emocional.




ÓLEOS ESSENCIAIS PARA COMBATER A ANSIEDADE


A aromaterapia é um sistema de tratamento baseado no uso de óleos essenciais — extratos concentrados de fragrâncias tirados de raízes, folhas, sementes ou flores de plantas medicinais.



>> Laranja Doce


É calmante, diminui o estresse, elimina o medo do desconhecido, é harmonizante e ansiolítico. Seu odor refrescante ajuda as pessoas a relaxar e descontrair.



>> Lavanda


Se você é iniciante em aromaterapia, sua melhor aposta para começar com os óleos essenciais é a lavanda. Além dos efeitos calmantes e relaxantes, a lavanda pode até tratar queimaduras.


Um estudo descobriu o que, comparada a tranquilizantes prescritos, o óleo de lavanda funcionou da mesma forma para aliviar o transtorno da ansiedade generalizada, mas sem os efeitos colaterais e riscos.



>> Olíbano


O olíbano, também conhecido como franquincenso (Frankincense) é ótimo para tratar a depressão e ansiedade, pois promove uma energia calma e tranquila, bem como uma conexão espiritual profunda, suas propriedades terapêuticas também atenuam cicatrizes e sinais de envelhecimento.


Na aromaterapia, ele ajuda a aprofundar o estado meditativo e aquieta a mente.



>> Vetiver


É sedativo, ajuda nos distúrbios do sono causados pela ansiedade e no esgotamento físico e mental. Ajuda a amenizar tensões resultantes de estresse, traz clareza mental e equilíbrio, quando as pessoas se sentem desconectadas e sem chão.




>> Ylang Ylang


Ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e problemas relacionados ao estresse. Traz conforto e harmoniza.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Material dos Fornecedores

Farmacêutica Responsável


Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS







1.568 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page