A Ansiedade faz parte do seu dia a dia? | Conheça Alternativas Naturais para Combater a Ansiedade.


A Ansiedade faz parte do seu dia a dia?



O que é Ansiedade?


A Ansiedade é uma emoção natural das pessoas, comum ao se enfrentar, por exemplo, algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do cotidiano. No entanto, a Ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, conhecida também como Transtorno de Ansiedade.


O Transtorno de Ansiedade pode ser leve ou grave e é bem difícil de controlar, pois atinge um alto grau de intensidade em poucos minutos. Além disso, pode durar muito tempo e, geralmente, está acompanhada de sintomas físicos e psicológicos. A Ansiedade pode ser um estado verdadeiramente limitador do nosso bem-estar, criando desconforto e bloqueios na nossa ação.



Sintomas da Ansiedade!



Físicos >>


  • Aumento da frequência cardíaca ou dor no peito;

  • Respiração irregular, rápida ou hiperventilação;

  • Transpiração intensa e fria;

  • Espasmos musculares;

  • Fraqueza;

  • Dificuldade em se concentrar;

  • Insônia;

  • Problemas digestivos ou gastrointestinais (diarreia, constipação);

  • Tensão muscular.

Psicológicos >>

  • Medo irracional;

  • Sensação de nervosismo, agitação ou de que algo ruim irá acontecer;

  • Desejo de evitar coisas que provocam a ansiedade;

  • Obsessões sobre certas ideias;

  • Hipervigilância no foco de medo;

  • Confusão mental e bloqueios anímicos.

ERVAS PARA COMBATER A ANSIEDADE

>> Ashwagandha


O principal uso dessa erva é para reduzir o estresse. Ela tem um efeito significativo no hormônio do estresse cortisol, reduzindo ele em até 25%. É muito útil para acalmar a ansiedade de todos os tipos, especialmente a agorafobia (medo de lugares abertos).


Experimente a Ashwagandha quando estiver deprimido ou desmotivado.



>> Bacopa (Bacopa Monnieri)


Bacopa também é outro importante adaptogênico na medicina ayurvédica. A Bacopa tem um longo histórico de sucesso para aumentar a longevidade e melhorar o poder mental.


Ela reduz a ansiedade, ao mesmo tempo que melhora a memória e atenção. Portanto é uma excelente escolha para quem está sofrendo com ansiedade e perda de memória.


Se você for experimentar Bacopa, seja paciente. Pode levar um tempo para notar os efeitos. Espere alguns meses para experimentar todos os benefícios.



>> Ginkgo (Ginkgo Biloba)


A Ginkgo Biloba uma das plantas ancestrais mais impressionantes do mundo.

Ela é mais famosa por melhorar a memória, mas a Ginkgo Biloba também reduz a liberação dos hormônios do estresse cortisol, porque é eficaz para a ansiedade e estresse também.


A Ginkgo Biloba aumenta os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que são essenciais para um temperamento positivo.



>> Ginseng (Panax Ginseng)


Os chineses acreditam que o Ginseng é a “fonte da juventude” e usam o Ginseng para promover a força, vigor sexual e desempenho físico por mais de 5000 anos.


O Ginseng cria um estado de alerta, mas tem efeito relaxante ao mesmo tempo. Ela acalma você e aumenta sua energia de maneira constante, e não como o café, que é temporário.


É útil para tratar o estresse, ansiedade, fadiga e depressão. Outros benefícios relatados do Ginseng incluem mais energia, sono melhor, melhora na libido e melhora no bem-estar geral.



>> Kawa-kawa (Piper Methysticum)


Um certo número de estudos descobriu que a Kawa é eficaz no tratamento para ansiedade.


Também foi descoberto que a Kawa funciona tão bem quanto remédios prescritos para o transtorno da ansiedade generalizada, porque aumenta os níveis da química cerebral GABA. O GABA é um neurotransmissor relaxante que acalma a mente e coloca uma pausa na atividade cerebral quando necessário. Baixos níveis de GABA estão associados a vários transtornos mentais e físicos, incluindo o transtorno da ansiedade generalizada, ataques de pânico, síndrome do intestino irritável e fibromialgia.



>> Passiflora (Passiflora Incarnata)


A Passiflora é de origem norte-americana. Essa bela flor era tradicionalmente utilizada por americanos nativos para tratar ansiedade e a insônia. Acredita-se que ela aumenta os níveis de GABA.



>> Rhodiola Rosea


Raiz de ártico como o nome sugere, é encontrada principalmente em regiões frias do planeta como o ártico e montanhas no centro da China. Tem sido muito usada na medicina tradicional chinesa.


É um adaptogênico potente, uma substância que fortalece sua resistência de maneira geral para o estresse emocional e físico.


Especialmente útil para a ansiedade acompanhada de fadiga, depressão, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e perda de memória. A Rhodiola ajuda a aumentar a atividade dos neurotransmissores serotonina e dopamina.



>> Serenzo (Citrus Sinensis)


O Serenzo (Citrus Sinensis) é uma excelente escolha para quem sofre de estresse e ansiedade, compulsão alimentar e reações inflamatórias causadas por estresses e ansiedade, tem ação relaxante, calmante e promove sensação de bem estar.



>> Valeriana (Valeriana Officinalis)


A raiz de valeriana é a melhor escolha se você sofre de ansiedade associada à insônia, mas deve ser tomada a noite, antes de dormir.


Valeriana pode ser consumida como chá ou suplemento, mas a maioria das pessoas simplesmente toma o suplemento porque o chá de valeriana tem um gosto e cheiro não muito agradável.




VITAMINAS PARA COMBATER A ANSIEDADE

É importante atender todas as suas necessidades básicas de vitaminas para o seu bem-estar e saúde física e mental de maneira geral, mas existem algumas vitaminas que você deve dar uma atenção especial se você está sofrendo de ansiedade.


Baixos níveis de determinadas vitaminas podem exacerbar os sintomas da ansiedade, e os suplementos certos podem ajudar.



>> Vitaminas Do Complexo B


Vitaminas do complexo B às vezes são chamadas de “vitaminas da felicidade” ou “vitaminas antiestresse”, já que elas podem elevar o seu humor e aumentar sua tolerância ao estresse.


Ansiedade, depressão, fadiga e falta de concentração são sinais de deficiência de vitamina b.


Vitaminas do complexo B são necessárias para fornecer energia para o cérebro e para criar neurotransmissores. Podem resolver desequilíbrios de Gaba, serotonina, dopamina e epinefrina. Desequilíbrios nesses neurotransmissores contribuem para a ansiedade.



>> Inositol


Inositol era formalmente conhecido como vitamina b8 até que descobriram que o corpo consegue produzir Inositol sozinho. Agora está na categoria de pseudovitamina.


O Inositol encontra-se em altas concentrações no cérebro onde ele facilita a comunicação entre as células cerebrais. É útil para todos os tipos de ansiedade, incluindo síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. O Inositol diminui a bipolaridade, depressão e ansiedade provocada por síndrome pré-menstrual.


É muito seguro e não existe nenhuma interação com outros medicamentos ou suplementos.



>> Vitamina D3


A vitamina D é chamada de vitamina do sol uma vez que a pele produz vitamina D quando é exposta ao sol.


Como a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo em lugares fechados e passam protetor solar para sair no sol, a deficiência de vitamina D afeta 75% das pessoas. A deficiência de vitamina D pode, em parte, ser responsável pela ansiedade e depressão que as pessoas sentem quando passam longos períodos sem receber raios solares na pele. Mesmo em um país tropical como o Brasil, você certamente terá benefícios depois que começar a tomar suplemento de vitamina D.


A vitamina D3 pode ajudar na ansiedade e depressão associada com fibromialgia.




OUTROS SUPLEMENTOS PARA COMBATER A ANSIEDADE

Nem todos os remédios naturais para a ansiedade caem perfeitamente na categoria de erva ou vitamina.


Existem substâncias naturais como aminoácidos, minerais e outros nutrientes que contêm ação de combate à ansiedade também.



>> Magnésio Treonato


A deficiência de magnésio está subindo. Estima-se que 75% das pessoas não estão consumindo magnésio o suficiente. Essa deficiência contribui bastante para a ansiedade.


O magnésio diminui a liberação de hormônios do estresse e age como um filtro para prevenir a entrada desses hormônios no cérebro.


Existem muitas formas de suplementos de magnésio, mas o melhor magnésio para ansiedade é o magnésio l-treonato. Essa forma relativamente nova e pouco conhecida tem a capacidade exclusiva de permear membranas das células cerebrais e aumentar a concentração de magnésio no cérebro.