top of page

Dica Saudável | Lanche Saudável | Pão de Grão de Bico com Chá


Pão de Grão de Bico (Sem Glúten) com Chá


Com a temperatura caindo e o inverno se aproximando, nada melhor que um lanche saudável para manter a imunidade em dia. Pãozinho simples de preparar e cheio de benefícios para a sua saúde, o sabor é neutro, a fatia é estável e não esfarela! Pode ser degustado no café da tarde, café da manhã ou junto com sopas.


Como acompanhamento sugerimos a opção de chá. A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos e que proliferou para os quatro cantos do mundo, onde continua a ser, ainda hoje, muito apreciado. Bom, certamente você muito já deve ter ouvido falar em geral sobre os benefícios desta bebida natural em nossa loja você encontra chás deliciosos e fáceis de preparar.



INGREDIENTES


  • 1 xícara de Farinha de Painço Giroil*

  • 1/2 xícara de Farinha de Grão de Bico Giroil*

  • 3/4 xícara de polvilho doce

  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo

  • 1 colher de sopa de Açúcar de Coco Eat Clean*

  • 1 colher de sopa de Psyllium Giroil*

  • 1 colher de chá rasa de Sal Rosa do Himalaia Eat Clean*

  • 1 colher de sopa de Óleo de Chia Giroil*

  • 1 xícara de água morna + aproximadamente 1/3 de xícara de água morna

* Esses produtos você encontra em nossa loja!



MODO DE PREPARO


1. Em uma bacia adicione a Farinha de Painço , a quinoa em flocos, o polvilho doce, o fermento biológico, o açúcar, o psyllium e mexa rapidamente até transformar em um mix de farinhas.


2. Adicione o sal no mix de farinhas e mexa novamente. Você até pode misturar o sal na etapa anterior, mas cuide para que o fermento biológico não entre em contato direto com o sal porque ele pode estragar a fermentação.

3. Adicione o óleo de chia e a água morna aos poucos mexendo com uma colher de pau.


4. Mexa bem a cada adição de água e analise a textura, lembre-se que ela não pode ficar muito mole, se não o pão vai afundar no centro, e nem muito duro, se não o pão não crece.


5. Transfira a massa para uma forma de média de pão,mais ou menos 25 cm para essa receita.


6. Deixe crescer por aproximadamente 30 minutos em um cantinho da cozinha tapado com uma pano para preservar a umidade.


7. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos.


8. Quando o pão estiver assado e você conseguir encostar na forma sem se queimar retire-o da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha.



DICAS DE SUBSTITUIÇÃO


  • Substitua a farinha de painço por farinha de sorgo *.

  • Você pode usar qualquer óleo - óleo de coco*, azeite de oliva ou óleo de cártamo*.

  • A quantidade de água pode variar conforme as substituições que você fizer na receita.


* Esses produtos você encontra em nossa loja!



DICAS DE ACOMPANHAMENTO


Quando o pão estiver pronto, você pode degustá-lo junto com os seguintes acompanhamentos:


  • Manteiga de Gergelim (tahine) - Novidade Eat Clean *

  • Pasta de Amendoim com Açúcar de Coco Eat Clean *

  • Pasta de Amendoim com Cacau Eat Clean *

* Esses produtos você encontra em nossa loja!


Para tomar, aconselhamos o Suchás da Zèle -


Leia mais sobre os Suchás aqui.


Na Boaformula você também encontra diversos chás a granel, venha nos visitar!!


Obs - Nas receitas de pães sem glúten a espessura da massa é fundamental, ela não pode ser muito mole se não o pão “desanda”. Ela deve ficar densa, como uma massa de modelar.


Como tem a possibilidade de substituições de ingredientes a quantidade de água pode variar, dependendo da farinha que você substituir pode precisar de mais água ou menos água.


Aproveite!



Conheça os benefícios dos ingredientes!!



FARINHA DE PAINÇO

O painço já foi visto como alimento básico na África e na Índia. Hoje, ele rompeu fronteiras e figura na lista como o sexto cereal mais importante do mundo. Entre suas propriedades, destaque para a nutrição, baixo probabilidade de provocar alergia e mais digerível. O painço é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e potássio.


Por conter grande quantidade do aminoácido triptofano, propicia sono tranquilo. Já as vitaminas do complexo B, auxiliam na redução das taxas de LDL, também conhecido como colesterol ruim; o magnésio ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo risco de infarto.


O cereal também tem propriedades para amenizar os sintomas de asma e as frequências das crises de enxaqueca. Devido a alta concentração de fibra ele aumenta a concentração de insulina, diminuindo a concentração de gorduras no sangue.


Quanto aos cálculos biliares, a ingestão frequente do painço diminui os índices de desenvolvimento da doença. Isso se dá pelo teor de fibras diminuírem a secreção dos ácidos biliares, já que o excesso configura na formação de cálculos.



FARINHA DE GRÃO DE BICO


A Farinha de Grão de Bico é obtida através da moagem dos grãos estabilizados, reduzindo o efeito dos fatores antinutricionais, aumentando a digestibilidade e o sabor. A farinha de grão de bico não contém glúten, possui baixo índice glicêmico e é não transgênico, excelente para adeptos de uma alimentação saudável e balanceada.


Do ponto de vista nutricional, a farinha de grão de bico é um alimento muito nutritivo, especialmente por ser rica em vitaminas do complexo B, dentro do qual podemos citar a vitamina B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B6 e B9 ou ácido fólico, (uma vitamina que é muito importante durante a gravidez para a formação, desenvolvimento e crescimento do bebê).


Além disso, fornece outras vitaminas, entre as quais destacam-se a vitamina A, C e E. Também fornece quantidades interessantes de ácidos graxos ômega-6. Mas suas qualidades nutricionais não terminam aqui, uma vez que contém um alto teor de ferro, a tal ponto que pode dobrar o fornecimento de ferro encontrado na carne.Também contém ótimas quantidades de fibra, o que é ideal para evitar a prisão de ventre e nos manter saciados.

PSYLLIUM

O Psyllium fibras, também conhecido como Psyllium husk, é uma fonte de fibra natural, feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata. Composta na maior parte por fibras solúveis, que tem capacidade de se ligar à água e formar géis, importantes para o metabolismo intestinal.


  • Auxilia na regularização dos níveis de colesterol, por ser fonte de fibras;

  • Promove a eliminação de toxinas, auxiliando na desintoxicação, devido a uma melhora no transito intestinal;

  • Ajuda a controlar a glicemia, fonte de fibras solúveis, ajuda a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos após a ingestão, o que permite o controle do nível de açúcar no sangue;

  • As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.



SAL ROSA DO HIMALAIA




Você já ouviu falar sobre o incrível cristal de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia? É embalado com alguns benefícios bastante surpreendentes e é um novo ingrediente surpreendente para adicionar a sua despensa. É uma alternativa absolutamente maravilhosa ao sal de mesa, e logo explicarei o porquê.


A história - Primeiro de tudo, o que faz o sal de cristal do Himalaia ser tão incrível? Cerca de 200 milhões de anos atrás, havia camas cristalizadas de sal que foram cobertas com lava. Sendo mantidas nesse ambiente intocado e

imaculado que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal foi protegido da poluição moderna. Muitas pessoas acreditam que este sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.


Minerais e energia - O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.


Quais são exatamente os benefícios?


Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:

  • Auxilia na saúde vascular;

  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;

  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;

  • Reduz os sinais de envelhecimento;

  • Promove padrões de sono saudável;

  • Aumenta a libido;

  • Previne cãibras musculares;

  • Aumenta a hidratação;

  • Fortalece os ossos;

  • Reduz a pressão arterial;

  • Melhora a circulação;

  • Desintoxica o corpo de metais pesados.



ÓLEO DE CHIA

O Óleo de Chia é extraído dos grãos de Chia ( Salvia hispânica), grãos que são de produção própria da empresa. A extração é através de primeira e única prensagem a frio, conservando todas as propriedades nutricionais.


De cor amarelo dourado claro, com sabor adocicado, semelhante a nozes. Possui alto índice de gorduras insaturadas (poliinsaturadas e monoinsaturadas), que são os ácidos graxos essenciais, conhecidos por ômega 3, 6 e 9. Com predomínio de ômega 3, sendo a mais rica fonte vegetal, podendo seu óleo chegar a 64% desse ácido graxo.



AÇÚCAR DE COCO

O Açúcar de Coco tem índice glicêmico mais baixo que o açúcar refinado comum, além disso é rico em nutrientes vitaminas sendo assim uma ótima opção para substituir o açúcar branco comum. Extraído das folhas da palma de coco, o açúcar de coco não possui sabor residual de coco. O açúcar de coco possui quantidade maior de vitaminas que o açúcar mascavo. O processo de fabricação do açúcar de coco não utiliza refinamento ou adição de ingredientes químicos deixando o produto 100% natural.

MANTEIGA DE GERGELIM

Do latim Sesamum indicum L. o gergelim é uma semente originária do Oriente que pode ser encontrada em grãos, com ou sem casca, inteiro ou moído, e também como óleo, manteiga ou pasta.


Há milênios esta semente já vem sendo utilizada com o intuito de proteger o cérebro, fortalecer o coração e os ossos e muito mais.


Encontramos no mercado três tipos de semente, o amarelo, o marrom e o preto. Ambos são ricos em proteínas, fibras, ferro, vitamina E (considerada um rejuvenescedor e retardante do envelhecimento), B1 e B2, fósforo, magnésio, selênio, zinco, cálcio e manganês. Essa pequena sementinha conta ainda com antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos essências (ômega 3 e 6) que bloqueiam a produção do colesterol LDL (ruim) e aminoácidos que juntos melhoram a memória, por facilitarem a transmissão de impulsos nervosos. Estudos apontam ainda, sua eficácia na prevenção e tratamento do diabetes.


Por isso, é largamente utilizada entre os vegetarianos e macrobióticos, que tem o gergelim como excelente fonte de ácidos graxos e aminoácidos essenciais.


O gergelim possui ainda, quantidade significativa de lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que influencia na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução de gorduras em meio aquoso, mantendo dissolvidos os lipídios (especialmente o colesterol) evitando que ele se deposite nas paredes das artérias.


Além de, atuar na estimulação do sistema imune, na prevenção de osteoporose e câncer, devido suas grandes quantidades de cálcio e antioxidantes (sesamina).


A sua grande quantidade de cálcio (90mg por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), além de auxiliar na manutenção de massa óssea, ajuda no controle de massa corporal gorda, tanto na quebra de gordura (lipólise), quanto na redução do armazenamento de tecido adiposo (lipogênese).


Estudos vem demonstrando também sua eficácia na modulação hormonal em mulheres na menopausa. Isso se da pela presença de lignanas quesão convertidas na microbiota intestinal, em enterolactona e enterodiol que possuem efeito estrogênico.


Na medicina chinesa e ayurvédica, é utilizado para aumento da energia vital, tratamento da fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular.


Amplamente utilizado também na regulação das funções intestinais por ter propriedades laxativas suaves.



PASTA DE AMENDOIM



A planta de Amendoim é uma erva originária da América do Sul, com mais exatidão, em uma região que compreende o Brasil, Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina. O amendoin é rico em proteína vegetal, antioxidantes e minerais. É considerado uma fruta oleaginosa da mesma família das castanhas, das nozes e das avelãs, sendo rico em gorduras boas como o ômega-3 que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração.


Assim, o consumo regular de amendoim traz os seguintes benefícios para a saúde:


  • Prevenir doenças cardíacas, por conter resveratrol, a mesma substância protetora encontrada no vinho;

  • Prevenir aterosclerose, por conter gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol;

  • Prevenir câncer, devido à presença de resveratrol, vitamina E e fitosteróis;

  • Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em antioxidantes;

  • Manter a saúde dos músculos e favorecer a contração muscular, por conter magnésio e potássio;

  • Fonte de energia, melhorando o rendimento no treino e favorecendo a hipertrofia e recuperação muscular;

  • Melhorar o humor e diminuir o estresse, por conter triptofano, substância que favorece a produção de hormônios do bem estar;

  • Prevenir anemia e diminuir o risco de mal formação do bebê por conter ácido fólico.


A sua saúde em boas mãos.


Fonte: Material dos Fornecedores

Farmacêutica Responsável


Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page