top of page

Saúde das Articulações | Proteção e Tratamentos




As articulações são importantes conexões entre os ossos que permitem dar mobilidade ao esqueleto e flexibilidade ao corpo, garantindo a movimentação dos joelhos, pés e mãos, cotovelos, mandíbula, ombros, quadril e punhos.


O surgimento das dores nas articulações, a chamada artrose, atinge 20% dos brasileiros e está diretamente relacionada à idade. Ela aparece de forma gradual, aumentando sua intensidade ao longo do tempo.


É a partir dos 50 anos que se torna mais comum, afetando principalmente as mãos, os punhos, os ombros, os cotovelos, os joelhos, a coluna e os pés. Além do envelhecimento natural, sua causa também se deve, principalmente, ao uso excessivo de uma articulação.


Para usufruir de estilos de vida saudáveis e com o objetivo de manter sua mobilidade em seus anos sênior, cada vez mais consumidores estão cientes da saúde óssea e das articulações em uma idade mais jovem. Adotar uma postura voltada para a prevenção de problemas nas articulações é essencial, já que no decorrer dos anos o desgaste inevitável sobre elas pode comprometer movimentos comuns realizados diariamente como sentar, levantar, escrever e andar.



O que são as articulações?


As articulações são as junções entre dois ossos e servem para dar estabilidade e permitir a mobilidade entre eles, além de ajudar a dar movimentos em direções diferentes e com amplitudes variadas. A configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível. Por exemplo, as articulações do ombro, que têm um formato de esfera e soquete, permitem rotações para dentro e para fora, bem como os movimentos dos braços para frente, para trás e para os lados. As articulações dobradiças dos joelhos, dedos das mãos e dedos dos pés permitem apenas dobrar (flexão) e abrir (extensão) os dedos.


Os componentes das articulações proporcionam estabilidade e reduzem o risco de danos por uso constante. Em uma articulação, as extremidades dos ossos são cobertas por cartilagem — um tecido liso, resistente, elástico e protetor composto por colágeno, água e proteoglicanos que reduz o atrito quando as articulações se movem e ajuda a absorver o impacto, facilita os deslizamentos entre ossos e é essencial para a formação e crescimento ósseo. As articulações também têm um revestimento (tecido sinovial) que as envolve para formar a cápsula articular. As células do tecido sinovial produzem uma pequena quantidade de líquido claro (fluido sinovial) que nutre a cartilagem e reduz ainda mais o atrito, facilitando o movimento.



Por que é importante cuidar das articlações e cartilagens?


As articulações podem ser sobrecarregadas ou lesionadas por conta do excesso de peso ou devido atividades físicas pesadas, sem cuidados prévios, como alongamentos e orientação de um profissional, por exemplo. A lesões podem levar a inflamação crônica (artrite), causando o que é conhecido como osteoartrites.


As cartilagens, quando sofrem desgastes excessivos ou traumas, apresentam um processo de recuperação bastante lento. Por esse motivo, muitas pessoas não seguem o tratamento por completo, e isso evolui para problemas nas articulações.



Prevenção é o melhor remédio!


A principal causa de lesão na cartilagem e na articulação é o excesso de peso, seguida de lesões causadas pelo alto impacto, além do próprio desgaste natural do envelhecimento.


É muito importante também que a musculatura esteja fortalecida, pois, quando os músculos estão fracos, a sobrecarga sobre as articulações aumenta, podendo causar lesões articulares. As recomendações básicas para a boa manutenção das cartilagens e articulações são:

  • evitar o sobrepeso;

  • praticar regularmente exercícios para a manutenção da musculatura, desde que adequado para a idade e peso;

  • seguir uma alimentação saudável, com ingestão de alimentos ricos em vitamina C, D e colágeno.

Se não houver esses cuidados, o processo natural de envelhecimento pode ser acelerado pelo desgaste excessivo ou por lesões, principalmente nas articulações de maior carga (joelho e quadril).



Suplementações para a saúde das articulações | Prevenção e Tratamentos



UC-II®


UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartilagem de frango. É fabricado através de um processo de produção patenteado, não-enzimático, à baixas temperaturas, o que garante a obtenção de um colágeno puro, sem alteração molecular, com atividade biológica inalterada.


UC-II® é o único produto deste tipo disponível em doses convenientes de 40mg, uma vez ao dia. Tem estudos publicados que comprovam que UC-II® é duas vezes mais eficaz do que glucosamina + condroitina na promoção conjunta de conforto, mobilidade e flexibilidade das articulações.



>> Mecanismo de ação


Uma das principais doenças relacionadas à cartilagem é a osteoartrite, que afeta as articulações do corpo humano (principalmente coluna, joelho, mãos e quadril), provocando inflamação. Na maioria das vezes acomete pessoas com mais de cinquenta anos e do sexo feminino, mas também atinge homens e pessoas de outras faixas etárias. Um dos diversos fatores que podem contribuir para o aparecimento da osteoartrite é a obesidade, mas traumas ou uso repetitivo das articulações durante o trabalho e a prática de esportes podem ocasionar o aparecimento da doença.


A principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso é o colágeno tipo II. No caso da osteoartrite, há uma produção exacerbada da enzima colagenase, provocando a quebra da cartilagem, que tem por consequência a inflamação e dor.


UC-II® é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico. Desta forma previne o “ataque” auto imune às nossas cartilagens. Por consequência há um bloqueio da inflamação, sem a qual o paciente não apresenta mais o quadro de dor. Quando o organismo não ataca mais exacerbadamente as cartilagens, é reestabelecida a homeostase entre quebra e síntese do colágeno tipo II, devolvendo a mobilidade e o conforto ao paciente, promovendo melhora da qualidade de vida.


1. Desativa a resposta imune contra o colágeno tipo II: Na osteoartrite, o organismo passa a não reconhecer o colágeno (proteína) presente nas articulações. O sistema imune ataca o colágeno e o destrói.


2. Torna o organismo tolerante ao colágeno tipo II presente nas cartilagens: O UC-II® administrado oralmente, ao passar pelo sistema digestivo, é reconhecido pelo organismo e isso dessensibiliza o sistema imune e causa uma tolerância oral.


3. A TOLERÂNCIA ORAL DO COLÁGENO TIPO II SUPRIME FORTEMENTE A INFLAMAÇÃO DA ARTICULAÇÃO.



>> Indicações


UC-II® é indicado para humanos e animais nos casos abaixo, acompanhados de dor e inflamação articular:

  • Artrose e Osteoartrose;

  • Artrite e Osteoartrite;

  • Artrite reumatoide;

  • Poliartrite reumatóide juvenile;

  • Lesão articular;

  • Lesão da cartilagem.



>> Aplicações

  • Ajuda a manter a saúde das articulações;

  • Promove maior conforto das articulações inflamadas;

  • Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações.



>> Indicação Boaformula de Uso


UC II 40mg

Vit C 45mg


Tomar 1 cápsula ao dia.



Glucosamina e Condroitina


A glucosamina e condroitina que são duas substâncias fundamentais para o tratamento da artrite, artrose, dor nas juntas e destruição das articulações. Estas substâncias quando utilizadas em conjunto ajudam na reconstrução dos tecidos que formam a própria cartilagem, combatendo a inflamação e a dor.


Glucosamina é a parte de moléculas chamadas glicosaminoglicanos, utilizadas para a formação e reconstrução da cartilagem. A condroitina é a glicosaminoglicana mais abundante na cartilagem e é responsável por sua resiliência.


>> Para que serve


A glucosamina e a Condroitina são duas substâncias indicadas para melhorar o fortalecimento das articulações, sendo útil para:

  • Reduzir a dor das articulações,

  • Aumentar a lubrificação das articulações,

  • Estimular a reparação da cartilagem,

  • Inibir as enzimas que destroem a cartilagem,

  • Preservar o espaço intra articular,

  • Combater a inflamação.

Dessa forma, seu uso pode ser indicado pelo médico ou nutricionista, para complementar o tratamento da artrite e artrose, por exemplo.



>> Como funciona


A glucosamina e a condroitina agem sobre a cartilagem que reveste as articulações, protegendo e retardando o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem, diminuindo a dor e causando a diminuição da limitação dos movimentos que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem.



>> Indicação Boaformula de Uso



Sachê de Glucosamina e Condroitina


Glucosamina 1500mg

Condroitina 1200mg

Sabor laranja


Tomar 1 sachê ao dia, diluído em água.



Gel Articular


Contém Glucosamina, DMSO, TCM, MSM, Tintura de Arnica e Tintura de Erva Baleeira.


Aplicar sobre as áreas doloridas 3 vezes ao dia.




Colágeno Hidrolisado


Colágeno é uma proteína de extrema abundancia em seu organismo. Na derme, ou camada média da pele, o colágeno auxilia na formação do sistema fibroso chamado fibroblasto, em que novas células podem crescer. O mesmo participa de importante papel na reposição e restauração de células mortas da pele.


O colágeno hidrolisado é obtido através de um exclusivo processo de fabricação de colágeno de alta qualidade de origem suína, semelhante ao colágeno do corpo. Em seguida, ele é transformado em peptídeos bioativos, os quais representam uma ajuda na produção dos componentes da cartilagem.


O colágeno normalmente é indicado para pessoas com mais de 30 anos ou que tenham problemas nas articulações.



>> Benefícios do colágeno hidrolisado


Os principais benefícios do colágeno hidrolisado incluem:

  • Melhora da firmeza da pele;

  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos;

  • Melhora no tratamento da osteoporose;

  • Prevenção do envelhecimento;

  • Melhora do controla da pressão arterial;

  • Prevenção de úlceras gástricas

É importante destacar que esses benefícios são obtidos principalmente quando se tem uma alimentação saudável também potencializa os resultados trazidos pela suplementação com colágeno.



>> Indicação Boaformula de Uso


Sachê de Colágeno Hidrolisado


Colágeno 10g

Sabor laranja


Tomar 1 sachê ao dia, diluído em água.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Material do Fornecedor

Farmacêutica Responsável



Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page