top of page

Dica Saudável | Grão de Bico


Grão de bico, curiosidades dessa leguminosa e receitas deliciosas


A consciência alimentar nos leva a uma relação mais intima com o que ingerimos. Hoje iremos compartilhar com você sobre uma leguminosa que se tornou muito conhecida por ser rica em proteínas e vitaminas do complexo B, fonte de energia (por sua quantidade de amido) e felicidade (pela presença do triptofano, aminoácido essencial de bem-estar e redução do estresse).


Importante, como sua tabela nutricional, é a origem do grão de bico, sua procedência e caminho até chegar a leguminosa que conhecemos. Na caminhada de aprimorarmos a nossa relação com a comida, conhecermos a procedência do nosso alimento até chegar no nosso prato é muito importante.



Grão de bico ( Cicer arietinum L.)

Grão de bico é uma leguminosa, parente do feijão e da ervilha.É uma planta herbácea da família das fabáceas, de ciclo anual, com folhas verde-amareladas, flores brancas e que alcança até 60 cm de altura.


As primeiras espécies selvagens de grão de bico estão integradas na alimentação humana desde a Idade do Bronze. Esta planta se originou no Oriente Médio e depois foi se espalhando, sendo um alimento muito conhecido entre diversas culturas.


Na produção mundial de leguminosas, o grão-de-bico está em terceiro lugar, depois da soja e do feijão. As variedades antigas desta leguminosa tem a cor escura, quase preta, muito diferente das que conhecemos hoje, de cor clara.


Características da Planta


Porte:Entre 20 e 50 cm de altura.

Flores:Flores brancas.

Frutos:Desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram 2 ou 3 grãos, no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena "espora".


Cultivo


O desenvolvimento do cultivo do Grão-de-bico é melhor em regiões que apresentem temperaturas ao redor de 9ºC a 11ºC, podendo ser ainda menores, mas sem geadas, especialmente durante o período de floração. Os solos mais indicados para o seu plantio são os argilosos ou os arenosos, que podem variar de textura. Devido às suas raízes profundas, o Grão-de-bico resiste bem a longos períodos de seca, mas não suporta grandes volumes de água. O plantio pode ser feito na primavera ou verão (em regiões de climas mais frios) ou no inverno (em regiões de clima tropical). Nos cerrados brasileiros, é feito entre o início de abril até o início de maio. A colheita é realizada em agosto, quando as plantas são cortadas e colocadas para secar.



Benefícios nutricionais que ele nos proporciona


Grão-de-bico é uma boa fonte de proteína vegetal, rica em minerais - cálcio, ferro, fósforo, potássio, molibdênio, cobre - em triptofano e vitaminas (A, B e C) para além de ser riquíssimo em fibras vegetais. Dentre as vitaminas do grupo B, é preciso ressaltar a riqueza em folatos, ácido fólico, a B9, especialmente necessária para a saúde da mulher e a fertilidade.



Propriedades curativas do grão-de-bico


A riqueza em fibras vegetais solúveis e não solúveis do grão-de-bico é essencial para a retirada das gorduras excedentes na alimentação, o aumento do bolo fecal, a redução dos resíduos alimentares e a limpeza das paredes intestinais.


Sua riqueza em molibdênio faz do grão-de-bico um excelente desintoxicante do organismo, especialmente para os excessos de sulfitos comumente usados como conservantes na indústria alimentar.


Grão-de-bico tem triptofano, aminoácido essencial fundamental para a preservação de bons níveis de serotonina e melatonina, das quais o triptofano é precursor. Assim, o consumo rotineiro de grão-de-bico ajuda no combate à depressão e problemas de sono, especialmente nos que se referem à dificuldade em adormecer.


A riqueza do grão-de-bico em magnésio, que o torna uma das boas fontes deste mineral essencial à saúde como um todo, auxilia o organismo de quem o consome na produção de enzimas importantes para a produção de energia e melhora a ação do nosso sistema imunológico. Especificamente, uma dieta rica em magnésio é fundamental para a saúde cardiovascular.



Dica de receitas | Grão de bico


Versátil, o grão de bico pode ser usado de várias formas, como no preparo de petiscos, saladas, acompanhamentos, lanches, como ingredientes de pratos principais e até em doces. Suas propriedades também permitem seu uso triturado, como farinha, para a preparação de massas, substituindo a tradicional farinha de trigo nos preparos. A farinha de grão de bico tem um sabor mais amendoado, e pode vir ser uma bom aliado para uma alimentação saudável.

PANQUECA DE GRÃO DE BICO

*Ingrediente sublinhados você encontra na Boaformula.


INGREDIENTES


  • 2/3 xícara de farinha de grão de bico

  • 1 colher de sopa de chia

  • 1/3 de xícara de água

Sugestão temperos: sal do himalaia, pimenta do reino, açafrão da terra

Sugestão extra: adicionar semente de girassol



COMO FAZER A PANQUECA

  1. Em um recipiente acrescente a farinha de grão de bico e os temperos e misture. Hidrate a chia na água por pelo menos 15 minutos e misture junto os secos.

  2. Esquente uma frigideira e unte com óleo de cártamo e adicione a mistura

  3. Vire dos dois lados e pode servir


COMO FAZER COBERTURA


Você pode diversificar bastante, aproveitando com o que tiver na sua geladeira e fazer deliciosas combinações com essa massa de panqueca.


Nessa receita utilizamos um creme de queijo vegetal preparado com tofu orgânico e missô da Família Hattori. Por cima adicionamos salsichas veganas (marca Sattva) com broto de rabanete e girassol. Esses produtos podem ser encontrados na feira ecológica do Bom Fim em POA no sabádo.


Os brotos você pode cultiva-los na sua casa mesmo. Deixaremos no final umas dicas de como cultivar girassol na sua casa em um pequeno espaço.




FALAFEL | BOLINHO DE GRÃO DE BICO


*Ingrediente sublinhados você encontra na boaformula.


INGREDIENTES


  • 2 xíc. de farinha de grão de bico

  • 1/3 xíc. de farinha de linhaça (serve para dar liga a massa, misturar junto a água para hidratar em quantidade equivalente a de linhaça)

  • 1/3 xíc. de água

  • 1/2 xíc. de cebola picada

  • 1 dente de alho picado

  • 2 colheres de sopa de óleo de chia

  • Salsinha ou coentro a gosto (sugestão: 1/4 xíc. picado)

  • Pimento do reino e açafrão da terra em pó a gosto

  • Sal do himalaia a gosto


COMO FAZER


  1. Em um recipiente coloque a farinha de grão de bico, os temperos e a farinha de linhaça hidratada. Vá adicionando o restante da água e o óleo de chia. Misture bem até ficar homogêneo;

  2. Molde os bolinhos como preferir e os disponha em uma forma.

  3. Depois asse até dourar no forno pré aquecido de 180 graus.




Curiosidade!


Como cultivar broto de girassol?


Compre sementes de girassol para o cultivo. Você pode comprá-las em um viveiro de plantas, em uma loja de jardinagem ou até mesmo pela internet. As sementes de girassol também podem ser encontradas em supermercados e lojas de conveniência, mas essas são comestíveis e não para o cultivo. Depois de torrada, a semente não brota.


Coloque-as dentro de água por cerca de 8 horas para as hidratar e ajudar a germinar (pode deixá-las durante a noite por exemplo).


Retire-as da água e guarde-as num local escuro até que as sementes comecem a germinar.


Plante-as num recipiente com terra, com pouca profundidade, por exemplo de dois dedos.


Cubra-as com uma camada fina de solo e mantenha-o sempre úmido (borrifando água com um spray).


Deixe numa janela ensolarada e aguarde. Em cerca de 3 dias aparecerão os primeiros rebentos à superfície.


Após cerca de 7 a 14 dias após terem sido semeados, estarão prontos para consumo!


A colheita deverá ser feita enquanto ainda só houver um conjunto de folhas. Podem ser imediatamente consumidos para guarnecer saladas, sopas e outros pratos ou guardados na geladeira!



BOM APETITE E BOM FINAL DE SEMANA!

A sua saúde em boas mãos.

Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

601 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page