top of page

Dica Saudável | Casa ecologicamente limpa




Cuidar da saúde de nossa casa, é cuidar de nossa saúde!

Casa ecologicamente limpa



A saúde é uma condição de equilibrio e bem-estar do corpo,mente e alma. O que nos circunda interage com nossa saúde diretamente,somos um conjunto de varias partes, que formam um todo. O cuidado com a saúde remete ao cuidados com as pessoas, cuidado com a terra , com nossas casas. Através dos pensamentos de Hundertwasser* podemos compreender melhor essa consciência de integridade, onde tudo está conectado entre si.


“Todos nós temos um paraíso da gente, apenas precisamos deixá-lo se manifestar. E para despertá-lo precisamos cuidar das nossas 5 peles.” Hundetwasser (1928 – 2000)


Ele desenvolveu manifestos onde apresentava pontos importantes para uma nova concepção de mundo, onde homem e natureza eram colocados em um corpo só. Como consequência a essas reflexões filosóficas, ele elaborou a teoria das cinco peles, que costurava toda sua maneira de pensar e agir. A primeira pele seria a epiderme, pele mais próxima de nossa essência; a segunda seria a vestimenta, como passaporte social e como primeiro nível de distinção de homem do mundo; a casa atua como terceira pele; a meio social e cultural atua como quarta pele, agindo sobre a identidade individual e social; e a quinta e última pele seria a natureza, o planeta Terra.


Esse desenho é interessante para percebemos a interdependência de todas as esferas | peles – o corpo, o vestuário, a casa, a identidade social e o meio global - e a necessidade de buscar equilibrio em todas para poder alcançar uma saúde integral.


*Hundertwasser foi um criador visionário para sua época, ativista ecológico, defensor da natureza, do bem-estar e da arte, dedicou sua vida e sua produção às mensagens de paz e harmonia do homem com a natureza, bem como o incentivo à criatividade individual nata de cada ser. Atuava como ativista, ambientalista, artista e arquiteto, porém nenhuma dessas atividades eram desconectadas uma das outras. Seus projetos arquitetônicos eram considerados pelo próprio a realização prática de sua teoria das cinco peles, como um diagnóstico para os problemas do mundo pós-moderno. Seus edifícios propões uma nova visão de cidade, nele homem, urbanização e natureza andam juntos, criando um ambiente de harmonia e beleza.



A saúde de nossa casa em boas mãos.

Manter os ambientes de sua casa ou de seu trabalho limpos é muito importante para sua saúde. A sujeira atrai insetos, animais e bactérias; como baratas, ratos, carrapatos, moscas, ácaros, que podem transmitir doenças. Uma casa arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família. Além do bem-estar físico e mental, também relaxa e ajuda a melhorar a imunidade. É uma atividade para jogar fora o que não precisa e organizar melhor os objetos, dando mais praticidade ao dia a dia. Limpar a casa pode trazer paz de espírito e equilíbrio no dia a dia. De acordo com a filosofia budista, compartilhada por pessoas comuns, manter o ambiente limpo é ter as energias sempre renovadas.


A limpeza do lar que é prazerosa para nosso bem-estar, paradoxalmente, pode representar um risco para nossa integridade física, devido às substâncias tóxicas contidas em muito produtos de limpeza industrializados.


Os princípios ativos desses produtos podem ser nocivos e tóxicos, por isso, é uma boa alternativa utilizar produtos de limpeza caseiros, ecológicos e naturais, que não trazem danos à saúde.


Existem inúmeros produtos de limpeza comercializados nos supermercados, encontramos um para cada finalidade, por exemplo: lava louças; água sanitária; desengordurantes; limpadores de superfícies; removedores de manchas; lava roupas, desengordurante, desodorizador de ambiente, desinfetantes, etc.


Na impossibilidade, em determinados situações, de utilizar produtos de limpeza naturais é, recomendável, ler o rótulo das embalagens dos produtos industrializados, para saber a composição deles, e optar pelos que não causem prejuízos ou, pelo menos, sejam menos prejudiciais ou perigosos para a saúde. Uma outra questão a se ter em mente é que, fazendo uso desses produtos, estamos contribuindo para a liberação de substância poluentes e tóxicas no meio-ambiente, causando impacto de forma negativa à vida na Natureza.


O contato com esses produtos, através do olfato e tato, também afetam nossa saúde, além de representarem riscos para crianças e animais domésticos que tenham tido contato de forma acidental com tais produtos.


A este ponto, vocês devem estar se perguntando, mas quais são os produtos de limpeza doméstica perigosos e prejudiciais para nossa saúde?


Segue a resposta com uma lista deles:


1. Alvejante

  • É um produto muito utilizado e um dos mais tóxicos (também conhecido pelos nomes de cândida ou água sanitária).

  • A exposição e o contato com esta substância pode provocar irritação e alergia na pele e nos olhos.

  • A inalação dele pode gerar problemas respiratórios até crise de asma.

  • Se tiverem que utilizá-lo, nunca o misture com outras substâncias, pois pode desencadear a liberação de gases poluentes e tóxicos.

  • Caso tenham esse produto na dispensa de limpeza do lar, guarde-o e mantenha-o em um local seguro e bem ventilado.

  • Se possível, o substitua por um alvejante natural, como por exemplo o bicarbonato de sódio.


2. Amônia

  • Geralmente esse produto é usado para desengraxar ou polir vidro.

  • É tóxico e tem efeito nocivo para a saúde, podendo desencadear ataques de asma e afetar nosso cérebro, em caso de exposição prolongada.

  • É possível evitar a compra da amônia, utilizando desengordurantes naturais como o vinagre branco por exemplo, o bicarbonato de sódio e ou o suco de limão.


3. Perfumes e desodorizadores para ambientes

  • Uma casa perfumada e limpa nos traz muita satisfação, porém, por vezes, isso é alcançado às custas de prejuízo à saúde.

  • Perfumes, desodorizadores de ambiente e purificadores de ar, geralmente, são feitos com substâncias químicas alergênicas (que provocam reações alérgicas).

  • Nas pessoas mais sensíveis, esses produtos podem causar problemas respiratórios e irritações na pele.

  • No lugar destes produtos existem algumas soluções naturais, como os óleos essenciais, que podem ser difundidos em ambientes ou adicionados a produtos de limpeza ecológicos e naturais. Dessa forma, você evita compostos químicos nocivos presentes nos produtos de limpeza tradicionais e ainda pode montar uma sinergia de aromas com ganhos de aromaterapia.


E qual a solução?

Com o intuito de trazer mais saúde para a sua casa, iremos compartilhar hoje receitas caseiras inspiradas no livro “A Casa limpa da Faxineira Ecológica”, o autor expõe ideias de como podemos manter essa nossa terceira pele equilibrada sem prejudicar o meio ambiente. “A Casa limpa da Faxineira Ecológica” de Denis Beauchamp**, propoem uma forma de substituição desses produtos de limpeza convencionais por opções ecológicas e seguras que podem ser confeccionados por você mesmo.


** Esse guia pode ser encontrado em PDF na internet e traz dicas para limpar toda a casa: limpeza interna, externa e ainda um “extra”com Dicas de Alongamento e Hora da Soneca (importantíssimos depois de cuidarmos da casa né?!). Além de serem eficientes, essas fórmulas economizam dinheiro. Confira e veja a diferença no final do mês.


Receitas de Produtos de Limpeza Ecologicamente Corretos para Promover a Saúde em sua Casa!


Desinfetante


  • 2 litros( 8 xicaras) de água

  • 250 ml (1 xicara) de álcool

  • 125ml (1/2 xicara) de sabão de coco ralado

  • Cerca de 4 gotas de óleo essencial de eucalipto


Obs: É muito importante comprar um sabão de coco de verdade, sempre leia o rótulo antes. O sabão de coco precisa ter pelo menos algum desses ingredientes: óleo de coco, óleo saponificado de coco, óleo de babaçu.


Misture o óleo essencial de eucalipto no álcool e reserve. Ferva 500ml da água com o sabão ralado em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo. Tire do fogo e junte o restante da água acrescentando a mistura com óleo essencial, misture tudo muito bem.




Detergente


  • 2 litro (8 xicaras) de água

  • 250 ml (1 xicara) de sabão de coco ralado

  • 15 ml (1 colher de sopa) de óleo vegetal

  • 15ml (1 colher de sopa) de açucar

  • 4 gotas Óleo essencial de eucalipto, limão ou lavanda.


Obs: É muito importante comprar um sabão de coco de verdade, sempre leia o rótulo antes. O sabão de coco precisa ter pelo menos algum desses ingredientes: óleo de coco, óleo saponificado de coco, óleo de babaçu.


Ferva 500ml da água com sabão ralado em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo. Tire do fogo e junte ao restante da água acrescentando o óleo vegetal e o açucar.Quando esfriar adicione os óleos essenciais de sua preferência.




Detergente lava-louça


  • 2 litros(8 xicaras) de água

  • 250ml (1 xicara) de sabão de coco ralado

  • 30 ml(2 colheres de sopa) de bicarbonato de sódio

  • 100ml de álcool 70%

  • 4 gotas de Óleo essencial de limão ou lavanda


Obs: É muito importante comprar um sabão de coco de verdade, sempre leia o rótulo antes. O sabão de coco precisa ter pelo menos algum desses ingredientes: óleo de coco, óleo saponificado de coco, óleo de babaçu.


Ferva 500 ml de água com sabão ralado em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolve-lo. Tire do fogo e junte ao restante de água acrescentando o bicarbonato de sódio,o álcool misture tudo muito bem. Quando esfriar adicione o óleo essencial.Para obter um detergente mais poderoso dobre a quantidade de sabão.



Desodorizadores de ambientes


  • 125ml ( 1 xicara) de água

  • 7 ml (1/2 colher de sopa) de bicarbonato de sódio

  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim

  • Suco de 1 limão


Dissolva o bicarbonato de sódio em água quente. Quando dissolver, espere esfriar e acrescente o suco de limão e o óleo essencial . Misture bem e coloque em um vaporizador.


Use incensos naturais no ambiente. As plantas também funcionam como ótimo purifcadores de ar.



Para limpeza de Espelhos e Vidros


  • 5 litros (20 xicaras) de água quente

  • 30 ml (2 colheres de sopa) de vianagre ou suco de limão

  • 15ml ( 1colher de sopa) de álcool

  • 2 gotas do Óleo essencial de capim limão.

Misture bem todos os ingredientes e com um pano limpe a superfície desejada.



Creme de limpeza


  • 250ml ( 1 xicara) de detergente caseiro

  • 125ml (1/2 xicara) de bicarbonato de sódio

  • 60 ml (1/4 xicara) de bórax

  • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)

Junte os ingredientes a uma quantidade suficiente de detergente para formar uma pasta cremosa. Mexa bem os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Para perfumar a pasta, acrescente 10 gotas de óleo essencial. Depois transfira para a garrafa flexível. Aplique com uma esponja ou pano de algodão. Enxague generosamente.


O creme de limpeza e as receitas podem ficar espessas com o tempo. A fim de retornar a consistência original agite bem o recipiente antes de usar, acrescente um pouco de água se necessário.


Agradecimentos à Denis Beauchamp por nos incentivar a navegar por esses mares.



Óleo essencial e a limpeza de sua casa

Os óleos essenciais são a “alma” das plantas. Eles possuem compostos bioquímicos de ação terapêutica retirados de plantas aromáticas e medicinais. Existem registros documentais, em livros escritos em sânscrito, de seu uso desde 2000 anos a.C pelos hindus. Além dos benefícios medicinais, eles podem ser utilizados no seu dia a dia e trazer diversos ganhos para a saúde. Como muitos têm efeito bactericida, eles podem ser utilizados para limpar e aromatizar o ambiente. Utilizando óleos essenciais na limpeza você cria um ambiente mais saudável, economiza dinheiro e produz menos resíduos.


Mas se você está se questionando se os óleos essenciais são capazes de fazer o trabalho pesado de eliminar as bactérias, fique tranquilo. Eles possuem diversas propriedades químicas que conferem um ótimo desempenho na limpeza, para purificar o ar e proporcionar higiene pessoal.


Os óleos possuem terpenos, que apresentam ação antimicrobiana, fungicida, antiviral, anti-inflamatória e antiparasitária, segundo estudos. Óleos essenciais como os de cravo, canela e tomilho possuem muitos fenóis em sua composição, e por isso têm propriedades antibacterianas e fungicidas. Além disso, óleos como o litsea cubeba, lemongrass(capim limão), eucalipto citriodora, ricos em aldeídos, são bons antimicrobianos. Outros óleos essenciais, como os de lavanda e melaleuca também são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, induzindo danos às estruturas celulares de bactérias e fungos como Escherichia coli e Cândida albicans.


Você pode inovar e usar o óleo essencial de sua preferência, observando suas propriedades. Para saber mais sobre os óleos essenciais, clique aqui.



A sua saúde em boas mãos.



Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page