top of page

Dica Saudável | Geoterapia | Tratamento Natural com Argilas

Geoterapia: tratamento natural com argilas


A Geoterapia é um tipo de tratamento natural, terapêutico ou estético, que usa elementos da natureza para a saúde e bem-estar do homem. Entre estes elementos está a Argila, que é composta por partículas extremamente pequenas de silicato de alumínio minimizado, além de diversos oligoelementos *, destacando entre os minerais encontrados, o silício – segundo elemento mais abundante na natureza.



O que é Argila?

Argila é o nome dado a um sedimento formado por partículas de dimensões muito pequenas, abaixo de 1/256 milímetros (4 micrômetros) de diâmetro. São materiais naturais com granulação fina, textura terrosa e comportamento plástico quando umidecidos. O termo é utilizado para materiais proveniente do intemperismo, ação hidrotermal, ou da sedimentação em ambientes fluviais, lacustres, marinhos ou eólicos.


As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações como, por exemplo, o titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro.

Em nossa história como humanidade se tem diversos relatos de antigas civilizações que se beneficiavam das argilas. Os povos antigos, através da prática empírica, aprenderam a conhecer as propriedades medicinais da argila e usavam-na como um elixir. Era usada sob a forma de cataplasma, banhos, compressas ou ingerida. Os antigos médicos egípcios prescreviam a argila por via interna, quando pretendiam combater inflamações e úlceras, e de forma externa quando tratavam deformações artríticas (casos em que utilizavam as lamas quentes do Nilo). Na mumificação dos corpos, não dispensavam a argila, pelas suas propriedades anti-sépticas.Os chineses utilizavam a compressa de argila para curar inflamações.


Durante estes últimos anos tem-se utilizado da argila, com fins terapêuticos, e conhecemos as suas propriedades. A medicina alopáta tratar das perturbações gástricas, com derivados de alumínio, manipulados laboratorialmente, quando sabemos que a argila é composta, na sua maior parte, por silicato de alumínio.


Há uma característica da ação cicatrizante da argila que se deve pelo fato de possuir uma sinergética natural, com componentes dosados de forma equilibrada pela natureza.


Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Como suas cores, elas possuem propriedades e características diferentes,porém mesmo com essa diversidade todas tem um potenciais em comum: promover uma ação absorvente, cicatrizante, estimulante, antiinflamatória, anti-séptica e ativadora das funções imunológicas.


Hoje iremos conversar mais um pouco sobre os diferentes tipo de argila e como podemos usufruir de seu máximo potencial junto com óleos essenciais.


O diferencial da associação com a aromaterapia é o fato de poder criar as mais diferentes misturas, que atendam as mais diferentes necessidades, o que se dá através da escolha correta do carreador – o veiculo de diluição dos óleos essenciais. A argila não pode ser preparada somente com água se na mesma for adicionado óleos essenciais, pois estes não são completamente solúveis em água. Ao preparar qualquer sinergia de argila com óleo essencial é necessário o uso de uma base neutra para solubilizar o óleo essencial, antes de ser misturado à argila. Esta base pode ser um sabonete neutro, um gel ou um creme base ou o óleo vegetal (o carreador básico da aromaterapia).



O que é Aromaterapia?

A aromateria é a arte-ciência da utilização terapêutica dos OE (sigla comum para “óleos essenciais”).


Objetiva estimular a saúde e o bem-estar pessoal, familiar e profissional no seu dia a dia.


Traz uma agradável sensação de conexão com a natureza quando utilizada nos cuidados com sua saúde e beleza.



O que são OE?


São compostos aromáticos que as plantas produzem para diversas funções, desde a conservação e reprodução, atraindo a polinização, até sua cura e regeneração.


Esses óleos encontram-se nas sementes, raízes, talos, cascas, madeiras, resinas,folhas, flores e frutos, e são definidos pelo seu método de extração.Só é possível obter um óleo considerado essencial através de métodos físicos, ou seja, que não usam componentes químicos. Em geral, os métodos utilizados são a destilação e a prensagem. Possuem propriedades terapêuticas variadas.


Vamos conhecer alguns tipos de Argila?

As argilas possuem diferentes cores e cada uma tem propriedades e benefícios diferentes no uso cosmético.



ARGILA AMARELA

A argila amarela funciona como um excelente rejuvenescedor, graças à presença do silício em sua composição. Ela podeser usada em todos os tipos de pele, mas o uso é mais indicado para pelas secas e maduras, em que seu potencial de ação é maior. A argila amarela é um elemento catalisador para formação de colágeno da pele e para aumentar a elasticidade, reduzindo as rugas. Dessa forma, ela combate e retarda o envelhecimento da pele.


O silício auxilia também na reconstituição dos tecidos cutâneos e atua como adstringente, desintoxicante e purificante - essas propriedades ajudam a reduzir inflamações e proporcionam efeito calmante, ótimo para peles irritadas. A argila amarelatambém tem ação cicatrizante, devido ao alumínio presente que inibe o desenvolvimento de bactérias que podem causar espinhas, celulites e até mesmo pneumonias. Ela pode ser usada em ferimentos para acelerar a regeneração dos tecidos e para conter sangramentos, já que apresenta propriedade hemostática.


Além do silício, o ferro e o potássio têm a capacidade de manter a hidratação na pele, nutrindo-a, tonificando-a e dando elasticidade. Quando aplicada no corpo, a argila amarela proporciona sensação de bem-estar e alivia o estresse.


A argila amarela pode ser usada em pele acneicas, pois além de possuir ação anti-inflamatória, auxilia também na redução de manchas e absorve a oleosidade, muitas vezes o principal motivo do aparecimento de acnes, sem desidratar a pele.


Mas não é somente na pele que a argila pode ser aplicada - ela também tem seus benefícios quando utilizada nos cabelos. Ajuda na circulação sanguínea e regula a oleosidade do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos fios, além de desobstruir os folículos capilares. Ela limpa profundamente os cabelos, absorvendo toxinas e removendo células mortas.



ARGILA BRANCA

A argila branca tem grande poder cicatrizante e ajudar a suavizar e hidratar a pele. É o tipo de argila mais suave. Rica em alumínio e silício. Também possui grande quantidade de oligoelementos encontrados nela – como os minerais cobre, zinco, magnésio, cálcio e potássio – é realizada uma revitalização da pele, diminuindo até mesmo rugas finas. Tem propriedades antissépticas, por isso é muito indicada para peles irritadas.


Possui um pH muito próximo da pele. A sua riqueza nestes dois componentes conferem-lhe elevadas propriedades cicatrizantes, reduz processos inflamatórios, é remineralizante e ajuda a clarear manchas. Aumenta a tonicidade dos tecidos.


Promove uma esfoliação suave e pode ser usada no corpo todo. Indicada para peles sensíveis e secas. No entanto, pode ser usada em peles oleosas diariamente, pois absorve a oleosidade em excesso sem desidratar.

Nos cabelos ela atua melhorando o estado dos fios fragilizados, principalmente por causa de produtos químicos, e diminui o volume e a perda de água, tornando-o menos poroso.



ARGILA ROXA

A argila roxa é rica em magnésia, age na hidratação e na síntese das fibras de colágeno. Ela também melhora o tônus muscular, a textura e a firmeza, além de revitalizar a pele cansada. Por ter ação desinfetante, emoliente e suavizante, a argila roxa é usada em peles envelhecidas, desvitalizadas, sensíveis, desidratadas, cansadas e sem viço.

Combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, hidrata a pele e combate os radicais livres.


A Argila Roxa fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele. Vitaliza e hidrata a pele e auxilia na eliminação do excesso de oleosidade. Tem efeito relaxante e favorece a eliminação das toxinas, impurezas e radicais livres originários do estresse cotidiano. Ativa a circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular.


Limpa, purifica e tem ação esfoliante, removendo as células mortas e impurezas, e assim, promovendo uma pele mais limpa e macia. Equilibra as necessidades de hidratação da pele, deixando uma sensação de maciez, suavidade e limpeza. Libera elementos que fazem parte da constituição da pele e que vão protegê-la e ajudar a eliminar as toxinas.


É eficaz contra a acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.


Ao ser utilizada no corpo, esta argila ajuda na queima de gordura localizada e na drenagem de celulite, além de combater a flacidez devido ao seu efeito tensor.



ARGILA VERDE

A sua coloração verde deve-se à presença de mais de 60% de sílica, óxido de potássio e óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, sódio, e alumina. Estes últimos encontram-se em percentagens mais baixas, mas que intervêm muito positivamente nas suas actividades terapêuticas finais.


Possui pH neutro para a pele. Apresenta a característica de ser um excelente absorvente de toxinas, tornando-a uma boa opção como ingrediente desintoxicante. Combate edemas, é analgésica, cicatrizante e anti-séptica.


A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo, desintoxicação, estimula a circulação, o que promove o crescimento dos fios.



ARGILA VERMELHA

Este tipo de argila é muito rica em hematite, ou seja, uma molécula mineral composta por ferro (sob a forma de Fe2O3). É uma argila pouco densa. A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada.


É um ingrediente indispensável em cuidados antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade da pele e a microcirculação. É energizante e suavizante. Promove uma microabrasão (peeling suave). Intensifica a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentando a elasticidade e a microcirculação, além de ser energizante e suavizante, resultando em uma pele revitalizada, com viço e luminosidade.


Para o corpo também é muito eficaz, visto exercer um efeito tensor nos tecidos flácidos, e dado ser carregada de energia é útil para eliminar o estresse.


Pode ser utilizada em feridas para ajudar na cicatrização e age como um secativo. Pode também ser usada no corpo e nos cabelos. Devido sua grande capacidade de absorver temperaturas, reduzindo pesos e medidas, é excelente para tratamentos corporais de redução de medidas, além de ser muito eficaz como tensora nos tecidos flácidos, agindo também no relaxamento e na eliminação do stress.



Como utilizar as argilas em tratamentos cosméticos?

  • Na pele

Para utilizar na pele, como máscara e para todo o corpo, você deve misturar a quantidade desejada da argila escolhida com água (filtrada ou deionizada); soro fisiológico; em um chá, como camomila ou chá verde; e em águas thermals.


Indica-se colocar 2 colheres de sopa rasas de argila e adicionar aos poucos o líquido escolhido. Misture até ficar pastoso e com uma textura boa para aplicar na pele (previamente limpa) evitando a região dos olhos e boca.


Deixe agir e secar de 20 a 30 minutos, lavando apenas com água após esse tempo. Algumas argilas podem causar leve ardência ou pinicar durante o tempo que estiverem na pele. Após lave bem e hidrate seu rosto.



  • No cabelo

Para os cabelos o procedimento inicial é o mesmo de misturar a argila escolhida com água, soro, chá ou água thermal até formar uma pasta.


Em seguida é só aplicar no couro cabeludo em movimentos circulares evitando passar no comprimento dos fios, e deixar agir de 10 a 20 minutos, lavando em seguida. O procedimento pode ser feito com os cabelos úmidos ou secos.



Observação!

Se desejar, tanto na pele como nos cabelos, você pode acrescentar algumas gotinhas de óleo essencial ou óleo vegetal para potencializar a ação de sua máscara.


Para isso, coloque sempre os itens adicionais após a preparação da argila com água, após estar em estado de pasta, pois a argila não é solúvel em óleo!



Na Boaformula você encontra toda a Linha de Argilas e Águas Thermais da WNF. Venha nos visitar!


A sua saúde em boas mãos.



Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

873 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page