Dica Saudável | Trufa Veggie Proteíca
top of page

Dica Saudável | Trufa Veggie Proteíca




Para Dica Saudável de hoje convidamos o Rei do Veggie para uma participação especial trazendo uma receita vegana e super energética que combina produtos naturais vendidos na Boaformula e sua famosa Pasta de Amendoim artesanal.


O Rei do Veggie, também conhecido como Jah Leandro, vegano há mais de 10 anos, hoje compartilha sua arte e suas delicias veganas a fim de quebrar tabus sobre alimentação.


Confira na sua página do Instagram todas as maravilhas que ele está produzindo. Acesse aqui.




SUPER TRUFA VEGGIE



Ingredientes

  • Cacau em pó ¹ | 2 colheres de sopa

  • Maca Peruana ¹ | 1 colher de sopa

  • Óleo de Coco extra virgem¹ | 2 colheres de sopa

  • Xilitol ¹ | 3 colher de sopa

  • Pea Protein Cacau ¹ | 1 dosador

  • Pasta de Castanha de Caju ¹ | 3 colheres de sopa

  • Pasta de Amendoim ² | 2 colheres de sopa



¹ Esses produtos você encontra na Boaformula.

² Esse produto você encomenda diretamente com o Rei do Veggie.


Modo de preparo


Misture todos os ingredientes até formar uma massa densa. Leve a massa ao freezer por 20 ou 30 minutos para facilitar a modelagem depois. Retire do freezer e está pronto para fazer as bolinhas.



Sugestões de cobertura


  • Farinha de Cramberry e Alfarroba

  • Coco Ralado Sem Açúcar

  • Amendoim Granulado

  • Castanha de Caju Granulada


Role as bolinhas na cobertura e pronto! Fique à vontade para se deliciar com essa super trufa veggie cheia de nutrientes e sabor. Bom apetite!

Acesse os vídeos para ver o modo de preparo!!

Para uma maior consciência sobre o que comemos, é importante saber a individualidade de cada produto que compõem uma receita a fim de nos nutrirmos integralmente.




CACAU

O cacaueiro (Theobroma cacao), é a árvore perenefólia que dá origem ao fruto chamado cacau. Pertencente à família Malvaceae, o cacaueiro é originário da chuvosa Bacia do rio Amazonas, na América do Sul.


O fruto do cacau é uma baga grande, com 15-25 cm de comprimento, com 20 a 50 sementes, envoltas por uma polpa adocicada e esbranquiçada, sendo a casca amarela ou roxa. Para a obtenção das sementes do cacau para a indústria de chocolate, há uma série de fases, desde a colheita até o final, passando pela quebra dos frutos, fermentação em cochos, secagem e armazenamento por até 90 dias. A polpa fresca do cacau passou a ser utilizada como suco recentemente, e o seu consumo tem crescido devido às suas qualidades, tais como sabor, aroma e valor alimentar.


Foto. Cacau maduro aberto, mostrando as sementes e polpa (Foto: C.K. do Sacramento)


Ele é considerado um alimento funcional, pois além de desempenhar funções nutricionais, quando consumido de forma regular e moderada, traz benefícios à saúde. Um poderoso conjunto de substâncias, vitaminas e sais minerais presentes em sua composição garantem os benefícios do cacau, tais como favorecer o bom funcionamento das artérias e do coração e aliviar ansiedade e fadiga.


O cacau é um alimento riquíssimo em flavanoides, um conhecido antioxidante natural. Esse antioxidante possui a propriedade vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea e estabilizando a pressão arterial. Portanto, o cacau é um alimento que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso, os flavanoides também são excelentes para a saúde da pele, combatendo os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.




MACA PERUANA


Maca peruana é uma planta que consegue crescer a 4 mil metros de altitude com temperaturas que podem chegar a -25°C. A planta ainda proporciona diversos benefícios para a saúde. Isso porque a maca, de nome científico Lepidium meyenii Walp, tem um alto valor nutritivo. Ela é popularmente conhecida como maca peruana pois é uma planta nativa do Peru, mais especificamente da região dos Andes. Calcula-se que seja cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas.


A parte da maca peruana que apresenta altos valores nutricionais é a raiz, onde é possível encontrar proteínas e minerais em altas porcentagens. A raiz da maca peruana (que assemelha-se à forma de um rabanete), após ser colhida, passa por um processo de secagem. Depois de finalizado o processo, a maca pode ser conservada por muitos anos, sem perda de suas propriedades nutritivas.

A maca peruana pode ser consumida tanto na forma de pó como na de cápsula. Em pó, ela pode ser utilizada na preparação de sucos, vitaminas, geleias, mingaus etc.


A maca peruana é considerada um alimento saudável e que previne muitas doenças. Segundo estudo, a raiz de maca peruana pode auxiliar no tratamento de hiperglicemia, problemas renais, problemas no sistema imunológico, além de retardar o envelhecimento. A maca peruana também é bastante utilizada na medicina complementar para tratar sintomas da menopausa, falta de vigor físico, fertilidade, melhora do aprendizado e memória, ao combate à ansiedade, depressão, desregulação hormonal, osteoporose, anemia e também é conhecida como afrodisíaco, aumentando a libido.




ÓLEO DE COCO


O Coco é um fruto bem aproveitado: as fibras de sua camada externa são muito valorizadas para confecção de peças decorativas; a sua polpa permite a preparação de uma infinidade de pratos doces e salgados; a água contida em seu interior é rica em minerais e considerada um isotônico natural; desse alimento também é extraída uma substância que, cada vez mais, ganha a simpatia, o óleo extraído do fruto, o Óleo de Coco.


O óleo de coco é um óleo de origem vegetal que possui cerca de 87% de ácidos graxos que são retirados da fruta (Cocos nucifera) através de prensagem da polpa.

A versão extra-virgem - obtida por prensagem a frio, sem refinação, pois se refinado perde sua ação antioxidante, transformando-se nas gorduras trans, estas, muito nocivas à saúde - é uma gordura saturada, de origem vegetal, sem colesterol e de fácil digestão e absorção pelo organismo, se transformando rapidamente em energia. O melhor desse óleo está no seu alto teor de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), um tipo de gordura boa e difícil de ser encontrado em alta concentração. Quando consumido regularmente, ele auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), no aumento dos níveis de energia, no processo de emagrecimento e na redução da adiposidade abdominal. Também eleva a capacidade antioxidante geral do organismo e pode atenuar o processo de envelhecimento cutâneo. O Óleo de Coco Extra-Virgem apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico, o seu consumo protege o corpo contra bactérias, vírus, fungos e protozoários e ajuda a regularizar as funções intestinais, tanto no caso de diarreia como no de constipação, e é rico em vitamina “E”, colaborando na diminuição da produção de radicais livres. É um óleo riquíssimo, que pode ser incorporado na alimentação e para cosméticos também.


Com propriedades bactericidas e antifúngicas naturais, e ainda sendo facilmente absorvido pela pele, o óleo de coco também pode ser usado nos cabelos para dar brilho e maciez.


Dica uso na pele como Hidratante: Antes de dormir, logo após sair do banho ou ao lavar o rosto, aplique uma fina camada em todo o rosto ou corpo, principalmente nas regiões mais ressecadas, como cotovelos, pés e calcanhares. Você pode também adicionar o óleo de coco a um hidratante comum, potencializando o seu efeito.


Dica uso como Dermaquilante natural: O óleo de coco é um excelente demaquilante, além de ajudar na higienização da pele. Ele não agride e nem resseca, por isso é mais eficiente do que demaquilantes cheios de química.

Basta você aplicar uma camada grossa de óleo de coco em todo o rosto maquiado e massagear com a mão. Para retirá-lo, utilize algodão e então lave o rosto.


Dica uso como Leave-in: Para finalizar, dar brilho, reparar as pontas e reduzir o frizz, coloque uma pequena quantidade de óleo de coco na palma da mão. Aplique nas pontas do cabelo, de baixo para cima, esmagando levemente para dar forma aos cachos ou puxando os dedos entre os fios, nos cabelos lisos.


Dá para usar como ingrediente na comida? Dá sim! Dá para hidratar a pele? Ôh se dá. Dá para umectar o cabelo? É um dos melhores!



XILITOL


Se tivéssemos de escolher um único fator responsável pelo declínio da saúde na dieta moderna, provavelmente escolheríamos o açúcar.Por essa razão, as pessoas que buscam ter uma alimentação mais alinhada com o que evoluímos comendo costumam buscar por alternativas naturais como o Xilitol.O xilitol se parece visualmente com o açúcar e tem gosto de açúcar, mas tem menos calorias do que o açúcar e não eleva os níveis de açúcar no sangue.


O Xilitol é uma substância que é classificada como um álcool de açúcar (ou um poliól).


Álcoois de açúcar são como um híbrido entre uma molécula de álcool e uma de açúcar.


Devido a sua estrutura, eles têm a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na língua.O xilitol é encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural.Os seres humanos até mesmo produzem pequenas quantidades dele através do metabolismo normal.


É um ingrediente comum em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos para portadores de diabetes e produtos para a higiene bucal.


Obviamente, o xilitol é um adoçante refinado, logo, ele não contém quaisquer vitaminas, minerais ou proteínas.Nesse sentido, ele é composto de calorias “vazias”.O xilitol pode ser extraído de árvores como a bétula, mas também pode ser feito por um processo industrial que transforma uma fibra vegetal chamada xilana em xilitol.




PEA PROTEIN

SUPLEMENTO NUTRICIONAL PROTEICO, COMPOSTO POR PROTEÍNA DE ERVILHA AMARELA

Desenvolvida por uma seleta equipe de nutricionistas da VP Consultoria Nutricional, as fórmulas dos produtos da Rakkau possuem alto teor proteico, são hipoalérgicas e clean label.


Sabores:


Chocolate: INGREDIENTES

Proteína concentrada de ervilha amarela, cacau em pó, aroma natural de baunilha, vitamina B12 cobalamina, edulcorantes xylitol e glicosídeos de esteviol.


Baunilha: INGREDIENTES

Proteína concentrada de ervilha amarela, aroma natural de baunilha, vitamina B12 cobalamina, edulcorantes xylitol e glicosídeos de esteviol.


Coco: INGREDIENTES

Proteína concentrada de ervilha amarela, aroma natural de coco, vitamina B12 cobalamina, edulcorantes xylitol e glicosídeos de esteviol.


A proteína isolada da ervilha possui uma quantidade bastante equilibrada de aminoácidos e oferece elevada biodisponibilidade. Também possui os aminoácidos essenciais, que são aqueles que precisamos adquirir através da alimentação já que o nosso corpo não é capaz de produzir. Como aminoácidos principais desse composto ganham destaque a arginina e a lisina.


É uma boa opção para pessoas que praticam exercícios físicos e apresentam hipertensão arterial. A arginina encontrada na proteína isolada da ervilha é um excelente agente vasodilatador e com isso acaba reduzindo a pressão arterial. Também por causa disso, indiretamente, esse suplemento também ajuda na prevenção de doenças renais que podem se desenvolver decorrentes da hipertensão.


Como a velocidade de absorção da proteína isolada da ervilha está entre intermediária e rápida, o ideal é que ela seja ingerida logo após o treino. Você também pode consumi-la em outros horários caso a ingestão de proteínas na sua dieta não seja suficiente. A forma de tomar é simples: pode ser misturada água assim com o whey protein, leite, com sucos, shakes proteicos e também pode ser utilizada como ingrediente de receitas de bolos e outras para agregar à refeição maior valor proteico. A proteína da ervilha é um ótimo agente anabólico.




CASTANHA DE CAJU


O cajueiro é uma árvore que pode atingir até 10 m de altura, apresenta copa proporcional ao seu tamanho, arredondada chegando a alcançar o solo. Tronco geralmente tortuoso e ramificado. Folhas róseas quando jovens, verdes posteriormente.Flores pequenas, branco-rosadas, perfumadas, surgindo de junho a novembro.


O fruto pequeno de coloração escura e consistência dura é sustentado por uma haste carnosa e suculenta bem desenvolvida, de coloração amarela, alaranjada ou vermelha.Da haste obtém-se matéria- prima para o fabrico de sucos, doces, etc.O verdadeiro fruto é a conhecida castanha-de-caju que pode atingir até 2 cm de comprimento.Os frutos amadurecem de setembro a janeiro.


A Amazônia parece ter sido o útero quente de onde diferentes espécies do genêro Anacardium se irradiaram para o resto do mundo.

E o cajueiro, seu representante mais conhecido, árvore rústica, espontânea e nativa do Brasil, mais precisamente da zona arenosa litorânea de campos e dunas, que vai do nordeste até o Amazonas, está hoje disseminada por todas as regiões tropicais do globo.


Os indígenas de fala tupi já conheciam muito bem o caju e faziam dele um de seus mais completos e importantes alimentos.Deve-se, inclusive, aos indígenas o seu nome: a palavra acaiu, de origem tupi, quer dizer “noz que se produz”.


Supõe-se que foi através das castanhas levadas pelas mãos dos indígenas que iam e vinham pelas terras do Brasil, que a fruta se espalhou por vastas regiões do interior seco e árido nordestino. Pouco exigente quanto a solos, com o tempo, o cajueiro se adaptou às terras para onde foi levado. Floresceu e frutificou ano após ano, formando extensos cajuais.


O caju está presente na literatura, na poesia, nos ditados populares, na fala, nos jogos infantis, nas crendices, nos costumes, no folclore, na medicina e no mobiliário e, é claro, na dieta alimentar, na culinária e na doçaria brasileira, especialmente, nordestina.

Para completar, é uma das frutas mais intrigantes existentes: aquilo que comumente se acredita ser a fruta, denominada popularmente de “pêra”, “maçã” ” ou “banana” – aquela parte carnosa, cuja forma pode ser alongada ou arredondada; cuja cor pode ser amarela, vermelha ou intermediária; que contém o sumo aromático e adstringente, por vezes azedo e, outras, dulcíssimo – é apenas a haste, o pedúnculo inchado que sustenta o verdadeiro fruto da planta, que é a castanha.Com a forma de um pequeno “rim” animal, a castanha é o principal produto do complexo econômico do caju.


Quando madura, a castanha do caju apresenta uma casca bastante dura e cheia de um óleo viscoso, cáustico e inflamável que abriga a amêndoa.


Dentas amêndoas, após moídas temos a pasta de castanha de caju que é deliciosa e pode ser servida em doces, pães, bolos,etc.




AMENDOIM



A planta do amendoim é uma planta herbácea, com caule pequeno e folhas compostas com flores pequenas e amarelas.


O amendoim é uma planta originária da América do Sul (Brasil e países fronteiriços: Paraguai, Bolívia e norte da Argentina). A parte que comemos são as sementes ,ricas em óleo e proteínas, produzidas abaixo da superfície do solo.


Como alimento funcional, ajuda a controlar as taxas de colesterol e de triglicérides. Além disso, ajuda a equilibrar o metabolismo.


Os grãos de amendoim apresentam alto valor energético e alto teor de lipídios e proteína, além de ser fonte de minerais como cálcio, potássio, magnésio, fósforo, entre outros.

A manteiga de amendoim ou creme de amendoim é feito apenas de amendoins cozidos ou torrados e moídos até virar pasta. Nessa receita utilizamos a Pasta de amendoim artesal produzida pelo Rei do Veggie. Super cremosa e saborosa.





A sua saúde em boas mãos.

277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page