Dica Saudável | Benefícios da Águas Thermais


Águas thermais | Hidrolatos | Águas Florais

Entenda como são obtidos e quais os benefícios dos hidrolatos, mais conhecidos como águas florais ou águas thermais.



O que é?


A Água Floral é conhecida também como hidrolato ou água thermal. É obtida durante processo de extração dos óleos essenciais das plantas aromáticas e medicinais. Contém propriedades tonificantes, hidratantes e refrescantes provenientes do óleo essencial que foi obtido. Pode ser usado como tônico para rosto ou corpo, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e aromatizar o ambiente. São suaves, cuidam, purificam, revitalizam e refrescam todos os tipos de pele.


Ele apresenta pH levemente ácido, na faixa de 5-6, tornando o meio pouco propício ao desenvolvimento de bactérias. Para que suas propriedades sejam conservadas, deve ser mantido em local fresco e vidro/recipiente bem fechado.



Extração


O hidrolato é o subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais. Esse processo consiste em submeter o material vegetal (folhas, flores, sementes, raízes, etc.) à ação de vapor d'água no momento em que o óleo essencial é extraído. Vamos explicar melhor o processo.


Existem inúmeros métodos pelos quais os componentes voláteis das plantas aromáticas podem ser extraídos para propósitos comerciais. Contudo, como um produto volátil não pode ser considerado um verdadeiro óleo essencial a menos que tenha sido produzido também através da destilação a vapor ou expressão a frio*.


O processo pela destilação a vapor começa quando o produtor insere o material das plantas escolhidas, ou carga, dentro de uma câmara especial. Freqüentemente sob considerável pressão, o vapor é então forçado para dentro da câmara. Como ele passa através do material da planta, o vapor rompe os depósitos e cavidades das plantas produtoras do óleo e libera a sua essência que conseqüentemente evapora juntando-se ao vapor. O vapor e o óleo essencial evaporado então passam pela câmara e através de um tubo coletor circundado por água fria. Aqui, eles se condensam sob forma de água e óleo essencial líquido e fluem dentro de um vaso coletor.


Na destilação, o vapor d'água atravessa os tecidos da biomassa, levando, por meio de arraste, o óleo presente no interior das glândulas até o condensador, conforme o esquema abaixo. Mas não é somente o óleo essencial que é arrastado pelo vapor d'água, outros elementos voláteis aromáticos e bioativos da planta também estão presentes.


O vapor e o óleo essencial são resfriados no condensador até tornarem-se líquidos, assim como os elementos bioativos. No entanto, eles se unem à água condensada e não ao óleo essencial, e é essa mistura de água e elementos ativos que formam os hidrolatos.


A etapa seguinte ao condensador é a separação do hidrolato e do óleo, que é feita em um decantador. As substâncias são separadas por meio da diferença de densidade e polaridade entre elas. Possui 0,002% da concentração do óleo essencial. Aparentemente irrisória, essa proporção é muito eficaz, tornando o uso da água floral menos complicado. Basta borrifar, sem preocupação, o líquido sobre a pele e esperar os resultados.


O hidrolato, após a separação é extraído no seu estado puro mantendo os mesmos componentes voláteis da planta que os originou. O aroma é muito parecido com a do óleo essencial, mas um pouco mais suave.

Por conter os mesmos nutrientes extraídos dos vegetais, os hidrolatos tem propriedade hidratante, tonificante e refrescante. Pode ser usado para cuidar do corpo e do rosto, em cremes, banhos aromáticos, escalda-pés e também como aromatizador ambiental.


*A expressão a frio é um processo usado pela extração dos óleos essenciais da casca de frutas cítricas. A camada externa da pele é rompida através de meios mecânicos e a essência, ou o sabor picante, pressionado fora. São obtidos por esse método os óleos de cítricos tais como a laranja, a bergamota, a mandarina, o grapefruit, o limão e a lima.



Produtos naturais que você encontra na Boaformula!

Águas Thermais WNF


* Produto natural, não testado em animais, produto vegano, selo WNF de qualidade.




Água Thermal Lavanda WNF

Alivia sinais de expressão e a tensão muscular. Hidratação imediata e profunda da pele e cabelos. Produto hipoalergênico e 100% natural para peles sensíveis.


Propriedades: relaxante, equilibrante, refrescante, tônico para pele e hidratante. É emoliente e alivia sinais de expressão, alivia a tensão muscular, excelente relaxante para um semblante de estresse. Usada nos tratamentos de peles que sofrem com o estresse emocional e o esgotamento físico e mental


Sensações: Relaxar


Modo de usar: Aplique na face e nos cabelos sempre que desejar hidratação e refrescância. Pode ser usada como diluente de argilas para procedimentos estéticos ou de beleza. Ideal para ser usada antes e depois da maquiagem.



Água Thermal Gerânio WNF

Para tratar pele envelhecida, ressecada, desidratada e manchada. Hidratação imediata e profunda da pele e cabelos. Produto hipoalergênico e 100% natural para peles sensíveis.


Propriedades: agente anti-aging, antirrugas, hidratante, clareador da pele, homogeneizador da pigmentação do rosto, calmante, equilibrante e tonificante. Auxilia na flexibilidade e no tônus, retarda ocorrência de rugas, estrias e manchas. Usada nos tratamentos relacionados a pele envelhecida, ressecada, desidratada e manchada.


Sensações: Celebrar


Modo de usar Aplique na face e nos cabelos sempre que desejar hidratação e refrescância. Pode ser usada como diluente de argilas para procedimentos estéticos ou de beleza. Ideal para ser usada antes e depois da maquiagem.



Água Thermal Erva Cidreira WNF

Limpa e estabiliza a oleosidade mantendo o equilíbrio da pele. Hidratação imediata e profunda da pele e cabelos. Produto hipoalergênico e 100% natural para peles sensíveis.


Propriedades: anti-oleosidade, hidratante, calmante, equilibrante, tonificante, anti-acne, anticaspa e como coadjuvnte nos tratamentos anticelulite. Aplicar principalmente nos tratamentos relacionados a pele oleosa, acne, zona T, pruridos e oclusão dos poros. Limpa e estabiliza a oleosidade mantendo o equilíbrio hidrolipídico do tecido cutâneo.


Modo de usar: Aplique na face e nos cabelos sempre que desejar hidratação e refrescância. Pode ser usada como diluente de argilas para procedimentos estéticos ou de beleza. Ideal para ser usada antes e depois da maquiagem.



Água Thermal Alecrim WNF

Ideal como adstringente, auxilia na limpeza dos poros da pele e promove hidratação imediata e profunda. Produto hipoalergênico e 100% natural para peles sensíveis e cabelos.


Propriedades: tonificante, anti oleosidade, enrijecedora, hidratante, revitaliza, vasodilatadora, fortalece os tecidos. Ideal como adstringente, auxilia na limpeza dos poros da pele.


Sensações: Energizar


Modo de usar: Aplique na face e nos cabelos sempre que desejar hidratação e refrescância. Pode ser usada como diluente de argilas para procedimentos estéticos ou de beleza. Ideal para ser usada antes e depois da maquiagem.



Água Thermal Menta WNF

Usada nos tratamentos de flacidez, ideal para inchaço e retenção de líquidos. Hidratação imediata e profunda da pele e cabelos. Produto hipoalergênico e 100% natural para peles sensíveis.


Propriedades: Refrescante, adelgaçante, vasocontritora, tônica e hidratante. Como coadjuvante no tratamento de inchaços e edemas pós- cirúrgicos, em bandagens e compressas. Possui leve ação refrescante local. Usada nos tratamentos de flacidez e em outros em que seja necessária a redução de medidas e de inchaços relacionados à retenção de líquido. Excelente como hidratante para a pele antes e depois da maquiagem.


Sensações: Energizar.


Modo de usar: Aplique na face e nos cabelos sempre que desejar hidratação e refrescância. Pode ser usada como diluente de argilas para procedimentos estéticos ou de beleza. Ideal para ser usada antes e depois da maquiagem.




Hidrolatos – Águas Florais BioEssência

*Os hidrolatos da BioEssência não contém álcool.



Hidrolato de ALECRIM

Rosmarinus officinalis

Indicado para ser aspergido sobre o corpo pela manhã por ser um ótimo revigorante e tônico geral do organismo. No carro ajuda a manter a mente alerta e em dias quentes refresca o ambiente. Use no couro cabeludo para combater a caspa e queda dos cabelos.



Hidrolato de GERÂNIO


Pelargonium odoratíssimum

Para todos os tipos de pele. Purifica, revitaliza e regula a oleosidade da pele deixando-a mais flexível e rejuvenescida. Ótimo harmonizador ambiental. Para todos os tipos de pele. Purifica, revitaliza e regula a oleosidade da pele deixando-a mais flexível e rejuvenescida. Ótimo harmonizador ambiental.



Hidrolato de LAVANDA


Lavandula officinalis

Valioso para todos os tipos de pele. Regenerador celular facilita a cicatrização de cortes e feridas. Purifica e acalma peles irritadas, sensíveis e acneicas. Um excelente antiestresse (aspergir sobre o corpo). Ideal para refrescar e umidecer a pele. Limpa, refresca e age como regenerador e cicatrizante. Peles irritadas, acneicas. Relaxa, acalma (anti-stress).



Hidrolato de ROSA

Rosa damascena

Aroma suave e feminino. Excelente para todos os tipos de pele, em especial para as madura, seca e sensível. Desperta sentimentos positivos e nobres quando aspergido sobre o corpo e no ambiente. Propriedades calmantes, refrescantes e antiinflamatórias. Delicado antiséptico e adstringente, excelente para o tratamento de peles sensíveis. Tônico para peles secas.



Hidrolato de TEA TREE

É um poderoso anti-séptico, fungicida e bactericida. Tem efeito purificador para tratar de feridas, corte, queimaduras, entre outros. Indicado para pele com acne e inflamadas. Excelente para uso na Podologia auxiliando nos tratos da micose, tinha e pé-de-atleta. Aspargir no rosto, corpo e nos pés.



Hidrolato de HORTELÃ



Mentha piperita

Uma água floral naturalmente refrescante para o corpo, especialmente em dias quente. Alivia queimaduras e coceiras decorrentes da exposição ao sol. Bom para pele e cabelo oleosos.




>> Utilização dos Hidrolatos


As Águas Florais ajudam a reidratar e regenerar a pele. Saciada, a pele recupera o frescor a qualquer hora do dia.


Pode ser aplicada no rosto e no corpo, hidrata e discretamente perfuma a pele. É ideal após a exposição ao sol.


  • Hidratação e Tonificação Facial: Rosa, Lavanda e Gerânio

  • Acne e Peles Oleosas: Alecrim, Lavanda, Gerânio e Tea Tree

  • Peles Sensíveis e Ressecadas: Rosa, Lavanda, Gerânio

  • Refrescar o Corpo: Hortelã e Lavanda

  • Relaxar o Corpo e a Mente: Lavanda, Rosa e Gerânio

  • Revigorar o Corpo e a Mente: Alecrim, Hortelã e Tea Tree

  • Dificuldades Respiratórias: Aspergir no Dormitório – Lavanda, Tea Tree e Hortelã.

  • Facilitar a Concentração: Aspergir no Ambiente ou no Carro – Alecrim e Hortelã

  • Quarto do Bebê: Lavanda e Rosa

  • Cozinha: Menta, Tea Tree e Alecrim

  • Carro:Hortelã, Alecrim e Gerânio

  • Arranhões e Picadas de Insetos: Lavanda, Tea Tree e Gerânio

  • Perfumar a Roupa: Todos


>> Algumas das maneira como você pode utilizar os benefícios dos Hidrolatos

  • NO BANHO você pode adicionar até 100 ml de hidrolato para um banho de adultos, até 50 ml no banho de uma criança e até 20 ml de hidrolato no banho com bebes.

  • Para preparar MÁSCARAS DE ARGILA substituindo a água por hidrolatos você já estará também acrescentando princípios terapêuticos em uma proporção segura.

  • Para fazer suas próprias LOÇÕES E CREMES a partir de um hidratante base e fazê-los você mesma substituindo a água pelo hidrolato.

  • APÓS DEPILAÇÃO use o hidrolato para acalmar a pele, como a lavanda.

  • Como TÔNICOS FACIAIS são excelentes adstrigentes e para fechar os poros, use os de alecrim e menta para esse fim, só tome cuidado com os olhos, ao borrifá-los diretamente na pele.

  • Como TÔNICO CAPILAR, com o Hidrolato de Alecrim que ajuda contra a queda de cabelos. Borrife no couro cabeludo e faça leves massagens no couro cabeludo.

  • Para dar um up em peles cansadas e desvitalizadas, os melhores são gerânio e rosa



Receita Boaformula com Hidrolatos >>


Mascara de Argila para Peles Oleosas


Ingredientes


  • 2 colheres de sopa de argila verde

  • 1 gota de óleo essencial de tea tree

  • 1 gota de óleo essencial de tomilho

  • 1 gota de óleo essencial de cravo

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal de rosa mosqueta

  • 2 colheres de sopa hidrolato de tea tree (melaleuca)


Modo de uso


Colocar em um pote, de preferência não metálico, e misturar bem todos os ingredientes, adicionando aos poucos o hidrolato de melaleuca misturando até formar uma massa consistente e homogênea.


Caso for necessário , vá adicionando o hidrolato de melaleuca até a consistência desejada.


Passe no rosto e deixe agir por 30 min. Indicamos que não deixe a argila secar totalmente para não ressecar demais a pele, borrifando água para mante-la úmida. Após lave bem e finalize com água thermal de menta.

A sua saúde em boas mãos.

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30