Dica Saudável | Alimentação Consciente | Shake Refrescante


Alimentação Consciente

Shake refrescante


Na busca por uma alimentação mais saudáveis, a criatividade é uma grande aliada para diversificar os sabores ao longo da semana. Uma boa alternativa é incluir shakes na sua dieta que, além de muito nutritivos, são uma opção refrescante pro verão.


Temperaturas quentes pedem bebidas geladas, leveis e fáceis de preparar. Podem ser compostas dos mais variados ingredientes, sendo um convite para você testar diversas receitas e aumentar a variedade de alimentos e sabores consumidos.



O que é alimentação consciente?


Nós falamos muito sobre alimentação consciente, sobre a importância de prestar atenção no que você come e escutar o seu corpo, para perceber se está com fome ou saciada. Mas, na prática, o que isso significa?


A Doutora e Coach em Nutrição Sophie Duram nos trás um pouco mais sobre os benefícios e o que isso significa.


O conceito de alimentação consciente vem de algo mais abrangente, chamado Mindfulness, que, em português, pode ser traduzido como atenção plena. Trata-se de uma técnica em que você se concentra no presente, com uma atitude aberta, de curiosidade e sem julgamentos. Você percebe seu corpo, seus pensamentos, sensações, ideias, emoções e o ambiente a sua volta, e os aceita como são.


As técnicas de Mindfulness são muito interessantes para melhorar o seu comportamento alimentar. Assim se desenvolveu o Mindful Eating, também chamada de alimentação consciente, que traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • ajuda a perceber sinais de fome e saciedade

  • sentir mais o sabor dos alimentos

  • potencializa melhores escolhas alimentares

  • ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais


Tudo isso contribui para uma alimentação melhor e assim pode ajudar a perder peso.



Como praticar uma alimentação consciente?


Veja algumas dicas para começar a praticar a alimentação consciente:

  • Percepção – Antes de dar a primeira mordida, pare, respire e observe o que você vai comer

  • Mastigue devagar – Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Quando você come com calma, percebe antes que está saciada. Se devora a comida, precisa de mais para se satisfazer

  • Descanse entre as garfadas – Apoie o talher na mesa entre uma garfada e outra para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto automático quando nem percebe o que está comendo

  • Use os 5 sentidos – Enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente, da cozinha. Perceba a cor e a aparência do alimento, assim como sua textura. Sinta o aroma e então, saboreie, sentindo cada ingrediente na boca

Quando você adota a alimentação consciente, sente mais prazer em comer e, consequentemente, come menos, pois percebe melhor quando está saciada. Experimente por uma semana e veja a diferença. Você vai adorar!


“Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente”Luiza Camargo.



Vamos compartilhar hoje na Dica Saudável uma receita de Shake refrescante, sendo uma sugestão, podendo ser variada com os ingredientes que tiverem em casa e mudando a receita para diversificar e estimular novos sabores.

Segundo estudos o ser humano consegue detectar 5 sabores: doces, salgados, umami, azedos e amargos. O shake é um doce bem gostoso natural das frutas.


Durante a refeição, esteja presente e ciente de seus pensamentos e emoções ou sensações que possam surgir. Dar essa atenção ao que estamos pensando ou sentindo nos auxilia a perceber se estamos comendo pelos sinais de fome ou por algum acontecimento que nos impulsiona a comer.


Aproveite cada momento e desligue a TV, deixe o celular longe ou qualquer outra distração por alguns minutos. Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente.


E lembre-se de apreciar bem e sentir os aromas, sabores e texturas que os pratos podem te proporcionar. Comer bem, faz bem!



Shake Refrescante


Ingredientes

  • Duas bananas maduras congeladas*

  • 1 maçã

  • 1 colher de sobremesa de passas de cranberry¹

  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoas¹

  • 1 scoop pea protein baunilha¹

  • 300 ml Leite vegetal de aveia

  • 1 tâmara


* Sabe aquelas bananas que começam a ficar com pontinhos pretos de maduras? Você pode aproveita-las para fazer um delicioso shake! Elas disponibilizam um sabor mais adocicado quanto mais maduras ficam, sendo uma opção deliciosa.


¹ Você encontra esses ingredientes em nosso loja.



Modo de preparo


Congele as bananas maduras picadas em rodelas e sem casca por pelo menos 3h. Deixe hidratando o cranberry na água e reserve por 30min. Quando pronto, leve ao liquidificador junto com 1 maçã e 1 tâmara sem caroço. Adicione 1 copo de 300ml de leite vegetal de aveia, a farinha de amendoas, a proteína vegetal e o cranberry hidratado. Bata tudo no liquidificador e pode servir!



Receita leite vegetal de aveia


Ingredientes

  • 1 litro de água morna

  • 1 xícara (chá) de farelo de aveia

  • 1/4 xícara (chá) de aveia em flocos

Modo de preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador por 1-2 minutos. Coe com um pano ou coador de voal.


Dicas: A água deve estar em uma temperatura na qual você consiga deixar o dedo em contato sem problemas.Se você for consumir o leite puro, adicione gotinhas de extrato de baunilha e o adoçante de sua preferência (melado, agave, xylitol, açucar de coco…). Conserve o leite em geladeira e consuma em até 5 dias. Você pode usar o resíduo do leite para incrementar massas de bolo, cookies ou panquecas.



Vamos conhecer mais os ingredientes?



Pea Protein Baunilha



Desenvolvida por uma equipe seleta de nutricionistas da VP Consultoria Nutricional científica, a fórmula Rakkau possui alto teor proteico, baixo carboidrato e sódio. Além de possuir ingredientes naturais de fácil absorção, nossas proteínas possuem sabor muito suave, sem sensações resíduais.


As proteínas de ervilha são mais cremosinhas, bem indicadas para misturas com essa característica. Essa combinação do sabor baunilha e da cremosidade da proteína de ervilha torna ela muuuuuito interessante para misturas! Com frutas principalmente!


Ingredientes: Proteína concentrada de ervilha amarela e aroma natural de baunilha, vitamina B12 cobalamina, edulcorantes Xylitol e glicosídeos de steviol.



Informação Nutricional – Porção de 35g (2 dosador)


Valor energético (Kcal)

118 Kcal = 495KJ


Carboidrato dos quais (g)

8,95


Polióis

8,30


Proteína (g)

21,50


Gorduras Totais (g)

2,00


Gorduras Saturadas. (g)

0,37


Gorduras Monoinsaturadas (g)

1,00


Gorduras Poli-insaturadas (g)

0,63


Gorduras Trans (g)

0,00


Fibra (g)

0,77


Sódio (mg)

240


Ferro (mg)

6,3


Fósforo (mg)

281


Vitamina B12 (mcg)

2,4




* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

** Valor diário não estabelecido.



Nutrition Facts

Serving Size 2 Roundend Scoops 1,23 oz (35g)

Informação Nutricional – Porção de 35g (2 dosador)

Quantidade por Porção

% VD (*)

Aspartato / Aspartic Acid