top of page

Venetron | Redução do estresse, ansiedade e depressão


Depressão e ansiedade são bastante comuns na população em geral devido a causas genéticas e à fatores externos associados a vida moderna. Em resposta, os medicamentos terapêuticos produzidos pela indústria farmacêutica, embora poderosa, não provou soluções adequadas, já que muitos dos medicamentos prescritos possuem efeitos colaterais.


Os antidepressivos são conhecidos por terem numerosos efeitos colaterais desagradáveis, como eventos cardíacos, fadiga, ganho de peso e diminuição da libido, reduzindo as taxas de adesão ao tratamento. Desta forma, a busca por produtos de origem natural com efeitos colaterais reduzidos seguros e eficazes é intensa, movimentando pesquisadores e diversos estudos na tentativa de encontrar um ingrediente ativo diferenciado e de qualidade.



Conheça o Venetron!

Venetron é um novo ingrediente dietético para a melhora do sono e do humor com grande potencial para melhoria da saúde quando comparado aos suplementos existentes no mercado, tendo sido utilizado nos últimos 20 anos. Enquanto estes outros suplementos dietéticos têm benefícios limitados ou efeitos colaterais desagradáveis, Venetron é um extrato de ervas que possui efeitos sobre a função cerebral com base em flavonoides seguros e bem conhecidos, sendo que estudos demonstraram que Venetron não possui reações adversas significativas.


Venetron é derivado do Apocynum venetum L., um arbusto que cresce extensivamente em regiões do noroeste da China. Há muito tempo tem sido usado na medicina tradicional chinesa. O primeiro registro do uso de A. venetum consta no antigo livro de ervas chinesas Jiu-Huang-Ben-Cao da dinastia Ming, no início do século 15, que descreveu o uso medicinal das folhas e caules como alimento e chá. Atualmente, A. venetum é conhecido como Luobuma na China e a Farmacopeia Chinesa recomenda esse fitoterápico como calmante para o fígado, nervos, bem como, para a inflamação. Além disso, também é indicado para o tratamento de neurastenia, palpitações, insônia, edema com micção frequente, hipertensão e nefrite.


Estudos bioquímicos mostraram que A. venetum possui atividade inibitória da lipoperoxidação, efeitos hepatoprotetores, e atividades antienvelhecimento. Pesquisas farmacológicas recentes descobriram muitos efeitos fisiológicos de Luobuma, incluindo efeitos antihipertensivo, cardiotônico, hepatoprotetor, antioxidante, hipolipemiante, antidepressivos e antiansiedade - a maioria dos quais acredita-se que seja atribuído ao conteúdo de flavonoides.


Assim, Venetron é um ingrediente promissor, redutor da ansiedade bem como, antidepressivo que demonstrou muitas vantagens sobre os produtos já existentes no mercado. Vários estudos utilizando o ingrediente ativo do Venetron, demonstram sua segurança e eficácia para a insônia, ansiedade, depressão e TPM.



Descrição do ativo Venetron


O Venetron é um extrato patenteado, purificado e liofilizado de Apocynum venetum. É feito a partir da extração de folhas secas da Rafuma em etanol e purificado. Contém mais de 4% de flavona glicosideo (Hiperosídeo e Isoquercitrina) como componente ativo.




Mecanismo de Ação do Venetron


• Redução da secreção de cromogranina A, um biomarcador de estresse agudo; • Operação sinérgica com o GABA, cuja principal função é reduzir a excitação cerebral; • Aumento dos níveis de serotonina, favorecendo um sono melhor; • Venetron foi baseado em um estudo com indivíduos com depressão.



Indicações de Uso


• Antidepressivo;

•Antiestresse;

•Melhora da insônia;

• Efeito Relaxante.


A associação de Venetron com GABA mostrou-se eficaz pois contribuiu na redução dos níveis da proteína associada ao estresse, a Cromogranina A, em comparação ao grupo placebo, bem como, com o Venetron e GABA em monoterapia, como ilustrado na figura abaixo:



Estudos


Venetron na melhora dos sintomas da Depressão e Insônia


1) Ensaios clínicos com indivíduos com depressão leve, e relatos de casos de mulheres tratadas por síndrome pré-menstrual (TPM) e depressão, Venetron, na dose de apenas 50 mg/dia, ajudou a melhorar os sintomas de depressão, incluindo diferentes tipos de insônia caracterizada por despertares no meio da noite ou no início da manhã. O mecanismo de ação para o efeito antidepressivo acredita-se estar relacionado ao aumento dos níveis de serotonina encontrada nas plaquetas dos indivíduos. Além disso, Venetron apresentou eventos adversos classificados como mais leve (versus mais grave) em comparação com o placebo. Estes resultados sugeriram que o uso de Venetron por indivíduos com depressão é seguro e com poucos efeitos colaterais. Além disso, nenhum efeito colateral foi encontrado em indivíduos saudáveis na dose de 50 mg/dia durante as primeiras oito semanas e 150 mg/dia durante quatro semanas subsequentes.


2) Venetron foi testado em um estudo duplo-cego, randomizado, conduzido em 39 indivíduos com depressão leve, que incluíam sintomas de ansiedade, utilizando doses de 50 mg ao dia (20 indivíduos) versus placebo (19 indivíduos), administrados em dois comprimidos de 25 mg ao dia, em tempos espaçados, ao longo de oito semanas. Escores globais de depressão e amostras de sangue, para os níveis de serotonina, para ambos os grupos, foram medidos no início do estudo e após oito semanas. Os resultados foram avaliados em relação a Escala de classificação HAM-D de 17 itens, que avalia humor deprimido, sintomas vegetativos e cognitivos de depressão bem como, sintomas de ansiedade. Após oito semanas de tratamento, 40% dos participantes do grupo Venetron apresentou uma redução maior que 10 pontos nos escores do HAM-D. Além disso, 50% dos indivíduos pertencentes ao grupo Venetron mostrou uma diminuição nos escores HAM-D de 50% ou mais. Já, 60% do grupo Venetron adquiriu uma pontuação HAM-D de 8 ou menor na oitava semana. Outros sintomas incluindo insônia e ansiedade somática tiveram uma melhora significativa ao longo das 8 semanas de estudo para o grupo Venetron. Por fim, 50% dos indivíduos aumentaram as concentrações de serotonina, demonstrando evidências bioquímicas no tratamento, sendo que 35% dos pacientes deste grupo mostraram aumento de pelo menos 20% nos níveis de serotonina.




Contraindicações


Contraindicado em casos de gravidez, amamentação ou concomitantemente com álcool ou medicamentos relacionados ao GABA.



Concentração Recomendada


25-50mg ao dia.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Material do Fornecedor | Via Farma

3.852 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page