• Farmácia Boaformula

Glutamina e seus benefícios.

O que é Glutamina?


A glutamina é o aminoácido mais abundante do corpo humano, correspondendo a cerca de 20% do total de aminoácido livre circulante e 60% do aminoácido livre intracelular. É um aminoácido não essencial, ou seja, um aminoácido que é produzido naturalmente pelo corpo a partir de outros aminoácidos.



Para que serve a Glutamina?


Entre suas diversas funções no organismo, a Glutamina serve principalmente para melhorar as funções intestinais, garantir um bom funcionamento do sistema imunológico, participar no crescimento de massa muscular e no transporte de amônia e nitrogênio.


A carência de Glutamina no organismo pode promover atrofia de mucosa, alteração na permeabilidade intestinal e translocação bacteriana, além de redução na síntese de glutationa, um potente antioxidante. É importante manter a glutamina em níveis constantes para assegurar o funcionamento dos sistemas vitais, como sistemas nervoso central, imunológico e renal.

Benefícios da Glutamina


  • Melhora o funcionamento do intestino, porque é um nutriente vital para a sua reparação, potencializando a absorção de nutrientes provenientes da alimentação;

  • Ajuda a tratar a diarreia, equilibrando a produção de muco, o que resulta em evacuações saudáveis;

  • Melhora a memória e a concentração, por ser um neurotransmissor essencial no cérebro;

  • Regula as atividades das células cerebrais, podendo ser usada em tratamentos de alterações de comportamento, epilepsia, esquizofrenia e senilidade;

  • Serve como um combustível para as células do sistema imune, ajudando no bom funcionamento do mesmo;

  • Reforça o sistema imune através da regulação da resposta imune de IgA, que é um anticorpo importante no ataque de vírus e bactérias;

  • Melhora o metabolismo e a desintoxicação celular;

  • Limita os desejos de açúcar e de álcool;

  • Auxilia na inibição da proliferação das células cancerosas;

  • Melhora os sintomas da diabetes;

  • Equilibra o balanço ácido-básico durante estados de acidose;

  • Promove a desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia;

  • Ajuda na síntese de nucleotídeos, por ser um precursor nitrogênio;

  • Tem efeito anti-catabólico, ou seja, ajuda a prevenir a perda de massa muscular para formação de energia, o que favorece o crescimento muscular.

  • A glutamina estimula a produção de glutationa, um poderoso antioxidante, que contribui para o combate aos radicais livre e eliminação de toxinas.

Quem pode consumir Glutamina?



Normalmente o corpo produz uma quantidade suficiente de glutamina para que suas funções possam ser executadas de maneira efetiva e o músculo é um dos responsáveis por manter adequada a quantidade produzida desse aminoácido.


Atletas e indivíduos fisicamente ativos podem precisar da suplementação, para evitar catabolismo e manter o metabolismo funcionando de maneira regular. Em alguns casos ocorre o overtraining, que é quando é praticado exercícios físicos de forma muito intensa, fazendo com que os níveis de glutamina diminuíam e os níveis do hormônio cortisol aumente. Com isso diminue o desemprenho, causando, por exemplo, fadiga muscular. Para evitar esse processo a suplementação de glutamina é essencial.


Outros casos, em que a suplementação de glutamina pode ser indicada, são para pessoas que passam por situações de intenso estresse, para pessoas que estejam com a imunidade muito baixa e também pessoas com problemas gastrointestinais.


É muito importante consultar um profissional da área da saúde para saber se a suplementação de glutamina é necessária.



Como consumir Glutamina?


A glutamina em pó costuma ser a mais orientada pelos nutricionistas e médicos especializados.

O seu uso é de 1g até 40g por dia.



Na Boaformula você encontra Glutamina!



Glutamina Manipulada


Glutamina em pó, a partir de 100g com dosador de 5g ou conforme indicação do profissional da saúde.

Você pode escolher com e sem sabor.

Deve ser diluída em água, suco ou adicionada ao seu shake, por exemplo.



Saiba mais sobre suplementação para exercício físico aqui.



Glutamina Rakkau


A Glutamina da Rakkau é um módulo de L-Glutamina para nutrição enteral e/ou oral de origem vegetal que fornece 5g do aminoácido por dosador. É composta, essencialmente,por aminoácido, sem adição de qualquer outro ingrediente, como açúcares ou gordura. É indicada para atletas, esportistas e indivíduos que necessitem recuperar e manter a integridade intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Por se tratar de um produto puro, com apenas um ingrediente, pode ser consumido por veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose e à proteína do glúten.


Saiba mais sobre a Rakkau aqui.


A sua saúde em boas mãos.

Posts recentes

Ver tudo