Dica Saudável | Brownie Funcional para comer sem culpa!



Uma necessidade básica e que está muito presente em nosso dia a dia é a alimentação. É importante criarmos mais consciência, escolhendo alimentos que irão nutrir o nosso corpo, nosso templo. Comer bem não significa deixar de comer coisas gostosas. Comer bem é um processo de reeducação alimentar, que procura nos reaproximar de nós mesmos, escolhendo mais atentamente o que consumir.


É importante procurar alimentos em sua forma mais natural possível e sempre diversificar. Inovar e provar coisas novas, com suas várias formas de preparo. A cozinha é um espaço sagrado, onde você pode criar delícias e a sua própria medicina.


Durante essa caminhada, as vezes nos deparamos com obstáculos que dificultam colocar em prática a alimentação consciente. Nosso intuito é sempre compartilhar produtos que facilitem essa transição, que sejam nutritivos, práticos e principalmente deliciosos! Na Boaformula você encontra a linha Total Mix da Giroil que é alinhada com essa missão:



Produzir alimentos de qualidade, que proporcionem saúde e bem-estar aos consumidores,inovando e garantindo a sustentabilidade do meio em que atua.



Essa Linha traz uma variedade de farinhas combinadas e prontas para o preparo de diversos pratos salgados ou doces. A última novidade da Linha, que chegou na Boaformula, é o Mix de Farinha Doce assinado pela Chef Tuca.


A Chef Tuca Iervolino é especializada em comidas saudáveis e gastronomia funcional. De brincadeira de criança à formação em Gastronomia, mexer nas panelas sempre foi sua maior diversão. Formada em Gastronomia, iniciou sua jornada na cozinha profissional em 2006, atuando em renomados restaurantes de São Paulo, além de personal Chef de famosos e celebridades. Empreendedora e sempre buscando criar novos negócios, atualmente resgatou a confeitaria que era sua paixão na infância para proporcionar às pessoas doces saborosos que se encaixam perfeitamente em uma vida saudável. Seus cursos presenciais e consultorias online são super concorridas, além de comandar a sua empresa de alimentação funcional, que oferece uma lista extensa de serviços e produtos para indústrias.


A Giroil é uma empresa gaúcha fundada em 2006 da família Dalla Vechia. Você pode saber mais sobre a empresa aqui.


Na Dica Saudável de hoje compartilharemos receitas deliciosas com o Mix de Farinhas Doce da que ajudará você no preparo de um brownie super gostoso e nutritivo!


O melhor de tudo é que as receitas são inclusivas! Sem glúten, sem lactose e veganas!


Veja mais sobre o glúten aqui.



É importante refletir quando se pensa em uma alimentação saudável na procedência do seu alimento. Sua forma de produção até chegar a nossos pratos. Um estilo de vida baseado em vegetais propõem uma conduta de compaixão e não violência que resgata uma forma mais natural e sustentável de existir. Com intuito de compartilhar conhecimento, sem impor o certo e errado para ninguém. Cada um sabe de suas escolhas e processos, buscamos aqui fazer refletir como a alimentação tem impactos internos em nossa saúde e externamente para o meio ambiente. Tornar o ato de comer consciente é fundamental para uma vida mais saudável e equilibrada.



Impactos da alimentação no meio ambiente

Na Dica Saudável de hoje iremos compartilhar uma receita incrível de um Brownie para adoçar mais sua vida. Para você diversificar com novos sabores sem julgar! E esse brownie além de ser uma delicia é um receita vegana e livre de glúten. É um convite para você para você diversificar com novos sabores sem julgar, com uma alimentação baseada em plantas que nutrirá seu corpo.


O que ou quem comemos tem muitos impactos na nossa saúde e na do meio ambiente. É crucial que olhemos para nossos hábitos com mais atenção, visando um auto cuidado e uma vida em harmonia com a natureza. A escolha por uma opção vegana tem diversas motivações que vamos compartilhar com vocês como:


>> Proteção da biodiversidade


O que ou quem comemos tem muitos impactos na nossa saúde e na do meio ambiente. Alguns de nossos problemas ambientais e sociais mais urgentes resultam de sistemas de pecuária extensiva, envolvendo milhões de animais e mais de 30% da superfície da Terra. Para proporcionar o espaço necessário pastoreio, milhões de hectares de floresta tropical virgem na América Central e do Sul estão sendo destruídos, resultando na extinção de inúmeras espécies de aves, mamíferos, répteis e plantas.


Quando florestas são destruídas para formar pastos, ocorre a perda de biodiversidade: a maior parte dos animais e plantas nativos desaparecem do local, sendo substituídos por forrageiras invasoras e gado. A remoção da cobertura vegetal original transforma completamente o ambiente, tornando-o impróprio para sustentar a maior parte das espécies que antes ali viviam. Ainda, as raras espécies que se adaptam às novas condições tendem a ser eliminadas pelos fazendeiros, uma vez que entram em competição com o gado ou passam a predá-lo por falta de suas presas naturais. Há também várias zoonoses, como a raiva, o antraz, a toxoplasmose e a febre maculosa, que são transmitidas do gado para os animais silvestres e vice-versa, o que frequentemente resulta na eliminação dos animais silvestres.



>> Redução do Desmatamento


A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) assegura que esta indústria é a “causa principal de desflorestação, realizada com a finalidade de criar campos de pastagens e forragens. A pecuária utiliza mais de 30% da superfície terrestre e ocupa 33% de toda a superfície cultivável destinada à produção de forragens. Ao mesmo tempo, os frigoríficos, os curtumes e as suas indústrias derivadas contaminam os cursos de água, ar e a terra.” Depois desta breve análise podemos concluir que consumir carne não é sustentável.


A necessidade do aumento na produção de carne reflete-se na abertura de novos campos de cultivo em locais onde antes havia áreas naturais. A Amazônia é um ótimo exemplo disto. A cada ano são destruídos vários alqueires destas florestas. No entanto, ao contrário do que se pensa, as madeireiras, as rodovias e a ocupação desordenada desempenham apenas um papel secundário nesta destruição. A principal causa foi e continua sendo a remoção das florestas para dar lugar à cultura de soja que será utilizada para alimentar o gado de países desenvolvidos, ou para formar pastos que alimentarão o gado brasileiro.



>> Você sabia?


Cada vaca precisa de 1 hectare de terra durante o seu desenvolvimento, depois de 2 anos, atinge o peso ideal para o abate, aproximadamente uns 380 kg, mas somente 290 Kg são utilizados na alimentação. Ou seja, para produzir 290 kg de “alimento”, é preciso ocupar 1 hectare a cada dois anos. Usando a mesma área para a plantação de grãos e cereais, com um sistema de cultivo biológico, produziria, por exemplo, 5.800 kg de soja, já que o rendimento deste grão por hectare é de 2.900 kg. Se o cultivo fosse de trigo, o mesmo hectare produziria 6.900 kg. No caso do cultivo de milho, a produção chegaria aproximativamente de 13.000 kg por hectare.


“A mesma quantidade de terra que é usada para pastagens e alimentação do gado, alimentaria dez pessoa, mas se cultivada com lentilhas, feijões ou ervilhas, alimentaria centenas.” – Alexandre von Humboldt



>> Ética Animal


A ética é o principal pilar que sustenta o vegetarianismo. Os animais que consumimos, como vacas, porcos, galinhas e peixes, são seres sencientes (capazes de sofrer e experimentar contentamento) e que, portanto, merecem respeito e consideração moral. Além disso, esses animais são capazes de tomar conta de si mesmos, de escolherem o que querem para si. Nessa perspectiva, tais animais possuem valor intrínseco, ou seja, devem ser considerados como fins em si mesmos – e não como mero objetos para satisfazer os interesses humanos.


O veganismo é de fato importante para o meio ambiente e para os seres vivos. Segundo a ONU, o maior impacto no efeito estufa do planeta é produzido pelo dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio e amoníaco provenientes da indústria da carne.


"O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais."


Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, a mais antiga entidade vegana do mundo.



>> Mas o que vegetarianos/veganos comem?


Pessoas que adotam veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada. Existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais.



Saiba mais em:


https://www.sejavegano.com.br/

https://www.svb.org.br/

https://www.veganizadores.com.br/

https://www.vista-se.com.br/



Você pode começar aos poucos, acrescentando mais alimentos baseado em plantas em sua rotina! Alimentos limpos e saudáveis, para se comer sem culpa. Cada um sabe do seu processo e como pode contribuir para uma vida mais saudável e sustentável. Lembrando que aqui compartilhamos apenas dicas com a finalidade de refletirmos na busca por uma vida mais saudável. Para começar, compartilhamos hoje receitas de doces veganos e deliciosos que você pode fazer na sua casa. Afinal, quem não gosta de um bom doce?



Brownie Funcional

Ingredientes

  • 4 colheres de farinha linhaça hidratada + 8 colheres de sopa de água

  • 2 xicaras de Mix de farinha doce giroil

  • 100g de manteiga de coco (ou óleo)

  • 1 pitada de sal do Himalaia

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio+1 colher de sopa de vinagre de maça orgânico

  • Nozes picadas a gosto

  • ½ xicara de leite de coco (Pode diluir 2 colheres de sopa de leite de coco em pó em 1 xicara de água)


Modo de Preparo


Deixe por 15 min a farinha de linhaça hidratando com a água. Em outro recipiente, derreta a manteiga (ou o óleo), e use um garfo para misturar com a farinha de linhaça hidratada. Misture todos os ingredientes em uma vasilha e, por fim, coloque as nozes picadas. Se desejar, coloque pedaços de chocolate amargo.


Asse em uma forma untada no forno pré-aquecido a 200 ºC, durante aproximadamente 20 minutos. Bom apetite! Só fique atento a uma dica: não deixe assar demais. O bacana do brownie é aquela casquinha que ele cria em cima, mas com a massa ainda molinha por dentro, assada, porém molhadinha! Cada forno tem um tempo diferente, o tempo fornecido é uma referência.




Total Mix Farinha Doce



PARA QUE SERVE: O Mix de Farinha Doce com Chocolife é um blend de farinhas nobres que pode ser usado no preparo de diversas receita.

COMO USAR: A farinha pode ser utilizada para o preparo de diversas receitas, como brownie, petit gateau, cookies e panquecas. Após aberto, conserve em local fresco, protegido da umidade e da luz solar.

PORQUE VOCÊ VAI AMAR: O mix de farinhas doce é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, gorduras boas, proteínas e fibras, além de não contér glúten e nem lactose, podendo ser inserida tanto na dieta de celíacos quanto na de veganos.



A Linha Chefs TOTAL MIX, foi desenvolvida para facilitar sua vida!


O Mix de Farinhas Doce é um alimento muito saudável e nutritivo, composto por ingredientes nobres e embalado a vácuo, fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, gorduras boas, proteínas e fibras. Além disso, é sem glúten, sem lactose e vegano.


A união de duas marcas de referência em seus mercados possibilitou a criação de um produto de excelente qualidade, sem adição de açúcares e sem gordura trans. A Giroil é pioneira no cultivo de grãos ancestrais e produção de farinhas nobres no Brasil e a Chocolife é o primeiro chocolate funcional do Brasil.


A Chef Tuca Iervolino é especializada em comidas saudáveis e gastronomia funcional. De brincadeira de criança à formação em Gastronomia, mexer nas panelas sempre foi sua maior diversão. Formada em Gastronomia, iniciou sua jornada na cozinha profissional em 2006, atuando em renomados restaurantes de São Paulo, além de personal Chef de famosos e celebridades.

Empreendedora e sempre buscando criar novos negócios, atualmente resgatou a confeitaria que era sua paixão na infância para proporcionar às pessoas doces saborosos que se encaixam perfeitamente em uma vida saudável. Seus cursos presenciais e consultorias online são super concorridas, além de comandar a sua empresa de alimentação funcional, que oferece uma lista extensa de serviços e produtos para indústrias.



INGREDIENTES


Chocolate 50% cacau, erytritol, farinha de amêndoas, farinha de teff e cacau 100%.


CARACTERÍSTICAS

  • Embalado a Vácuo;

  • Sem Glúten;

  • Sem Lactose;

  • Vegano;

  • Com chocolate 50% cacau Chocolife.


RECOMENDAÇÃO


Após aberto, conservar em local fresco, protegido da umidade e da luz solar.



Veja mais sobre a giroil aqui.



>> ERYTHRITOL

O Eritritol é um adoçante de fonte natural geralmente extraído do milho, mas que ocorre naturalmente em frutas como peras, melões e uvas, bem como em alimentos como cogumelos e outros derivados de fermentação, como o vinho. Possui aproximadamente 70% do poder adoçante do açúcar sem as suas calorias e com índice glicêmico zero. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde, agin