Dica Saudável | Escola Infinita




ESCOLA INFINITA



Hoje na Dica Saudável compartilharemos um espaço/escola muito legal em Porto Alegre. Na busca pela saúde integral, que envolve saúde física e psíquica temos o auxilio de diversos meios para alcançar esse bem estar. Eles podem ser através da alimentação mais consciente, de um auto cuidado com argilas e óleos essenciais, suplementação de minerais e vitaminas e também pelo equilíbrio através de práticas muito especiais. Nossa querida cliente Sandra Zaballa nos contou mais sobre sua caminhada e nos conectou com a Escola Infinita que busca compartilhar saúde através de terapias integrativas.


Esse espaço oferece terapias como acupuntura, iridologia, massagem, medicina indígena, MTC (Método Tradicional Chimês, Radiestesia, Naturoparia, Terapia Floras e Reiki. Um convite ao autoconhecimento, a uma saúde integral e bem estar. Além de oferecer essas práticas, eles ensinam através de cursos a distância e ministrados na escola. Um deles é o de Naturopatia, que iremos contar mais pra vocês! Dentre eles, é usado em consórcio produtos naturais como argilas, águas thermais e óleos essenciais para potencializar os tratamento. Na Boaformula você encontra produtos da WNF e Bioessência, que nos trazem mais perto do poder das plantas e da natureza.

A Escola Infinita é uma escola diferenciada com uma proposta natural dedicada e preparada a formar terapeutas completos. Compartilham muitos conhecimentos, dentre eles, alguns milenares e vindos de outras culturas e civilizações. São várias as opções de cursos, e em destaque a Naturopatia. A formação desta área foi herdada de uma escola da qual participaram por anos, o que os possibilita hoje assumir a formação de terapeutas diplomados, reconhecidos como Doutores em Naturopatia validando a certificação como curso Superior.


Além do conhecimento e da oportunidade de atuação numa área de necessidade básica, o curso de Naturopatia possibilita uma grande combinação de abordagem terapêutica, facultando ao terapeuta recursos valiosos e inter combináveis facilitando e ampliando as possibilidades de sucesso e de recuperação através da terapia aplicada no seu exercício profissional.


A Naturopatia, além de ser uma terapatia que reúne várias técnicas e recursos, é acima de tudo um estilo de vida. O estilo de vida que é a nossa cultura, que nos dá vida e fala por nós, interna e externamente.


Essa é a energia que move a Escola Infinita, que aquece e enriquece a sua Missão - querem, primeiro, transformar a sua vida, para que você seja capaz de replicar este efeito em outras vidas, tornando o mundo um lugar melhor e mais saudável.

Conta com uma equipe voltada para a saúde, composta por amigos, colegas de profissão, alunos em formação e voluntários de modo geral. Tem como propósito a boa vontade em levar informação sobre saúde, utilizando das práticas integrativas complementares e técnicas tradicionais, para toda a população que demonstrar interesse.

Veja mais aqui.


A escola foi co-fundada por duas mulheres incríveis: a Celia Russo e a Taitiane Teixeira. São mulheres empreendedoras e com uma caminhada de formação completa como terapeutas.

Vamos conhecer mais um pouco sobre essas mulheres que inspiram e vivem com uma medicina natural?


Celia é coordenadora geral da Escola e tem um trajeto por Master REIKI, Filósofa, praticante de Somatic Experiencing® (SEP) pela Foundation for Human Enrichment, Boulder, Colorado / EUA – SE, recentemente formada em Medicina Tradicional de Naturopatia Científica - Asociasón Open University International, possui Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, e formação em diversas áreas como, Biodanza, Trainning / Formação em Massagens Bioenergéticas, INSIGHTMR - I, II e III – Gerenciamento de Vida Pessoal /SP – Seminários INSIGHT – USA, Massagem Terapêutica e estética, Formação Básica em Voz Terapia – Multiversidade, Florais Astrológicos, Florais Brasileiros: Projeto PHOENIX / Os Quatro Elementos / Florais Alquímicos, Geobiologia, Radiônica, Radiestesia. Iridologia, Formação Básica em VOZ TERAPIA – Multiversidade, Rio de Janeiro.


Taitiane Teixeira é Pesquisadora, Professora, Fisioterapeuta, Dra em Acupuntura, Profissional em Terapias Orientais.Atua como Professora desde 2000, em diversas disciplinas da MTC – Acupuntura, Iridologia, Reflexologia, Crâniopuntura, Agulhamento à seco, Mobilizações Vertebrais, Anatomia Geral, Síndromes Energéticas, Laserterapia, Eletroterapia, Eletroacupuntura.


Com vasta experiência em Clínica e Eventos de Saúde, também desenvolve trabalhos solidários com a sua EQUIPE em SAÚDE, incluindo as comunidades desfavorecidas. Realiza a JORNADA TERAPÊUTICA em várias cidades e Estados do país, onde além de prestar atendimentos a pacientes, também ministra CURSOS e presta suporte terapêutico aos participantes destes eventos.


Saiba mais sobre ela aqui.


Videos sobre o que ela faz aqui.


Sobre sua jornada terapêutica aqui.



Você tem a oportunidade de vivenciar e aprender sobre diversas terapias integrativas na Escola Infinita, como acupuntura com Taitiane. Ela nos conta mais sobre essa prática e fica o convite para você ir conhece-lá e se beneficiar da maravilha que é acupuntura.




SOBRE AS TERAPIAS INTEGRATIVAS OFERECIDAS NA ESCOLA

CLÍNICA DE ACUPUNTURA



>> O que é acupuntura?


Acupuntura é a prática de inserir agulhas finas em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde e o bem-estar. Originou-se na China à mais de 2.000 anos atrás. Nas práticas de acupuntura usam-se tradições médicas da China, Japão, Coréia e outros países. Diversas pesquisas têm mostrado que a acupuntura reduz as náuseas e os vômitos após a cirurgia e a quimioterapia. Ela também pode aliviar a dor. Os pesquisadores não entendem completamente como a acupuntura funciona. Ela pode auxiliar a atividade analgésica e a química de seu corpo. Ela também pode afetar a forma como você libera substâncias químicas que regulam a pressão arterial e o fluxo. A energia melhorada e o equilíbrio bioquímico produzido pelos resultados da acupuntura estimulam as habilidades da cura do corpo natural, a promoção física e o bem-estar emocional.

Embora a acupuntura é frequentemente associada ao controle da dor, nas mãos de um profissional bem treinado tem aplicações muito mais amplas. A acupuntura pode ser eficaz como tratamento único, ou como suporte ou coadjuvante de outras formas de tratamento, ela é reconhecida para utilização no tratamento de uma ampla gama de problemas médicos, incluindo:

• Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, cólon espástico, constipação, diarreia. • Doenças respiratórias: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma, infecções respiratórias recorrentes. • Doenças neurológicas e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor de garganta, neurite costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, várias formas de tendinite dor nas costas, baixo, ciática, osteoartrite.


A acupuntura é particularmente útil na resolução de problemas físicos relacionados com a tensão e o estresse, e nas condições emocionais.



>> Como a acupuntura funciona?


A explicação clássica chinesa é que os canais de energia são executados em padrões regulares através do corpo e sobre sua superfície. Estes canais de energia, chamados de meridianos, são como rios que fluem através do corpo para irrigar e nutrir os tecidos. Uma obstrução no movimento desses rios de energia é como uma represa que faz o suporte em outros.

Os meridianos podem ser influenciados por estímulos nos pontos de acupuntura. As agulhas de acupuntura desbloqueiam as obstruções nas barragens, e restabelecem o fluxo regular, através dos meridianos. Tratamentos de acupuntura podem, portanto, ajudar os órgãos internos do corpo para corrigir desequilíbrios em sua digestão, absorção e atividades de produção de energia, e na circulação de sua energia através dos meridianos.


A explicação científica moderna é que alfinetando os pontos de acupuntura estimulamos o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, medula e cérebro. Estes produtos químicos vão mudar a experiência da dor, e desencadear a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciam o corpo, no sistema de regulação interna.


A acupuntura é um sistema que pode influenciar três áreas de cuidados de saúde:

• Promoção da saúde e bem-estar.

• Prevenção da doença.

• Tratamento de várias condições médicas.



>> Quantos tratamentos são necessários? ​

O número de tratamentos necessários difere de pessoa para pessoa. Para condições complexas ou de longa duração, um ou dois tratamentos por semana durante vários meses podem ser recomendados. Para problemas agudos, geralmente são necessários menos visitas.

​>> Há efeitos colaterais para o tratamento? ​

Geralmente não. Como a energia é redirecionada no corpo, os produtos químicos e os hormônios internos são estimulados e a cura começa no local. Ocasionalmente, os sintomas pioram por alguns dias, ou outras mudanças gerais no apetite, padrões de sono, intestinais, micção ou um estado emocional podem ser desencadeadas. Estes não devem causar preocupação, pois eles são simplesmente indicações de que a acupuntura está começando a trabalhar. É bastante comum com os primeiros tratamentos ter uma sensação de relaxamento profundo ou até mesmo uma desorientação leve imediatamente após o tratamento. Estes passam dentro de um curto período de tempo, e nunca exige nada mais do que um pouco de descanso.



>> As agulhas causam dor?

As pessoas experimentam o agulhamento da acupuntura de forma diferente. A maioria dos pacientes sentem apenas o mínimo de dor quando as agulhas são inseridas, outros não sentem dor. Uma vez em que as agulhas estão no lugar, não há dor sentida. Agulhas de acupuntura são muito finas e sólidas e são feitas de aço inoxidável, a inserção através da pele não é tão dolorosa como injeções ou coleta de amostras de sangue. O risco de irritação da pele e hematomas é inferior quando se utiliza uma agulha oca. O seu médico cuidadosamente esteriliza as agulhas usando as mesmas técnicas para os instrumentos cirúrgicos, ou utiliza agulhas descartáveis, não há risco de infecção a partir de tratamentos


KOBIDO: MASSAGEM FACIAL


O espaço conta também com a massoterapeuta Sandra Zaballa, que nos apresentou a massagem facial Kobido. Sandra se formou nessa técnica em Madrid, na Espanha, e hoje compartilha no Brasil mais sobre esse Lifting Facial sem cirurgias, uma massagem natural eficaz para minimizar o processo de envelhecimento cutâneo e melhorar visivelmente a condição da pele. Contaremos hoje para vocês mais sobre o ritual.



>> A História


Em japonês, 古 美 道, Ko Bi Do significa "antigo caminho da beleza" e trata-se de uma massagem milenar que fazia parte apenas da rotina da família imperial. O método, que envolve movimentos de shiatsu, como deslizamentos, amassamentos e leves batidinhas, foi passado de geração em geração desde 1472 até chegar em meados dos anos 1980 aos Estados Unidos.


Deriva da ANMA 按 (An) que significa pressionar e摩 (Ma) que significa esfregar, espalhar a paz por fricção ou acalmar com as mãos. Nasceu há mais de 4.000 anos nas regiões do norte da Índia, Nepal e Tibet. Pressionar, amassar e massagear são os princípios básicos do Anma.


Anma estava bem estabelecida na China antiga, quando oImperador Amarelo reinou, e está documentado noHuangdi Neijing 《黄帝内经》(Livro clássico do Imperador Amarelo), uma doutrina médica que foi a base da medicina chinesa há mais de 2000 anos.



>> Mestres de ANMA e SAMURAIS


Esse estilo de massagem foi criada por dois mestres de Anma durante uma competição e utilizada pelos SAMURAIS na busca do equilíbrio entre o corpo e a mente no antigo Japão. A massagem Anma foi incorporada em várias formas diferentes de artes marciais japonesas ao longo da história. Durante a competição os dois mestres reconheceram as habilidades de cada um e trabalharam juntos para criar uma nova casa (como uma empresa) chamada Kobido. Eles estabeleceram 48 técnicas Kobido distintas de Anma. Criada por dois dos maiores mestres da época, estas técnicas são muito avançadas.


A lenda diz que o samurai recebeu esta massagem ao retornar das batalhas para recuperar a força interna e acalmar o espírito. A técnica veio aos ouvidos de uma imperatriz japonesa que descobriu que também serviu para melhorar a beleza e escondeu-a do mundo para tornar a beleza secreta da realeza. Em 1472 ela exigiu o desenvolvimento de uma massagem semelhante, mas que, além disso, oferecesse bem-estar ao rosto e um bom semblante. Dessa maneira, originou-se o novo integrante dessa categoria das massagens japonesas conhecido como Massagem Facial Japonesa, também chamada por Ko Bi Do.


Veja mais aqui.



>> Massagem Facial Japonesa

Ko Bi Do o “antigo Caminho da Beleza” é uma profunda combinação de conceitos da medicina oriental e de técnicas que foram sendo desenvolvidas e modificadas a partir do Anma (Massagem Tradicional Japonesa), durante os últimos 500 anos. Esse estilo de massagem não se tornou conhecido, porque era somente feito na realeza, devido aos seus resultados surpreendentes.


Ambos, os modernos Anma (Genko Anma) e Kobido são derivados de Koho Anma (a antiga forma de Anma). Até recentemente, era a exclusividade da elite japonesa oferecendo pele suave e perfeita nos círculos aristocráticos. A filosofia do kobido é que a beleza suprema vem do equilíbrio perfeito da saúde física, emocional e espiritual.


A beleza facial só é possível quando todo o organismo está em harmonia saudável, de modo que as diferentes manipulações que são feitas durante as sessões de Kobido estimulam profundamente os canais de energia do corpo para alcançar essa harmonia entre saúde e beleza.

<