top of page

Ansiedade e Depressão? Conheça o nosso Composto!



A associação de depressão com ansiedade é mais frequente do que imaginamos. É comum sabermos de alguém que já fez tratamento para pânico, ou que conhece algum parente que lida com ansiedade ou até mesmo alguém que já teve depressão. A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou em 2017 que o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas com transtornos ansiosos, ou seja, cerca de 9,3% da população. Em relação à depressão, a OMS descreveu que há 5,8% da população com o transtorno, cerca de 11,5 milhões de pessoas.


Em um primeiro momento é muito importante diferenciar a depressão da tristeza. É normal sentirmos um pouco abatido de vez em quando. É importante entender que a tristeza é um sentimento momentâneo, que dura por um período curto de tempo. Já a depressão, perdura, sem que a pessoa consiga encontrar uma solução para o sentimento. Quando alguém se sentir assim, é essencial buscar ajuda profissional.



Abaixo separamos alguns dos sintomas mais comuns associados à ansiedade:


  • Nervosismo e sofrimento por antecipação

  • Apreensão

  • Inquietação

  • Angústia

  • Sintomas físicos como taquicardia, boca seca, rubor, sudorese nas mãos, suor frio

  • Medos irracionais

  • Pensamento acelerado



E também separamos alguns dos sintomas mais comuns associados à depressão:


  • Irritabilidade, angústia e desânimo

  • Tristeza profunda e prolongada

  • Cansaço fácil

  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria ou prazer

  • Insegurança

  • Esquecimento e dificuldade de concentração

  • Pensamentos negativos

Observação: Apesar do conhecimento dos sintomas, apenas um profissional habilitado pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto para cada tipo de doença.




Pensando em seu bem-estar e saúde, na Boaformula você encontra o Composto Natural Antidepressivo e para Ansiedade desenvolvido pela nossa Farmacêutica!




Contém Kawa-Kawa 150mg e Hypericum 170mg

Tomar 1 cápsula no Café da Manhã e 1 cápsula à noite



Benefícios dos ativos >>



>> KAWA KAWA


Originado da planta Piper methysticum da família Piperaceae, originária de ilhas da Oceania. Contém pironas (Kavapironas) como a cavaína, metisticina e yangonina. Inicialmente usada nas ilhas do pacífico sul, para produzir uma bebida destinada a festas, rituais e estados de convalescença, tem sido usada atualmente no tratamento da ansiedade e de distúrbios relacionados ao estresse. Em estudos clínicos, elas têm mostrado um perfil de ação claramente ansiolítico, sem sinais de vício e dependência em doses terapêuticas.



Aplicações


  • Relaxante Muscular Central (comparável à dos benzodiazepínicos);

  • Ação Sedativa (sem produzir no entanto efeito narcótico ou hipnótico);

  • Perturbações do climatério;

  • Utilizado em casos de stress, distúrbios do sono, ou ansiedade.



Estudo clínico


A Kawa kawa tem sido estudada mais frequentemente para o tratamento da ansiedade, do estresse e da agitação. Mostrou-se útil para atenuar convulsões raquimedulares e propriedades antipsicóticas. Estudos clínicos mostraram certo grau de controle das convulsões em pacientes epiléticos, sugerindo a atuação dos receptores de ácido gamaaminobutírico (GABA).


O extrato de Kawa kawa também foi estudado para distúrbios de ansiedade. Em um estudo de pacientes com ansiedade de origem não-psicótica, verificou-se que a kawa kawa melhorou o quadro dos pacientes utilizando-se os escores da escala de ansiedade de Hamilton.




>> HYPERICUM



Hipericum perforatum é um ativo extraído da planta Hipericum perforatum L. da família Hiperiaceae. É largamente conhecido como Erva de São João, St. John’s Wort, Hipérico, Jarsim entre outros nomes.



Uso Tradicional


Internamente é indicado no tratamento da ansiedade, depressão moderada, problemas de sono em idosos, transtornos neurovegetativos associados ao climatério; enurese; dispepsia e cólicas gastrintestinais. Nevralgias, ciática e dores musculares.


Externamente, o óleo de hipericão é usado como cicatrizante, em feridas, queimaduras, contusões, eczemas e outras afecções cutâneas.



Aplicações


Utilizado para tratamento de pacientes com depressão leve a moderada, ansiedade, distúrbios do sono e desordens psico-vegetativas.



Indicações terapêuticas


Depressão leve e moderada.



Vantagens


Hipericum não provoca as reações adversas dos antidepressivos comuns tais como, boca seca, cansaço, retenção de urina entre outras. Também não causa alterações na libido.



Contra Indicação


Não é recomendado para gestantes ou lactantes e pacientes diabéticos.



Mecanismo de ação


Ainda não está claro como o Hipericum age em alguns tipos de depressão, mas várias teorias estão sendo investigadas. Uma delas é que o Hipericum aja inibindo o neurotransmissor Monoamino Oxidase (MAO) e a catecolamina Metil transferase. Outra é que ele estabiliza níveis de serotonina.



Comprovação de eficácia

Estudos clínicos


 Em um estudo duplo-cego versus placebo realizado em 105 pacientes com estado depressivo e irritabilidade, administrou-se extrato de hipérico (900mg/dia) divididos em três vezes. De acordo com o estudo, em 4 semanas de tratamento 67% dos pacientes que tomaram hipérico demonstraram melhoria significativa, ação medida através da escala de Hamilton.


 Em outro estudo similar realizado em 39 pacientes com estado depressivo, irritabilidade e transtornos psicovegetativos utilizando idênticas doses durante quatro semanas de tratamento, foi demonstrada melhoria clinicamente significativa em 70% dos pacientes pertencentes ao grupo que havia tomado extrato de hipérico.


 Estudo comparativo com outras drogas antidepressivas (imipramina e maprotilina) mostrou resultados iguais ou levemente melhores (medidos pela escala de Hamilton) e com muito menos efeitos colaterais.


 Um estudo realizado na Argentina em 20 pacientes depressivos leves a moderados (10 tratados com 900 mg/dia de hipérico e 10 tratados com placebo) associados a transtornos de adaptação e avaliados através da escala de Hamilton durante oito semanas, apresentou uma melhoria significativa em 66,11% dos tratados com hipérico contra 21,26% do grupo placebo.


 A respeito da capacidade cognitiva de 50 pacientes com depressão, o extrato de hipérico tem demonstrado melhorias objetivas demonstráveis através de um teste que avalia a capacidade de processamento e informação geral, conhecido como KAI.



A sua saúde em boas mãos.


Fonte: Material do Fornecedor | Farmacêutica Responsável

343 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page