top of page

Farinhas do Bem | Conheça os benefícios | Nutricionista Amanda Dias

Hoje convidamos a Nutricionista Amanda Dias para falar um pouco mais sobre um assunto que gera muitas dúvidas: consumir ou não farinhas.



"A farinha é um produto que está presente diariamente na alimentação de grande parte da população, sendo o ingrediente principal para elaboração de vários produtos alimentícios, como pães, bolos, cereais e biscoitos.


Este ingrediente influencia diretamente na qualidade, leveza, aspecto e sabor destes produtos, mas principalmente no seu valor nutricional.


O valor nutricional do alimento pode ser determinado pela quantidade de vitaminas, minerais e fibras, mas principalmente pela sua influência no índice glicêmico, ou seja, a velocidade que a glicose será liberada no sangue.


Estudos comprovam que a farinhas que aumentam rapidamente o índice glicêmico não só estão associadas ao ganho de peso e aumento da gordura corporal, mas também a doenças, como diabetes.


O que muita gente não sabe é que existem as *FARINHAS DO BEM*, que ajudam na manutenção da saúde e ainda complementam dietas.



Para ajudá-los, separei em uma lista as minhas preferidas.

Confira abaixo:


*FARINHA DE AMÊNDOA* - Rica em vitamina E e gordura poli-insaturada, importante no transporte de vitaminas e no controle do colesterol e um excelente antioxidante.


*FARINHA DE GRÃO-DE-BICO* - Fonte de fibras e vitaminas é também uma ótima opção para incluir proteínas na alimentação.


*FARINHA DE COCO* - Melhora os níveis de gordura no sangue (assim como o óleo de coco) e a função intestinal, prevenindo a constipação e ainda contribui para o emagrecimento.


*FARINHA DE CHIA* - Ajuda na saciedade, desintoxica o organismo, ajuda a combater a osteoporose e a regular o trânsito intestinal.


*FARINHA DE QUINUA* - Um grão completo, proteínas, fonte de fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, como o triptofano (responsável pela diminuição da vontade de atacar comidas calóricas, além de melhorar o humor, controlar o peso e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas).


*FARINHA DE LINHAÇA* - Por ofertar fibras e gorduras saudáveis, estimula a saciedade e auxilia na redução de peso. Além disso, é fonte de ômega-3 e ácido alfa linolênico, que controla os níveis de colesterol e diminui os processos inflamatórios.



DICAS DA NUTRI COMO CONSUMIR


As farinhas do bem podem ser usadas no preparo de pães e bolos, junto com frutas e iogurtes, e até mesmo no preparo de sucos. O ideal é utilizar até duas colheres de sopa por dia de apenas uma espécie de farinha, pois apesar de serem saudáveis, elas podem conter um número alto de calorias se consumidas juntas e em grande quantidade. Vale ressaltar que essas farinhas contêm muita fibra, o que é muito bom para o funcionamento do intestino, porém para ter todos os seus benefícios é muito importante lembrar de beber pelo menos dois litros de água por dia."



Lembrando que as farinhas podem ser feitas em casa a partir do alimento inteiro cru, triturando ele no liquidificador ou processador até se tornar um pó.


A sua saúde em boas mãos.



Fonte

Nutricionista Amanda Dias | @amandadiasnutri

263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page