top of page

Dica Saudável | Kombucha | Elixir da Saúde




Kombucha

Elixir da Saúde



A kombucha é uma bebida probiotica muito falada hoje em dia devido seus diversos benefícios a saúde. E agora você pode encontrar na Boaformula na forma liofilizada em pó!


Estudos comprovam que Kombucha tem os quatro principais potenciais necessários para inúmeras atividades biológicas: Propriedade desintoxicante, proteção contra danos causados pelos radicais livres, capacidades energizantes e promoção da imunidade. A profilaxia da saúde e os efeitos curativos do Kombucha são devidos aos compostos bioativos presentes e seus 1 mecanismos bioquímicos.

Vários estudos têm demonstrado que o Kombucha pode atuar eficientemente na profilaxia e recuperação da saúde pelas principais propriedades apresentadas :

  • Desintoxicação;

  • Antioxidação;

  • Potências energizantes;

  • Promoção da imunidade deprimida.



>> Mas afinal, o que é a Kombucha? <<


A kombucha é uma bebida probiótica feita através da fermentação do chá das folhas da planta da família Camamelis Sinenses( chá verde, chá preto ou chá branco) ou plantas com a presença de cafeína, podendo ser usado também infusões de erva mate, gengibre, entre outras, e um açúcar ( cristal, mascavo ou demehara). Após a fermentação a kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde. A fermentação deve-se a uma colônia especifica de bactérias e leveduras que parece com discos translúcidos e com textura mais amolecida chamada de Scooby ou mãe Kombucha. São variadas as sinergias possíveis para o preparo da Kombucha. Ele pode ser doce, seco, amargo, mais alcoólico ou mais suave, de acordo com a preparação conduzida por você.

Abaixo está uma lista de alguns dos principais componentes encontrados nessa bebida probiótica:


Várias enzimas, ácido acético, ácido carbônico, ácido fólico, ácido glucônico, ácido glucurônico, L(+) láctico, ácido de Usnic, aminoácidos (vários), ácidos hidróxidos (vários), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina, niacinamida), vitamina B6 (pyridoxina), vitamina B12 (cobalamina, cyanocobalamina), vitamina C.



>> O que são probióticos? <<


Os probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos que proporcionam benefícios para a saúde.


O conceito de probiótico foi introduzido no início do século XX, quando o prêmio Nobel Elie Metchnikoff, conhecido como o “pai dos probióticos”, propôs que o consumo de micro-organismos benéficos poderia melhorar a saúde das pessoas. Os pesquisadores continuaram a investigar essa ideia e o termo “probióticos” - que significa “pró vida” - entrou em vigor.


Embora as pessoas frequentemente pensem em bactérias e outros micro-organismos como “germes” prejudiciais, muitos micro-organismos são essenciais para o bom funcionamento do organismo.


Por exemplo, no nosso intestino, há uma grande colônia de bactérias que juntas pesam mais de 1kg e formam a microbiota intestinal, chamada de órgão virtual.Esse órgão é o responsável por sua imunidade e tem ligação direta com outros órgãos, incluindo seu cérebro.


Análises conduzidas pelo maior pesquisador do intestino do mundo, Michael D. Gerson, da Universidade de Columbia, mostraram que existem 100 milhões de “neurônios intestinais”.Não por acaso, Dr. Gerson foi o primeiro a chamar o intestino de segundo cérebro. Nele se encontra:

  • 90 por cento da serotonina existente (hormônio da felicidade e da sensação de bem-estar);

  • 80 por cento das células de defesa do seu organismo (que combatem das gripes às infecções vaginais)

  • 75 por cento do seu Hormônio do Crescimento (o HG) que fortifica a sua memória e ainda acelera o seu metabolismo.

Se a microbiota tem papel fundamental no sistema imune, é preciso alimentar e estimular a colônia boa.


Os alimentos que contêm micro-organismos benéficos para o corpo são chamados de alimentos probióticos. São exemplos de outros alimentos probióticos os fermentados como o chucrute, kimchee, kefir, gengibre em conserva, pepino em conserva, beterraba fermentada, entre outros. Mas os probióticos também podem ser encontrados em cápsulas ou em sachês nas farmácia.



>> Mas o que torna os probióticos tão especiais? <<


São as bactérias “boas”, que só agem quando ingeridas na dose certa. Cada tipo (ou cepa) tem uma função específica. Para ter um intestino saudável é necessário ter inúmeras cepas, composta de várias espécies de linhagem, bastante variadas de bactérias benéficas para o seu organismo.Os probióticos interagem com nossa flora intestinal ajudando a controlar a multiplicação dos micro-organismos que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Eles também agem diretamente nos mecanismos de defesa da mucosa do intestino e estimulam o sistema imunológico.


Incluir probióticos em sua dieta tem se mostrado eficaz para reduzir a incidência de:

  • doenças autoimunes

  • doenças inflamatórias (dores, problemas cardiovasculares)

  • alergias

  • Distúrbios mentais e outras doenças


Um corpo com a microbiota intestinal fortalecida é um atestado de sua eficácia na proteção e reforço do seu sistema imunológico.



>> Um pouco da história desse elixir da saúde <<


O primeiro relato de produção e consumo de kombucha vem da China, em 221 a.C., durante a Dinastia Tsing. A (ou o) Kombucha vem sendo cultivado por milhares de anos por várias culturas, tendo inclusive menções na Bíblia (Rute 2:14) onde o proprietário de terras Booz convidou Rute durante sua coleta de grãos e disse:”Vem cá e come um pouco de pão e mergulha teu bocado na bebida de vinagre! E ela se sentou ao lado dos ceifadores; e êle lhe alcançou cereal torrado e ela comeu e se saciou e ainda sobrou.”


Este relato bíblico de cerca do ano 1000 a.C. dá uma indicação dos hábitos nutricionais exemplares dos antigos, pois as pessoas preparavam com microrganismos bebidas com ácido láctico que eram servidos para dar energia e refresco durante os árduos trabalhos da colheita.


Durante as décadas de 1960 e 1970 a bebida tomou proporções globais, quando as pessoas adeptas às praticas nutricionais naturais difundiram o uso do chá fermentado.

O nome kombucha vem de uma crença ocidental de que a colônia (ou biofilme) era na verdade uma alga marinha chamada kombu, e pelo fato de na Índia os chás da planta Camellia sinensis serem chamados de cha ou chai. Mais tarde, descobriram depois que a colônia não era a tal alga, mas o nome já havia se popularizado.


>> Para obter uma colônia, é preciso receber uma doação de um SCOBY saudável de alguém que já produz seu próprio Kombucha. Essa mesma pessoa lhe orientará sobre o uso e cuidado da mesma.


Pois vamos agora mostrar porque essa bebida delícia merece bastante atenção, já que em muitas culturas acredita-se ser um REMÉDIO NATURAL para vários males, pois promove a saúde e força física.



>> Biologia e Mecanismo de ação da Kombucha <<


  • Antioxidante natural

Tem ação antioxidante e desintoxicante associadas, auxiliando na eliminação de toxinas e impurezas do organismo


  • Sistema digestivo

Naturalmente antioxidante, a kombucha ataca os radicais livres capazes de provocar mal-estar digestivo. O elevado teor de ácidos benéficos, probióticos e enzimas também ajuda a combater o mal-estar digestivo. Auxilia a regeneração e reposição da flora intestinal, garantindo melhora do sistema digestivo Alguns estudos também comprovam que beber kombucha ajuda no tratamento da candidíase.Auxilia a regeneração e reposição da flora intestinal, garantindo melhora do sistema digestivo


  • Propriedade antimicrobianas

Estudo avaliou a atividade antimicrobiana do Kombucha contra microrganismos patogênicos. O ácido acético produzido durante a fermentação foi considerado responsável pelo efeito inibitório em relação ao efeito inibitório contra E. coli, sh. sonnei, sal. typhimurium, sal. enteriditis e cm. jejuni, mesmo em pH neutro e após 3 desnaturação térmica.


  • Diabetes

Estudo avaliou o efeito anti - hiperglicemiante do Kombucha em diferentes concentrações por 45 dias. Foi observado a diminuição da hemoglobina glicosilada e aumento da insulina plasmática. Os resultados mostraram potencial antidiabético e permitiram o restabelecimento das alterações fitopatológicas induzidas.


  • Energia

A capacidade energizante da kombucha é atribuída à formação de ferro, libertado durante a fermentação do chá e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente.

O ferro presente na kombucha melhora o transporte do oxigénio no sangue. O consumo regular desta bebida faz com que os tecidos recebam mais oxigénio e a partir daí conseguem produzir mais energia.



  • Sistema imunitário

As vitaminas presentes na kombucha são os seus segredos para a protecção das células, doenças inflamatórias, depressão do sistema imunitário. Os probióticos presentes na kombucha fortalecem o sistema imunitário.



  • Protecção das articulações

Há benefícios da kombucha para as articulações graças ao fato de ser dotada de glucosaminas, substâncias que aumentam a produção do ácido sinovial hialurônico.


Mas o que isso tem a ver com as articulações? É que isso previne a dor artrítica e apoia a preservação de colágeno. Vale lembrar que o colágeno é uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland.


As cartilagens atenuam o atrito entre os ossos, evitando a inflamação das articulações, que ficam desgastadas particularmente em regiões como os quadris, as mãos, os ombros e os joelhos.


  • Perda de peso

O consumo regular de kombucha estimula o metabolismo e limita a acumulação de gordura. Ajuda a emagrecer, pois contém ácido acético, que bloqueia as enzimas que absorvem o açúcar. Além disso, estimula a digestão dos carboidratos e em consequência melhora o perfil glicídico.




Sugestão de fórmula Boaformula

Sachê Kombucha Powder


Concentração de Uso: Sachê contendo 5g de Kombucha powder.


Indicação de consumo: Dissolver o conteúdo do sachê em um copo com 100ml de água e ingerir uma vez ao dia.


Contraindicação: Não foi observado nenhuma contraindicação



>> Beneficios medicinais de consumir Kombucha <<


Se ainda ficou alguma dúvida do potencial desse refrigerante natural, segue mais alguns benefícios incluir kombucha no seu dia a dia pode te proporcionar:


  • Potencial anti-inflamatório e atividade antioxidante;

  • Fortalece o sistema imunológico;

  • Protege de doenças metabólicas e infecciosas;

  • Desintoxicação do organismo;

  • Biotransformação de xenobióticos;

  • Melhora o funcionamento intestinal;

  • Energizante do organismo;

  • Efeito antiobesidade ;

  • Prevenção de cálculos renais ;

  • Agente antihipercolesterolemico ;

  • Reduz a pressão arterial ;

  • Recomendado para veganos para evitar anemia ;

  • Hepatoprotetor ;

  • Auxilia nas patologias nervosas como cefaleia, nervosismo e previne a epilepsia ;

  • Efeito antidiabético .


  • A sua saúde em boas mãos.

Fonte:

@nfeksa

Material do Fornecedor | Attivos Magistrais

449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page