top of page

SLIMCARB® | Triplo bloqueio enzimático no combate à obesidade


SLIMCARB®

Triplo bloqueio enzimático no combate à obesidade



Inibição de 50 a 70% da absorção de gordura


SlimCarb® auxilia no tratamento da obesidade por inibir a ação das enzimas α-amilase salivar e pancreática e α-glicosidase intestinal promovendo um retardamento na absorção de carboidratos e de glicose. Além disso, tem ação inibitória sobre a lipase pancreática, enzima responsável pela digestão da gordura.


Os efeitos do fitoativo SlimCarb® na inibição da absorção de carboidratos e glicemia, estão relacionados ao bloqueio das enzimas α-amilase e α-glicosidase que atuam como anti-nutrientes que obstruem a digestão de amido e absorção de glicose. A atividade inibitória da enzima lipase pancreática é responsável pela hidrólise de 50 - 70% do total de gorduras ingeridas na dieta. SlimCarb® atua diretamente na prevenção do ganho do peso corporal, por meio da inibição da atividade enzimática desta enzima.



Benefícios do SlimCarb®

  • Inibe a absorção de gordura

  • Inibe a digestão de carboidratos

  • Reduz índice de massa corporal (IMC)

  • Reduz glicose e hemoglobina glicada



Indicações e ações farmacológicas


Diabetes e obesidade têm uma base multifatorial que envolve fatores de riscos genéticos e ambientais. A inibição de enzimas digestivas que interferem com o metabolismo de macronutrientes é uma promissora alternativa, principalmente pelo fato de agirem no intestino delgado, sem atuação no sistema nervoso central (SNC), como atuam os anorexígenos geralmente utilizados para a perda de peso.



Redução da absorção de carboidratos e gorduras


Os efeitos de SlimCarb® na inibição da absorção de carboidratos e redução da glicemia estão relacionados ao bloqueio das enzimas alfa-amilase e alfa-glicosidase, que atuam como antinutrientes que obstruem a digestão de amido e a absorção de glicose. Deste modo, os inibidores destas enzimas, em conjunto, são valorizados terapeuticamente em condições como o diabetes e síndrome metabólica (para reduzir os níveis de açúcar no sangue) e no controle do peso corporal.


A inibição da lipase pancreática no intestino delgado deve ser o principal mecanismo pelo qual a hiperlipidemia pós-prandial é atenuada na presença deste fitoativo, sendo também um fator importante para o emagrecimento.


Em ensaio clínico controlado por placebo tipo cross-over ou com inversão dos tratamentos no mesmo grupo, foram avaliados 20 indivíduos (homens e mulheres - idade média de 58 anos) e portadores de diabetes do tipo 2, com elevação da glicemia de jejum, mas sem a implementação de medicamentos convencionais hipoglicemiantes.


Os indivíduos foram divididos em dois grupos:


  • Grupo 1: 6 semanas tratados com o fitoativo e 6 semanas seguintes com placebo.

  • Grupo 2: 6 semanas tratados com o placebo e 6 semanas seguintes com o fitoativo.


Os resultados indicam que o fitoativo proporcionou redução significativa da glicemia de jejum, como segue:


  • Figura 1 – glicemia de jejum: Grupo 1 (de 140,0 para 125,7 mg/dL ou redução de 10,2% e Grupo 2 (de 139,0 para 120,0 mg/dL ou redução de 13,7%)

  • Figura 2 - hemoglobina glicada: Grupo 2 (de 6,6 para 6,46 mg/dL)

  • Figura 3 - índice de massa corporal: Grupo 1 (de 24,1 para 23,5 Kg/m2 e Grupo 2 (de 22,8 para 22,3 Kg/m2 )



Com o aumento da atividade inibitória da lipase (enzima envolvida na digestão de lipídeos/triglicerídeos), que é responsável pela hidrólise de 50-70% do total destas gorduras ingeridas na dieta (Figura 4), o fitoativo SlimCarb® auxilia na redução e prevenção do ganho de peso corporal, o que contribui amplamente para o efeito antiobesidade.


Figura 4. Atividade da lipase (MG = monoacilglicerol e FA = ácidos graxos – fatty acids)