top of page

Dica Saúdavel | Tortinha Vegan


"A comida é para o corpo assim como o amor é para alma. E você? Como anda nutrindo seu corpo?"

@conscienciaintuitiva





Movimento Slow Food


Em um modelo de sociedade que exige agilidade para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, a agenda lotada de compromissos e uma necessidade de produzir cada vez mais, onde está o tempo para praticarmos um auto cuidado e cultivarmos uma alimentação saudável?


Essa foi a brecha que as cadeias de fast food encontraram para ganhar seu público. De um lado, ofertam facilidade e praticidade para comer. Do outro, produtos ultraprocessados e cheios de gorduras, açucares e aditivos. A mesma realidade se encontra dentro dos supermercados, onde 90% dos produtos na prateleira não existiam nos últimos 100 anos. Ocorreu um distanciamento do homem e sua alimentação, e paralelo a isso o aumento de doenças.


Na contramão dessa tendência está o Slow Food, movimento criado na Itália em 1986 para retomar a importância do cuidado com a alimentação. A proposta é unir o prazer de comer com produção e consumo responsável dos alimentos. Isso quer dizer que ter um ritmo saudável de vida é tão importante quanto ser consciente de cada etapa que envolve a alimentação.


Para entender melhor o que é o Slow Food, é preciso conhecer seus três princípios: alimento bom, limpo e justo.



>> Alimento bom | Preservar ao máximo a naturalidade dos alimentos, que devem ser apreciados com calma.


Você é o que você come



Quanto mais sintonizada uma pessoa esta com os sinais que o corpo envia, melhor é a assimilação do que realmente nutre e acompanha o processo de desenvolvimento saudável e integro de quem se abre a isso. A frase você é o que você come faz todo o sentido. O alimento é o combustível que nutre nossas células e reflete quem somos. Todo alimento natural pode ser classificado como “funcional”, visto que contem, em doses variadas, vitaminas, minerais, enximas ou fibras essenciais a saúde . cada pessoa tem uma resposta bioquímica ao que consome, por isso suas necessidades são particulares.


Então qual a melhor alimentação?


A melhor alimentação é aquela que esta baseada no simples, no puro. Quanto mais nos aproximamos do que a natureza nos oferece, mais nutrimos nossos corpos, primeiramente o físico, e depois o emocional, através da vida que os alimentos nos proporcionam através de texturas, as cores vivas e o prazer dos sabores variados. Também aprendemos a nutrir nosso mental, pois é através do conhecimento que diferenciamos o que é saudável, o que é “contaminado” com materiais sintéticos, artificiais e do que parece ser, mas não é saudável. Para isso, temos que nos conectar com uma postura atenta, buscar a seleção dos alimentos que escolhemos no mercado, na feira, no armazém, na loja de produtos naturais ou no restaurante, como no bar de encontro com amigos ou na cantina escolar. Uma alimentação de qualidade não só previne como é um poderoso recurso terapêutico. Portanto, qualquer proposta deve considerar o homem, seu ambiente, seus hábitos, seu modo de vida, suas escolhas, seu estado de espírito e sua qualidade alimentar. Sabe-se que a busca de melhor qualidade de vida é a maior motivação para promover mudanças e adquirir hábitos mais saudáveis.



>> Alimento limpo | Privilegiar o modo de cultivo que preserva o meio ambiente, os animais e a saúde do consumidor. Para isso, é preciso investir em uma produção livre de agrotóxicos, com o mínimo de processamento e de uso de aditivos químicos.

É fundamental sensibilizar e informar a respeito das repercussões do consumo de produtos mais adequados para manter a saúde humana. Muitas vezes as pessoas desconhecem os modos de produção, Uma informação muito importante quando se escolhe um alimento é sua origem , pois as pessoas tem o direito de escolher. Por esse motivo, hoje iremos compartilhar um pouco sobre o que leva um alimento a estar contaminado, e o que é o dito alimento limpo.



Agrotóxicos

“A utilização em massa de agrotóxicos na agricultura se inicia na década de 1950, nos Estados Unidos, com a chamada ‘Revolução Verde’, que teria o intuito de modernizar a agricultura e aumentar sua produtividade.


No Brasil, esse movimento chega na década de 1960 e, com a implantação do Programa Nacional de Defensivos Agrícolas (PNDA), ganha impulso na década de 1970. O programa vinculava a utilização dessas substâncias à concessão de créditos agrícolas, sendo o Estado um dos principais incentivadores dessa prática. O termo agrotóxico passou a ser adotado no Brasil a partir da Lei Federal nº 7.802, de 1989, regulamentada pelo Decreto nº 4.074, de 2002, e traz o seguinte conceito:


Compostos de substâncias químicas destinadas ao controle, destruição ou prevenção, direta ou indiretamente, de agentes patogênicos para plantas e animais úteis e às pessoas. Atualmente, o Brasil ainda possui políticas públicas que fomentam o uso e o comércio de agrotóxicos mantidas pela influência da bancada ruralista no Congresso Nacional. Exemplos disso são o custo irrisório de registro de produtos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (de R$ 180,00 a R$ 1.800,00) e a isenção, na maioria dos estados, do Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS)”.


Dados retirados do artigo aqui.



Mas quais os malefícios e perigo desse tipo de substância química?


Também chamados de “defensivos agrícolas” ou “pesticidas”, o termo “agrotóxico” é considerado como a terminologia mais adequada e honesta às peculiaridades e aos riscos que essas substâncias apresentam para o homem e meio ambiente.


Devido a sua natureza essencialmente venenosa, os agrotóxicos são desenvolvidos para atuarem sobre as funções vitais de determinados organismos, porém, seus efeitos ultrapassam a barreiras das espécies, devido aos seus agentes constituintes serem bioacumuladores ou por atuar de forma menos agressiva, crônica, em outros organismos, como no ser humano.


Na saúde humana, os agrotóxicos apresentam dois tipos de reações: agudas e crônicas. As reações agudas são aquelas que apresentam sintomas imediatamente ou após um período curto de exposição, com efeitos visíveis como: náuseas, desmaios, vômitos, convulsões, dificuldades respiratórias, dentre outros. Os efeitos crônicos são acumulativos e demoram dias, meses, anos ou até gerações para se manifestar, devido a essa bioacumulação os efeitos podem nem ser avaliados de forma correta, nexo-causal, gerando diagnósticos incompletos e tratamentos insuficientes.


Os efeitos crônicos apresentam uma capacidade de magnitude maior do que os efeitos agudos, pois, devido não apresentarem efeitos em curto período de tempo, podem se alastrar por toda a cadeia comercial das agriculturas, por exemplo, intoxicando os produtores, de forma direta e indireta, e as pessoas que consomem esses alimentos ou utilizam recursos naturais contaminados.


Efeitos de alguns agrotóxicos na saúde humana (OMS, 1996)



E se nós somos natureza, e isso afeta nossa saúde diretamente, está afetando toda a saúde de nosso ecossistema.


Os efeitos dos agrotóxicos no ambiente se dão tanto no meio abiótico quanto biótico, um dos principais impactos negativos no meio abiótico é a contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas, na qual a borrifação ou despejo dos agrotóxicos, nas culturas, se infiltra no solo, tornando-o fonte de componentes tóxicos e desequilibrando seus recursos minerais, além de que com as chuvas parte de seus constituintes são escoados para os rios e lagos ou infiltram até chegar nos lençóis freáticos, aquíferos e demais águas subterrâneas.


De forma inter-relacionada, o meio biótico é atingido por essa dispersão do agrotóxico, causando doenças e mortes de peixes e outras espécies atingidas, desequilibrando o ecossistema e, em alguns casos, promovendo a biomagnificação, na qual alguns agentes dos agrotóxicos, como os organoclorados, se acumulam nos organismos vivos, aumentando sua concentração conforme se dispersam na cadeia trófica.



Considerações


É evidente que a relação entre benefícios-malefícios dos agrotóxicos apresenta uma série de desvantagens, tanto nos aspectos ecológicos, ambientais, sociais, de saúde e econômicos. No aspecto ecológico ocorre a morte de espécies e doenças, surgindo o desequilíbrio e problemas socioambientais como pragas e carência de recursos e de forma contextualizada isso reflete nos aspectos ambientais, contaminação do solo e das águas, problemas de saúde pública pelo consumo de recursos contaminados, e perda econômica para os produtores, sociedade e Estado. Diante dessa realidade algumas alternativas vêm sido fomentadas para diminuir o uso de agrotóxicos, principalmente na agricultura familiar, que é grande fonte de alimentos para a população do Brasil, através de práticas agroecológicas e do uso de biofertilizantes e biopesticidas, que apresentam menor grau de toxidade do que os agrotóxicos convencionais.



Produtores Agroecológicos

“ Levar a saúde à mesa dos brasileiros e proporcionar o planeta a continuidade da vida”, essa é a diretriz dos produtos agroecologistas, representados por pequenas familiar, núcleos de amigos e comunidades tradicionais. Unidos, consolidaram feiras espalhadas pelo país, contruiram cooperativas e formaram associações.



Conceito de agroecologia

Agroecologia é um modo de vida saudável, que busca a sustentabilidade, o respeitos nas relações sociais, o equilíbrio ambiental e a biodiversidade produtiva, com o menor impacto negativo possível. O sistema de produção agroecológico é uma parceria com a natureza no manejo do solo, e entre produtores e produtoras na troca de conhecimentos e insumos, priorizando o aproveitamento dos recursos da propriedade.



O alimento Orgânico


A partir do conceito de agroecologia, queremos abordar o alimento orgânico, que tem em seu processo histórico a retomada da essência d terra como um organismo vivo. Os alimento orgânicos provem de uma agricultura ou produção orgânica, isto é, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e transgênicos. O uso de aditivos químicos é restrito, e os cereais, sal e açúcar devem ser, sempre que possível, integrais, ou seja, não sofrem processos mecânicos que modifiquem o valor nutritivo dos alimentos, como o refinamento, por exemplo.



>> Alimento justo | Priorizar as condições de trabalho do produtor e dar preferência às produções locais; prezar pela honestidade social e transparência.

Filosofia valoriza as riquezas de cada região, chamando a atenção para o trabalho do homem do campo e colocando o consumidor como co-produtor da cadeia.


O consumidor orienta o mercado e a produção com suas escolhas e, aumentando sua consciência sobre estes processos, ele ou ela assumem um novo papel. O consumo se torna parte do ato produtivo e o consumidor se torna então um co-produtor.


O produtor exerce um papel importante no processo, trabalhando para alcançar a qualidade, tornando sua experiência disponível e acolhendo os conhecimentos e saber-fazer dos outros.


O esforço deve ser comum e deve ser feito com a mesma consciência e espírito interdisciplinar, como a ciência da gastronomia.


A justiça social deve ser buscada através da criação de condições de trabalho respeitosas ao homem e seus direitos e deve ser capaz de gerar remuneração adequada; através da busca de economias globais equilibradas; pela prática da simpatia e solidariedade; pelo respeito às diversidades culturais e tradições.


Crianças ou adultos, temos informações de sobra para entender de onde vem o alimento que chega à nossa mesa e como é produzido. Conhecer a procedência do alimento é também importante para a saúde, levando em consideração aquele que produziu para que pudéssemos ter o prato repleto de sabores, texturas, aromas e cores.

O contato com quem produz e com o modo como se produz faz diferença nessa mágica que é a gastronomia. Até mesmo para motivar as pessoas a olharem mais para o que consomem. Comprar direto de quem faz, ter acesso às histórias e processos de cultivo da terra, da origem dos alimentos, dicas de preparo, tudo isso abre um mundo novo.


As feiras quase sempre são espaços interessantes para propiciar esse contato. E outras iniciativas têm surgido como modo de dar oportunidade à experiência da compra direta com produtores e produtoras. São cestas, grupos de consumo, mercados e quitandas, que vendem a produção dos pequenos a preço justo.


Tem um aplicativo muito interessante chamado: Mapa feira Orgânica que indica dias e locais de feiras em Porto Alegre e em diversas cidades.Espaços ricos em alimentos cheios de vida, sazoanais, de agricultura familiar e agroecológica, com a disponibilidade de PANCS para você nutrir seu corpo e alma.


Veja mais sobre PANCS aqui.


E para incetivar você a se conectar com seu alimento e entrar mais na cozinha, hoje vamos compartilhar uma receita prática e nutritiva de um tortinha vegan.



TORTINHA VEGAN

Fácil preparo.

Rende 4 porções (podendo adaptar a receita para fazer uma torta maior ou mais tortinhas)



Ingredientes


Massa

  • 100g de farinha Total Mix Giroil by Chef Ipe Aranha

  • 90ml de água filtrada ou mineral

  • 15ml de azeite de oliva( pode ser usado outro óleo vegetal como óleo de coco, óleo de chia, óleo de cártamo ou óleo de abacate)


Modo de preparo


Coloque a farinha em um recipiente e adicione os ingredientes molhados ao poucos, mexendo suavemente. Vá adicionando os líquidos até formar uma massa pastosa e densa.Separe quatro forminhas de silicone para cupcakes e unte com o óleo vegetal escolhido. Adicione no copinho 1 colher de sopa da massa e vá moldando nas boldas da forma. Para não grudar nos dedos a massa, indicamos que vá umedecendo a mão com água enquanto molda.


Coloque no forno 180 graus por 5 minutos. Podem ocorrer variações de tempo e temperatura de forno a forno, então fique de olho até a massa dourar levemente e retire do forno.



Recheio


Fizemos dois modelos de recheio para incentivar a criatividade de vocês e mostrar que são inúmeras as combinações possíveis nessa tortinha! Uma forma deliciosa de adicionar legumes e verduras em lanches e almoços, sempre aproveitando o que já tem na geladeira para evitar desperdícios.


Recheio 1: Cheddar Vegan com Cogumelos e Alho poró

Recheio 2: Queijo de Castanha de Caju com Tomate e Alho Poró


O Cheddar Vegan nada mais é que um creme cremoso e nutritivo de abóbora. É um opção deliciosa para adicionar a tortinha, e também para molho em macarrão e uma sopinha agora com a chegada do outono e temperatura mais amenas.



Receita Recheio 1 >> Cheddar Vegan com Cogumelos e Alho poró

  • 2 colheres (de sopa) de azeite

  • 1 xícara (de chá) de cebola picada

  • 3 dentes de alho picados

  • 1 colher de sopa de Paprica defumada

  • 500g de abobora cabotiá crua e sem sementes cortada em pedaços grosseiros

  • 2 e 1/2 xícaras (de chá) água

  • 1 colher (de sopa) de suco de limão

  • Sal a gosto (usei cerca de 1 colher de chá)

  • Pimenta moída a gosto

  • Noz moscada a gosto


Modo de preparo


Em uma panela em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola picada e o alho picado até que fiquem levemente dourados.

Na panela de pressão coloque a abobora cabotia até ela ficar bem macia, o que leva em torno de 20min. Quando ficar pronta, leve ao liquidificador com a água, suco de limão, os temperos, a cebola e alhoaté ficar um creme homogêneo. E está pronto seu delicioso cheddar vegan!


Para rechear sua tortinha, refogue em uma frigideira o alho poro e o cogumelo. Após a massinha ser levada ao forno, você vai acrescentar ao fundo o refogado e cobrir com seu cheddar vegan. Leve ao forno com fogo baixo por 8 minutos ou até dourar.



Receita Recheio 2 >> Queijo de Castanha de Caju com Tomate e Alho Poró


  • 2 xícaras de castanhas bem amolecidas (deixe de molho em em água quente)

  • ¼ de xícara de Rejuvelac (por aqui usamos esse start, mas pode ser keffir de água também ou kombuchá)

  • 1 colher de sopa cheia de nutritional yeast

  • 1 colher de chá de sal

  • 1 colher de chá de suco de limão

  • ¼ xícara de água


Modo de preparo


Coloque as castanhas de caju cruas em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Escorra, lave e leve ao liquidificador com o mínimo de água possível. Pode ser usado um mixer ou processador.Adicione a mistura o rejuvelac e sal e despeje em um recipiente de vidro.


Para acompanhar esse queijo delicioso, refogamos o tomate com alho poro e orégano fresco em uma frigideira e colocamos no fundo da tortinha. Por fim cobrimos a mesma com o queijo e levamos ao forno por mais 8 minutos junto com o a tortinha com cheddar vegan. E depois pode se deliciar!!


Lembre de dar preferência ao tomate, cogumelos, alho, limão, cebola e alho poró orgânicos. Visite uma feira perto de sua casa, Porto Alegre é repleto de feirinhas pela cidade!


Vamos falar mais sobre a farinha Total Mix da Giroil que você encontra aqui na Boaformula?




A Linha Chef TOTAL MIX, foi desenvolvida para facilitar sua vida!


O Mix de Farinhas Funcional tem um sabor delicioso, harmoniza farinhas nobres e diferentes especiarias, proporcionando aromas e sensações exclusivas.


É fonte de nutrientes, como os carboidratos, gorduras boas, proteínas e fibras, que ajudam a promover saciedade, além de ser uma opção VEGANA e livre de glúten.


O Chef Ipe Aranha é especialista em Programas Detox e Culinária Funcional com Especializações em Food Therapy na Natural Gourmet Institute. Além disso integra o corpo docente da NÓS ESCOLA no Rio de Janeiro e Lisboa/Portugal onde ministra aula sobre DETOX. Atende clientes no Brasil e exterior.


Suas receitas tem por objetivo disseminar SAUDABILIDADE entre seus clientes e por isso criou esta receita com a Giroil.



INGREDIENTES


Farinha de grão de bico, farinha de linhaça dourada, gergelim preto, gergelim branco, cúrcuma, páprica defumada, psyllium husk, pimenta caiena, ervas de provence, sal rosa do himalaia, fermento.



CARACTERÍSTICAS


  • Vegano;

  • Gluten Free;

  • Embalado a Vácuo;

  • Lac Free;

  • 3,8g de Proteína por Porção.



SUGESTÃO DE USO


Massa funcional para Quiches, Crackers e Panquecas.

Adicionar 250g de Mix de Farinhas Funcional, 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva e 1/2 xícara (chá) de água. Misturar bem e moldar em forminhas para quiche 12 cm de diâmetro. Assar por 15 minutos em forno temperatura de 200 graus.



RECOMENDAÇÃO


Após aberto, conservar em local fresco, protegido da umidade e da luz solar.




A sua saúde em boas mãos.



Fonte: @nfeksa

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page