top of page

Dica Saudável | Ora-pro-nóbis em pó!



ORA-PRO-NÓBIS

Do latim "rogai por nós "



Introdução >> Fitoterapia, uso de plantas para a saúde integral


A missão da Dica Saudável é compartilhar dicas de saúde que promovam bem estar fisico e emocional! Hoje falaremos de uma Panc muito conhecida: a Ora pro nóbis.


A fitoterapia é o tratamento de doenças com plantas medicinais. A palavra fitoterapia vem do grego “phyton”, que significa vegetal, e “therapeia”, que significa tratamento.

Não há consenso sobre a origem dessa técnica, pois essa terapia surgiu em diferentes épocas, na China, por exemplo, teve início em 3.000 a.C. pelas mãos do imperador Cho-Chin-Kei, que relatou os benefícios da cânfora e do ginseng.


A fitoterapia consiste na produção de cápsulas, extratos e tinturas usando fitocomplexos, os princípios ativos das plantas em versão integral, ou seja, essas propriedades não passam por refinamentos ou qualquer outro processo que reduzam a quantidade dos princípios ativos.


O poder de cura das plantas é muito antigo, fazendo parte integrante da cultura de todos os povos da Terra, e cada vez mais esta sendo resgatado como uma forma de atingir a saúde plena, através de diversas técnicas para você integrar no seu dia a dia. A fitoterapia, reconhecida como tratamento, pela OMS desde 1978, explica cientificamente porque as plantas medicinais curam. A planta, á luz da Fitoterapia, é um conjunto de laboratórios fitoquímicos, que elaboram e armazenam pelo metabolismo secundário, compostos orgânicos de natureza complexa, denominados princípios ativos ou substâncias ativas, que são a base dos remédios fitoterápicos. Cada princípio ativo possui propriedades farmacológicas definidas. Uns são analgésicos, outros cicatrizantes, outros antibióticos, etc, etc.

A planta pode produzir os mesmos princípios ativos em todos os seus órgãos, e neste caso qualquer deles pode ser utilizado no preparo dos fitoterápicos, ou princípios ativos diferentes em cada órgão.

Os princípios ativos agem no organismo de uma maneira integrada, cada qual produzindo seus efeitos terapêuticos.

Para cada enfermidade há um grande número de plantas medicinais, que permitem serem escolhidas quais aquelas que não possuem efeitos colaterais e nem contra indicação.


Benefícios da fitoterapia

  • Proporciona maior contato com a natureza;

  • Uma única erva para tratar diferentes males;

  • Ajuda no combate de doenças infecciosas;

  • Auxilia no tratamento de doenças alérgicas;

  • Ajuda a acalmar.


Hoje compartilharemos sobre uma Pancs que ficou muito conhecida por seu percentual elevado de proteína e diversos benefícios fitoterápicos que veremos a seguir!


As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é bem autoexplicativa. Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.


Mas nem sempre as coisas foram assim, antigamente as plantas alimentícias não convencionais eram consumidas, mas a falta de contato com a natureza que a vida na cidade proporcionou principalmente a partir do século XX, esses alimentos começaram a ser esquecidos. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. Só no Brasil há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada que possui esse potencial - estima-se que o país tenha em torno de dez mil plantas com potencial uso alimentício. Vamos mudar essa realidade e incluir na nossa alimentação mais biodiversidade?

“Que o teu alimento seja o teu remédio e o que o teu remédio seja o teu alimento.” Imhotep



Vamos conhecer mais sobre essa Panc?


Nome científico: Pereskia aculeata.


Sinonímia cientifica: Pereskia acardia, Pereskia undulata, Peirescia aculeata, Perescia aculeata, Pereskia rubescens, Pereskia longispina, Pereskia pereskia, Cactus pereskia, Pereskia godseffiana.


Nome popular: Ora-pro-nóbis, Pereskia, Groselheira das Antilhas, Groselha da Maérica, Lobrobó, Trepadeira-limão, Carne-de-pobre.


Família: Cactaceae


Parte Utilizada: Folhas


Composição Química: 20% proteínas



O nome ora-pro-nóbis significa “rogai por nós” em latim. O nome indígena é Mori ou Guaiapá, em tupi-guarani, que significa “planta que produz frutos com muitos espinhos finos”. O gênero Pereskia é considerado um ancestral primitivo dos cactos e compreende várias espécies incluindo arbustos folhosos e plantas arbóreas. É uma das únicas cactáceas que possui folhas verdadeiras e potencial para uso alimentar como hortaliça. Além disso, os frutos de ora-pro-nóbis são parte importante da dieta de animais silvestres frugívoros, principalmente em função da frutificação em épocas de seca e escassez de outras fontes de alimentos. Trata-se de uma relação ecológica de protocooperação em que ambos se beneficiam, isto é, o animal se alimenta dos frutos e libera as sementes nas fezes em regiões distantes da planta, garantindo sua dispersão e preservação.



>> Características Botânicas


É uma hortaliça de porte arbustivo perene, da família Cactaceae, nativa da América Tropical. Conhecida como “carne verde” por seu elevado teor de proteína, ela assume uso tradicional muito significativo em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, especialmente nas cidades históricas coloniais. Pode chegar a 4 m de altura, possui ramos longos, prostrados, folhas simples com pecíolos curtos, elípticas, de lâmina plana, textura carnosa, com até 12 cm de comprimento.


A inflorescência é composta por rácemos (cachos), curtos e axilares, frutos do tipo bagas e sementes pretas. Por causa da sua arquitetura e dos espinhos distribuídos pelo caule, ela é usada como cerca viva em quintais e hortas. A espécie apresenta grande variabilidade genética, com brotos arroxeados a verde-claros, folhas variando do verde-claro ao verde-escuro, e a presença de espinhos mais proeminentes a menos agressivos.



>> Benefícios Nutricionais


Contém em sua composição nutricional, principalmente, os seguintes minerais como:

  • fósforo

  • cálcio e ferro

  • fibras

  • aminoácidos essenciais como lisina e triptofano

  • proteínas

  • vitaminas C, A, B


Esta planta possui um alto teor de aminoácidos essenciais, com isso pode-se auxiliar na desnutrição em seres humanos. Geralmente utilizam-se suas folhas, que possuem grande quantidade de proteínas, mas também pode ser utilizada como emoliente, e seus frutos como expectorante e antissifilítico.


É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro.


Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.


As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas;Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em.grande quantidade.O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia.Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.


O chá, ou o suco feito a partir da Ora pro nóbis, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.Sua ação depurativa associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes.



>> Propriedades medicinais

A planta ora-pro-nóbis possui propriedades

  • anti-inflamatórias

  • cicatrizantes

  • depurativas

  • revigorantes

  • regenerativas.


>> Indicações e Ação Farmacológica


Planta indicada para o consumo com boa fonte de vitaminas, minerais e grande quantidade de proteínas, conseguindo assim auxiliar suplementação nutricional. Ela também contém antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças crônicas. É utilizada também em processos inflamatórios, como emoliente no caso de recuperação de pele em queimaduras, na cicatrização de úlceras e na redução do colesterol e diabetes. Além disso, apresenta um potencial antinociceptivo.


Os esteroides β-sitosterol e estigmasterol foram identificados em P. aculeata. Estes fitoesteróis e seus derivados exercem efeitos protetores contra algumas doenças crônicas, como arteriosclerose, câncer, úlcera e inflamações. Uma mistura de fitoesteróis encontrados na dieta inibe o crescimento de células cancerígenas e reduz o tamanho dos tumores e a incidência de câncer de cólon, mama e próstata induzidos por agentes carcinógenos específicos. Além disso, esses esteroides, principalmente o β-sitosterol, inibem a proliferação celular e induzem a apoptose em linhagem de células de câncer de fígado, próstata, mama e de cólon, assim Ora pro nobis pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção de canceres.


O potencial antinociceptivo de Pereskia aculeata está relacionado a uma ação serotoninérgica na via descendente da modulação da dor. Estudos sugerem que não há participação das substâncias ativas na síntese ou liberação de serotonina, mas pode haver atuação direta do princípio ativo em seus receptores.



>> Toxicidade/Contraindicações


Não existem relatos científicos quanto a sua utilização ser fonte de toxicidade. E não há contraindicações conhecidas ou descritas.



>> Dosagem e Modo de usar


Recomenda-se a dose diária de 2g de ora-pro-nóbis, podendo ser fracionadas em dosagens de 500mg.

Além de sua ingestão como cápsulas, você pode incluir essa planta maravilhosa em receitas na sua farmácia caseira: a cozinha.


E nada melhor com o frio chegando que uma sopinha para esquentar, não é mesmo?


Sopa de ervilha com ora-pro-nóbis


Ingredientes

  • ½ xícara de ervilha partida deixada de molho em água por 24 horas

  • 1 folha de louro

  • 1 cebola picada

  • 1 colher sopa de óleo de coco

  • Sal rosa e pimenta do reino à gosto

  • 200ml de leite de amêndoas ou macadâmia

  • 2 colheres sopa de aipim cozido

  • 2 colheres de sopa de ora pro nóbis em pó

  • 150g de shitakes


Modo de preparo


Refogue a cebola e o alho no óleo de coco, acrescente a ervilha escorrida, refogue mais um pouco, acrescente 3 xícaras de água. Deixe cozinhar até a ervilha estar macia. Colocar no liquidificador (cuidado para não bater junto a folha de louro) a ervilha com a água do cozimento, o leite vegetal, o aipim e o ora pro nobis. Bater até formar um creme. Volte a panela acrescente sal e pimenta à gosto. Cortar os shitakes em fatias, e grelhar em uma grelha de ferro untada com óleo de coco. Coloque os shitakes sobre a sopa creme para finalizar e sirva em seguida.



Suco verde de ora-pro-nóbis


Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de ora-pro-nobis

  • 3 rodelas de abacaxi

  • Curcuma em pó ou a raiz a gosto

  • Suco de meio limão ou laranja

  • Gengibre descascado em fatias ou em pó a gosto

  • 3 copos de água de coco.


Modo de Preparo


Bata tudo no liquidificador durante 2 minutos.Coe e aprecie esse suco maravilhoso!



Patê Vegano de ora-pro-nóbis


Ingredientes

  • 2 cebolas médias picadas

  • 1 dente de alho picado

  • 4 colheres de sopa de óleo de cartamo

  • 1 colher de sopa rasa de sal himalaia

  • 50 g de tofu orgânico

  • 100g de de ora-pro-nóbis em pó

  • 3/4 de copo normal de água

Modo de preparo


Doure a cebola junto e o alho.Coloque sal a gosto.Adicione as 4 colheres de óleo de cartamo, ou menos, se preferir. Depois de pronto o refogado, o bata no liquidificador com o tofu e a ora por nóbis.Caso haja necessidade, adicione um pouco de água para deixar a pasta macia.Guarde em uma vasilha na geladeira.Pode ser consumido para passar em biscoitos salgados, torradas ou pães ou recheio de pastéis e de massas em geral.



A sua saúde em boas mãos.


Fonte:

@nfeksa

Material do Fornecedor | Florien



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page