Dica Saudável | Adoce sua Páscoa com Cacau e ingredientes naturais!



Adoce a sua Páscoa com Cacau e ingredientes naturais!


Nossa relação com os alimentos poder ser saborosa e doce, sendo saudável e natural! Devemos resgatar isso em feriados como a Páscoa, onde o chocolate é exaltado como alimento para a celebração do feriado. São diversas opções doces e coloridas em estantes e cobrindo tetos de supermercados que instigam você a comer e a dar de presente, os ovos de Páscoa fazem a alegria de crianças e adultos nesta época do ano. Por isso, a maioria das pessoas aproveita para comer, sem culpa, a guloseima, que é uma unanimidade entre os brasileiros.


Mas é preciso refletir a origem e os ingredientes que constituem esses doces. Industrializados e com excesso de açúcar, devem ser consumidos com moderação, e é sempre importante ter alternativas gostosas e saudáveis para serem exploraradas.


Alimentos doces por natureza, suculentos e que podemos ingerir sem contra indicação. Alimentos que lhe fornecerão energia e vitalidade e não desconforto e inflamações.

Como o cacau, uma fruta que age como um protetor cardiovascular, com a presença de flavonóides (substância antioxidante mais precisamente em sua semente) nossa Páscoa pode estar recheada e esbaltada com diversas frutas, das mais diferentes cores e formatos! Texturas e aromas deliciosos e naturais para satisfazer aos nossos receptores gustativos que anseiam por esse sabor doce.


Como todos nós sabemos, o cacau é a matéria prima básica do chocolate, essa delícia desejada em abundância na Páscoa! É interessante procurar um produto de qualidade, e de preferência que excluam os laticínios de suas receitas.


Mas por que? Leite não faz bem a saúde?


Já tem estudos que indicam que o leite de origem animal é um causador de alergias – principalmente, sua fração protéica –, intolerância à lactose, asma, rinite, aumento da produção de secreções mucosas, diabetes, catarata, câncer do ovário, entre outras doenças. Ainda assim existem problemas de contaminação do leite por antibióticos, microtoxinas, hormônios e pesticidas agrícolas – além de envolver um animal em condições não naturais e de exploração. O leite de nossas mães, leite humano, é natural e nutritivo. Compondo o alimento mais completo da nutrição humana. Esse leite é diferente do leite da vaca, nome atribuído às fêmeas dos mamíferos da espécie Bos taurus que produzem leite para nutrir seus filhotes bezerros.


Então temos uma reflexão, leite de vaca faz bem a saúde? Faz, desde que você seja um bezerro.


“Um estudo recente realizado por dois professores de Harvard, Dr. David Ludwig e Dr. Walter Willett, demonstrou que não há qualquer evidência científica de que o consumo de leite e derivados faça bem para os ossos, ajude a perder peso ou traga benefícios à saúde em geral. Na verdade, eles constataram que o leite não só não faz bem, como pode causar constipação intestinal, inchaço, gases, diarreia, alergias, eczemas e acne.


Devido à alta necessidade de produção para atender a demanda, a indústria leiteira exige muito mais das vacas do que elas poderiam dar. Por isso, inevitavelmente, todo leite contém quantidades relativamente significativas de pus e sangue. De acordo com dados da EMBRAPA, um número considerável de vacas apresentam casos clínicos de mastite, uma inflamação nas glândulas mamárias.


Essa inflamação, provocada pelo estresse muito acima do que seria normal, acaba causando a contaminação do leite com células somáticas (vulgo pus) e sangue. ¨ (Escolha Veg)


Para inspirar uma páscoa doce e saudável você não precisa excluir o chocolate, mas o objetivo é te incentivar a ler os rótulos dos produtos que você consome e fazer uma pesquisa referente ao que compõem o que você esta ingerindo no seu corpo. Nosso corpo é nosso templo e devemos nutrí-lo com consciência, pois comer também tem influências em como interagirmos com o meio em que vivemos. Comer é a interação com a natureza e com nós mesmo, afinal somos o que comemos. As informações químicas que abastecem nossas células e nos nutrem com sua energia vital.


A idéia hoje é compartilhar com vocês algumas receitas gostosas e nutritivas e um pouco sobre os ingredientes que compõem a mesma, para termos consciência do que estamos comendo e podermos assim fazer escolhas mais responsáveis e saudáveis para nosso organismo em busca de uma saúde integral! É preciso conhecer o que estamos consumindo e os produtos que compramos, por isso leia sempre os rótulos e pesquise.


Chocolates Espírito Cacau


Compartilharemos um pouco mais da história por trás do Chocolate Espírito Cacau que você encontra na Boaformula!


"EM NOSSOS PRODUTOS, ESTÃO EM HARMONIA O CACAU, A FLORESTA E O HOMEM."



A DIFERENÇA COMEÇA NO CAMPO


Os chocolates Espírito Cacau possuem alto teor de cacau e são desenvolvidos com qualidade superior desde o plantio do fruto nas fazendas.


Feito a partir de uma rigorosa seleção de amêndoas de cacau gourmet, produzidas com fermentação controlada e secadas em estufas solares. O resultado é um chocolate saudável, rico em sabor e aroma.


A lavoura de cacau é feita com plantas selecionadas, adubadas e irrigadas sob rigoroso controle técnico. Isso faz com que os produtos tenham uma característica própria especial chamada de terroir: nossos frutos carregam um equilíbrio perfeito entre o sabor e a qualidade que só as terras dessas fazendas banhadas pelo Rio Doce proporcionam.



TRADIÇÃO


Paulo Gonçalves, fundador da Espírito Cacau, é empreendedor com tradição de três gerações no segmento da cacauicultura e produção de chocolates finos. Adquiriu conhecimento e técnica por meio de constante pesquisa em diversos países, em campo, laboratórios e publicações relacionadas.


A Espírito Cacau trouxe para o mercado um conceito inovador: Produtos funcionais e naturais a base do chocolate de origem, com sabor e aroma mais apurados de sua terra natal, o Espírito Santo.



MISSÃO


Proporcionar ao cliente uma experiência inigualável com os produtos Espírito Cacau, produzindo chocolate com ingredientes naturais de qualidade superior e alto teor de cacau.



SABOR E AROMA SEM ESQUECER-SE DA SAÚDE


O cacau é o fruto com a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento natural do planeta terra. A massa do cacau também é grande fonte de minerais como magnésio, ferro e cromo. Sem falar na Anandamida, endorfina fabricada naturalmente pelo corpo humano quando estamos entusiasmados e encontrada em apenas uma planta - Cacau, o grande segredo dos bem humorados!


Além disso, os Produtos Espírito Cacau são livres de gordura hidrogenada, conservantes e aromatizantes.


Experimente e surpreenda-se!



VALORES


• Produtos naturais

• Qualidade e excelência

• Ética e respeito

• Atendimento Premium

• Valorização das pessoas


Com ele você pode se deliciar e fazer diversas receitas para inovar!

Receitas de Páscoa Doce


>> CHOCOLATE COM FRUTAS


Ingredientes

  • 240g Chocolate amargo 70% Espírito Cacau

  • ½ xícara de leite de coco (de preferência faça caseiro e deixe bem grosso para deixar cremoso seu chocolate)

  • Frutas diversas e coloridas. Banana prata, banana figo,banana maçã, banana caturra, morangos, cranberry, tangerina, laranja, uvas, maçã, pitaya, mirtilo, melão, mamão, caqui, melancia, amora, ameixa, butiá, caju, cupuaçu,coco, damasco, fruta do conde,framboesa, jaca, kiwi, lichia, manga, noz pecã, pêra, pêssego, pitanga, tâmaras... as opções são varias ainda mais em um país como o Brasil que vibra uma grande diversidade de frutas! A indicação é que visite feiras orgânicas em seu bairro, busque as frutas da estação que se encontram com o produtores e veja a disponibilidade em sua região!


Modo de Preparo


Corte as frutas escolhidas e misture elas em um recipiente redondo. Num pequeno recipiente pique a barra de chocolate em pequenos pedaços e leve em banho Maria. Após derretido misture com o leite de coco e despeje sobre as frutas.



>> DOCE DE CASTANHA DE CAJU E DAMASCO


Ingredientes

  • 100g de castanha de caju

  • 50g damasco

  • 100g farinha de amêndoas Giroil

  • 1 colher de chá de Óleo de coco

  • 80g chocolate Espírito Cacau


Modo de Preparo


Em uma vasilha deixe hidratando os damascos se estiverem secos por pelo menos 2h. Bata eles junto com a castanha de caju e óleo de coco até formar uma pasta homogênea. Vá adicionando aos poucos a farinha de amendoas até formar uma massa facial de modelar em bolinhas.


Prepare o chocolate em banho maria até ele derreter e envolte as bolinhas para formar uma casquinha.


Leve ao frezeer por 15 minutos e pode se deliciar!



>> BROWNIE FUNCIONAL



Ingredientes

  • 4 colheres de linhaça hidratada + 8 colheres de sopa de água

  • 2 xícaras de Mix de Farinha Doce Giroil

  • 100g de manteiga de coco (ou óleo)

  • 1 pitada de sal do Himalaia

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio+1 colher de sopa de vinagre de maça orgânico

  • Nozes picadas a gosto

  • ½ xicara de leite de coco (Pode diluir 2 colheres de sopa de leite de coco em pó em 1 xicara de água)


Modo de Preparo


Deixe por 15 min a linhaça hidratando com a água. Em outro recipiente, derreta a manteiga (ou o óleo), e use um garfo para misturar com a linhaça hidratada. Misture todos os ingredientes em uma vasilha e, por fim, coloque as nozes picadas. Se desejar, coloque pedaços de chocolate amargo.


Asse em uma forma untada no forno pré-aquecido a 200 ºC, durante aproximadamente 20 minutos. Bom apetite! Só fique atento a uma dica: não deixe assar demais. O bacana do brownie é aquela casquinha que ele cria em cima, mas com a massa ainda molinha por dentro, assada, porém molhadinha! Cada forno tem um tempo diferente, o tempo fornecido é uma referência.