Dica Saudável | Pele Saudável e Revigorada | Cuidados com a pele com a chegada de temperaturas mais



Cuidados com a pele com a chegada de temperaturas mais frias.


Com a mudança de estação e a chegada de temperaturas mais amenas e frias é importante manter a sua pele saudável e revigorada, por isso hoje na Dica Saudável compartilharemos dicas de autocuidados especiais para a sua pele!


Com a chegada do outono/inverno a pele nos pede cuidado redobrado. Isso se deve por que com temperaturas mais baixas, a umidade do ar fica menor e a transpiração corporal cai, fazendo com que a pele fique mais ressecada. Outro fator que deixa a pele mais seca durante os dias mais frios são os banhos quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Nossa pele, ou cútis por definição, é o manto de revestimento do nosso organismo, que nos conecta e interage com o meio exterior. É o maior e o mais pesado órgão do corpo humano. Cobre entre 1,5 e 2 metros quadrados e contribui com um sexto (mais de 15%) do peso corpóreo total. A pele compõe-se, essencialmente, de três grandes camadas: uma superior – a epiderme; uma camada intermediária – a derme; e uma camada profunda, a hipoderme. Apresenta grandes variações ao longo de sua extensão, sendo ora mais flexíveis e elásticas, ora mais rígidas. Mas suas funções vão alem de um envoltório, ela é um sistema orgânico que regula a temperatura corpórea, detecta os estímulos dolorosos e agradáveis, impede e seleciona a entrada de substâncias no organismo e provê um escudo protetor contra os efeitos nocivos do sol.


Nota-se que é muito importante mantermos a saúde da pele para promover a saúde integral em todo nosso organismo. Para ajudar você a manter sua pele saudável existem diversos recursos que podem ser adotados na rotina de cuidados de beleza! Cuidar de nossa pele é cuidar da nossa saúde!



EVITE BANHOS MUITO QUENTES

Além de evitar banhos longos por causa do racionamento da água(mesmo que no inverno seja difícil sair do banho quentinho, é importante refletirmos sobre nosso papel na preservação desse recurso essencial a nossa vida), é preciso evitar banhos com a temperatura da água muito elevada. Como já foi dito acima, eles provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico (hidratante natural produzido pelo organismo), que retém a umidade da pele. Ou seja, eles ajudam no ressecamento da pele.



USE FILTRO SOLAR

Engana-se quem pensa que o sol do outono/inverno é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Ou seja: o sol do outono/inverno danifica sim a sua pele. Para evitar tais problemas é preciso usar filtros solares no caso de exposição por um longo período de tempo.


Lembrando que uma exposição solar de 20minutos diários é recomendável e saudável nos horários de sol mais amenos (antes das 10h da manhã e depois das 15h da tarde) sem a necessidade de filtro solar, para podermos absorver os benefícios e produzirmos uma vitamina muito importante: vitamina D.


Na Boaformula você encontra duas opções para manter você protegido: filtro solares e protetores orais.


Saúde da pele e protetores orais. Na Boaformula você encontra os ativos abaixo que funcionam como protetores orais:



>> Polypodium Leucotomos


Polypodium Leucotomos age na proteção solar de dentro para fora,um potente antioxidante que aumenta a tolerância ao sol protege a pele de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas), protegendo o DNA das células combatendo o foto envelhecimento.


O Polypodium Leucotomos é uma planta originária da América Central que apresenta propriedades antiinflamatória, supressora de citocinas e inibidora de leucotrienos, possui também propriedades antioxidantes. Utilizado por via oral, o extrato é o primeiro fotoprotetor oral com eficácia aprovada pelos dermatologistas.


Indicação de Uso


Polypodium leucotomos.................................... 240mg

Posologia: Tomar 1 cápsula ao dia longe das refeições



>> GliSODin®


Extrato de melão cataloupe, rico em SOD, protegido com gliadina, com potente ação neutralizadora de radicais livres. Estudos comprovam a eficácia de Glisodin na proteção solar, além do aumento da performance e diminuição da fadiga, no combate à inflamação e na otimização do sistema imunológico.


Indicação de Uso


GliSODin®…………………………………………. 50mg

Licopeno…………………………………………… 10mg

Betacaroteno………………………………………. 5mg

Lactobacillus rhamnosus……......………………. 1BLH

Posologia: Tomar 1 dose ao dia ou conforme orientação médica/nutricional.



>> Betacaroteno


O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.


Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.


O Betacaroteno também desempenha um papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade. Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.


Indicação de Uso


Betacaroteno Plus


Betacaroteno ............15 mg

Zinco..........................10mg

Tirosina.......................100mg

Cobre..........................1mg

Posologia: Tomar uma cápsula ao dia.


Saiba mais aqui.



Também é indicado o uso de filtro solares! Você encontra na Boaformula diversas opções que se adaptam a seu tipo de pele.



>> Protetor solar facial Boaformula



GEL COM ALOE VERA

Contém Aloe Vera e Fator de Proteção.


(Opções de FPS 30 e 50)


Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscine ou em intervalos de 2 horas.



>> Protetor solar corporal Boaformula



LOÇÃO FOTOPROTETORA

Combinação de filtros físicos e químicos, vitamina E, TCM e silicones que conferem proteção UVA/B e hidratação da pele.

(Opções de FPS 15-17, 20-25, 30-35 e 40-45)


Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscina ou em intervalos de 2 horas.


Você encontra também os protetores solares da Adatina, uma linha incrível!


Saiba mais sobre aqui.


ABUSE DOS CREMES HIDRATANTES

Você costuma hidratar o corpo todos os dias? É um hábito muito importante, tanto no rosto como no corpo, para evitar o ressecamento, aflacidez, perda de colágeno e o envelhecimento precoce. Se aplicar um creme ou loção hidratante em toda a extensão da pele não é um hábito frequente em sua vida, chegou a hora de incluir esse gesto na rotina de cuidados.


Além da exposição solar, da poluição e da ação dos radicais livres, o envelhecimento da pele pode acontecer antes do tempo com a perda gradativa da hidratação cutânea. Por isso, é tão importante hidratar o corpo diariamente com um creme ou loção para nutrir as células e minimizar o desgaste precoce. Sem falar que a pele necessita de hidratação para manter sua função de barreira, protegendo o corpo da ação de germes, micro-organismos e substâncias irritantes ou alergênicas.


Das peles normais às levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, indicado após o banho. Dê atenção a partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Para o rosto, escolha um produto próprio para a região e específico para o seu tipo de pele.


Produtos que você encontra na Boaformula para manter sua pele saudável o ano inteiro!



>> Linha Vegalótus


A Vegalótus é uma linha de cosméticos inspirada na natureza e no poder das plantas. Desenvolvida apenas com ingredientes de origem vegetal como manteigas vegetais, óleos vegetais, óleos essenciais e extratos naturais.


Foi pensada para inspirar uma relação mais próxima com os produtos que utilizamos sobre nossa pele, maior órgão do corpo. Alimentar ele com ingredientes naturais para que assim tenha um bom funcionamento.


Por isso, a Vegalótus é produzida livre de ingredientes nocivos à nossa saúde e à do meio ambiente, dispensando parabenos, metais pesados, corantes artificiais, ingredientes de origem animal ou que sejam provenientes de empresas que testam em animais.


Indicada para peles sensíveis, com ação hipoalergênica. Pode ser usada por crianças, adultos e idosos. Uma linha para todos em harmonia com o meio ambiente.



HIDRATANTE COM OLÍBANO VEGALÓTUS

Hidratante com cheiro amadeirado e provocante do ólibano em sinergia com o herbal-citrico do capim limão que promovem bem estar e refrescância. Alimento para pele, hidrata e nutre o tecido. O poderoso óleo essencial de olíbano embeleza e rejuvenesce a pele, promove a saúde e a imunidade celular. Além disso, é um regenerador físico e mental, com propriedade cicatrizante e energizante. As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.

A Manteiga de Karité é um excelente emoliente, exerce uma ação protetora sobre a pele contra o ressecamento e melhora sua elasticidade. A planta tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias - acalma a pele inflamada,previne cicatrizes, minimiza manchas de acne,suaviza as rugas; ajuda no tratamento de queimaduras, feridas, cicatrizes, dermatites, psoríase e estrias.

O óleo essencial de Capim-Limão tem como princípio ativo o citral, responsável pela vasodilatação e pelo agente antifúngico. Além disso, esse óleo é sedativo, bactericida, analgésico, antiviral, anti-inflamatório, diurético e ainda aumenta as defesas imunológicas do organismo, agindo também como repelente de insetos.

Composição: Extrato Glicólico de Chá Verde, Manteiga de Karite, Óleo Essencial de Olíbano, Óleo Essencial de Capim Limão, Essência Capim Limão, Água Purificada.



Veja mais sobre essa linha que é só amor aqui.



>> Linha Óleo de Argan Corporal



Benefícios para o corpo


Com ação antioxidante e anti-idade, o óleo de argan ajuda a hidratar e prevenir estrias. Além disso, de acordo com estudos que foram realizados na Universidade de Reims, localizada na França, o óleo ajuda a melhorar a aparência e a saúde da pele. Sua ação anti-inflamatória ajuda ainda na cicatrização de feridas.


Sua composição ajuda a regenerar a membrana protetora da pele, ou seja, ajuda a renovar as células mais rapidamente. Devido ainda à essa ação, pode ser muito interessante para quem enfrenta problemas com acnes.Ainda o óleo de argan ajuda a proteger contra a ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol,mantem a elasticidade da pele e o colágeno devido à vitamina E e os polifenóis. Se suas mãos são secas, a pele tende a rachar e as cutículas ficam deterioradas, o óleo de argan pode ser a melhor solução. Este produto hidrata profundamente, ajuda a manter a umidade das mãos e suaviza a pele.

A linha corporal é composta por: