top of page

Colágeno | Você conhece os benefícios de cada um?


O colágeno é uma proteína de origem animal que proporciona firmeza às cartilagens e à pele, além de outras partes do nosso corpo que os ossos não sustentam. Abundante em mamíferos, é encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, mas também nos músculos e na camada córnea dos olhos.


Ele representa de 25-30% das proteínas presentes no corpo humano, sendo alguns tipos de colágeno mais abundantes do que outros. Porém, com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a sua suplementação.


Os diversos colágenos existentes no mercado apresentam diferenças entre tipo, conteúdo de aminoácidos, composição nutricional e indicação de uso.



>> Colágeno tipo 1


O colágeno tipo 1, ou colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e frangos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno, devido às suas dimensões, é melhor absorvido no intestino e é usado para:

  • Melhorar a firmeza da pele;

  • Fortalecer as articulações;

  • Fortalecer as unhas e o cabelo;

  • Melhorar o tratamento da osteoporose;

  • Melhorar a pressão arterial;

  • Prevenir úlceras gástricas.

É recomendado o uso do colágeno associado à vitamina C, já que esta vitamina potencializa os efeitos do colágeno no organismo.



>> Colágeno tipo 2


O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente maioritário presente na cartilagens. É fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, garantindo-se assim a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no colágeno tipo 1.


Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:

  • Osteoartrite de origem autoimune;

  • Artrite reumatoide.

Nestas doenças, o próprio organismo reconhece o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem, e como consequência, surgem os sintomas destas doenças.


Assim, uma das forma de ajudar o corpo a repôr o colágeno perdido nas cartilagens e aliviar os sintomas, é o uso de colágeno tipo 2, que evita a destruição das cartilagens pelo sistema imune, reduzindo a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo e melhorando a saúde das articulações.


Saiba mais aqui sobre o UC II, colágeno tipo 2 que você encontra na Boaformula.



>> Colágeno tipo 3


Não é tão forte quanto o tipo 1, mas se destaca pela sua resistência.


O colágeno tipo 3 é o segundo tipo mais abundante em seu corpo. Você pode encontrá-lo em grandes quantidades em seus intestinos, músculos, vasos sanguíneos e no útero. É mais frequentemente usado com colágeno tipo I para a cura do intestino e para melhorar a elasticidade e a hidratação da pele.



O que é Colágeno Hidrolisado?


O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar, feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo corpo, ajudando a melhorar o aspeto da pele e a fortalecer articulações, unhas e cabelo. Este suplemento pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó, que deve ser diluído em água, sucos ou chás.


Os principais benefícios do colágeno hidrolisado incluem:

  • Melhora da firmeza da pele;

  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos;

  • Melhora no tratamento da osteoporose;

  • Prevenção do envelhecimento;

  • Melhora do controla da pressão arterial;

Prevenção de úlceras gástricas


O que são Peptídeos de Colágeno?


Peptídeos de Colágeno são fragmentos proteicos produzidos por hidrólise enzimática, onde enzimas específicas “quebram” as cadeias de aminoácidos do Colágeno nativo. Dependendo do processo enzimático aplicado, um padrão característico de Peptídeos de Colágeno é gerado. Ou seja, a partir da hidrólise do Colágeno nativo são geradas combinações de peptídeos com diferentes funcionalidades fisiológicas, que estimularão diferentes tipos de células envolvidas na biossíntese do Colágeno.


É um colágeno altamente hidrolisado, que chega aos peptídeos de colágeno (conjunto de aminoácidos), ou seja, moléculas ainda menores e de mais fácil absorção. Diversos estudos apontam que o colágeno na forma de peptídeos possui benefícios potencializados.



O que é Colágeno Verisol?


O Colágeno Verisol é um suplemento com composição de Peptídeos Bioativos de Colágeno com ação comprovada sobre a melhora da beleza e saúde da pele. Ele consegue desacelerar o processo natural de envelhecimento, retardando marcas de expressão, suavizando a formação de rugas e contribuindo para um aumento da elasticidade e firmeza da pele. Além disso, novos estudos comprovaram a eficácia sobre a redução de celulites e o crescimento e fortalecimento de unhas. Os Peptídeos específicos do Verisol estimulam o aumento do metabolismo do colágeno, neutralizando a degradação desta proteína na derme. Esta é a diferença para os demais produtos no mercado: a atuação nas camadas mais profundas da derme, agindo de dentro pra fora, aumentando a hidratação e retardando o aparecimento de rugas. Este é o resultado da alta produção de colágeno na derme, substituindo o que foi perdido decorrente da idade e influências externas.


Vantagens / Benefícios:

  • Comprovação científica de resultados

  • Redução significativa na profundidade de rugas

  • Retarda os sinais de envelhecimento da pele

  • Redução de celulite

  • Unhas maiores e mais fortes


O que você encontra na Boaformula?



>> Colágenos da Stem Pharmaceutical



Colágeno Hidrolisado (1000 mg - 100 comprimidos ou 50 comprimidos)


SarcoVida (apresenta uma formulação exclusiva de peptídeos bioativos de colágeno adicionado de semente de uva em pó 450g, no sabor uva.)



>> Peptídeos de Colágeno da Zele Alimentos



Linha Erö & Erö One Week – Peptídeos de Colágeno


>> Redux <<

  • Regula o apetite e o peso corporal.

  • Promove o descanso e o relaxamento.

  • Contribui para a qualidade do sono.

  • Promove o bem-estar e boa disposição.

  • Estimula as capacidades cognitivas e a concentração.

  • Minimiza a ocorrência de episódios de ingestão compulsiva de alimentos.


>> Fiber <<


As mucilagens presentes em sua composição absorvem grande quantidade de água, aumentando o volume fecal, normalizando o trânsito intestinal. Favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforço para a evacuação. Ajuda na redução do colesterol total.

O Peptídeos de Colágeno Zèle Fiber age como coadjuvante nos tratamentos da constipação intestinal e na manutenção e recomposição da flora intestinal.



>> Colágeno Hidrolisado com Verisol Vitamed


30 sachês com 2,5g



>> Colágenos Chamais


PeptCollagen Mais | Colágeno Verisol 60 cápsulas (Colágeno em cápsulas)


Colágeno PeptGenDerma9 | 300g (Produto à base de Colágeno Hidrolisado, enriquecido com Vitaminas e Minerais.)



Além dos produtos de revenda, você encontra os colágenos manipulados!


>> Colágeno Hidrolisado em Pó

>> Colágeno Verisol em Pó

>> UC II



A sua saúde em boas mãos.








479 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page