Dica Saudável | Torta de limão com infusão de ervas.




Comer bem, faz bem!

Torta de limão com infusão de ervas



O beneficiamento através de espécies vegetais como fonte terapêutica e alimentícia é usado a séculos pelo ser humano e vem sendo resgatado cada vez mais nos últimos tempos, em especial no território brasileiro que é dotado de grande biodiversidade. Esse estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças se denomina Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal). Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.


A famosa frase de Imhotep “Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja o seu alimento” nos inspira a escrever essa Dica Saudável hoje e compartilhar saberes sobre o potencial de escolher consciente o que iremos alimentar nosso corpo e revelar uma grande verdade: a comida está intimamente relacionada com a saúde.


Pois bem é assim, mesmo enquanto você está dormindo seu cérebro está sempre ligado. Ele cuida de seus pensamentos e movimentos, sua respiração, os batimentos cardíacos, os seus sentidos, trabalhando duro 24/7. Isso significa que seu cérebro necessita de um fornecimento constante de combustível. O “combustível” vem dos alimentos que você come e principalmente o que está contido nesse combustível faz toda a diferença. Simplificando, o que você come afeta diretamente a estrutura e função cerebral e, finalmente, o seu humor.


Imagine como um carro, seu cérebro irá funcionar melhor quando recebe combustível premium. Comer alimentos de alta qualidade que contêm grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes nutrem o cérebro e o protegem de estresse oxidativo — o “desperdício” (radicais livres), produzido quando o corpo utiliza oxigênio, pode danificar as células.


Infelizmente, assim como um excelente carro, seu cérebro pode ser danificado se ingerir qualquer coisa diferente que não seja um combustível de alta qualidade. Se substâncias de má qualidade (como as que você obtém a partir de alimentos processados ou refinados) chegam ao cérebro, este tem pouca capacidade para se livrar delas. As dietas ricas em açúcares refinados, por exemplo, são prejudiciais para o cérebro. Além de agravar a regulação do seu corpo quanto à insulina, elas também promovem a inflamação e estresse oxidativo. Vários estudos encontraram uma correlação entre uma dieta rica em açúcares refinados e função cerebral prejudicada e até mesmo um agravamento dos sintomas de transtornos de humor, como depressão.


Isso faz sentido. Se o seu cérebro é privado de boa qualidade nutricional ou se os radicais livres ou células inflamatórias prejudiciais estão circulando dentro do espaço fechado do cérebro, contribuindo para lesão do tecido cerebral, as consequências são de esperar. O mais interessante é que, durante muitos anos, a área médica não reconheceu plenamente a relação entre o humor e os alimentos.


Hoje, felizmente, o florescente campo da psiquiatria nutricional está encontrando muitas consequências e correlações entre não só o que você come, como se sente, e como finalmente se comporta, mas também os tipos de bactérias que vivem em seu intestino. Então devemos refletir e alimentar bem essas bactérias dentro de nós para que as “boas” prosperem e nos auxiliem positivamente a realizar nossas funções essenciais!



Receita Torta de Limão


INGREDIENTES

MASSA

  • 1 ½ xícara de farinha de aveia

  • 2 colheres (chá) de linhaça*

  • 1 colher (chá)chia*

  • 2 colheres (sopa) de açúcar de coco*

  • 1 colher (sopa) de óleo de cártamo*

  • 1 ½ colher (sopa) óleo de coco*

  • 2 colheres de água

  • Pitada de sal rosa do himalaia*


RECHEIO

  • 1 ½ xícara de castanha de caju em bruto, embebido por pelo menos 4 horas

  • 1/3 xícara de suco de limão

  • ½ xícara de melado de cana | ou agave | ou néctar de coco

  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

  • 1 colher (sopa) de raspas de limão


* Esses produtos você encontra em nossa loja.



MODO DE PREPARO

PARA FAZER A MASSA


Em uma tigela grande, misture o açúcar, os óleos vegetais,a água, a linhaça e a farinha de aveia.

Abra a massa em uma assadeira de fundo removível.

Asse por 15 minutos e deixe esfriar.



COMO PREPARAR O RECHEIO


Misture todos os ingredientes do recheio (exceto as raspas de limão) em um liquidificador ou processador de alimentos. Misture aos poucos até que fique completamente lisa. Reserve a mistura em uma tigela média e adicione as raspas de limão.



PARA A MONTAGEM


Arrume o recheio sobre a massa já enformada.

Decore com frutas vermelhas, semente de chia, raminhos de hortelã e raspinhas de limão.


E bom apetite!



Sugestão! Se quiser colocar um merengue em cima temos uma dica alternativa e incrível para você! Merengue vegano >> Saudável e delicioso feito com AQUAFABA.

A aquafaba pode ser utilizada em todas as receitas que pedem clara de ovos ou claras em neve! Existem também receitas de aquafaba através do cozimento de feijão, ervilha, soja… Ainda assim, aquafaba do grão de bico é o que proporciona sabor mais neutro e melhor consistência. Além de substituir perfeitamente as claras em neve a aquafaba rende bastante e tem o custo baixo. Vamos fazer juntos essa receita?


Ingredientes


  • 1 xícara de Grão de bico

  • 3 xícaras de Água (pode adicionar mais durante o cozimento se necessário)


Modo de Preparo


Em uma panela média coloque o grão de bico cru (1 xícara) mais 3 xícaras de água e deixe ferver. Como esta receita não exige panela de pressão o cozimento é mais demorado. Leva em torno de 50 minutos para o grão de bico cozinhar


Você pode deixar o grão de bico de molho em água de um dia para o outro para eliminar o ácido fítico! Muitas pessoas já possuem o hábito de demolhar grãos (feijão, arroz, grão de bico, lentilha) e castanha de caju! Se você é uma delas, pode deixar o grão de bico de molho sem problema algum pois esse processo não afeta a qualidade da aquafaba.


Em seguida, colocar o líquido peneirado em um recipiente e levar a geladeira para refrigerar por aproximadamente 8 horas ou da noite pro dia. Esse tempo de resfriamento irá fazer chegar a uma consistência de clara de ovo. Com isso, pode ser utilizado e substituído na receita que desejar, devendo respeitar a seguinte proporção: 1 gema de ovo = 2 csopa aquafaba | 1 ovo inteiro = 3 csopa aquafaba. Para fazer merengue basta bater por 10minutos ou 15 até a consistência desejada e adicionar um pouco de xilitol.


ATENÇÃO: Não se apavore se a água secar! Se isso acontecer adicione mais 1 ou 2 xícaras de água até que o grão de bico esteja cozido!


Nos inspiramos nessa receita no livro "Bela Cozinha: Receitas".


______________________________________________________________________


Vamos conhecer mais sobre os ingredientes que compõem a receita e seu beneficios para nutrir nosso corpo?



Chia

A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.


Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo.



Açúcar de coco


Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.

  1. Grande valor nutricional, fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 que participam de diversos processos metabólicos, como a produção de energia.

  2. Rico em minerais, como o potássio, zinco, ferro e magnésio, que tem poder antioxidante podendo regular alguns dos nossos mecanismos fisiológicos.

  3. Baixo índice glicêmico, fazendo com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta e assim evitando os picos de glicemia no sangue. Enquanto o açúcar refinado possui um IG (índice glicêmico) de 68, o açúcar de coco possui um IG de apenas 35.

  4. Pode ser usado por todos, inclusive para diabéticos que estejam com a glicemia controlada, por conta do seu baixo índice glicêmico.

  5. Possui em sua composição uma fibra chamada Inulina, que faz com que a absorção de glicose seja mais lenta.

Óleo de coco


O óleo de coco é uma ótima opção para substituir o óleo vegetal convencional na cozinha, possui diversos benefícios como:


  • Ajuda na proteção do sistema imunológico.

  • Por diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), ajuda a proteger a saúde cardiovascular, pois realiza um tipo de limpeza da gordura que circula no sangue.

  • Ajuda no bom funcionamento da tireoide (estrutura localizada no pescoço que produz hormônios como a tiroxina, que age na regulação da taxa do metabolismo e afeta o aumento da taxa funcional de vários outros sistemas do corpo), evitando que o metabolismo se desequilibre.

  • Previne doenças nos ossos como a osteoporose, pois os mantêm fortes.

  • Diminui sintomas de ressaca, protegendo o fígado dos efeitos tóxicos do álcool através de ações antioxidantes.

  • Contém fitormônios, principalmente na água, podendo ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas (quando ocorre a destruição irreversível de neurônios, como acontece no mal de Alzheimer e na amnésia) e prevenir o câncer de mama.

  • Para quem tem diabete, a gordura do coco é muito boa, pois dá uma sensação de saciedade, contribuindo assim na compulsão temporária por doces e carboidratos.



Sal Himalaia