top of page

Dica Saudável | Torta de limão com infusão de ervas.




Comer bem, faz bem!

Torta de limão com infusão de ervas



O beneficiamento através de espécies vegetais como fonte terapêutica e alimentícia é usado a séculos pelo ser humano e vem sendo resgatado cada vez mais nos últimos tempos, em especial no território brasileiro que é dotado de grande biodiversidade. Esse estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças se denomina Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal). Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.


A famosa frase de Imhotep “Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja o seu alimento” nos inspira a escrever essa Dica Saudável hoje e compartilhar saberes sobre o potencial de escolher consciente o que iremos alimentar nosso corpo e revelar uma grande verdade: a comida está intimamente relacionada com a saúde.


Pois bem é assim, mesmo enquanto você está dormindo seu cérebro está sempre ligado. Ele cuida de seus pensamentos e movimentos, sua respiração, os batimentos cardíacos, os seus sentidos, trabalhando duro 24/7. Isso significa que seu cérebro necessita de um fornecimento constante de combustível. O “combustível” vem dos alimentos que você come e principalmente o que está contido nesse combustível faz toda a diferença. Simplificando, o que você come afeta diretamente a estrutura e função cerebral e, finalmente, o seu humor.


Imagine como um carro, seu cérebro irá funcionar melhor quando recebe combustível premium. Comer alimentos de alta qualidade que contêm grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes nutrem o cérebro e o protegem de estresse oxidativo — o “desperdício” (radicais livres), produzido quando o corpo utiliza oxigênio, pode danificar as células.


Infelizmente, assim como um excelente carro, seu cérebro pode ser danificado se ingerir qualquer coisa diferente que não seja um combustível de alta qualidade. Se substâncias de má qualidade (como as que você obtém a partir de alimentos processados ou refinados) chegam ao cérebro, este tem pouca capacidade para se livrar delas. As dietas ricas em açúcares refinados, por exemplo, são prejudiciais para o cérebro. Além de agravar a regulação do seu corpo quanto à insulina, elas também promovem a inflamação e estresse oxidativo. Vários estudos encontraram uma correlação entre uma dieta rica em açúcares refinados e função cerebral prejudicada e até mesmo um agravamento dos sintomas de transtornos de humor, como depressão.


Isso faz sentido. Se o seu cérebro é privado de boa qualidade nutricional ou se os radicais livres ou células inflamatórias prejudiciais estão circulando dentro do espaço fechado do cérebro, contribuindo para lesão do tecido cerebral, as consequências são de esperar. O mais interessante é que, durante muitos anos, a área médica não reconheceu plenamente a relação entre o humor e os alimentos.


Hoje, felizmente, o florescente campo da psiquiatria nutricional está encontrando muitas consequências e correlações entre não só o que você come, como se sente, e como finalmente se comporta, mas também os tipos de bactérias que vivem em seu intestino. Então devemos refletir e alimentar bem essas bactérias dentro de nós para que as “boas” prosperem e nos auxiliem positivamente a realizar nossas funções essenciais!



Receita Torta de Limão


INGREDIENTES

MASSA

  • 1 ½ xícara de farinha de aveia

  • 2 colheres (chá) de linhaça*

  • 1 colher (chá)chia*

  • 2 colheres (sopa) de açúcar de coco*

  • 1 colher (sopa) de óleo de cártamo*

  • 1 ½ colher (sopa) óleo de coco*

  • 2 colheres de água

  • Pitada de sal rosa do himalaia*


RECHEIO

  • 1 ½ xícara de castanha de caju em bruto, embebido por pelo menos 4 horas

  • 1/3 xícara de suco de limão

  • ½ xícara de melado de cana | ou agave | ou néctar de coco

  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

  • 1 colher (sopa) de raspas de limão


* Esses produtos você encontra em nossa loja.



MODO DE PREPARO

PARA FAZER A MASSA


Em uma tigela grande, misture o açúcar, os óleos vegetais,a água, a linhaça e a farinha de aveia.

Abra a massa em uma assadeira de fundo removível.

Asse por 15 minutos e deixe esfriar.



COMO PREPARAR O RECHEIO


Misture todos os ingredientes do recheio (exceto as raspas de limão) em um liquidificador ou processador de alimentos. Misture aos poucos até que fique completamente lisa. Reserve a mistura em uma tigela média e adicione as raspas de limão.



PARA A MONTAGEM


Arrume o recheio sobre a massa já enformada.

Decore com frutas vermelhas, semente de chia, raminhos de hortelã e raspinhas de limão.


E bom apetite!



Sugestão! Se quiser colocar um merengue em cima temos uma dica alternativa e incrível para você! Merengue vegano >> Saudável e delicioso feito com AQUAFABA.

A aquafaba pode ser utilizada em todas as receitas que pedem clara de ovos ou claras em neve! Existem também receitas de aquafaba através do cozimento de feijão, ervilha, soja… Ainda assim, aquafaba do grão de bico é o que proporciona sabor mais neutro e melhor consistência. Além de substituir perfeitamente as claras em neve a aquafaba rende bastante e tem o custo baixo. Vamos fazer juntos essa receita?


Ingredientes


  • 1 xícara de Grão de bico

  • 3 xícaras de Água (pode adicionar mais durante o cozimento se necessário)


Modo de Preparo


Em uma panela média coloque o grão de bico cru (1 xícara) mais 3 xícaras de água e deixe ferver. Como esta receita não exige panela de pressão o cozimento é mais demorado. Leva em torno de 50 minutos para o grão de bico cozinhar


Você pode deixar o grão de bico de molho em água de um dia para o outro para eliminar o ácido fítico! Muitas pessoas já possuem o hábito de demolhar grãos (feijão, arroz, grão de bico, lentilha) e castanha de caju! Se você é uma delas, pode deixar o grão de bico de molho sem problema algum pois esse processo não afeta a qualidade da aquafaba.


Em seguida, colocar o líquido peneirado em um recipiente e levar a geladeira para refrigerar por aproximadamente 8 horas ou da noite pro dia. Esse tempo de resfriamento irá fazer chegar a uma consistência de clara de ovo. Com isso, pode ser utilizado e substituído na receita que desejar, devendo respeitar a seguinte proporção: 1 gema de ovo = 2 csopa aquafaba | 1 ovo inteiro = 3 csopa aquafaba. Para fazer merengue basta bater por 10minutos ou 15 até a consistência desejada e adicionar um pouco de xilitol.


ATENÇÃO: Não se apavore se a água secar! Se isso acontecer adicione mais 1 ou 2 xícaras de água até que o grão de bico esteja cozido!


Nos inspiramos nessa receita no livro "Bela Cozinha: Receitas".


______________________________________________________________________


Vamos conhecer mais sobre os ingredientes que compõem a receita e seu beneficios para nutrir nosso corpo?



Chia

A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.


Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo.



Açúcar de coco


Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.

  1. Grande valor nutricional, fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 que participam de diversos processos metabólicos, como a produção de energia.

  2. Rico em minerais, como o potássio, zinco, ferro e magnésio, que tem poder antioxidante podendo regular alguns dos nossos mecanismos fisiológicos.

  3. Baixo índice glicêmico, fazendo com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta e assim evitando os picos de glicemia no sangue. Enquanto o açúcar refinado possui um IG (índice glicêmico) de 68, o açúcar de coco possui um IG de apenas 35.

  4. Pode ser usado por todos, inclusive para diabéticos que estejam com a glicemia controlada, por conta do seu baixo índice glicêmico.

  5. Possui em sua composição uma fibra chamada Inulina, que faz com que a absorção de glicose seja mais lenta.

Óleo de coco


O óleo de coco é uma ótima opção para substituir o óleo vegetal convencional na cozinha, possui diversos benefícios como:


  • Ajuda na proteção do sistema imunológico.

  • Por diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), ajuda a proteger a saúde cardiovascular, pois realiza um tipo de limpeza da gordura que circula no sangue.

  • Ajuda no bom funcionamento da tireoide (estrutura localizada no pescoço que produz hormônios como a tiroxina, que age na regulação da taxa do metabolismo e afeta o aumento da taxa funcional de vários outros sistemas do corpo), evitando que o metabolismo se desequilibre.

  • Previne doenças nos ossos como a osteoporose, pois os mantêm fortes.

  • Diminui sintomas de ressaca, protegendo o fígado dos efeitos tóxicos do álcool através de ações antioxidantes.

  • Contém fitormônios, principalmente na água, podendo ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas (quando ocorre a destruição irreversível de neurônios, como acontece no mal de Alzheimer e na amnésia) e prevenir o câncer de mama.

  • Para quem tem diabete, a gordura do coco é muito boa, pois dá uma sensação de saciedade, contribuindo assim na compulsão temporária por doces e carboidratos.



Sal Himalaia


Você já ouviu falar sobre o incrível cristal de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia? É embalado com alguns benefícios bastante surpreendentes e é um novo ingrediente surpreendente para adicionar a sua despensa. É uma alternativa absolutamente maravilhosa ao sal de mesa, e logo explicarei o porquê.

A história - Primeiro de tudo, o que faz o sal de cristal do Himalaia ser tão incrível? Cerca de 200 milhões de anos atrás, havia camas cristalizadas de sal que foram cobertas com lava. Sendo mantidas nesse ambiente intocado e imaculado que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal foi protegido da poluição moderna. Muitas pessoas acreditam que este sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.


Minerais e energia - O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.


Quais são exatamente os benefícios?

  • Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:

  • Auxilia na saúde vascular;

  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;

  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;

  • Reduz os sinais de envelhecimento;

  • Promove padrões de sono saudável;

  • Aumenta a libido;

  • Previne cãibras musculares;

  • Aumenta a hidratação;

  • Fortalece os ossos;

  • Reduz a pressão arterial;

  • Melhora a circulação;

  • Desintoxica o corpo de metais pesados.



Óleo de cártamo


O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo tem sido utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo. Ele é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz, e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.

Este alimento também possui boas quantidades de vitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, essa substância é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol.


O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Alguns estudos também apontam que o alimento pode ajudar mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.



Linhaça

A linhaça (Linum usitatissimum) é uma planta medicinal também conhecida como linhaça-dourada, linho, flax e linseed (inglês). Inclui as espécies Linum lewisii e Linum perenne. Pertence à família Linaceae. O óleo das sementes de linhaça concentra grande parte das propriedades curativas.


A linhaça é considerada um dos alimentos mais poderosos do planeta, vez que apresenta algumas evidências que conseguem diminuir o risco de doença cardíaca, câncer, acidente vascular cerebral e diabetes. As propriedades da semente de linhaça ajudam a melhorar a digestão, reduzir o colesterol, equilibrar os hormônios, reduzir o desejo de açúcar, promover a perda de peso e combater o câncer. Suas pequenas sementes (castanhas, bronzeadas ou douradas) são ricas em ácidos graxos ômega-3, chamados ácidos alfa-linolênico (ALA).


A linhaça é enriquecida com alguns dos nutrientes mais essenciais e básicos que nosso corpo requer, incluindo fibras, proteínas, magnésio, cálcio, fósforo, lignanas, dentre outros nutrientes e minerais. Uma porção (3 colheres de sopa) contém:


  • Fibras (8g);

  • Fósforo (19%);

  • Magnésio (30%);

  • Manganês (35%);

  • Ômega-3 (ALA) 6,338mg;

  • Selênio (10%);

  • Vitamina B1 (31%).

As lignanas da linhaça ajudam a combater altos níveis de estrogênio e ajudam na manutenção de níveis hormonais balanceados, sendo que o vegetal é a principal fonte lignanas em dietas humanas (as sementes de linhaça contêm cerca de 7 vezes mais lignanas que as sementes de sésamo, mais próximas do segundo nível). As sementes ainda são densas em energia e promovem saciedade no organismo (sensação de estar cheio), facilitando o controle de peso. Além disso, a planta contém grande e boa quantidade de ferro, vitamina B6, potássio, zinco e cobre. Tais características a tornam um dos alimentos mais nutritivos e indicados para todos os tipos de dietas.


Na culinária, as sementes podem ser consumidas cruas ou cozidas. Pode ser acrescentados a cereais, pães, biscoito, molhos e iogurtes. Para usufruir dos efeitos laxativos, se pode ingerir diretamente duas colheres de sopa das sementes (é necessário consumir bastante líquidos para o laxante ter o efeito desejado).


O ideal, na maioria dos casos, é moer as sementes de linhaça, pois dessa forma elas apresentam mais benefícios nutricionais do que as sementes quando são consumidas por inteiro.


Para fazer o chá de linhaça coloque 4 colheres de sopa de sementes de linhaça em um litro de água fervente, abafe e aguarde 10 minutos, em seguida coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia. Se desejar, acrescente 1 colher de sopa de outras ervas. Esse chá é aconselhado, principalmente, para casos de inflamação da gengiva e/ou garganta, ele refresca, tem efeito emoliente e hidrata todo o sistema digestivo excretor.


______________________________________________________________________


Infusão de Ervas


A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos e que proliferou para os quatro cantos do mundo, onde continua a ser, ainda hoje, muito apreciado.


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.


Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. Chá para acalmar, para emagrecer, para estimular o sistema digestivo, para curar doenças entre outras finalidades. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o uso com fins terapêuticos por meio de uma resolução de 2005 e fez uma portaria com várias plantas e frutas que podem ser comercializada e ingeridas na forma de chá, sendo essas reconhecidas pela medicina tradicional brasileira.


O chá, ou infusão, é uma das principais formas de administrar fitoterápicos. Esse método de administração traz o benefício extra do sabor e é um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar.


Bom, certamente você muito já deve ter ouvido falar em geral sobre os benefícios desta bebida natural, para esquentar o corpo e estimular a imunidade, separamos os benefícios de algumas ervas para você experimentar junto com a receita da Torta de limão.



Unha de Gato


O uso de plantas para tratar doenças é tão antigo quanto a história da humanidade, mas o que pouca gente sabe é que o Brasil é rico em plantas medicinais nativas. A Unha de gato, por exemplo, é uma planta trepadeira originária da floresta Amazônica que, segundo os curandeiros locais, possui grandes propriedades terapêuticas para tratar desde asma e artrite a diabetes e câncer.

A planta tem propriedade analgésica, antioxidante, anti-reumática, antiviral, afrodisíaco, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética. Porém, dentre tantas indicações, a Unha de Gato se destaca pela sua ação antiinflamatória, principalmente em doenças reumáticas. Atua também para aumentar imunidade, que como consequência, auxilia no combate de doenças infecciosas.


Por sua ação anti-viral, pode ser empregada em enfermidades virais como a Herpes Genital e Herpes Zoster. E, devido ao alto poder de estimular o sistema imunológico, ou seja, o sistema de defesa do organismo, a planta medicinal também é indicada no tratamento do Lupus, de alguns tumores e na candidíase.


Para esclarecer melhor essas últimas indicações, uma breve explicação sobre o que é o sistema imunológico: sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. A Unha de Gato contem alcalóides oxindólicos, presentes nas raízes e cascas que podem estimular a produção de células brancas do sangue, usadas melhorar o sistema de defesa do organismo.


Mas afinal a unha de gato para que serve?


Ela é indicada para tratamento de úlcera, candidíase, bursite, gastrite, hemorragia, rinite, asma, virose, próstata, inflamações nas articulações, artrite, amigdalite, reumatismos, problemas de pele, disenteria, herpes, mioma, gonorreia e da redução a pressão sanguínea.


O uso de unha de gato é contraindicado para grávidas, mulheres que estão amamentando, pessoas com alergia a planta. E se usada em altas doses pode causar efeito anticonceptivo, diarreia, náuseas e prisão de ventre.



Ginseng


O ginseng é usado como um tônico em geral por naturalistas ocidentais modernos, bem como por médicos tradicionais chineses.

Acredita-se que estimula e fortalece o sistema nervoso central em casos de fadiga, esforço físico, enfermidades. lesões e estresse emocional prolongado.


A afinidade do ginseng com o sistema nervoso e sua capacidade para promover relaxamento, o torna útil para condições relacionadas com o estresse, assim como a insônia e a ansiedade. Dessa forma, atletas podem se beneficiar do uso do ginseng, obtendo uma melhor resistência.


Além disso, é conhecido como um tônico sexual afrodisíaco, útil na manutenção dos órgãos reprodutivos e do desejo sexual na terceira idade, bem como para ajudar a prevenir ou reverter a disfunção erétil associada com enfermidades da próstata e o estresse.



Gengibre


Gengibre é uma raiz usada para a cura há milênios. O gengibre é rico em propriedades curativas e usado há séculos por diversos povos na medicina popular. Também é um dos principais remédios da medicina natural atual.

Em particular, o gengibre é uma especiaria que revitaliza e rejuvenesce. Sua composição o faz rico em nutrientes essenciais como o potássio, magnésio, cobre e vitamina B6 e seu óleo essencial, gingerol, é rico em zingerona, zingibereno, felandreno e canfeno que lhe conferem as qualidades terapêuticas curativas.


O gengibre é comumente utilizado para tratar vários tipos de problemas estomacais, incluindo tonturas, náuseas, cólicas, dores estomacais, gases, diarreia, náuseas causadas pelo tratamento do câncer, náuseas e vômitos pós-cirúrgicos, assim como a perda de apetite.


Outros usos do gengibre incluem o alívio da dor da artrite ou da dor muscular, dor menstrual, infecções do trato respiratório superior, tosse e bronquite. Também é usado eventualmente para dor no peito, dor nas costas e dor de estômago.


Algumas pessoas derramam o suco fresco na pele para tratar queimaduras, e o óleo feito de gengibre é eventualmente aplicado na pele para aliviar dores.

Por outro lado, em alimentos e bebidas, o gengibre é usado como um agente aromatizante. Além disso, uma das substâncias químicas do gengibre também é utilizada como ingrediente em medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.


O gengibre também é uma fonte muito boa de antioxidantes. A investigação científica tem entendido que as propriedades antioxidantes do gengibre derivam do componente em destaque: o gingerol.



Camomila


A camomila, Matricaria chamomilla, adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores são miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo. Originária da Europa, a camomila prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem, desde que o clima não seja muito quente.

É uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem como um remédio natural para aliviar várias doenças. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que contribuem para as suas propriedades medicinais, como enfatizado pelos especialistas em um estudo sobre a camomila e os seus benefícios.


O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação de uma infusão de suas flores.O chá de camomila é amplamente conhecido por ser capaz de acalmar. Além disso, pode aliviar os sintomas de insônia e trazer benefícios ao sistema nervoso. A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos tanto quanto os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina. A glicina é um aminoácido que pode aliviar dores, espasmos musculares e cólicas mestruais.


A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.


A camomila tem fortes propriedades antiespamódicas e anti inflamatória, que são eficazes no tratamento de cólicas estomacais e cólicas intestinais. A infusão também reduz problemas de intestino e fornece alivio de gás e inchaço. A camomila também tem propriedade antibacterianas que ajudam a prevenir e aliviar a tosse, protegente contra infeccções relacionadas com bactérias e doenças. Ela, portanto, aumenta a imunidade de uma pessoa. Consumir o chá protege contra vários micróbios. Também é conhecida pelo seu uso terapêutico e tem sido considerada benéfica no tratamento de enxaquecas e dores de cabeça. Uma xícara de chá quente de camomila pode ajudar a ter alivio imediato da dor de cabeça.


Ainda pode beneficiar nossa pele,nutrindo e hidratando profundamente. É um remédio incrível para tratar erupções cutâneas e outras alergias de pele. Basta usar um ecodisco de crochet ou uma toalha e aplicar sobre as áreas propensas a alergia.Também é considerado eficaz na prevenção de caspa e acalma a coceira do couro. Tem incrível propriedade de cura, antioxidante, limpeza e hidratante e é considerado um remdio eficaz para limpeza de pele.



Ginkgo-biloba

Nativa da Ásia, essa planta é lembrada por ter sido a primeira a crescer em Hiroshima, no Japão, após a bomba atômica ser lançada na cidade. Mas além de ter se tornado uma espécie de símbolo da longevidade ao mostrar que apesar de tudo a vida continua, elas também é conhecida pelas suas propriedades medicinais, que são aproveitadas há séculos.


Embora volta e meia a gente escute que determina comida é boa para a memória, esse benefício, no caso do ginkgo biloba, é comprovado. O motivo está diretamente ligado à biologia do corpo humano. Nós possuímos no nosso cérebro uma molécula chamada acetilcolina, que é um neurotransmissor. Seu objetivo é transmitir impulsos nervosos entre as células que estão no nosso sistema nervoso. A grande questão é que para ela se formar é preciso que a colina, nutriente presente no complexo B, esteja no neurônio. Tudo bem, mas o que o ginkgo biloba tem a ver com isso? Tudo! Isso porque ele permite que a colina entre na acetilcolina, e o resultado a gente já sabe: o cérebro trabalha melhor e a memória é aprimorada.


Por ser um antioxidante, o ginkgo biloba combate os radicais livres, que são moléculas tóxicas que impedem que o nosso corpo funcione bem. Com isso, a planta possui substâncias que irão fortalecer o sistema imunológico e consequentemente evitar algumas doenças, como a gripe ou mesmo o câncer. Os dois agentes que trabalham para impedir o aparecimento de um tumor são os bioflavonóides e os terpenóides, que por atuarem diretamente na célula não apenas combatem os radicais livres como também impedem o envelhecimento precoce. Isso sem falar que essa planta sobreviveu à radiação do bombardeio atômico em Hiroshima, o que sugere que ela talvez possa atacar tumores, mas os estudos ainda não são conclusivos.


De uma forma geral o ginkgo biloba possui uma ação vasodilatadora, o que permite que o sangue circule melhor no corpo, especialmente no que diz respeito às áreas que não estão próximas do coração. Isso significa, por exemplo, que ele irriga melhor o labirinto, estrutura localizada no nosso ouvido responsável pelo nosso equilíbrio. Portanto, ele pode combater problemas como a labirintite, que causa tontura, e ainda evitar zumbidos. Em alguns casos também pode acabar com algumas dores, que estão relacionadas a áreas em que o sangue não é bombeado de forma eficaz.



Echinacea

A equinácea pertence à medicina nativa norte-americana, vale a pena conhecer. Selecionei aqui alguns dos usos consagrados da equinácea, que não serve para tudo, como se diz, mas serve para muita coisa. Os indígenas norte-americanos a chamam de “raiz de alce”, pois é ingerida por estes animais quando estão feridos ou doentes e, desta maneira, dizem eles, os humanos aprenderam a usar esta planta.


Um tipo de margarida roxa que pode melhorar a qualidade do sistema imunológico do corpo. Além disso, pode ser utilizada para tratar úlceras, gripes, amigdalite e também herpes zoster, cujo surgimento é recorrente quando a imunidade está baixa.


A medicina dos índios nativos americanos usa a equinácea, há séculos, para tratar externamente feridas, queimaduras e picadas de insetos. A raiz mastigada é usada para tratar infecções da boca, dor de dente e dor de garganta e, internamente, o chá é usado para tratar dores em geral, problemas respiratórios, tosse, dores de estômago e picadas de cobra. A equinácea é usada para tratamento de processos inflamatórios, internos ou externos, agudos ou crônicos (artrite reumatoide). Sendo também usada, de forma tópica para: picadas de aranha, eczema, inflamações, psoríase, picada de cobra, infecções de pele, cicatrização de feridas.



Escolha a sua planta favorita e aproveite!!



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: @nfeksa

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page