top of page

Dica Saudável | Como manter seus cabelos saudáveis de forma natural?


Como manter seus cabelos saudáveis de forma natural?


Hoje na Dica Saudável iremos conversar sobre um pêlo que tem muita importância no nosso corpo: o cabelo! O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).


Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também exercem uma importante função como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

Os cabelos precisam de cuidados e hidratação constantes, mas você sabe por quê? Por que também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura. A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis. Os tratamentos funcionam para corrigir problemas causados por química e agentes externos, como a poluição, e garantir que a cutícula, o córtex e a medula funcionem corretamente.



Estrutura do Cabelo


Acima de tudo, o fio de cabelo é um pêlo. Possui a mesma estrutura de todos os pêlos do corpo humano, porém tem suas particularidades.


O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos. A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Todos os fios do nosso cabelo têm duas camadas principais: a cutícula (parte mais externa) e o córtex (parte intermediária). Alguns fios ainda têm uma terceira camada, a medula (parte interna). Se compararmos o fio de cabelo com um lápis, a cutícula seria a pintura externa, o córtex seria a madeira e a medula seria o grafite.


Cuticula > CAMADA MAIS EXTERNA QUE DEIXA OS FIOS HIDRATADOS


A cutícula é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. É nela, por exemplo, que a coloração artificial fica depositada.


Ela é composta de seis a oito camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à água, que age como um hidratante natural. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) A maioria dos danos capilares acontece nessa área dos fios, que graças a danos externos, rompem a proteção da cutícula e causam queda, porosidade e ressecamento.


A cutícula é composta basicamente por camadas de queratina (uma proteína), e as ceramidas (um tipo de lipídio) agem como a “cola” que mantém essas camadas no lugar.


Você pode fazer uma experiência para “sentir” a cutícula do seu cabelo: com uma das mãos, segure um fio (não precisa arrancá-lo da cabeça!) pela ponta. Depois, segure com firmeza o meio do fio entre os dedos indicador e polegar da outra mão (como uma pinça) e deslize os dedos para baixo, em direção à ponta. Os dedos deslizam com facilidade porque o movimento está acompanhando a direção das placas da cutícula.


Agora tente deslizar os dedos novamente, só que de baixo pra cima (começando da ponta e indo em direção à raiz): você provavelmente vai sentir uma resistência, uma textura mais áspera, e o cabelo pode até fazer um barulho durante o movimento. Isso é porque os seus dedos estão indo na direção contrária à das placas, e “esbarrando” na beiradinha de todas elas!

Impressionante, né? Provavelmente o seu fio não gostou nada dessa experiência (o atrito agride a cutícula do cabelo!), então peça desculpas, diga que foi pelo bem da ciência e para seu autoconhecimento!


Córtex> RESPONSÁVEL PELA FORMA, COR E RESISTÊNCIA


O córtex é a região mais importante do fio e é responsável por definir a forma, a cor, a resistência, a elasticidade, a quantidade natural de umidade dos fios e a força. "É nesta área que as proteínas se agrupam paralelamente dando resistência ao fio", ensinou a dermatologista Sara Bragança em entrevista ao site "Bolsa de mulher".


É a região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

  • ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.

  • ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.

  • ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia, por ex.) e sua transformação é permanente naquele fio ou física (aquecimento) sua transformação é temporária.


Essas proteínas se agrupam em hastes formadas de queratina, importante para evitar quedas e ponta dupla, e melanina, que dá cor aos fios. No córtex também é definida a textura do cabelo, se será liso ou cacheado, o que depende também de ligações químicas como a das pontes de dissulfeto, responsáveis pelo formato dos fios além de unir as proteínas encontradas no eixo do cabelo.


Quanto maior o número de ligações, mais crespos os cabelos ficam e mais difícil para a oleosidade natural do couro cabeludo chegar às pontas, precisando de produtos para suprir essa função . Como o córtex é uma camada mais interna que a cutícula, os danos dessa área costumam ser mais graves deixando os cabelos mais frágeis


Medula> PRESENTE EM APENAS ALGUNS TIPOS DE CABELOS


O cabelo ainda é constituído pela medula em camada mais interna. "Embora possa estar ausente em alguns pacientes, sua função é direcionar o novo fio de cabelo e auxiliar na termorregulação. O canal medular pode estar vazio ou preenchido por queratina" explicou Sara Bragança.


A medula é a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo e só é encontrada nos fios mais grossos ou nos brancos. Ela é responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas; o que permite que as células que são criadas no bulbo e fazem com que os cabelos cresçam , sejam levadas até as extremidades.



Cuidando do seu cabelo


Cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio. Os cabelos danificados, por sua vez, apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração, alisamentos, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, consequentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo. A camada hipolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH que varia de 1 a 14 e a escala 7 é neutro. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.



Influência de temperatura e Ph na Cutícula


O mecanismo que controla a abertura ou o fechamento da cutícula reage principalmente a dois fatores: temperatura e pH (potencial de hidrogênio, que determina se uma substância é considerada ácida, neutra ou alcalina). Lembrando das aulas de química: a escala de pH vai de 1 a 14, onde o 7 é considerado neutro. Qualquer número menor que 7 indica pH ácido, e qualquer número maior que 7 indica pH alcalino.

A temperatura e o pH interagem com a cutícula da seguinte forma:


– Temperaturas mais altas (quentes) e produtos com pH alcalino (elevado) fazem as placas da cutícula se abrirem, e costumam ser utilizados para limpeza profunda (anti resíduos) e como preparo para o cabelo receber os componentes de alguns produtos capilares (se a cutícula estiver fechada, eles podem ficar “presos” do lado de fora dos fios, sem conseguir entrar). Nesse estado o cabelo fica áspero e opaco (reflete mal a luz).


– Temperaturas mais baixas (frias) e produtos com pH ácido (baixo) fazem as placas da cutícula se fecharem, “trancando” a água e as demais substâncias dentro do fio e bloqueando o acesso ao córtex. Nesse estado os fios ficam sedosos e brilhantes (refletem bem a luz).


O pH normal do cabelo é levemente ácido, assim como a maioria dos shampoos e condicionadores (o que ajuda a manter as cutículas fechadas). Os shampoos anti-resíduo, tinturas, descolorantes e alisantes químicos são mais alcalinos e abrem a cutícula dos fios.


Cabelos Secos e sem Vida


Para melhorar a situação dos cabelos secos e sem vida, a hidratação é sem dúvida o melhor tratamento. Os cabelos geralmente ficam secos devido ao excesso de produtos químicos utilizados, secadores e chapinhas. Assim, é importante evitar fazer uso desses produtos, bem como evitar a exposição prolongada ao sol e à água da piscina.A rotina de fazer hidratação em casa garante a manutenção da vitalidade e beleza dos nossos cabelos e ainda serve como aliada na correria do dia-a-dia!


Hidratação> dica de procedimento

  • Na hora da lavagem, é importante usar um shampoo antirresíduos, pois além de limpar bem os fios ele abre as escamas e o produto penetra melhor nos fios.

  • Após enxaguar, seque cuidadosamente com uma toalha para retirar o excesso de água.

  • Passe nos fios seu creme de preferência, massageando bem. Evite aplicar diretamente no couro cabeludo.

  • Prenda e coloque uma touca térmica, ou envolva os fios em uma toalha.

  • Deixe agir conforme o tempo indicado pelo fabricante.

  • Enxágue bem.


Cabelos Quebradiços


O situação de quem tem cabelo quebradiço é um pouco mais grave, porque o cabelo está tão seco que quebra. A estrutura do fio foi afetada, seja por procedimentos químicos ou por pura falta de cuidados.



Pontas Ressecadas


Para pontas ressecadas um bom tratamento é a umectação. Porém você pode fazer uma hidratação adicioando seu óleo de preferência. Separe uma quantidade de creme ideal para o volume do seu cabelo, acrescente 15 gotas de óleo de Argan e misture. Se você tiver mais de um tipo de óleo em casa, pode misturar.


*Umectação: Umectação é um banho de óleo. O procedimento, ideal para cabelos ressecados, repõe a umidade do fio, hidrata, diminui o volume e garante brilho, maciez e balanço aos cabelos. Deve ser feita somente nas pontas que estejam bem ressecadas.



Cabelos com Frizz


O frizz nada mais é do que a característica de um fio desidratado. Cabelos hidratados não têm frizz ou fios arrepiados. Óleos reparadores,séruns , mascaras capilares e ampolas promovem a hidratação necessária ao fio.


Dicas de produtos naturais para manter seu cabelo saudável e lindo!


Óleo de coco


Um ótimo tratamento natural para cabelo seco é o óleo de coco, pois ele tem gordura, vitamina E e óleos essenciais que hidratam e conferem brilho ao cabelo, fortalecendo-o.


Um estudo publicado pela Society Cosmetic Chemists mostrou que o óleo de coco pode ser utilizado para tratar danos em diferentes tipos de cabelo. Danos causados no cabelo por causa de penteação, clareamentos realizados quimicamente e queimaduras causadas pelo calor da água quente - do chuveiro, chapinhas, secadores e modeladores de cachos - podem ser revertidos por meio da aplicação do óleo de coco. Isso porque, de acordo com o estudo, ao aplicar o óleo de coco no cabelo obtém-se um filme lubrificante que ajuda a evitar a perda de proteínas e água, formando uma verdadeira capa de proteção para os fios.


Para hidratar o cabelo usando o óleo de coco basta lavar os cabelos e, com ele ainda úmido, aplicar mecha a mecha o óleo, deixando-o agir por cerca de 20 minutos e depois lavar o cabelo normalmente. Este tratamento natural deve ser feito duas ou três vezes por semana para obter melhores resultados.



Linha Óleo de Argan Capilar Boaformula


>>Benefícios para os cabelos


O óleo de argan ajuda em problemas como o frizz e controle de fios rebeldes. Isso acontece porque os cabelos normalmente tem carga elétrica negativa por causa da queratina, mas essa é a principal causa de fios arrepiados. Porém, os óleos vegetais encampam os fios, fazendo com que a carga negativa escorregue para as pontas, diminuindo o atrito e deixando os fios com aspecto saudável e maleável.


Além disso, ele é um tratamento natural: seus antioxidantes e vitaminas melhoram a elasticidade dos fios, dão um brilho luminoso e ajudam a renovar os cabelos contra danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química. Por essa ação contra elementos que causam tensão nos cabelos, ele é muito indicado em xampus para cabelos afro ou ressecados.


Entre os nutrientes do óleo de argan, encontramos o tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais. Inclusive, de acordo com uma publicação feita na Universidade de Mohammed V em Agdal no Marrocos no Journal of Alternative Medicine Review, o óleo de argan tem 80% de gorduras insaturadas e tem três vezes mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal, o que o ajuda a nutrir melhor os cabelos, sendo útil para cabelos secos e quebradiços, reduzindo as pontas duplas, além de proteger de danos térmicos.


Ele também é benéfico para cabelos coloridos, pois ajuda a manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo e, de acordo com um estudo recente publicado no renomado Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications, mostrou que o óleo de argan é capaz de proteger os fios contra os danos causados por tinturas e realçar o brilho e a maciez.


Apesar de hidratante, ele também é indicado para fios oleosos, pois é absorvido rapidamente e não deixa resíduos que favoreçam a oleosidade, desde que não seja utilizado em grandes quantidades, pois assim pode obstruir o bulbo capilar.



Conheça os produtos da Linha Argan Boaformula aqui.



Máscara caseira de abacate


O abacate, quando usado para o cabelo, aumenta a hidratação dos fios, já que é rico em gorduras e vitamina, deixando o cabelo mais brilhante e macio. Esta máscara pode ser usada 1 vez por semana em caso de cabelo normal ou seco e a cada 15 dias em caso de cabelo oleoso.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mascara capilar da Linha óleo de Argan;

  • ½ abacate maduro;

  • 1 colher de óleo de côco.

Modo de preparo


Para preparar a máscara caseira de abacate basta misturar os ingredientes e aplicar diretamente no cabelo depois de limpo. Em seguida, enrolar a cabela com uma touca e deixar por mais ou menos 20 minutos. Depois deve-se lavar o cabelo normalmente.



Linha Vegalótus Boaformula


A Vegalótus é uma linha de cosméticos inspirada na natureza e no poder das plantas. Desenvolvida apenas com ingredientes de origem vegetal como manteigas vegetais, óleos vegetais, óleos essenciais e extratos naturais.


Foi pensada para inspirar uma relação mais próxima com os produtos que utilizamos sobre nossa pele, maior órgão do corpo. Alimentar ele com ingredientes naturais para que assim tenha um bom funcionamento.


Por isso, a Vegalótus é produzida livre de ingredientes nocivos à nossa saúde e à do meio ambiente, dispensando parabenos, metais pesados, corantes artificiais, ingredientes de origem animal ou que sejam provenientes de empresas que testam em animais.


Indicada para peles sensíveis, com ação hipoalergênica. Pode ser usada por crianças, adultos e idosos. Uma linha para todos em harmonia com o meio ambiente.


A Linha foi reformulada com novidades e enriquecida com óleos essenciais, substâncias naturais responsáveis pelo aroma das plantas. São compostos aromáticos encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas; e, então, adquiridos através de diversos métodos de extração como prensagem a frio ou destilação por arraste de vapor. Os óleos essenciais têm ação sobre a mente, a alma e o corpo humano com diversos benefícios e propriedades medicinais.


Conheça os produtos da Linha Vegalótus aqui.


Óleo de Linhaça


Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos. Com cerca de 75% de gorduras poli-insaturadas, é o mais rico em ômega 3. Tem, ainda, ômega 6, ceramidas e vitamina E, propriedades anti-inflamatória, antioxidante, umectante, hidratante, fortificante, entre outras.


É indicado para cabelos secos, ressecados, danificados, quebradiços e quimicamente tratados. Combate queda de cabelo e dermatite seborreica, fortalece os fios estimulando o crescimento, hidrata mantendo a oleosidade natural, dá brilho e diminui o frizz, podendo ser usado também como finalizador e reparador de pontas.


Como usar óleo de linhaça para ter cabelos brilhosos: Umectar com o óleo de linhaça os cabelos limpos, que podem estar secos ou molhados. Mas, atenção, certifique-se que os fios estejam livres de resíduos de condicionador, principalmente com silicone e petrolato, que atrapalham a absorção do óleo.


Passe uma pequena quantidade nos fios, aquecendo o óleo nas mãos (esfregando uma na outra) antes de aplicar. Massageie suavemente os fios e o couro cabeludo com movimentos circulares com as pontas dos dedos. Você pode dormir e retirar pela manhã ou aplicar algumas horas antes da lavagem.


Para retirar o óleo, experimente usar bastante água e apenas o condicionador, veja como seu cabelo responde a esse método, ou então lave normalmente como de costume.


É possível também colocar algumas gotinhas no seu creme de pentear ou, como já sugerimos, usar como finalizador ou reparador de pontas. Seu cabelo vai brilhar como nunca!



Cabelos com queda

Alimentos contra a queda de cabelo


Tanto a moringa quanto a spirulina e a clorella possuem altas concentrações de nutrientes e vitaminas que melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e potencializam o crescimento dos fios.



Moringa

Uma planta que esta em alta agora por suas propriedades medicinais incríveis e multifuncionalidade que a classificam como um superalimento: Moringa!Considerada um super alimento, a moringa traz nada menos que 92 nutrientes, como 46 tipos diferentes de antioxidantes além de vitaminas A, C, E, ferro, cálcio, magnésio, entre outros.


A moringa contém quantidades abundantes de minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio, selênio, cobre e manganês, que são essenciais para cabelos saudáveis. A Moringa é um suplemento natural para melhorar a saúde e a força do cabelo e o couro cabeludo. Fornece vitaminas e minerais rejuvenescedores para os folículos pilosos e tecidos do couro cabeludo. A Moringa também contém zinco que estimula o crescimento do cabelo, aumentando a função imunológica. O zinco e a sílica, juntamente com a vitamina A, impede a secagem e obstrução das glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção de sebo.

Além de melhorar a saúde do couro cabeludo, a planta possui substâncias como o zinco, por exemplo, que estimulam o nascimento de novos fios. A moringa pode ser usada em forma de óleo nos fios e também em forma de chá, usando a infusão no couro cabeludo e massageando bem. Fazer uma massagem regularmente com este óleo ajuda a reduzir as pontas duplas e caspa.


Veja mais sobre esse superalimento aqui.


>> Dica de como se beneficiar da Moringa: Chá de Moringa para queda de cabelo


INGREDIENTES: ½ xicara Folhas de Moringa;
1 litro de água. MODO DE PREPARO: Coloque as folhas ou pó de moringa em uma água quente e deixe em infusão por 15 minutos. Espere amornar.
Coe e beba 1 xícara de chá ou aplique nos cabelos úmidos massageando o couro cabeludo. O que sobrar guarde na geladeira para preservar.Também pode ser feito um extrato mais concentrado, com 300ml de água e essa mesma quantidade de erva e adicionar junto a sua mascara capilar em algum tratamento.

Fonte: ELENA SCHWEITZER/SHUTTERSTOCK



Spirulina

A spirulina é um tipo de microalga verde azulada tradicionalmente usada como suplemento alimentar indicada a pessoas que optam por uma dieta vegetariana ou vegan, uma vez que entre as suas principais características nutricionais está o fato de ser rica em proteína. Essa alga também é fonte de carboidratos, lipídios, selênio, vitaminas A e E, entre outros nutrientes. Por isso, pode fazer parte ainda do cardápio de quem pratica atividades físicas e mesmo de quem está em dieta de emagrecimento.


Atualmente, a spirulina é encontrada, em especial, na forma de comprimidos, cápsulas ou em pó. Recentemente, constatou-se que existem muitas outras vantagens em usar a alga e, entre elas, está a de devolver o brilho natural ao cabelo. Com esse intuito, é possível usar o produto na versão em pó, adicionando-o a outros ingredientes para ser aplicado aos fios. Dessa forma, além de mais brilho, usar a spirulina no cabelo vai resultar no crescimento de novos fios.


Também é possível contar com os benefícios da alga para manter a beleza do cabelo ao incluir as cápsulas ou comprimidos no cardápio. Dessa forma, pode ainda evitar a caspa, dar mais volume e fortificar os fios.


Quanto aos benefícios da spirulina como um todo, eles são muitos. Quem deseja beneficiar-se deles pode misturar o pó da alga em shakes, sucos e demais bebidas e receitas. Especialistas garantem que o produto ajuda a saúde cardiovascular, protege o fígado, estimula a produção de anticorpos, reduzir os níveis de colesterol, evitar e tratar a diabetes, bem como diminuir o risco de estresse oxidativo no cérebro, doenças respiratórias, câncer e outras doenças.


A pele também é outra beneficiada, já que ao incluir a spirulina na dieta é possível perceber a redução das olheiras e da secura ocular, bem como uma melhor aparência das unhas, que são fortalecidas. Por fim, a alga conta com efeitos antienvelhecimento.



>> Dicas de como se beneficiar da Spirulina


Você pode adicionar ao seu shampoo de uso diário 2 capsulas ou 1 colher de sopa de spirulina em pó e usar diariamente. Também pode adicionar essa mesma quantidade em sua mascara de hidratação para potencializar o tratamento!



Chlorella

Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares, do Filo Chlorophyta. De forma esférica, cerca de 0-10 μm de diâmetro, sem flagelo. De elevado valor nutritivo, pode ser usada para estimular o sistema imune, emagrecer, sendo indica também para combater problemas gastrointestinais e doenças degenerativas. O nome Chlorella provém do grega chloros: verde; e do sufixo diminutivo latino ella: "pequeno".


Essa microalga de água doce oferece uma rica diversidade de nutrientes para o nosso corpo. Inclusive, já foi utilizada como complemento alimentar por astronautas da NASA em viagens espaciais, devido a sua capacidade de eliminar as impurezas do corpo e promover a renovação celular. É a maior fonte de clorofila do planeta e rica em em sais mineirais, vitaminas, ácidos graxos (Ômegas 3,6 e 9), antioxidantes e fibras.Essa alga verde unicelular é vista por cientistas como um alimento completo, já que possui nada menos que 60% de proteínas em sua composição, além de uma alta concentração de nutrientes essenciais para o organismo como um todo.


A chrorella também apresenta o zinco, que age nos folículos pilosos e ajudam a evitar a queda de cabelo. A maneira mais prática de consumir esta alga é por meio de cápsulas encontradas na Boaformula! Ligue e se informe com a gente como você pode se beneficiar dessa alga incrível!


Saiba mais aqui.


>> Dicas de como se beneficiar da Chrorella


Você pode adicionar ao seu shampoo de uso diário 2 capsulas ou 1 colher de sopa de chrorella em pó e usar diariamente. Também pode adicionar essa mesma quantidade em sua mascara de hidratação para potencializar o tratamento!



Cabelos oleosos


O excesso de oleosidade nos cabelos é um problema para grande parte das mulheres. A aparência pesada e sem brilho é um pesadelo para quem quer manter os cabelos sempre lindos e saudáveis. As causas para a produção de oleosidade em excesso são muitas. A boa notícia é que para a maioria delas a solução é bem simples.


Alguns vilões são a má alimentação, alterações hormonais e o uso errado de alguns produtos. Mas o excesso de oleosidade nos fios também pode ser causado por alguns descuidos muito comuns como lavar em excesso seu cabelo, secador muito próximo a raiz ou com água muito quente que retira em excesso a oleosidade natural do fio.



Argiloterapia capilar reduz oleosidade e traz outros beneficios!


Para quem gosta de produtos naturais no cronograma capilar, incluir mascara de argila pode ser uma boa ideia. Isso porque ela auxilia no crescimento, hidratada e deixa os fios saudáveis. Seu beneficios são diversos como vamos falar mais a seguir!


>> Regula a oleosidade no couro cabeludo


As argilas também regulam a oleosidade no couro cabeludo. Mantendo a produção de sebo equilibrada, a fim de garantir nem o excesso e nem a falta em nossa raiz.


Considerando que, o excesso de oleosidade pode obstruir os poros, impedindo o crescimento saudável. Enquanto que, a secura em excesso também é prejudicial, e provoca a queda dos fios.


Portanto, aplicar uma quantidade média da argila no couro cabeludo, o deixará mais saudável e equilibrado quanto à produção sebácea.


>>Estimula o crescimento saudável


As trocas iônicas da argila são capazes de promover uma melhor circulação sanguínea. E isso vale tanto para o couro cabelo, quanto para a pele do rosto e corpo.


No entanto, se tratando dos cabelos, esse efeito faz com que vitaminas, minerais e nutrientes imprescindíveis cheguem aos fios de forma acelerada.Como consequência, o crescimento saudável é acelerado, proporcionando fios fortes, encorpados e bonitos.


>>Limpa profundamente


A argila pode ser usada ainda como um shampoo de limpeza profunda para os cabelos. Em sua composição, temos os sais minerais como silício, ferro e magnésio, que são responsáveis por manter uma limpeza equilibrada dos fios e do couro cabeludo.


Sendo assim, quando aplicada na raiz dos fios, tende a desencadear um efeito esfoliante, proporcionando a oxigenação na região. Já quando aplicada no comprimento, é capaz de eliminar qualquer “sujeira” que possa estar presa aos fios. E, eliminando essas impurezas, os cabelos tendem a se manter mais saudáveis, brilhosos e bonitos.


>>Elimina toxinas


Eliminar as toxinas dos fios e das raízes dos cabelos é essencial para mantê-los fortes e com um crescimento saudável. Por essa razão é muito interessante lavar os fios com uma mistura de argila roxa e água.

Para o couro, uma mistura mais densa, pois as toxinas “presas” na raiz tendem e ser mais difíceis de tirar. Enquanto que no comprimento apenas o escoamento da água com o pó da argila já será o suficiente.



Modo de preparo


>> Aplicar no couro cabeludo


Se você quer aplicar no couro cabeludo a fim de absorver a oleosidade e proporcionar nutrientes e minerais para a raiz capilar, basta aplicar da seguinte forma:

  • Prepare uma mistura de 2 colheres de sopa da argila em pó com 200 ml de água filtrada.

  • Em seguida, com a ajuda de um pincel para cabelos, aplique o produto em todo o couro cabeludo – evitando “sujar” o comprimento dos fios.

  • Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna. Finalize com a sua hidratação capilar natural favorita.


>> Aplicar nos fios


Agora, se você quiser aplicar nos fios a fim de limpá-los profundamente (por exemplo, antes de fazer um procedimento químico), deverá seguir o passo a passo abaixo:

  • Misture duas colheres de chá do pó do mineral em 150 ml de água filtrada. Mexa até proporcionar uma mistura homogênea.

  • Aplique no comprimento dos fios, delicadamente. Não precisa deixar agir, basta enxaguar em seguida.


>> Aplicar como esfoliante


Por fim, existe ainda a forma de esfoliante ultra-estimulador do couro cabeludo(ótimo para tratamento de caspa também). Para isso, basta uma mistura mais densa que siga as recomendações abaixo:

  • Misture 3 colheres de sopa do pó da argila em 200 ml de água filtrada.

  • Em seguida, aplique delicadamente por todo o couro cabeludo.

  • Deixe a misturinha agir por 1 minuto e comece a massagear – de leve – todo o couro. Faça movimentos circulares, por 4 minutos.

  • Depois é só enxaguar bem e finalizar com uma hidratação no comprimento dos fios.


Todos os tipos de Cabelo: Argila branca, considerada a mais suave de todas, pode ser usada como mascara para hidratar os fios, perfeita para cabelos loiros e platinados, na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.


Cabelos Oleosos ou Mistos: Argila verde, combate caspa, doenças do couro cabeludo e contra a produção de sebo reduzindo assim a oleosidade excessiva.


Cabelos Secos: Argila rosa (mistura da vermelha com a branca), use como mascara na extensão dos fios para hidratar e na raiz use com água para desintoxicar o couro cabeludo.


Cabelos com Queda: Argila preta ou Cinza, pode ser usada com óleo essenciais que combatem a queda como: Alecrim e Copaíba.


Cabelos loiros ou platinados: Argila roxa, pode ser usada na mascara para amenizar o amarelado, na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo e fortalecer o fio.


Cabelos ruivos: Argila vermelha, pode ser usada com a mascara na extensão dos fios, pois atua como um tonalizante natural, e na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.



Receita Argiloterapia para cabelos oleosos e /ou com caspa

  • 3 colheres (sopa) de argila verde em pó

  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim

  • 2 gotas de óleo essencial de copaíba

  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco ou óleo de argan

  • Meio copo d’água.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes num recipiente, utilize o cabo de um pente ou um pincel para misturar e aplicar. Com o cabelo seco, aplique a mistura na raiz, SOMENTE NA RAIZ, com cuidado.


Passe um pente fino para ajudar a espalhar a mistura. Aguarde 15 minutos. Se secar antes disso, vá molhando e massageando o couro cabeludo.


Lave o cabelo com shampoo e hidrate-o.

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: @nfeksa

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page