top of page

Dica Saudável | Litsea Cubeba | O óleo da tranquilidade


Óleo essencial Litsea Cubeba: O óleo da tranquilidade



Descrição do óleo: aroma doce e cítrico, fragrância de fruta com um leve tom floral.

Parte da planta: árvore / fruta.

Método de extração: destilação a vapor.

Família: lauráceas.

Nota aromática: alta.

Principais componentes químicos: Os principais componentes químicos da planta, responsáveis por seus benefícios e pelo seu aroma doce e cítrico com fragrância de fruta com um leve tom floral são o geraniol, linalol (álcoois), cineol (cetona), limoneno e sabineno (terpenos).



A litsea cubeba é o nome botânico de uma arvore pertencente à família Lauraceae uma pequena árvore trioical do continente asiático, sendo cultivada principalmente na China e na Malásia. Também conhecida como may chang ou pimenta chinesa, esta planta possui folhas e flores esbranquiçadas-amareladas com um aroma comparável ao de limão e os seus frutos são como pimenta. Do processo de destilação de suas folhas, é obtido um óleo essencial utilizado na medicina chinesa tradicional há quase um século.


Devido às suas propriedades medicinais, o óleo essencial de litsea cubeba vem sendo utilizado na prática da Aromaterapia e outros tratamentos alternativos.



O que são óleos essenciais?


Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas por destilação ou, no caso de frutas cítricas, por pressão das cascas de seus frutos. São líquidos de baixa viscosidade, fisicamente parecidos com éter ou álcool. Eles não tem a oleosidade que identificamos nos óleos vegetais, diferenciando-se integralmente do conceito comum de ´´óleo``. Os óleos essenciais são : concentrados, voláteis, que oferecem propriedades medicinais, devido à presença de princípios ativos que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos e antissépticos. Não conferem apenas odor, tem efetivamente função terapêutica. Os óleos essenciais são verdadeiras joias vegetais que, quando diluídos e aplicados corretamente, são compatíveis com a pele, musculatura, circulação, respiração, enfim, todos os sistemas do corpo salvo a mucosa visual.


Curiosidade >> 1 gota de óleo essencial equivale a cerca de 20 xícaras de chá, por isso deve ser utilizado na dosagem correta ao inalar e devidamente diluído, através de via tegumentar.



Litsea Cubeba

Os principais usos da Litsea Cubeba estão relacionados às suas seguintes propriedades terapêuticas:

  • Antisséptico;

  • Adstringente;

  • Bactericida;

  • Carminativo;

  • Estimulante;

  • Antidepressivo;

  • Inseticida;

  • Tônico geral.


É uma planta realmente incrível, ótima para adicionarmos na nossa farmacinha natural caseira! Pode ser usada para combater as dores musculares provenientes do estresse, além de minimizar problemas do sistema respiratório por ser considerado um bronco dilatador com ação antisséptica e antiviral. É usada ainda na medicina oriental como um medicamento natural para estabilização da frequência cardíaca e para regulagem da pressão arterial.


Além disso, quando usada na pele, fortalece-a regulando a produção de óleo e, consequentemente, atuando na redução e controle de acnes e eczemas. Além disso, pode ser usada ainda em massagens para melhorar a aparência das celulites e também como um perfume relaxante que deve ser aplicado antes de meditações. O óleo da planta age ainda como repelente natural que deve ser usado em uma ou duas gotas em velas aromáticas, difusores ou loções para o corpo.



Benefícios da Aromaterapia


A aromaterapia tem ação terapêutica para tratar o ser humano de forma integral (nível físico, mental, emocional, energético, espiritual). Esta terapia é reconhecida no Brasil como Prática Integrativa e Complementar, assim como na Inglaterra. Na França é considerada uma especialidade médica e na Austrália como um prática complementar. Existem várias evidências científicas mostrando os efeitos terapêuticos desses recursos naturais, além de várias outras abordagens mais tradicionais e simbólicas de uso, em que podemos unir todos os conhecimentos para uma abordagem multidimensional dos óleos essenciais.


“As moléculas de componentes químicos presentes nas plantas são voláteis e, quando inaladas, encontram nossos receptores olfatórios que enviam mensagens ao cérebro”, diz a bióloga e aromaterapetura Luciane Vishwa Schoppan, da Terra Flor.


Os estímulos são tão poderosos que há óleos específicos para diversos fins: reenergizar, relaxar, controlar a compulsão, aliviar a ansiedade, melhorar o sono… A seguir vamos explicar mais um pouco dos benefícios dessa linda planta que estamos conhecendo mais hoje para entrar na sua lista de óleos essenciais multifuncionais!



Propriedades terapêuticas da Litsea Cubeba


Antidepressivo, antisséptico, adstringente, bactericida, carminativo, inseticida, estimulante, tônico geral.