top of page

Dica Saudável | Litsea Cubeba | O óleo da tranquilidade


Óleo essencial Litsea Cubeba: O óleo da tranquilidade



Descrição do óleo: aroma doce e cítrico, fragrância de fruta com um leve tom floral.

Parte da planta: árvore / fruta.

Método de extração: destilação a vapor.

Família: lauráceas.

Nota aromática: alta.

Principais componentes químicos: Os principais componentes químicos da planta, responsáveis por seus benefícios e pelo seu aroma doce e cítrico com fragrância de fruta com um leve tom floral são o geraniol, linalol (álcoois), cineol (cetona), limoneno e sabineno (terpenos).



A litsea cubeba é o nome botânico de uma arvore pertencente à família Lauraceae uma pequena árvore trioical do continente asiático, sendo cultivada principalmente na China e na Malásia. Também conhecida como may chang ou pimenta chinesa, esta planta possui folhas e flores esbranquiçadas-amareladas com um aroma comparável ao de limão e os seus frutos são como pimenta. Do processo de destilação de suas folhas, é obtido um óleo essencial utilizado na medicina chinesa tradicional há quase um século.


Devido às suas propriedades medicinais, o óleo essencial de litsea cubeba vem sendo utilizado na prática da Aromaterapia e outros tratamentos alternativos.



O que são óleos essenciais?


Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas por destilação ou, no caso de frutas cítricas, por pressão das cascas de seus frutos. São líquidos de baixa viscosidade, fisicamente parecidos com éter ou álcool. Eles não tem a oleosidade que identificamos nos óleos vegetais, diferenciando-se integralmente do conceito comum de ´´óleo``. Os óleos essenciais são : concentrados, voláteis, que oferecem propriedades medicinais, devido à presença de princípios ativos que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos e antissépticos. Não conferem apenas odor, tem efetivamente função terapêutica. Os óleos essenciais são verdadeiras joias vegetais que, quando diluídos e aplicados corretamente, são compatíveis com a pele, musculatura, circulação, respiração, enfim, todos os sistemas do corpo salvo a mucosa visual.


Curiosidade >> 1 gota de óleo essencial equivale a cerca de 20 xícaras de chá, por isso deve ser utilizado na dosagem correta ao inalar e devidamente diluído, através de via tegumentar.



Litsea Cubeba

Os principais usos da Litsea Cubeba estão relacionados às suas seguintes propriedades terapêuticas:

  • Antisséptico;

  • Adstringente;

  • Bactericida;

  • Carminativo;

  • Estimulante;

  • Antidepressivo;

  • Inseticida;

  • Tônico geral.


É uma planta realmente incrível, ótima para adicionarmos na nossa farmacinha natural caseira! Pode ser usada para combater as dores musculares provenientes do estresse, além de minimizar problemas do sistema respiratório por ser considerado um bronco dilatador com ação antisséptica e antiviral. É usada ainda na medicina oriental como um medicamento natural para estabilização da frequência cardíaca e para regulagem da pressão arterial.


Além disso, quando usada na pele, fortalece-a regulando a produção de óleo e, consequentemente, atuando na redução e controle de acnes e eczemas. Além disso, pode ser usada ainda em massagens para melhorar a aparência das celulites e também como um perfume relaxante que deve ser aplicado antes de meditações. O óleo da planta age ainda como repelente natural que deve ser usado em uma ou duas gotas em velas aromáticas, difusores ou loções para o corpo.



Benefícios da Aromaterapia


A aromaterapia tem ação terapêutica para tratar o ser humano de forma integral (nível físico, mental, emocional, energético, espiritual). Esta terapia é reconhecida no Brasil como Prática Integrativa e Complementar, assim como na Inglaterra. Na França é considerada uma especialidade médica e na Austrália como um prática complementar. Existem várias evidências científicas mostrando os efeitos terapêuticos desses recursos naturais, além de várias outras abordagens mais tradicionais e simbólicas de uso, em que podemos unir todos os conhecimentos para uma abordagem multidimensional dos óleos essenciais.


“As moléculas de componentes químicos presentes nas plantas são voláteis e, quando inaladas, encontram nossos receptores olfatórios que enviam mensagens ao cérebro”, diz a bióloga e aromaterapetura Luciane Vishwa Schoppan, da Terra Flor.


Os estímulos são tão poderosos que há óleos específicos para diversos fins: reenergizar, relaxar, controlar a compulsão, aliviar a ansiedade, melhorar o sono… A seguir vamos explicar mais um pouco dos benefícios dessa linda planta que estamos conhecendo mais hoje para entrar na sua lista de óleos essenciais multifuncionais!



Propriedades terapêuticas da Litsea Cubeba


Antidepressivo, antisséptico, adstringente, bactericida, carminativo, inseticida, estimulante, tônico geral.



Litsea Cubeba >> Pele e músculos


É um excelente tonificante e auxilia no controle da acne, eczema, pele oleosa, sudorese excessiva e pé de atleta. Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao estresse.


Aplicabilidade nos sistemas do corpo:

  • Sistema circulatório: estimulante e revitalizante.

Tônico para o coração e segundo as pesquisa chinesa ajuda a baixar a pressão. Atua em estados de “baixa vitalidade”.

  • Sistema respiratório: asma, bronquite, tosse e resfriado.

Considerado broncodilatador com pronunciada ação antisséptica e antiviral. Tônico respiratório

  • Sistema nervoso: tensão e estresse.

Sua ação estimulante ajuda a levantar o ânimo principalmente quando proveniente de depressão e preocupações.


Uma massagem com Litsea Cubeba revitaliza e tonifica o organismo produzindo um efeito renovador e energizador.



Litsea Cubeba >> Emocional


O óleo essencia de Litsea Cubeba tem uma acção refrescante, estimulante e edificante tornando-se num óleo extremamente útil para aliviar a sensação de fadiga e letargia. Também é Litsea Cubeba também é conhecida como “Oleo da Tranquilidade” e reconhecida por seu poderoso efeito em termos de promoção relaxamento físico e calma mental.


É recomendado para aqueles que sofrem de estresse relacionado ao trabalho e ao fenômeno “não consigo me desligar ”. Historicamente, o óleo desta planta exótica tem sido misturado com óleo de amêndoas e usado para perfumar o corpo antes de meditação ou oração, a fim de transmitir uma sensação de força, calma e clareza mental.


  • Melhoria de humor: Quando utilizado em difusores ou vaporizadores, may chang cria uma atmosfera de calorosa. O aromaterapeuta Peter Holmes recomenda o uso de uma mistura de duas partes mandarina a uma parte may chang como um aromatizador ambiental para relaxar e melhorar o humor de seus habitantes.


Indicações de uso


O Óleo de Litsea Cubeba combina bem com: Litsea Cubeba é um daqueles óleos que combina muito bem com qualquer um dos óleos essenciais cítricos, bem como o óleo essencial de lavanda e de sálvia e ainda com manjericão, pimenta preta, cardamomo, cedro, camomila, erva-príncipe (lemongrass), coentro, cipreste, eucalipto, incenso, gerânio, gengibre, grapefruit (toranja), zimbro, manjerona, laranja, palmarosa, patchouli, petitgrain, alecrim, sândalo, árvore do chá (tea tree), tomilho , vetiver e ylang ylang, entre outros.


Existem diversas aplicações para o óleo essencial de litsea cubeba. Confira algumas sugestões de uso a seguir:

  • Aromatizante do ambiente – O óleo essencial da planta pode ser utilizado em aromatizadores elétricos ou “réchauds” cerâmicos com vela. Basta colocar um pouco de água e pingar 1 gota para cada 3 metros cúbicos;

  • Compressas – Utilizar de 2 a 3 gotas em compressas úmidas, fria ou quente;

  • Inalação no banho – Pingar até 5 gotas do óleo no canto do box e inalar durante o banho;

  • Escalda pés – Dilua 6 gotas do óleo em 1 colher de chá de óleo vegetal e 3 colheres de sopa cheia de sal grosso. Adicione em 4 litros de água (mas cuidado para não se queimar).


>> Aroma revigorante feminino – perfume pessoal

  • 90ml de álcool de cereais

  • 10 gotas de oe de Litsea Cubeba

  • 10 gotas de oe de Gerânio

  • 10 gotas de oe de Bergamota

  • 10gotas de oe de Sálvia Esclaréia

  • 10ml de água destilada ou deionizada

Dilua os óleos essenciais no álcool, acrescente a água destilada. Está pronto para o uso. Guarde em local fresco e escuro durante um mês, agitando diariamente o frasco.



>> Aroma Ambiental “Alto Astral” – sinergia 10ml

  • 5ml de oe de Litsea Cubeba

  • 3ml de oe de Laranja

  • 2ml de oe de Petitgrain

Misture os óleos e use nos seus difusores.



>> Máscara facial com argila – para acne e peles oleosas

  • 2 colheres de sopa de argila verde

  • 1 gota de óleo essencial litsea cubeba

  • 1 gota de óleo essencial melaleuca

  • Água thermal de mentha (adicione aos poucos até formar uma massa homogênea e pastosa)

Misturar todos os ingredientes. Depois é so passar no rosto e deixar por mais ou menos 30 minutos. Tire esse momento para cultivar seu autocuidado. Lembre-se de ir borrifando água thermal para não deixar a argila secar totalmente para não retirar excessivamente a oleosidade da sua pele!



Você também pode usar...


Colar Difusor >> Mas muito além dos momentos privativos em que tiramos um tempo para passar esses óleos no corpo, é possível estimular essas sensações a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, inalando os aromas provenientes de gotinhas de óleo pingadas em um colar difusor. E indicado usar um algodãozinho e nele você pinga 2 gotas do óleo essencial de preferência.


Repelente de insetos >> Como outra alternativa, consideremos incluir o óleo essencial de Litsea Cubeba a preparativos naturais de repelente de insetos como misturá-lo em sabonete líquido, shampoo e loção para o corpo, ou adicionar uma gota ou duas gotas em velas ao ar livre. O óleo pode ser útil para afastar os mosquitos, e até mesmo ser adicionado a um shampoo natural para cães, juntamente com outros ingredientes como óleo de capim limão ou óleo de citronela.



Precauções


O óleo essencial de litsea cubeba deve ser utilizado em baixa concentração e pode causar irritação em peles sensíveis.


Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: @nfeksa


Guia complete de Aromaterapia – Joanna Hoare The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s. The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.

6.078 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page