Dica Saudável | Bolo com especiarias!


Bolo com especiarias!!


As ervas e especiarias podem fazer muito mais do que melhorar o sabor dos alimentos. Elas podem promover saúde e bem-estar através de benefícios que vão desde prevenção ao envelhecimento até a inibição de doenças degenerativas.


A natureza nos oferece uma abundância de medicamentos naturais em forma de plantas que podemos nos beneficiar para manter nossa saúde equilibrada e hoje vamos compartilhar uma Dica Saudável com uma receita incrível de um bolo com especiaria para você. Elas ainda tem o poder de transformar o sabor dos alimentos, podendo ser adicionadas a outras receitas! Experimente, misture, crie!


É sempre bom ter variados tipos de temperos na sua despensa, afinal, ninguém quer viver uma vida sem sabor.



Bolo com especiarias


Ingredientes


  • 8 colheres de sopa de semente chia*

  • 1 e ½ xícara de farinha de castanha de caju (pode trocar por de baru, de amêndoas ou outra oleaginosa)

  • ½ xícara de aveia em flocos

  • 2 colheres de chás de bicarbonato de sódio

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã

  • 1 ½ xícara de erythritol, xylitol ou açúcar de coco*

  • ½ xícara de óleo de coco*

  • 1 xícara de água

  • 2 colheres de chá de canela

  • 1 colher de chá de pimenta do reino

  • 2 colheres de chá de gengibre

*Esses produtos você encontra na Boaformula!


IMPORTANTE: Nas especiarias é onde podemos nos divertir e diversificar. Cuidando sempre para não exagerar podendo, assim, apreciar todos os sabores. Você pode ralar um pouco de noz moscada também, cardamomo e cravos!



Modo de preparo


Misture bem primeiro os ingredientes secos em uma vasilha. Prepare separadamente a semente de chia com 16 colheres de sopa da água, misture e deixe descansar por alguns minutos. A chia tem propriedades mucilaginosas e isso fará com que essa mistura fique mais viscosa. Adicione a mistura de farinhas e vá adicionando o restante da água e o óleo de coco aos poucos enquanto mistura. Se o óleo de coco estiver sólido, aqueça em banho maria até estar no estado mais fluido.


Depois é só adicionar as especiarias!


Unte uma forma com óleo de coco ou outro óleo vegetal e coloque um pouco de aveia para enfeitar. Leve ao forno a 200 graus por 20 minutos. Esse tempo depende muito do forno que estamos usando, então na sua casa acompanhe até a massa estar mais seca e fofinha!


Bom apetite!!


As ervas e especiarias que se destacam por seus antioxidantes e benefícios à saúde são:



>> Noz Moscada

Noz moscada é uma especiaria obtida a partir da semente do fruto de árvore de grande porte (atinge até 20 metros) chamada Moscadeira (Myristica fragans), que a princípio, só era encontrada nas Ilhas Molucas, na Indonésia. Como a Moscadeira se adapta bem no clima tropical marítimo, logo passou a ser cultivada em outros países com clima propício, sendo os principais: Índia, Sumatra, Papua Nova Guiné, Singapura, Java, Sri Lanka, Colômbia, Brasil (principalmente no sul da Bahia) e algumas ilhas do Caribe. A moscadeira chega a produzir por até 50 anos. O fruto da Moscadeira é vermelho. Quando maduro, libera a semente, coberta por uma membrana laranja-avermelhada chamada “macis”. Dentro da macis esta a noz moscada. Seu sabor é adocicado, aromático e levemente picante.


Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante na perda de peso. A semente é rica ainda em vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina C, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A e muitos antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para uma ótima saúde. Outras propriedades da noz moscada, nutricionalmente falando, são baixo teor de sódio e colesterol baixo.


A noz moscada pode ser administrada em pó ou óleo, mas também é possível encontrá-la em comprimidos ou cápsulas. A maioria dos tratamentos envolve os dois primeiros. Por causa do seu sabor potente, alguns preferem comprar cápsulas vazias e encher com óleo ou pó de acordo com a dose recomendada.


>> Canela

A canela tem sido usada como ingrediente ao longo da história, remontando ao antigo Egito, quando costumava ser rara e valiosa, e era considerada como um presente digno para reis. Hoje em dia, ela é mais acessível, está disponível em grande parte dos supermercados e é encontrada em várias receitas.


Existem dois tipos de canela. Um deles é a canela-do-ceilão, também conhecida como canela "verdadeira". O outro tipo de canela é a canela-cássia, a variedade mais comumente encontrada, a que as pessoas geralmente chamam de "canela".


A canela é extraída de lascas que secam e formam tiras que se enrolam, mais conhecidas como "canela em pau". Mas as lascas também podem ser moídas para formar canela em pó.


O cheiro e o sabor da canela se devem à sua parte oleosa, que concentra um composto chamado cinamaldeído. Esse composto é responsável pela maioria dos poderosos efeitos da canela na saúde e acelera o metabolismo.


Possui também muito antioxidantes!Os antioxidantes protegem o organismo contra os danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres. E, de acordo com três estudos publicados na plataforma PubMed, a canela é rica em poderosos antioxidantes como os polifenóis


Ela também é antiinflamatória! A inflamação é importante, pois ajuda o organismo a combater infecções e a reparar danos nos tecidos. No entanto, ela pode se tornar um problema quando é crônica (a longo prazo) e dirigida contra os próprios tecidos do corpo. A canela pode ser útil nesse sentido, pois alguns estudos mostraram que seus antioxidantes possuem atividade anti-inflamatória significativa. O chá de canela, portanto, tem potencial para ser um aliado no combate a inflamações, apesar de seus efeitos ainda não terem sido analisados.


O cinamaldeído, principal componente ativo da canela, pode ajudar a combater vários tipos de infecção. O óleo de canela foi considerado eficaz no combate a infecções do trato respiratório causadas por fungos.


Os efeitos antimicrobianos da canela também podem ajudar a prevenir a cárie dentária e reduzir o mau hálito, de acordo com outros dois estudos. Confira aqui e aqui.


Algo incrível também para nos mulheres é que ela é uma boa aliada para aliviar desconfortos menstruais. Em um estudo publicado pela plataforma PubMed, adolescentes que tomaram cápsulas contendo 420 mg de canela três vezes ao dia, durante o período menstrual, apresentaram significativa redução de cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento durante as primeiras 72 horas do ciclo em comparação ao grupo que tomou um placebo. Esses benefícios não vieram acompanhados de nenhum efeito colateral e, segundo o estudo, pode ser considerado um tratamento seguro e eficaz para a dismenorreia em mulheres jovens.


Um estudo feito em animais demonstrou que a canela impediu a resistência à insulina, mesmo naqueles que comiam uma dieta rica em frutose. A canela tem propriedades antimicrobianas e consegue bloquear o crescimento de bactérias, fungos e leveduras. Também tem propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias, que ajudam reduzir a aglutinação de plaquetas sanguíneas. Suspeita-se que a canela também estimula as funções cerebrais. De todas as especiarias, canela é uma das mais ricas fontes de antioxidantes. Importante dizer que a ingestão de canela é contra indicada para gestantes em qualquer fase da gravidez, lactação ou alimentação de bebês.



>> Cardamomo


Usado no preparo de pães, preparações com batatas e batata-doce, pratos indianos, sopas, arroz, bolachas e saladas de frutas. Possui propriedades terapêuticas, como antisséptico, antiespasmódico, carminativo, digestivo, diurético, expectorante, estimulante, estomacal e tônico.


O diferencial da especiaria é a sua ação antisséptica - ou seja, conta com propriedades que conseguem impedir a proliferação de micro-organismos. Por causa disso, é possível usar o tempero como um aliado para se livrar do mau hálito e para aliviar os sintomas da gastrite, doença causada pela inflamação do revestimento do estômago. O cardomomo também faz parte da lista de alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial. O que justifica esse benefício é a presença da fibra e de potássio em sua composição, duas substâncias fundamentais para manter esse equilíbrio por conseguirem baixar os níveis de colesterol.


Graças à sua ação expectorante, o cardomomo também pode funcionar como um remédio para quem está com problemas relacionados ao sistema respiratório - como bronquite, tosses frequentes e asma, por exemplo. Para um melhor resultado, a dica é preparar um chá do tempero e ficar inalando o aroma quente. Além de nutrientes importantes para a saúde, o cardomomo ainda conta com óleos essenciais e antioxidantes. Os primeiros ajudam a prevenir as gases e o inchaço abdominal, enquanto os segundos são importantes para combater as células cancerígenas e ainda impedir o envelhecimento precoce da pele.



>> Gengibre

O gengibre é uma raiz tuberculosa nativa da Ásia que tem sido usada tanto na culinária quanto na medicina. Outros nomes do gengibre são mangarataia ou mangaratiá. A partir da infusão de pedaços dessa raiz é possível fazer o chá de gengibre.


O gengibre tem diversos benefícios terapêuticos, dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias. Gingerol, o ingrediente ativo do gengibre é comprovadamente eficaz no controle de vômitos e náuseas. Além de ser um poderoso antioxidante, o gengibre também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, estimular a circulação e aliviar a dor.


Ele também ajuda a prevenir gastrite e úlceras, uma vez que atua no combate à bactéria H. pylori, uma das principais causas do problema.


O gengibre é conhecido por ser um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e pode ajudar quem deseja emagrecer, mas este benefício só será notado se combinado a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.


O gengibre é encontrado nos mercados em natura, conserva, em forma de cápsula, cristal ou pó. Para fazer o chá, o melhor é utilizar a raiz pura. Na hora de comprar, prefira ela íntegra e fresca, com casca mais lisa, sem furinhos, que não esteja murcha ou mofada. A parte interna deve estar amarelada e não muito fibrosa.



>> Pimenta do reino


Mais que um tempero, é um remédio natural com amplitude de ação impressionante. O poder de cura da pimenta do reino pode ser usado para um extenso número de doenças. É analgésica, anti inflamatória, anti séptica, diurética e funciona como laxante natural. Alivia os sintomas da sinusite, males do sistema nervoso, inibe a formação de gases e melhora a digestão de maneira considerável. Reduz inflamações causadas por artrite e dores reumáticas, e melhora a congestão nasal. A lista que se segue ainda conta com mais benefícios.


Com origem na Índia, possui três variedades: branca, verde e preta. Também conhecida como pimenta-preta e pimenta-redonda, a pimenta do reino é oriunda da Índia. A especiaria, entretanto, é popular em todo o mundo por trazer aroma e sabor a preparações culinárias.

A pimenta do reino aumenta a secreção do ácido clorídrico no estômago, o que favorece a digestão. Uma digestão apropriada evita problemas como prisão de ventre, diarreia e cólica. O ingrediente também possui ação carminativa, ou seja, promove a eliminação de gases do corpo de uma maneira saudável, inibindo a formação de mais gases. Pesquisas já mostraram que a piperina, uma das substâncias principais da pimenta preta, auxilia a diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo. A hipótese é que isso aconteça devido ao fato de que caminhos químicos do cérebro aparentam ser estimulados pelo componente.

Não importando a variedade, possui poderosa ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres, e é uma espécie de auxiliar que intensifica a ação das vitaminas E e C no organismo.


Por ser um estimulante gástrico, auxilia na cura de inchaços, de cólicas, náuseas, falta de apetite e diarreia. Pesquisas recentes demonstram que também pode ser usada na luta contra o câncer.


Quando em forma de óleo essencial, pode ser aplicada para reduzir dores no corpo, e estimular o sistema endócrino. Fortalece a mente, e ajuda a reduzir os sintomas, quando inalado durante uma crise de epilepsia. A inalação do óleo também elimina a tosse, reduz a asma, sintomas de bronquite e de constipação.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: @nfeksa

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30