top of page

Exercício físico e Nutrição esportiva | Nutricionista Lucas Mallmann

Hoje convidamos o Nutricionista Lucas Mallmann para falar mais sobre Exercício físico e Nutrição esportiva!

Quando falamos em nutrição esportiva é fundamental entender que para que haja a adaptação buscada através da alimentação, o exercício físico se faz fundamental por ser o principal componente de alteração fisiológica, proporcionando uma quebra de homeostase. O exercício físico, para ser caracterizado, é dependente de alterações a nível de: sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema nervoso, sistema endócrino e sistema muscular.


Através da alimentação buscamos as adaptações objetivadas. Temos três macronutrientes na alimentação: carboidrato, proteína e lipídio. O cálculo de cada um, dentro da nutrição esportiva, é feito conforme as necessidades de tais atividades. Além dos macronutrientes temos também os micronutrientes, que são vitaminas e minerais, fundamentais desde a síntese de diversos hormônios até garantir diversos processos enzimáticos do nosso organismo.


Muitas vezes devido a carga e nível de exercício do paciente acaba ficando difícil atingir as necessidades somente com a alimentação. Para esses fatores temos os suplementos. Os suplementos podem entrar com a função de suprir alguma necessidade nutricional, potencializar algum resultado desejado e até mesmo como um facilitador diário. É importante frisar que não adianta utilizar suplementos se o restante não estiver sendo feito de maneira efetiva. Dentro da parte de suplementação o uso de manipulados acaba sendo um grande diferencial por conseguir ajustar de forma individual as doses respeitando a individualidade de cada paciente, fato esse que não consegue-se com produtos prontos por serem todos feitos de maneira igualitária.


Quando falamos de dieta, uso de suplementos e todo contexto de evolução de um físico, procure sempre um nutricionista para poder ter uma evolução e principalmente para que ela seja sustentável.




A sua saúde em boas mãos.

Nutricionista Lucas Mallmann

CRN-2: 14617D

Instagram @lucasmallmann

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page