top of page

Dica Saudável | Movimento Lixo Zero



Movimento Lixo Zero

Você já parou para pensar em como funciona a inteligência do planeta?


Esse grande organismo vivo se gerencia e autorregula em um processo cíclico. A energia é provida pelo Sol em abundância e todo o resíduo de uma espécie é alimento de outra. Tudo nasce para depois morrer e se transformar em energia para o ambiente novamente. O ciclo funciona em harmonia - ou deveria. O ser humano cada vez mais desequilibra essa balança e torna difícil para os serviços ecossistêmicos suportarem ou se recuperarem.


Sabemos que hoje um dos principais problemas ambientais do mundo é a grande quantidade de resíduos gerados pela população e indústrias. O brasil perde 8 bilhões de reais por ano enterrando matéria prima nos aterros sanitários. De acordo com os dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apesar de 30% de todo o lixo produzido no Brasil ter potencial de reciclagem, apenas 3% é de fato reaproveitado. E ainda mesmo com a política de resíduos, apenas 18% dos municipios brasileiros possuem coleta seletiva de resíduos.

Se inspirar e aprender com a inteligência da natureza é o que da vida ao Movimento Lixo Zero, se opondo ao processo produtivo linear através do processo circular. O objetivo consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração. Quando você desvia os seus resíduos desses finais significa que eles não viraram lixo (afinal na natureza não existe lixo), e sim matéria produtiva pra algum processo ou produto.

Pode-se dizer ainda que o Lixo Zero é um conceito de vida, no qual o indivíduo e, consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte passam a refletir e tornam-se conscientes dos caminhos e das finalidades de seus resíduos antes de descartá-los. Levar uma vida Lixo Zero é incentivar a autorresponsabilidade de que nós somos o impacto que geramos. É importante refletirmos diariamente sobre nosso impacto no mundo, em como nos relacionamos com o meio que nos circunda. Para melhor compreender esse movimento se faz necessário resgatar a definição do objeto pelo qual este passou a existir, o Meio Ambiente. Segundo Neves (1992, p. 17): “meio ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução”. O autor acrescenta que nesta definição inclui-se os elementos físicos, o clima, os elementos vivos, os elementos culturais e a maneira como as atividades humanas interferem nestes elementos, e também as interações entre os elementos. Sendo assim, o meio ambiente não se trata apenas do meio natural, mas também se refere a tudo que é construído pelo homem.


Portanto é imprescindível restabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Ter a noção de que o homem, como qualquer outro ser vivo, é um elemento da biosfera tem importante conseqüência na preservação do meio ambiente, uma vez que na estreita interdependência que liga entre si os diversos constituintes de um ecossistema a proteção da natureza resulta na proteção do próprio homem. Afinal nós somos natureza, ela não esta separada de nós. Os desequilíbrios que observamos no meio é conseqüência do desequilíbrio que ocorre em cada um de nós, no distanciamento do natural. É preciso repensar hábitos e valores para um bem maior e a mudança começa com pequenos passos no dia a dia.


Segundo os estudos da fundação da velejadora britânica Ellen MacArthur, em parceria com a consultoria McKinsey, apresentados no Fórum Econômico Mundial de Davos - encontro que acontece anualmente com os principais líderes políticos e investidores para discutirem um panorama econômico e político mundial, caso nada mude, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.


”O sistema atual de produção, de utilização e de abandono de plásticos tem efeitos negativos significativos: entre US$ 80 bilhões e US$ 120 bilhões (entre 73 bilhões de euros e 109 bilhões de euros) em embalagens de plástico são perdidos anualmente. A par do custo financeiro, se nada mudar, os oceanos terão mais plásticos do que peixes [em peso] até 2050”, trecho do comunicado do fórum. Assustador né? E a solução é simples e começa por nos mesmos. Esperar por leis e por ações governamentais em prol de uma mudança de prognostico não é suficiente, é necessário um emponderamento e autorresponsabilização para que a mudança seja efetiva e rápida! Mude seus hábitos, pois a sua vida, a minha e demais seres vivos, depende de você, de mim e de todos juntos agindo de forma diferente.


Mas afinal, o que podemos fazer para reverter esse quadro?



8 Rs da sustentabilidade


🍃A formar de colocar em prática é através dos 8’s R da sustentabilidade: Reflita, Reduza, Reutilize, Recicle (também entra a compostagem como forma de reciclagem dos resíduos orgânicos), Respeite, Repare, Repasse e Responsabilize-se!

Praticar metodologias Lixo Zero tem como efeito colateral o bem estar coletivo, economia de recursos e logística, fortalecimento da economia local e circular, inclusão social e resiliência.


A seguir, saiba mais sobre esse conceito e como você pode incorporá-lo ao seu cotidiano.



>> Repensar


O consumismo exagerado é uma das maiores causas que contribuem para a degradação ambiental e social. Para fazer a nossa parte, precisamos repensar os nossos hábitos de consumo. Portanto, antes de comprar alguma coisa, que tal pensar se você realmente precisa dela, se já não possui algo que pode ser usado no lugar? Também avalie todo o ciclo de vida do produto, desde a produção até o descarte, e não o compre se considerar os impactos socioambientais muito grandes.



>> Recusar


Tudo começa com um simples não! Não aquele canudinho, a sacolinha plástica ou a um folder que te entregam na rua. Para contribuir para um mundo mais limpo e sustentável, podemos e devemos recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e que podem ser substituídos por versões recicláveis ou reutilizáveis. O uso de ecobags no lugar das sacolinhas plásticas de mercado e a preferência por embalagens biodegradáveis em vez da de plástico são alguns exemplos que podem ser facilmente adotados no cotidiano.



>> Reduzir


A ideia aqui é fazer com que o consumo de energia e a quantidade de lixo produzida seja a menor possível. Para isso, é preciso consumir menos produtos e dar preferência aos de maior durabilidade. Evite usar pratos e copos descartáveis, compre refis dos produtos, dê prioridade a embalagens retornáveis, lâmpadas de LED e pilhas recarregáveis.



>> Reutilizar


Ao reutilizar um produto, você aumenta a vida útil daquele item e reduz a produção de lixo. Com embalagens, jornais velhos, resíduos de metal ou plástico e um pouco de criatividade, você pode criar produtos artesanais ou peças de decoração. Roupas, móveis e brinquedos que não são mais usados, por sua vez, podem ser doados ou vendidos.



>> Reciclar


Se o produto não puder ser reutilizado, a melhor alternativa é a reciclagem. Além de ajudar a aumentar a vida útil dos aterros sanitários e não poluir o meio ambiente, a reciclagem reduz o consumo de recursos naturais usados como matéria-prima do processo produtivo comum. Isso provoca também uma redução no consumo de água e energia, e ainda gera emprego. Comece agora a fazer a sua coleta seletiva! Aqui também entra o lindo processo de compostagem que pode ser feito ate em apartamentos ou casas! Mas o que é compostagem? Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero. Para apartamentos é aconselhável a compostagem através de uma vermicomposteira, com o beneficiamento dos resíduos por nossas amigas minhocas!


Diariamente, Porto Alegre gera 1.500 toneladas de resíduos sólidos. Os resíduos orgânicos representam cerca de 50% desses resíduos e, atualmente, são destinados até um aterro sanitário que fica a 130Km da capital. Isso causa ineficiência nos gastos públicos e um impacto ambiental negativo para a região. Para você que não tem espaço em casa ou nao se adapta com um minhocario em casa tem uma opção muito pratica aqui em Porto Alegre que é a Re-ciclo. Fundada em 2016, a Re-ciclo tem por principal objetivo dar um destino sustentável e adequado àqueles resíduos que antes iam parar nos aterros. Faze isso por meio da compostagem dos resíduos orgânicos que buscam semanalmente na casa dos seus clientes, de bicicleta, e transformam todo esse material em adubo, um composto rico em nutrientes que pode ser usado em hortas e jardins.


Saiba mais aqui.


Na Boaformula você faz o descarte correto. Desde 2000 realizamos o recolhimento de lixo químico.

O descarte pode ser feito na loja

Av. Independência, 1163

Porto Alegre/RS

ou você pode entregar para o motoboy no seu próximo pedido de tele-entrega.

A embalagem vazia também pode ser entregue para separação correta e envio para reciclagem!




>> Respeitar


Respeito é essencial para viver em harmonia. Assim, respeite o meio ambiente, todas as formas de vida semelhantes ou não, as outras pessoas e a si mesmo.

Responsabilize-se

Responsabilizar-se pelos seus impactos, bons e ruins, e tomar as medidas necessárias em relação a eles. Seja responsável pela sua rua, seu bairro, sua cidade. Cuide!



>> Repassar


Passe adiante. Compartilhe com seus amigos. Inspire outras pessoas.

Muitas dessas ações não exigem esforço algum, tratam-se apenas de uma escolha mais consciente. Faça a sua parte e incentive todos a sua volta a adotar tais práticas! Todos juntos por um mundo melhor.



E hoje também queremos compartilhar com vocês uma linha de Produtos Lixo Zero da Vegalótus que vem com vários ecoprodutos para ajudar você no dia a dia e na redução de lixo e que você pode encontrar na Boaformula!


A Vegalótus (@vegalotus) nasce com o propósito de incentivar esse movimento e um consumo mais consciente, trazendo ecoprodutos reutilizáveis, compostáveis e responsáveis que visam cuidar de você e do meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental que geramos diariamente.



Linha Lixo Zero >> Ecoguardanapo

Ecoguardanapos feitos com tecidos para acompanhar sua jorganada lixo zero e substituir os guardanapos convencionais de papel. Pode ser usado também para levar seu lanche na bolsa, dispensando o papel alumínio, as possibilidades e funcionalidades são muitas! Os produtos são feitos de maneira artesanal e com o reaproveitamento de tecidos, por isso podem apresentar variação de cor, tamanho, tipo de fibra e acabamento. Cada produto é unico e especial, feito com muito amor.

Impactos da fabricação do papel:


O principal impacto ambiental associado à fabricação do papel é a derrubada de árvores para a extração da celulose, resultando na devastação de florestas nativas — que dão lugar a espécies como eucaliptos e pinus.

Outra consequência negativa do processo de produção do papel é a adição de componentes químicos na água. Esses resíduos tóxicos podem prejudicar seriamente o meio ambiente, quando são descartados incorretamente. Para o branqueamento do papel, por exemplo, são utilizados cloro e agentes corrosivos que afetam os ecossistemas aquáticos.


A alternativa do uso de ecoguardanapo é sustentável por ter seu ciclo de vida extendido com o possível reaproveitamento por inumeras vezes e ser um material proveniente de aproveitamento de resíduo da industria textil.


>> Ecodiscos

O Ecodisco de algodão cru é um companheiro para os nossos cuidados diários que merecem tanta atenção na busca de impactos positivos. A proposta é substituir a bolinha de algodão de uso único, podendo ser usado na limpeza da pele das impurezas e poluição, retirar maquiagem, tonificar a pele, aplicar hidrolatos e mascaras faciais.


A fibra é natural, mas a maneira como ele é cultivado pode ser prejudicial ao meio ambiente pelo modo de cultivo em monocultura que ameaça a biodiversidade e provoca desmatamentos. Além do uso indevido de agrotóxicos e fertilizantes que poluem água, solo e ar. Como alternativa você pode utilizar os ecodiscos para cultivar um autocuidado sustentável e lixo zero. Feito artesanalmente e com muito amor o kit vem com 3 ecodiscos e 1 saquinho para você guardar eles e levar a qualquer lugar!


Para usar e reutilizar quantas vezes quiser!


Indicação de higienização: Para conservar e manter limpo seu ecodiscos, é indicado lavar com sabão neutro após o uso. Também pode ser colocado em imersão 1 x por semana em uma solução com 4 colher de sopa vinagre de maça em 500ml água ou 1 gota de OE melaleuca que é bactericida e fungicida nessa mesma quantidade de água.


>> Saquinhos de tecido

Saquinhos feito artesanalmente e com muito amor com aproveitamento de resíduo da indústria textil para acompanhar a jornada de lixo zero. São materias primas ressiginificadas dos mais variados materiais, não extraindo novos recursos para fabricação para tornar o produto ecológico em todo seu ciclo de vida!


São versáteis e bons aliados para as compras a granel! Pode ser usado para nozes, castanhas, frutas secas, grãos diversos, como também frutas e verduras reduzindo o uso de sacolas plásticas! São inumeras utilidades para usar e reutilizar!

* Podem apresentar diferença de fibras e cores pela disponibilidade de material, honrando a materia prima com aproveitamento integral dos tecidos.


>> KIT Canudo ecológico de Bambu


1. Canudo de Bambu

O bambu é um dos materiais mais ecológicos. Não só porque é natural e portanto biodegradável, mas porque é de fonte rapidamente renovável. O bambu cresce espantosamente, podendo crescer até um metro por dia.


O canudo de bambu é uma opção natural, reutilizável, durável, prática e leve. O bambu é excelente do ponto de vista de sustentabilidade, visto que possui um custo energético de fabricação muito inferior ao do vidro e das ligas metálicas, além da resistência natural contra bactérias. São feitos artesanalmente aqui em Porto Alegre, sendo um produto local e natural, pensando no seu ciclo de vida de produção a descarte.


2. Escova de Cerdas de Sisal

Escova para garantir a higienização após o uso do canudo!


Com cerdas de sisal (Agave sisalana , família Agavaceae), uma planta originária da América Central muito resistente e biodegradável, sendo uma ótima alternativa para as escovinhas com cerdas de plástico.


3. Estojo para Canudo


Saquinho porta canudo completando o kit de canudo ecológico feito de aproveitamento de retalho de tecido, um diferente do outro e todos muito especiais! Para você levar seu canudo aonde for. Trabalhos artesanais com opção de bordados e customizações.



Motivações para usar canudos reutilizáveis ou recusar canudos de plásticos:


Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nos oceanos todos os anos e a maior parte desses resíduos é plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias e oceanos.


O canudo é feito de um plástico que geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial, a maior parte deles vai parar nos aterros sanitários, rios, lagoas e oceanos.


O plástico nunca se decompõe, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica desequilibrando toda a cadeia alimentar.

Os produtos foram pensados em todo seu ciclo de vida, desde a produção ao seu descarte. Sabemos que nos moldes que a sociedade se encontra hoje é inimaginavel você não produzir nada de lixo, mas é preciso começar para que as mudanças ocorram e você perceber como é fácil aderir a esse movimento. Comece com o que você já tem, um passo de cada vez, tornando os hábitos mais conscientes, prestando mais atenção no seu impacto com o meio.



Outros produtos que você encontra na Boaformula para te ajudar nessa caminhada são:

Mentah - Canudo de Vidro

ECO, LÓGICO!

- Beneficios -


  • Fabricado em vidro de borosilicato, inerte e termoresistente (o mesmo utilizado em laboratórios).

  • Durável, reutilizável. Não gera lixo.

  • O mais higiênico, não adere restos de alimentos (como os canudos de bambu e outros materiais). Transparente, facilita a limpeza.

  • Parede espessa, boa resistência à quebras.

  • Lavável, autoclavável (esterilizável a altas temperaturas). Não solta resíduos de tinta, pois é fabricando com esmalte vitrificado (onde a tinta se funde ao vidro).


KIT - Acompanha escova de limpeza também resistente ao calor e capinha protetora feita de tecido de reaproveitamento.


Dimensões: comprimento 23cm, diâmetro total 12mm, diâmetro interno 8mm, espessura do canudo 2mm.

Calibre 2x maior que o canudo de plástico tradicional, ideal também para bebidas espessas como vitaminas, açaí, smoothies, etc.



Escova de Dente de Bambu


100% biodegradável, elas podem ser até plantadas após o seu descarte sem agredir o meio ambiente. Imagine então se você pudesse inserir essa ideologia nos seus hábitos de higiene diários? Pois você pode. Já existe na Boaformula uma escova de dente ecologicamente correta feita de bambu.


O objetivo principal dessa ideia é evitar o descarte de milhões de escovas de plástico que vão para aterros sanitários e demoraram cerca de 500 anos para se decompor.


Cabo de bambu, devido a sua durabilidade, por ser biodegradável e pela vasta disponibilidade na natureza. Assim, nossas escovas de dente são duráveis e servem como alternativas às escovas convencionais de plástico, onde toneladas delas são descartadas anualmente em lixões.


Outra vantagem da escova é que o bambu possui propriedades naturais que resistem a diversas bactérias! Após usar a escova, seque-a e fique tranquilo! O bambu é um escudo natural contra bactérias e germes!


Cerdas Macias com Carvão vegetal de bambu


As cerdas são feitas de nylon com Carvão vegetal de bambu. Na Ásia o Carvão vegetal de bambu é chamado de diamante Negro. Por milhares de anos o carvão ativado tem sido usado por sua capacidade de absorver toxinas prejudiciais e bactérias micro. Com o carvão infundido nas cerdas, você é capaz de obter todos os benefícios do carvão vegetal quando você escova os dentes.


Aqui estão algumas maneiras que você vai se beneficiar de usar uma escova de dentes de carvão:


  • Naturalmente absorve a placa: Uma das propriedades únicas do carvão ativado é a estrutura química do carbono. Esta estrutura única dá-lhe a capacidade de absorver material a um nível microscópico. Ao contrário de escovas de dentes comuns que simplesmente raspar em seus dentes para remover a placa, uma escova de dentes de carvão puxa a placa longe de seus dentes. Isso torna mais fácil remover mais placa de seus dentes sem erodir o esmalte, o revestimento protetor duro em torno de seus dentes.


  • Reduz as manchas dos dentes naturalmente: Uma das principais causas de dentes manchados são as coisas que bebemos. Chá, café e vinho contêm ácidos conhecidos como taninos que se ligam aos dentes e causam manchas. O carvão ativado em uma escova de dente de carvão absorve estes e outros ácidos para whiten naturalmente seus dentes e remover manchas que são profundamente incorporado. Isso permite dentes poderosos clareamento sem os produtos químicos nocivos de tiras e espumas.


  • Elimina mau hálito: O interior da sua boca está cheio de substâncias químicas, germes, bactérias, gases e outros compostos que podem causar odores desagradáveis. Escovas de dentes de carvão vegetal absorvem todos estes compostos causadores de odor que deixa sua boca não só sentir limpo, mas livre de odor também. Em vez de simplesmente mascarar o mau hálito com fragrâncias químicas falsificadas como a hortelã, as cerdas em uma escova de dente de carvão eliminam completamente o mau hálito.


  • Mata bactérias e germes: Carvão vegetal faz mais do que simplesmente remover os gases e produtos químicos que causam mau hálito, ele cuida da fonte. Essas bactérias nocivas são o que comem em nosso esmalte e causam cárie dentária, gengivite e outros problemas de higiene bucal. O carvão vegetal encontrado em uma escova de dentes de carvão vegetal tem a capacidade de absorver e destruir bactérias nocivas e germes em um nível microscópico para limpeza sem precedentes.



Experimente os benefícios de uma escova de dentes de bambu com cerdas de carvão vegetal!


Feita a partir de bambu sustentável e reciclável com carvão infundido nas cerdas, vai deixar a sua boca sensação mais limpa e dentes procurando mais brancos do que nunca.


Quando chega a hora de mudar de escova de dentes (de 3 a 4 meses) o melhor será mesmo enterrar a escova usada no quintal, vaso ou colocar em sua composteira. O planeta agradecerá !


Coletor Menstrual

Outra opção sustentável são os coletores mentruais! Mais uma opção de produto eco que encontra na Boaformula!


O coletor menstrual é um dispositivo desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Enquanto absorventes externos e internos absorvem o fluxo, o coletor, como o próprio nome sugere, coleta o fluxo, sem interferirem na umidade, no pH ou na flora local. Ele é um copinho reutilizável e pode durar até 10 anos. São discretos, moldam-se ao corpo e evitam o desconforto dos absorventes comuns.

Saiba mais do coletor aqui.



Cotonete Eco Alfagio

Nós recomendamos porque as hastes flexíveis Affagio Eco são feitas com puro algodão, livre de impurezas e extremamente macio, apresentam um formato ondulado, graças à distribuição de material em pontos estratégicos, que maximixam a remoção da cera e a absorção da umidade. As hastes eco complementam a limpeza com suavidade, podendo também ser usadas para a higienização ou aplicação de medicamentos na orelha, nariz, umbigo, gengiva ou outras áreas delicadas do corpo.Também é importante ressaltar que as hastes flexíveis Eco são feitas de papel reciclável e biodegradável. Significa que podem ser reutilizadas, evitando a extração de novas árvores, economizando água e energia elétrica, além de se decomporem mais rapidamente quando descartadas, contribuindo para a preservação do nosso planeta. É garantia de cuidados para você e para o planeta.



A Boaformula é uma farmácia reponsável pelo seu resíduo, certificada pelo selo EuReciclo. Saiba mais sobre ele aqui.


Vamos juntos fazer a diferença e repensar nosso consumo?



A sua saúde e a do meio ambiente em boas mãos.

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (@nfeksa)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page