top of page

Dica Saudável | Caldo de moranga




Sopa para nutrir e aquecer o corpo!


A arte de fazer sopas já faz parte das medicinas ancestrais que nossas avós nos propõem para fortalecer e curar contra desequilíbrios na saúde. Repletas de legumes e temperos, as combinações poder ser das mais variadas! Cada um de nós deve saber alguma receita que um parente ofereceu ou preparou com muito carinho em forma de alimento.


Nas estações com temperaturas mais frias a sopa é uma ótima opção, pois é rica em vitaminas/minerais (importante para o funcionamento do corpo todo), fibras (auxiliam na diminuição do colesterol e glicose sanguínea, além de melhorar a função intestinal), água (evita a desidratação e melhora o funcionamento dos rins), possui baixo valor calórico (dependendo da sua composição) e aquece o corpo. Um conforto para nosso estômago, podem ser consumidas por suas propriedades curativas e preventivas de doenças, principalmente no caso de gripes e resfriados. Hoje na Dica Saudável compartilharemos uma receita deliciosa para inspirar você a entrar na cozinha para preparar sua medicina em forma de comida!


É importante ressaltar que a sopa pode ser preparada de diversas formas, sempre dando preferência aos alimentos que já se tem na geladeira e o uso integral desses alimentos. Alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares.


De acordo com Raúl Osvaldo Benítez, representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, no âmbito mundial, cerca de 1.300 bilhões de toneladas de alimentos produzidos por ano para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. As perdas não ocorrem somente em plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparo incorreto dos alimentos. Estudos mostram que o homem necessita de uma alimentação sadia, rica em nutrientes, que pode ser alcançada com partes dos alimentos que normalmente são desprezadas. A FAO calcula que de tudo o que é jogado fora, apenas 25% já seria suficiente para abastecer a população com fome.


Há diversas práticas para diminuir esse desperdício. Uma delas é o chamado Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA), que pode aumentar a densidade nutritiva das preparações alimentares, auxiliar no combate à fome, e ainda reduzir a quantidade de lixo produzido, por meio da utilização total do alimento e de todas as suas partes, como as cascas, folhas, sementes e talos, que geralmente são desprezados, apesar de ricos em nutrientes.


O conceito do não desperdício e do AIA pode e deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa. Eliminar os preconceitos de que esse tipo de alimentação é somente para população de baixa renda é essencial para a mudança de hábito. Os principais alimentos ou produtos utilizados para complementar a dieta convencional são: pós (semente de abóbora,casca de banana, casca de melancia); farelos (trigo, arroz, milho); farinhas (como de banana verde), raizes e tubérculos. Para isso é preciso conhecer, desfrutar e pesquisar o potencial do alimento que estamos ingerindo para poder usufruir ao máximo de seus benefícios!



CALDO DE MORANGA

Ingredientes

  • Meia moranga

  • 1 cebola

  • 1 tomate

  • ½ xícara de quinoa

  • 1/3 semente de abobora

  • 1 raiz pequena de curcúma

  • Folhas de louro, salvia, orégano a gosto (usei eles frescos, pode-se usar seco também)

  • Pimenta do reino e sal do Himalaia a gosto

  • Talos de couve

  • Óleo de cartamo


Modo de preparo


Sempre lembrando de preferir alimentos locais e da estação para o preparo de suas sopas! Em Porto Alegre temos um grande numero de feiras orgânicas onde podem ser escolhidos os ingredientes para nutrir e aquecer seu corpo nesse inverno! Abaixo vamos compartilhar dicas de feiras que ocorrem na cidade, busque a mais próxima de vocês e sempre lembre de levar sua ecobag!Lembrando que é uma sugestão e sempre buscar aproveitar o que já se tem na geladeira para não ocorrer desperdício.


Pique em uma tabua a cebola e o açafrão em lascas e leve a uma panela média em fogo baixo com óleo de cartamo para refogar. Adicione os temperos e para acrescentar sabor e propriedades medicinais a sua sopa. Usei no preparo alguns 3 folhas de louro, 5 de salvia e um punhado de orégano.Coloquei também os talos de couve( havia reservado depois do preparo de um suco verde com as folhas) picados para refogar junto.Em uma chaleira vá esquentando uma água e quando o refogado estiver pronto despeje na panela. Pique em pedaços grandes a moranga, com casca e sementes e coloco na água. Adicione o tomate picado, pimenta e o sal a gosto e vá mexendo para os sabores irem se mesclando. Deixe cozinhar por uns 20 minutos até amolecer um pouco a abobora para adicionar a quinoa. Quando a quinoa estiver cozida está pronta a sua sopa! Para transformá-la em creme é só misturar com um mixer direto na panela ou bater no liquidificador. Fácil, prático e delicioso!


Vamos conhecer mais os ingredientes que compõem essa sopa?


MORANGA

Cor viva e formato arredondado são as principais características da moranga, um tipo de abóbora rico em vitaminas B1 e B3. O primeiro nutriente é conhecido por colaborar com a transformação de carboidratos em energia, fornecendo combustível adequado para as atividades do organismo. Já a vitamina B3 atua no sistema nervoso e previne doenças neurológicas. Em conjunto, elas proporcionam um pique extra para os que sofrem de cansaço e fadiga. Para completar, sua polpa ainda fornece boas doses de vitamina A, fósforo e cálcio.


Principais benefícios!


Estudantes: fadiga mental e física são uma realidade na rotina dos jovens vestibulandos. A moranga garante disposição e fornece cálcio e fósforo, fundamentais para os ossos.


Idosos: danos neurológicos podem ser prevenidos com o consumo de vitamina B3. O fruto fornece cálcio (e ajuda na perda de massa óssea) e vitamina A, que se trata de um nutriente vinculado à saúde da córnea.


Diabéticos: como é rico em fibras e ainda possuir em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, o alimento pode favorecer também o controle da glicemia.


Mulheres na TPM: laxativa e diurética, ela controla o inchaço da TPM. Já o consumo de cálcio ajuda a melhorar os sintomas físicos do período, segundo estudo do Centro Hospitalar Lukes-Roosevelt, nos Estados Unidos.



QUINOA

A quinoa é um dos alimentos saudáveis ​​mais populares do mundo. Os três tipos de quinoa mais conhecidos (vermelha, preta e branca) pertencem a uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, domesticada há cerca de 3.000 anos para consumo humano. Mas existem registros arqueológicos de uso de sementes de quinoa não domesticadas para uso pastoril há cerca de 5.200 a 7.000 anos.


Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “supergrão”. Tornou-se mundialmente popular entre as pessoas que querem manter a saúde e estão sempre em busca de alimentos mais completos e saudáveis. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas cheia de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais. A quinoa é livre de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos.


Quinoa significa “grão materno” no idioma inca. Ela é originária da Cordilheira dos Andes, e durante milênios, foi o alimento básico para os povos nativos daquela região.

A quinoa contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos.


Na Boaformula você encontra a Quinoa Branca em Grãos da Zele Alimentos.




SEMENTE DE ABÓBORA

A abóbora (Cucurbita sp.) é um alimento que fornece muitos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada na preparação de diversos pratos, como doces, tortas, sopas, entre outros, pois é rica em vitaminas e tem baixo teor calórico. No entanto, geralmente nos desfazemos da parte mais rica do alimento: a semente! A semente de abóbora é rica em diversos nutrientes e pode ser inserida na dieta de diferentes formas: crua, cozida ou frita, todas são saborosas e nutritivas.


As sementes de abóbora apresentam grande quantidade de compostos bioativos, essas substâncias são capazes de nos fornecer vários benefícios à saúde, prevenindo certas doenças ou simplesmente melhorando o funcionamento do nosso organismo.


Dentre os nutrientes da semente de abóbora, destacam-se os macrominerais (enxofre, fósforo, magnésio, cálcio e potássio); os microminerais (cobre, zinco, manganês, ferro); e as fibras (polissacarídeos vegetais da dieta, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina).


Na Boaformula você encontra a Semente de Abóbora da Zele Alimentos.



SAL DO HIMALAIA

Você já ouviu falar sobre o incrível cristal de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia? É embalado com alguns benefícios bastante surpreendentes e é um novo ingrediente surpreendente para adicionar a sua despensa. É uma alternativa absolutamente maravilhosa ao sal de mesa, e logo explicarei o porquê.


A história - Primeiro de tudo, o que faz o sal de cristal do Himalaia ser tão incrível? Cerca de 200 milhões de anos atrás, havia camas cristalizadas de sal que foram cobertas com lava. Sendo mantidas nesse ambiente intocado e imaculado que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal foi protegido da poluição moderna. Muitas pessoas acreditam que este sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.


Minerais e energia - O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.


Quais são exatamente os benefícios?


Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:

  • Auxilia na saúde vascular;

  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;

  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;

  • Reduz os sinais de envelhecimento;

  • Promove padrões de sono saudável;

  • Aumenta a libido;

  • Previne cãibras musculares;

  • Aumenta a hidratação;

  • Fortalece os ossos;

  • Reduz a pressão arterial;

  • Melhora a circulação;

  • Desintoxica o corpo de metais pesados.


ÓLEO DE CARTAMO

O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo tem sido utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo. Ele é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz, e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.


O alimento também possui boas quantidades de vitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, essa substância é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol.


O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Alguns estudos também apontam que o alimento pode ajudar mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.


Na Boaformula você encontra o Óleo de Cártamo da Giroil.



SALVIA

A sálvia (Salvia officinalis) é uma planta arbustiva, perene, originária da região mediterrânica cujo nome já diz o que é capaz de fazer, salvar (em latim seu nome é “salvi”, que quer dizer salvar e, popularmente, também é conhecida sálvia-comum ou sálvia-das-boticas). A sálvia é um potente expectorante e “limpador de catarros ocultos”.


Portanto, se você está resfriado, com o peito pesado, apele para a sálvia! Pode-se usufruir de seus benefícios adicionando como temperaro na comida,na forma de chá e também na de inalação (um pouco do chá de sálvia misturado soro fisiológico é um ótimo recurso em casos de bronquites, rinites e processos semelhantes, se usado em um vaporizador ou inalador, por exemplo). Também é febrífuga e antitussígena. Com suas propriedades medicinais, é uma planta presente na medicina chinesa e na ayurveda e, historicamente, sempre foi apreciada pelos romanos.


Mas, esta planta é especialmente poderosa para as mulheres, para tratar problemas do ciclo menstrual (amenorreia - falta de ciclo menstrual ou menstruação escassa - e cólicas menstruais) e menopausa (reduz os fogachos e outros males desta fase da vida). Este efeito específico é derivado de alguns dos flavonoides que a sálvia contêm, que ajudam a equilibrar o sistema hormonal.


Também é a sálvia que pode nos ajudar, às mulheres, quando retemos líquidos (de origem hormonal), quando a pressão arterial está elevada e nas dores de cabeça que acompanham os desequilíbrios hormonais. Um banho de assento com chá de sálvia é especialmente efetivo nos casos de cistite e ressecamentos vaginais incômodos.



AÇAFRÃO

A açafrão-da-Índia (Curcuma longa) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-da-terra, curcuma, cúrcuma, curcumã, falso-açafrão, gengibre-amarelo, batatinha-amarela e turmeric curcuma (inglês). Pertence a família Zingiberaceae.


A Curcuma longa previne a agregação de plaquetas nos vasos sanguíneos, fator que pode conduzir a formação de coágulos perigosos para a saúde. Além disso, exerce um papel importante na proteção e desintoxicação do fígado de substâncias químicas tóxicas e protege o organismo dos efeitos da fumaça e outros poluentes. O açafrão-da-Índia é uma fonte natural de curcumina (curcumin, em inglês), substância que fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias,sendo um maravilhoso antiinflamatório natural.


Na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para tratar pé-de-atleta, contusões, psoríase, inchaços e feridas. A Curcuma longa é acrescentada em cosméticos, principalmente na Ásia.


Na culinária, a raiz é consumida crua no sul da Índia. É usada em feijões, grãos, molhos picantes, maioneses e outros alimentos. Às vezes é usada para adulterar o gosto do açafrão, vez que sua cor é semelhante, porém, possui um sabor um pouco mais forte. Usada em pequenas quantidades, age como um colorau amarelo na comida. Cozinhar a erva junto com outros alimentos ajuda na digestão de gorduras e proteínas, além de preservar os alimentos por mais tempo.



PIMENTA DO REINO

Mais que um tempero, é um remédio natural com amplitude de ação impressionante. O poder de cura da pimenta do reino pode ser usado para um extenso número de doenças. É analgésica, anti inflamatória, anti séptica, diurética e funciona como laxante natural. Alivia os sintomas da sinusite, males do sistema nervoso, inibe a formação de gases e melhora a digestão de maneira considerável. Reduz inflamações causadas por artrite e dores reumáticas, e melhora a congestão nasal. A lista que se segue ainda conta com mais benefícios.


Com origem na Índia, possui três variedades: branca, verde e preta. Também conhecida como pimenta-preta e pimenta-redonda, a pimenta do reino é oriunda da Índia. A especiaria, entretanto, é popular em todo o mundo por trazer aroma e sabor a preparações culinárias.

A pimenta do reino aumenta a secreção do ácido clorídrico no estômago, o que favorece a digestão. Uma digestão apropriada evita problemas como prisão de ventre, diarreia e cólica. O ingrediente também possui ação carminativa, ou seja, promove a eliminação de gases do corpo de uma maneira saudável, inibindo a formação de mais gases.

Pesquisas já mostraram que a piperina, uma das substâncias principais da pimenta preta, auxilia a diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo. A hipótese é que isso aconteça devido ao fato de que caminhos químicos do cérebro aparentam ser estimulados pelo componente.

Não importando a variedade, possui poderosa ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres, e é uma espécie de auxiliar que intensifica a ação das vitaminas E e C no organismo.


Por ser um estimulante gástrico, auxilia na cura de inchaços, de cólicas, náuseas, falta de apetite e diarreia. Pesquisas recentes demonstram que também pode ser usada na luta contra o câncer.


Quando em forma de óleo essencial, pode ser aplicada para reduzir dores no corpo, e estimular o sistema endócrino. Fortalece a mente, e ajuda a reduzir os sintomas, quando inalado durante uma crise de epilepsia. A inalação do óleo também elimina a tosse, reduz a asma, sintomas de bronquite e de constipação.



ORÉGANO

O orégano é considerado um antibiótico natural, indicado (até mesmo pela Ciência) para tratar diversos tipos de doenças.


Normalmente, quando estamos com algum problema de saúde, vamos ao médico, passamos por uma consulta e, na maioria das vezes, saímos do consultório com uma receita em mãos.


Dependendo do caso, a receita indica a compra de analgésicos e antibióticos. No entanto, como se sabe, o uso indiscriminado de antibióticos está causando uma consequência imprevista até então: as bactérias estão se adaptando a eles e sofrendo mutações devido ao seu mecanismo de autodefesa. Como consequência, ocorre a chamada “resistência aos antibióticos”, que é quando os antibióticos comuns não funcionam mais para combater infecções.


Para a nossa sorte, a sábia Natureza é dotada de ervas, raízes e especiarias que nunca deixaram de funcionar… Apenas foram esquecidas ao longo do tempo, com o surgimento das “facilidades” da vida moderna.


É o caso do Orégano


A palavra orégano, em grego, significa “alegria das montanhas” e, além de ser uma erva muito especial, é considerado um perfeito remédio, pois é capaz de corrigir o que há de errado em nosso organismo. O orégano é rico em antioxidantes e fitoquímicos, por isso ele é indicado como antiviral, analgésico, antifúngico, antiespasmódico, anti-inflamatório, antitumoral e antibacteriano.


O óleo essencial de orégano contém ainda: boro, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês e zinco, além das vitaminas A, C e niacina, o que faz dele um poderoso antibiótico natural.



LOURO

Com aroma extremamente agradável e sabor inigualavelmente marcante, o louro tem sido usado pela humanidade há milênios. Os gregos e os romanos antigos já conheciam todos os benefícios desta planta para a saúde, acreditando trazer também proteção e sabedoria.


O louro é capaz de trazer diversos benefícios para o organismo, uma vez que possui grandes quantidades de nutrientes. O louro é rico em:


• Vitamina A • Vitamina C • Ácido fólico • Ácido pantotênico • Niacina • Riboflavina • Minerais (selênio, zinco, potássio, selênio)


Graças aos benefícios e propriedades do louro, muitos são seus usos medicinais. Comumente, é utilizando como diurético, estimulante de apetite e também adstringente.


Pode também aliviar cólicas, dores no estômago e eliminar flatulências.


Além disso, o óleo essencial presente nas folhas de louro é extremamenteeficaz para tratar dor musculares, bronquites, artrite e outras mazelas relacionadas.


As folhas de louro também são eficazes como repelente natural de insetos por possuirem altas quantidades de ácido láurico.


A vitamina A presente no louro é fundamental para a visão, cabelo e pele. Portanto seu consumo tratará problemas degenerativos oculares e também envelhecimento precoce.


Ajuda também a melhorar a produção de células sanguíneas por possuir minerais essenciais como o manganês, ferro, cálcio, cobre, magnésio e zinco.


É possível listar seus usos medicinais da seguinte maneira resumida:


• Alivia cólicas e indisposições gastrointestinais

• Alivia dores musculares e de cólica

• Age como diurético

• Previne gripes e resfriados

• Previne e elimina flatulências

• Trata problemas de úlcera estomacal

• Estimula o apetite

• Previne casos de câncer

• Melhora a produção de células sanguíneas

• Auxilia no desenvolvimento adequado do DNA

• Melhora a saúde dos olhos, cabelo e pele

• Pode ser utilizado também como repelente natural



CEBOLA

Um dos alimentos essenciais na cozinha é a cebola, praticamente podemos comer e cozinhá-la de todas as formas possíveis e serve para condimentar qualquer prato. A sabedoria popular costuma dizer que a cebola cura tudo, e que entre suas múltiplas camadas, as mesmas que nos fazem chorar, escondem-se remédios para quase todas as doenças ou condições. Cebolas contêm um composto chamado quercetina, que tem fortes propriedades antibacterianas e a capacidade de combater toxinas. É um poderoso anti-histamínico, anti-inflamatório e pode diminuir os níveis de colesterol. A concentração mais densa de quercetina é encontrada nos anéis exteriores, mais próximos da casca, bem como na parte da cebola que está mais próxima da raiz. Essa substância é tanto na cebola roxa como na brancas e ambas podem ser usadas para fazer esses remédios naturais que são as sopas. A presença de vitaminas A e C e de enxofre também reforça o combate a problemas respiratórios. Além disso, a cebola tem ação expectorante e funciona como um ótimo remédio natural para o tratamento da tosse, ajudando na eliminação de catarro e na limpeza das vias respiratórias.



Seguem os locais e datas das Feiras Orgânicas de Porto Alegre:


Feira Ecológica do Bom Fim: 100% orgânica Avenida José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Teresinha QUANDO Todos os sábados, inclusive feriados, das 7h às 13h PRODUTOS Alimentos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, com produtos 100% orgânicos e certificados


Feira Ecológica Três Figueiras

Rua Cel. Armando Assis, Três Figueiras (ao lado da praça Desembargador La Hire Guerra)

QUANDO Sábado (Manhã), 8h00 às 13h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Ovos; Panificados; OutrosQuintanda – Feira Agroecológica do IPA


FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas

Avenida José Bonifácio, 1ª quadra, Bom Fim QUANDO Sábado (Manhã), 7h00 às 13h00

PRODUTOS Cereais; Frutas, Legumes e Verduras; Laticínios; Leguminosas; Ovos; Panificados; Outros


Feira Orgânica Rômulo Telles

R. Rômulo Telles Pessoa - Bela Vista

QUANDO Sábado (Manhã), 7h00 às 13h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras


GiraSol – Cooperativa de Consumo

Rua José do Patrocínio, 611, Porto Alegre (sede)

QUANDO Quinta-feira, Quinta: 17h às 18h30 (Galpão do DTG da Emater e Comuna do Arvoredo) e 17h às 19h (sede) / Sábado: (Espaço Cultural, 512).


Feira de Orgânicos Mulheres da Terra

Ac. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Agronomia, Brazil QUANDO Quinta-feira (Tarde), 13h00 às 18h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Leguminosas; Panificados; Outros


Feira Orgânica Menino Deus

Av. Getúlio Vargas, 1384 - Menino Deus

QUANDO Quarta-feira (Tarde), 13h00 às 19h00 Sábado (Manhã), 7h00 às 13h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Ovos; Panificados; Outros

Feira Ecológica do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul

R. Gen. Tibúrcio – Petrópolis QUANDO Quarta-feira (Tarde), 13h00 às 18h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Leguminosas; Ovos; Panificados; Outros

Feira Orgânica da Redenção

Av. José Bonifácio – Farroupilha QUANDO Sábado (Manhã), 7h00 às 12h30

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Laticínios; Ovos; Panificados; Outros


Grupo de Integração Agroecológica (GIA)

Av. João Pessoa, 31 (IEPE/PGDR)

QUANDO Segunda-feira, 17h45 às 20h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Ovos; Panificados; Outros


Feira Orgânica em Petrópolis Rua Felizardo, 90 – Petrópolis QUANDO Sábado (Manhã), 7h00 às 12h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras


Feira de Orgânicos Mulheres da Terra

Rua Paulo Gama - ao lado do Contraponto, próximo à Faculdade de Educação (FACED), s/n – Farroupilha QUANDO Terça-feira (Manhã, tarde), 10h30 às 15h30

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras; Ovos; Outros


Feira Ecológica da Tristeza

Av. Wenceslau Escobar, 2415 - Tristeza

QUANDO Sábado (Manhã), 7h00 às 13h00

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras


Feira Quarta Orgânica

Av. Loureiro da Silva, 515 - Centro

QUANDO Quarta-feira (Manhã)

PRODUTOS Frutas, Legumes e Verduras



Referência: GreenME.com.br



A sua saúde me boas mãos.



Fonte: Articulista Natália F. Jonas (instagram @nfeksa)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page