Dica Saudável | Cupcakes Salgados para lanches saudáveis e nutritivos!


Cupcakes Salgados para lanches saudáveis e nutritivos!


Fácil e rápido de preparar, hoje compartilharemos uma receitinha para você ter como opção de lanches ao longo do dia! Para não cair em tentações de comer besteiras para saciar a fome na rua, uma boa opção é levar lanches coloridos, gostosos e nutritivos de casa. Infelizmente as pessoas acabam não sabendo como conciliar uma alimentação saudável com a correria e o estresse do dia a dia. Desta forma, acabam preferindo comer alimentos práticos, refeições rápidas nos restaurantes estilo fast food e nas lanchonetes. Com este tipo de alimentação, o que realmente importa que é a saúde acabe ficando em segundo plano e por isso fica prejudicada, mas é possível ter uma alimentação saudável. Prefira alimentos naturais, caseiros, muitas frutas e vegetais para compor seus lanches!


A dica de hoje é para você se inspirar e preparar seu próprio lanche! Planejamento e organização são o segredo para lhe auxiliar a uma vida mais saudável! Uma boa dica para se organizar é que, antes de começar a semana, já tenha em mente quais serão os dias e horários que estará fora de casa. O lanche será para um período ou dois? Depois de saber quantos lanches serão feitos por dia, certifique-se de ter todos os ingredientes básicos em casa, sempre lembrando de dar preferência ao que já se tem para um aproveitamento integral do alimento! Importante é estar comprometido em alimentar seu corpo com alimentos de qualidade, dando carinho e combustível para ele poder lhe carregar aonde for! Nosso corpo, nosso templo!


Para nutrir e alegrar seu dia, preparamos dois sabores de cupcake salgados sem glúten, veganos e deliciosos! O Ministério da Saúde adverte que uma alimentação vegetariana é a indicada para uma vida saudável e equilibrada! Uma alimentação vegetariana saudável não só irá fazê-lo(a) se sentir disposto, atento e concentrado, como também irá prevenir o risco de desenvolver diversas doenças crônicas no futuro, como diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.


Os alimentos de origem vegetal nos fornecem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fitoquímicos em quantidades excelentes, podendo suprir todas as nossas necessidades. É claro que nossas escolhas podem nos levar a mais ou menos equilíbrio. Encontramos pessoas com hábitos alimentares impecáveis e outras que adoram junk food. Essa característica não se restringe ao tipo de alimentação adotada (vegetariana ou não), mas tem a ver com os hábitos e costumes que cada um de nós trouxe da infância e tudo o que aprendemos com o passar dos anos. E para ajudar você e sua familia a ingerir mais alimentos saudáveis e de origem vegetal, que tal inserir esses cupcakes salgados nas opções de lanches? Toda refeição é uma oportunidade de se nutrir e de se fazer bem.


É importante ressaltar que a alimentação vegetariana pode ser adotada com segurança em todas as fases da vida, incluindo a infância e a gestação. Sendo uma ótima opção de lanches para as crianças levares para escola ou terem em casa também! Todos os nutrientes necessários ao organismo podem ser obtidos em uma dieta vegetariana. A vitamina B12 é o único nutriente ausente na dieta vegetariana estrita, devendo ser suplementada. Todas as demais orientações preconizadas para aquisição de nutrientes específicos são as mesmas nas dietas vegetarianas e onívoras. Apesar de muito comentada, a proteína não é fator preocupante na dieta vegetariana. Se a pessoa supre sua necessidade calórica com alimentos baseados em cereais e leguminosas, a cota proteica com todos os aminoácidos essenciais é atingida automaticamente.


Além de nutritiva e saborosa, é uma opção amiga do meio ambiente! O Guia Alimentar Para a População Brasileira de 2014, o material mais importante do país e o posicionamento oficial do governo a respeito da alimentação dos brasileiros, aponta danos desde o desmatamento para abertura de pastos e uso intenso da água até os problemas causados pelas monoculturas de soja e milho utilizadas para a fabricação de ração para animais da pecuária.


“A diminuição da demanda por alimentos de origem animal reduz notavelmente as emissões de gases de efeito estufa (responsáveis pelo aquecimento do planeta), o desmatamento decorrente da criação de novas áreas de pastagens e o uso intenso de água. O menor consumo de alimentos de origem animal diminui ainda a necessidade de sistemas intensivos de produção animal, que são particularmente nocivos ao meio ambiente. Típica desses sistemas é a aglomeração de animais, que, além de estressá-los, aumenta a produção de dejetos por área e a necessidade do uso contínuo de antibióticos, resultando em poluição do solo e aumento do risco de contaminação de águas subterrâneas e dos rios, lagos e açudes da região. Sistemas intensivos de produção animal consomem grandes quantidades de rações fabricadas com ingredientes fornecidos por monoculturas de soja e de milho. Essas monoculturas, por sua vez, dependem de agrotóxicos e do uso intenso de fertilizantes químicos, condições que acarretam riscos ao meio ambiente, seja por contaminação das fontes de água, seja pela degradação da qualidade do solo e aumento da resistência de pragas, seja ainda pelo comprometimento da biodiversidade. O uso intenso de água e o emprego de sementes geneticamente modificadas (transgênicas), comuns às monoculturas de soja e de milho, mas não restritos a elas, são igualmente motivo de preocupações ambientais.”

– explicam as páginas 31 e 32.



Vamos lá para aprender essa receita deliciosa? Lembre que aqui temos uma inspiração, em sua casa você pode variar ela como quiser e com os legumes e verduras que tiver disponível em sua geladeira!



CUPCAKE SALGADO

Massa

  • 1 xicara de farinha de arroz

  • 1 ½ flocos médios de linhaça

  • 3 colheres de sopa de psyllium*

  • 2 colheres de sopa de semente de girassol

  • ¼ xícara de óleo de cartamo*

  • ¼ azeite de oliva

  • 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio

  • 1 colher de chá rasa de vinagre de maçã

  • 2 xicaras de água

  • Sal a gosto

  • Sugestão de temperos: pimenta do reino, açafrão da terra e paprica defumada.


*Esses produtos você encontra na Boaformula!



Sabores

  • Tomate cereja com coentro (usei 8 tomatinhos e o coentro é opcional por gosto, eu coloquei bastante para ficar bem verdinho) e semente de linhaça (1 colher de sopa rasa)

  • Cogumelos paris picados (piquei 5 em quadradinhos) e salsão picado (a gosto)




















Modo de preparo


Em uma vasilha, misture primeiro os secos: a farinha de arroz, psyllium, a farinha de aveia e o sal. Misture bem e vá adicionando a água ao poucos e por ultimo os óleos. Essa será a massa base para nosso cupcake salgados. Para fazer dois sabores, separei em 2 essa quantidade e deixei reservado lado.


Pique o tomate em pedaços pequenos e leve para refogar em um frigideira. Indicamos para refogar os legumes utilizar óleo de abacate por manter suas propriedades e nutrientes em altas temperaturas. Quando ficarem pronto misture em uma das massas junto com o coentro picado e a semente de linhaça. Coloque em uma forma de cupcake e leve ao forno pré aquecido 230 graus por 25minutos. Lembrando que pode variar de forno para forno, por isso vá observando até ficar douradinho na parte superior.


Enquanto já temos um no forno, hora de montar o próximo! Em uma tabua pique o salsão e leve para refogar com óleo de abacate, louro, pimenta do reino e páprica defumada. Deixe refogar um pouco e adicione os cogumelos. Quando ficarem prontos e levemente tostados, retire as folhas de louro e mistura na outra porção de massa. Leve ao forno pré aquecido 230 graus por 25 minutos.


Prontos o seu lanche saudável para levar a todos os lugares! Sempre lembrando de utilizar embalagens reutilizáveis e não descartáveis. Bom apetite!!












Vamos conhecer mais os benefícios nutricionais dos ingredientes que compõem o cupcake?



Tomate


Apesar de ser considerado por muitos um legume, o tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. Por muito tempo a fruta esteve entre os alimentos de pouco valor nutritivo, mas isso mudou após a divulgação de algumas pesquisas feitas com o alimento que comprovaram os poderes benéficos e fitoterápicos, fazendo com que o tomate subisse na lista de alimentos ricos em propriedades nutricionais e valores funcionais.

O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.



Óleo de cartamo


Óleo de cartamo é constituído por cerca de 82% Ômega 6 e 11% por ácido oléico (Ômega 9). Possui boas quantidades de vitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, essa substância é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol. O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Alguns estudos também apontam que o alimento pode ajudar mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.



Óleo de abacate


O óleo de abacate, derivado do fruto, possui algumas propriedades incomuns e exclusivamente saudáveis. É rico em vitamina E e gorduras insaturadas que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de conter mais proteína que qualquer outra fruta e mais potássio do que uma banana. Seus lipídeos, vitaminas, ômegas e antioxidantes aumentam a produção de células de defesa no corpo, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados. Inibe a ação de uma enzima relacionada á redução de produção de testosterona, evitando assim, um desequilíbrio hormonal, perda de massa muscular e prevenindo o aumento da glândula