top of page

Dica Saudável | Cranberry



Cranberry e resgate de saberes populares para

tratamento de infecção urinária.


Hoje iremos falar sobre um fruto muito especial: o Cranberry! O cranberry (Vaccinum macrocarpon) é um fruto da família Ericaceae, originário da América do Norte e cresce em pântanos ácidos cheios de musgos de trufas em florestas úmidas (SMALL, 2013). Antigamente, era utilizado como tinta natural na coloração das vestimentas, cobertores e tapetes; e, também se usava em ferimentos causados por flechas envenenadas, devido à crença em seu efeito antisséptico. Por suas propriedades terapêuticas, é bastante difundida, conhecida também como mirtilo vermelho aqui no Brasil - pela semelhança em benefícios e aparência - ou por oxicoco. Dentre as formas comercialmente ativas mais encontradas no Brasil estão presentes: o suco, o fruto desidratado, o chá e as cápsulas contendo o extrato seco. O uso de plantas medicinais é uma prática antiga em todo o mundo, predominante em países em desenvolvimento onde existe uma dependência na denominada “medicina popular” como solução alternativa para problemas de saúde, especialmente na Ásia, África e América Latina.


Sendo rica em vitamina A, E, C e D, a frutinha de sabor adocicado possui propriedades antibacterianas, que a tornou popular no tratamento natural de doenças do trato urinários, por possuir substâncias que inibem a adesão bacteriana ao epitélio do trato urinário( uretra e bexiga), dificultando sua proliferação e reprodução.Existem outros membros pertencentes do gênero Vaccinium que compartilham alguns de seus componentes básicos, como o Cranberry Europeia (Vaccinium Oxycoccus); Lingonberry (Vaccinium vitisidaea); mirtilo (Vaccinium myrtillus) (HISANO et al., 2012). Dentre as substâncias benéficas presentes em sua composição, pode-se citar proantocianidinas; ácido cumarínico; ácidos fenólicos, como o ácido benzoico e o ácido caféico; flavonóides, como quercetina e miricetina (CHEN; ZUO; DENG, 2001).



Resgate de saberes tradicionais aliados com a ciência


O uso de remédios à base de ervas remonta às tribos primitivas em que as mulheres se encarregavam de extrair das plantas os princípios ativos para utilizá-los na cura das doenças. À medida que os povos dessa época se tornaram mais habilitadas em suprir as suas necessidades de sobrevivência, estabeleceram-se papéis sociais específicos para os membros da comunidade em que viviam. O primeiro desses papéis foi o de curandeiro. Esse personagem desenvolveu um repertório de substancias secretas que guardava com zelo, transmitindo-o, seletivamente, a iniciados bem preparados.


Os primeiros registros fitoterápicos datam do período 2838-2698 a.C. quando o imperador chinês Shen Nung catalogou 365 ervas medicinais e venenos que eram usados sob inspiração taoísta de Pan Ku, considerado deus da criação. Esse primeiro herbário dependia da ordenação de dois pólos opostos: yang - luz, céu, calor, esquerdo; e o yin - trevas, terra, frio, direito. Por volta de 1500 a C. a base da medicina hindu já estava revelada em dois textos sagrados: Veda (Aprendizado) e Ayurveda (Aprendizado de Longa Vida)(1, 2).


No século XIX o empirismo da alquimia foi suplantado pela química experimental que permitiu a síntese laboratorial de novas substâncias orgânicas. Esse fato foi um dos fatores determinantes da revolução industrial e tecnológica que desencadeou a produção acelerada de novos medicamentos e à medida que derivados mais puros e concentrados de plantas se tornaram disponíveis os médicos priorizaram as drogas sintéticas e passaram a desconsiderar o papel importante da fitoterapia.


O advento da medicina científica contribuiu para o aumento da sobrevida humana. E, no cotidiano das práticas de saúde, a aplicação de princípios científicos desencadeou a descoberta de terapêuticas que melhoraram a qualidade de vida das pessoas. Esse avanço da ciência fez com que o paradigma cartesiano passasse a ser adotado para explicar o processo saúde-doença. Contudo, desde o século XX, esse paradigma vem cedendo espaço ao paradigma holístico graças às teorias de Einstein. Para esse cientista a matéria é uma manifestação de energia. Os seres humanos são formados de matéria e os seus vários sistemas energéticos interagem entre si e com o meio, formando um todo que deve sempre estar harmonizado. O todo só estará harmônico se o complexo mente-corpo-meio ambiente estiver em equilíbrio(4,5).


A fitoterapia permite que o ser humano se reconecte com o ambiente, acessando o poder da natureza, para ajudar o organismo a normalizar funções fisiológicas prejudicadas restaurar a imunidade enfraquecida, promover a desintoxicação e o rejuvenescimento.


Inspirados nisso, hoje queremos compartilhar com você mais sobre esse fruto com múltiplos benefícios a saúde para você aderir em sua alimentação e suplementação. Lembrar em cada um de nós o importante papel da biodiversidade da natureza e a abundância de recursos que ela nos oferece todo dia. Para podermos honrar suas medicinas, é preciso conhecer e resgatar saberes que estão sendo perdido em uma era de sintéticos. A natureza é muito sabia e para todo desequilíbrio tem um remédio natural para equilibrar e restaurar o bem estar.



Benefícios do Cranberry


>> Infecção no trato urinário


A infecção no trato urinário (ITU) é uma das infecções que mais afeta a população, em especial o público feminino. Estas infecções se referem à presença de micro-organismos na urina, como na cistite e pielonefrite (OCCHIPINTI et al. 2016). Embora, geralmente fáceis de tratar com antibióticos, ITUs podem ser perigosas em idosos, crianças e pacientes imunocomprometidos (SUN et al. 2015). Além disso, cicatrizações permanentes nas mucosas podendo levar a problemas crônicos como hipertensão e falência renal crônica, ocorrendo especialmente em crianças (TEWARI, NARCHI 2015). Atualmente a terapia antimicrobiana tem sido a ferramenta mais utilizada e importante no tratamento das ITUs, estando disponível diferentes antimicrobianos para o tratamento das mesmas (TAVARES E SÁ, 2014). Porém o uso excessivo e indiscriminado destes medicamentos é responsável pelo desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos (NÍQUEL, 2012; BIRGIT et al. 2016). A resistência aos antimicrobianos é uma ameaça global para a saúde (MAISURIA et al. 2016). Desta forma, buscam-se novas alternativas para o tratamento das ITUs, levando-se em consideração a seleção de um agente com efeitos adversos reduzidos (NABAVI SF et al. 2016).


Compostos bioativos presentes em plantas representam uma alternativa terapêutica promissora para o tratamento de infecções,sendo o gênero Vaccinum usado como remédio popular para prevenir infecções do trato urinário durante anos e hoje esta se resgatando essa medicina popular. A maioria das ITUs é causada por bactérias do interior do intestino que ascendem pela uretra e bexiga podendo chegar aos rins. O primeiro passo na patogênese é a colonização da região perineal e do canal uretral pelos uropatógenos, os quais por via ascendente, posteriormente, alcançam a bexiga pela uretra. Os principais mecanismos de defesa do hospedeiro contra a colonização da bexiga são a própria micção (fluxo urinário não obstruído) e o conteúdo urinário, que possui características específicas (osmolaridade, concentração de uréia, concentração de ácidos orgânicos e pH) capazes de inibir o crescimento e a colonização bacteriana (MCANINCH; LUE, 2014).


Já em 1984 foi descoberto que o cranberry interfere na adesão das bactérias às células uroepiteliais, evitando assim as infecções; e em 1989 foram identificadas as proantocianidinas (PACs), um dos principais compostos presentes no cranberry capaz de inibir a aderência da Escherichia coli com P-fímbrias à mucosa urogenital (GUAY, 2009; WANG et al., 2012).


>> Rica em Antioxidantes


Esse fruto é rico em antioxidantes, melhorando o metabolismo e o sistema digestivo. Os antioxidantes ajudam o corpo a se livrar de radicais livres que contribuem para o processo de envelhecimento. Eles ajudam a sua pele (aparência jovem), e prolongam as funções dos órgãos internos. Os antioxidantes também eliminam as toxinas prejudiciais que podem suprimir o sistema imunológico. Quando eles são removidos, o sistema imunológico se fortalece.



>> Bem-estar mental


Cranberries contêm triptofano, um aminoácido conhecido por ser um precursor da serotonina, fazendo você se sentir melhor. Cranberry também pode aliviando o stress, ansiedade e depressão. Os estudos mostraram também que eles são bons para o cérebro e pode ajudar a melhorar sua memória.



>> Melhoria da pele


Cranberries também foram conhecidas para ajudar a curar doenças da pele como acne, psoríase, dermatite e eczema.



>> Saúde Bucal


Consumir cranberry em uma base regular pode ajudar a evitar problemas dentários como gengivite, cáries e acúmulo de placa.


>> Saúde do Coração

Cranberries são muito boas para o coração de várias maneiras diferentes. Elas ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, que podem entupir as paredes arteriais. Eles também ajudam a evitar a formação de placa sobre as paredes arteriais, que podem levar a aterosclerose, (endurecimento das artérias). Como resultado, as chances de um AVC são reduzidos, e se você sofreu um acidente vascular cerebral, cranberry pode ajudá-lo a recuperar-se.



Na Boaformula você encontra esse delicioso fruto em diversos formatos!


>> Uso em cápsulas manipuladas


Você pode solicitar o Cranberry em cápsulas manipulado. Sua indicação de uso é de 100 a 500mg por dia!


Você pode optar por cápsulas vegetais, entre em contato com a gente e saiba mais as opções que trabalhamos!



>> Uso em cápsulas - ClinicMais

A ClinicMais Supplement & Nutrition é uma linha desenvolvida especialmente para você! A marca é referência no Brasil, sendo uma das maiores no ramo de produtos naturais e clínicos. São mais de 200 itens presentes no portfólio, entre suplementos alimentares, nutracêuticos, chás, encapsulados, shakes e proteínas veganas e cereais. A marca ClinicMais Supplement & Nutrition​ faz parte do Grupo Botta, um grupo multissetorial atuante no estado catarinense. A empresa está situada na cidade de Xanxerê na região Oeste de Santa Catarina, cidade próxima à cidade de Chapecó.


Embalagem:60 cápsulas.

SUGESTÃO DE CONSUMO: ingerir 4 cápsulas ao dia.



>> Uso da fruta desitrada - Zele Alimentos

Previne as infecções urinárias recorrentes. Inibe a adesão das bactérias no trato urinário. Auxilia na prevenção de úlceras estomacais. Combate a placa bacteriana nos dentes. Alto poder antioxidante, combate os radicais livres.


Contém naturalmente: Vitamina C e E


Dica Zèle: para uma vida mais saudável e um corpo em forma é recomendado praticar atividades físicas regulares e adotar uma alimentação balanceada.



>> Uso da fruta como snack ou sobremesa - Cranberry coberta com Chocolate – Flormel


A linha Flormel Zero foi desenvolvida para atender um novo conceito a todos os públicos conscientes das vantagens de uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável, sendo elaborada com mais um valor funcional, cálcio. Além disso, pode ser consumida por pessoas diabéticas, uma vez que é zero adição de açúcar.


A super fruta Cranberry em uma deliciosa camada de chocolate 72% Cacau e Zero Lactose. Vem em uma embalagem prática e rápida, para comer onde e quando quiser. Na porção certa para você com muita saúde e sabor!


•Sem Lactose •Zero adição de açúcares •72% cacau •Fonte de fibras •Sem adoçantes artificiais •Sem corantes

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Bibliografia:

  • Avaliação do consumo de Cranberry frente à prevenção e ao tratamento de infecção do trato urinário (ITU) por Schaiane Ferri , Ana Caroline dos Santos Cláudio , Andressa Stertz , Lauren Arisi , Lucas Volnei Augsten , Simone Maria Cunha , Vitória Hana Müller Mottin , Letícia Lenz Sfair.

  • Efeito antimicrobiano do extrato de cranberry sobre micro-organismos causadores de infecção urinária por Caderno UniFOA.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page