Vamos ser mais jovem e saudável? | Conheça a relação entre telômeros e o envelhecimento.



Todos desejam uma vida longa e feliz, viver melhor e sentir-se jovem por mais tempo, mas como a saúde das células influencia o processo de envelhecimento e a longevidade?


O envelhecimento do organismo como um todo quando estamos em nossa fase adulta se relaciona com o fato das células do corpo começarem a morrer e não serem mais renovadas. Dependendo da genética e do estilo de vida da pessoa, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, a sua saúde e a sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. A radiação ultravioleta, o excesso de açúcar, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, o excesso de estresse, a falta de exercício são exemplos de fatores que provocam o envelhecimento precoce.


Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, nossa vida deve ser acompanhada de escolhas contínuas de saúde e bem estar. A OMS (Organização Mundial da Saúde) adotou o termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão.



O que é “envelhecimento ativo”?

Envelhecimento ativo, segundo a OMS, é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.


O envelhecimento ativo permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.


A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo.


O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.


O termo “saúde” refere-se ao bem-estar físico, mental e social, como definido pela OMS. Por isso, em um projeto de envelhecimento ativo, as políticas e programas que promovem saúde mental e relações sociais são tão importantes quanto aquelas que melhoram as condições físicas de saúde.



Mas por que é importante priorizar o envelhecimento ativo?


É neste momento que precisamos entender sobre os telômeros. O nome vem do grego e significa "parte final", exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos. Os telômeros são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes - sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.


Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos. Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de "velhice". Por isso, a longitude dos telômeros é considerada um "biomarcador de envelhecimento chave" no nível molecular. Nos últimos anos, esse aspecto tem chamado bastante atenção de diversos pesquisadores e cientistas.



Efeito Telômero - Elizabeth Blackburn


As descobertas nesse campo — bem como a identificação da enzima que protege os telômeros, a telomerase — renderam à bióloga americana Elizabeth Blackburn, de 68 anos, o prêmio Nobel de Medicina de 2009.


A professora Elizabeth - que atua na Universidade da Califórnia em San Francisco, nos Estados Unidos - se juntou à psicóloga Elissa Epel - da mesma instituição - para compartilhar os achados científicos que conectam a integridade dos telômeros aos nossos hábitos e à maneira de encarar a vida. O resultado é o livro O Segredo Está nos Telômeros.


O intuito da obra é ensinar sobre como que alimentação, nível de atividade física, saúde mental e até as relações sociais influenciam o comprimento dos telômeros. Ou seja, quem vive refém dos maus hábitos que mencionamos tende a ficar com os telômeros mais curtos, algo capaz de comprometer a renovação celular e, por extensão, a qualidade e a expectativa de vida.



O que podemos fazer hoje?


É muito importante cuidar da nossa saúde, e ser saudável é uma escolha que devemos fazer diariamente. Separamos 7 ações que devem fazer parte da nossa rotina na busca de nos mantermos mais jovens e sermos saudáveis:


  1. Priorize um sono de qualidade;

  2. Beba bastante água;

  3. Faça exercício regularmente;

  4. Evite o estresse prolongado;

  5. Exponha-se ao sol pelo menos 15 minutos ao dia;

  6. Nutra seu corpo com alimentos saudáveis;

  7. Cuide de você, você merece!



Além disso, nossa Farmacêutica desenvolveu um Composto Protetor dos Telômeros para lhe ajudar a envelhecer com saúde!



PROTETOR DOS TELÔMERO


NAC 150mg

Resveratrol 50mg

Astragalus 100mg

Mirtilo 100mg

Astaxantina 2mg

Vit C 150mg

Vit E 50Ui

Coenz Q10 100mg

Metilfolato 2mg

Metionina 50mg

B6 60mg


Fazer 30 doses, tomar 1 dose ao dia.



A sua saúde em boas mãos.

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30