Todos desejam uma vida longa e feliz, viver melhor e sentir-se jovem por mais tempo, mas como a saúde das células influencia o processo de envelhecimento e a longevidade?
O envelhecimento do organismo como um todo quando estamos em nossa fase adulta se relaciona com o fato das células do corpo começarem a morrer e não serem mais renovadas. Dependendo da genética e do estilo de vida da pessoa, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, a sua saúde e a sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. A radiação ultravioleta, o excesso de açúcar, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, o excesso de estresse, a falta de exercício são exemplos de fatores que provocam o envelhecimento precoce.
Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, nossa vida deve ser acompanhada de escolhas contínuas de saúde e bem estar. A OMS (Organização Mundial da Saúde) adotou o termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão.
O que é “envelhecimento ativo”?
Envelhecimento ativo, segundo a OMS, é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.
O envelhecimento ativo permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.
A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo.
O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.
O termo “saúde” refere-se ao bem-estar físico, mental e social, como definido pela OMS. Por isso, em um projeto de envelhecimento ativo, as políticas e programas que promovem saúde mental e relações sociais são tão importantes quanto aquelas que melhoram as condições físicas de saúde.
Mas por que é importante priorizar o envelhecimento ativo?
É neste momento que precisamos entender sobre os telômeros. O nome vem do grego e significa "parte final", exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos. Os telômeros são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes - sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.
Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos. Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de "velhice". Por isso, a longitude dos telômeros é considerada um "biomarcador de envelhecimento chave" no nível molecular. Nos últimos anos, esse aspecto tem chamado bastante atenção de diversos pesquisadores e cientistas.
Efeito Telômero - Elizabeth Blackburn
As descobertas nesse campo — bem como a identificação da enzima que protege os telômeros, a telomerase — renderam à bióloga americana Elizabeth Blackburn, de 68 anos, o prêmio Nobel de Medicina de 2009.
A professora Elizabeth - que atua na Universidade da Califórnia em San Francisco, nos Estados Unidos - se juntou à psicóloga Elissa Epel - da mesma instituição - para compartilhar os achados científicos que conectam a integridade dos telômeros aos nossos hábitos e à maneira de encarar a vida. O resultado é o livro O Segredo Está nos Telômeros.
O intuito da obra é ensinar sobre como que alimentação, nível de atividade física, saúde mental e até as relações sociais influenciam o comprimento dos telômeros. Ou seja, quem vive refém dos maus hábitos que mencionamos tende a ficar com os telômeros mais curtos, algo capaz de comprometer a renovação celular e, por extensão, a qualidade e a expectativa de vida.
O que podemos fazer hoje?
É muito importante cuidar da nossa saúde, e ser saudável é uma escolha que devemos fazer diariamente. Separamos 7 ações que devem fazer parte da nossa rotina na busca de nos mantermos mais jovens e sermos saudáveis:
Priorize um sono de qualidade;
Beba bastante água;
Faça exercício regularmente;
Evite o estresse prolongado;
Exponha-se ao sol pelo menos 15 minutos ao dia;
Nutra seu corpo com alimentos saudáveis;
Cuide de você, você merece!
Além disso, nossa Farmacêutica desenvolveu um Composto Protetor dos Telômeros para lhe ajudar a envelhecer com saúde!
PROTETOR DOS TELÔMERO
NAC 150mg
Resveratrol 50mg
Astragalus 100mg
Mirtilo 100mg
Astaxantina 2mg
Vit C 150mg
Vit E 50Ui
Coenz Q10 100mg
Metilfolato 2mg
Metionina 50mg
B6 60mg
Fazer 30 doses, tomar 1 dose ao dia.
A sua saúde em boas mãos.