top of page

Camomila e seus benefícios!


Nome científico: Matricaria recutita L.

Sinonímia Científica: M. chamomilla; M. courrantiana.

Nome popular: Camomila, Camomila-alemã, Camomila-comum, Camomila-da-alemanhã, Camomila-húngara, Camomila-verdadeira, Camomila-vulgar, Macela-nobre, Margaça, Matricaria.

Família: Arastaceae

Parte Utilizada: flor (inflorescência) e caule

Composição Química: óleos essenciais, sesquiterpenos, azulenos (camazuleno), lactonas sesquiterpênicas, flavonóides, cumarinas, taninos, ácidos fenólicos, angélicos, mucossacarídeos, matricina, resinas, taninos, princípios amargos, mucilagens, polissacarídeos, éteres bicíclicos, ácidos orgânicos, vitamina c.



Hoje vamos falar sobre uma planta medicinal amplamente conhecida e com inúmeros benefícios a nossa saúde! Sabendo da importância das Plantas Medicinais, e a não utilização na sociedade - talvez pelo fato de não conhecer a forma e o procedimento do uso correto - sentimos a necessidade de compartilhar um pouco sobre com nossos clientes e leitores para que conheçam mais e possam usufruir de seus benefícios.


Já falamos de muitas espécies por aqui e suas diversas formas de uso e hoje a proposta da Dica Saudável é abordar mais sobre a Camomila e seus benefícios para saúde do ser humano, resgatando o uso dessa flor tão especial. Uma florzinha pequena e delicada que guarda um grande potencial e é conhecida popularmente por acalmar a mente e pelo seu potencial antiinflamatório na pele.


A utilização de plantas para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade e o Brasil é o país que detém a maior parcela da biodiversidade de plantas medicinais no mundo, além de ter um considerável conhecimento tradicional sobre as mesmas, o qual é passado de geração a geração. Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde. Esperamos que essa pesquisa sobre Camomila possa ajudar quem busca usufruir dos benefícios dessa planta e para quem ainda não conhece poder se familiarizar.


Vamos conhecer um pouco mais sobre a medicina da Camomila?


O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação de uma infusão de suas flores. A lista aparentemente interminável de sintomas para os quais é benéfica. Em suas pequenas e delicadas flores concentram pequenos óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antisséptico, carminativa, analgésica, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos e exercem um efeito emoliente sobre a pele,ajudando a manter a hidratação. O tradicional chá de camomila libera esses óleos essenciais e suas propriedades sendo reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia e dores na cabeça.



Breve histórico dos chás


Atualmente o chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Características como agradável aroma e sabor contribuíram para a popularização dessa bebida, mas é devido às suas propriedades medicinais que esta se espalhou pelas diversas culturas. Essas propriedades devem-se à presença, em sua composição química, de compostos biologicamente ativos como: flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais (Schmitz et al., 2005).


Os chás são preparados por infusões de plantas, que produzem em seu metabolismo substâncias com propriedades específicas, chamadas de princípios ativos. Há inúmeras citações e lendas a respeito da história dos chás, todas impregnadas de mistérios e fábulas. Apesar de não sabermos ao certo se são verídicas, elas apresentam dados com respaldos históricos que nos permitem compreender a importância dessa bebida desde a antiguidade. Uma das lendas mais conhecidas data de 2737 a.C. e relata que um imperador chinês teria sido o primeiro a saborear o chá. Segundo essa lenda, o imperador Shen Nung, que só bebia água fervida por medidas de higiene, em um de seus passeios, parou para descansar à sombra de uma árvore, quando algumas folhas caíram no recipiente em que ele havia colocado água para ferver. Ele não as retirou, observou-as e notou que a água ficou colorida. Impressionado, decidiu provar e achou a bebida saborosa e revitalizante. Não existem registros históricos que comprovem essa história, mas sabemos que os chineses produzem e utilizam o chá desde a antiguidade (Trevisanato; Kim, 2000; Senna, 2013).


Origem e história do uso do chá de camomila


Sua origem é européia, onde é muito comum em jardins públicos. Nasce espontaneamente na Europa e algumas regiões da Ásia. Os benefícios no tratamento cosméticos são conhecidos há quatro mil anos. Além de ornamental ela produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.


A Camomila é uma erva conhecida desde a Antiguidade. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.


Na Espanha, ficou conhecido também um tipo de vinho aromatizado com o odor da camomila que era usado como digestivo. Faz parte da sabedoria popular brasileira onde é usada para combater gases, gastrites, insônia, reumatismo, dores na coluna, dores ciáticas, etc.



Características botânica Camomila


Conhecida e utilizada desde a antiguidade, pelos egípcios, gregos e romanos, devido às suas propriedades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas. Ela apresenta caule ereto, glabro e ramificado, de pequeno porte, alcançando cerca de 30 a 50 cm de altura. Suas folhas são verdes, lisas na página superior e recortadas em segmentos afilados. As inflorescências do tipo capítulo são semelhantes às das margaridas, com centro amarelo e corola simples de pétalas brancas. A floração ocorre na primavera e verão. A camomila é uma planta versátil, com muitas qualidades e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Ela pode ser utilizada no paisagismo, na formação de maciços e bordaduras, em grupos e conjuntos com outras plantas, assim como em vasinhos e jardineiras. A camomila prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem a outros climas desde que não seja muito quente. Ela adiciona um ar alegre e campestre aos canteiros, quebrando a austeridade, com seu aspecto singelo e seu perfume delicado e doce. É erva indispensável na horta de medicinais e aromáticas. A camomila exerce papel repelente de insetos e ácaros e torna-se uma excelente companheira para outras plantas.


Colheita


Flores: Quando estiverem completamente abertas, em dia seco e com sol.


Secagem


Flores: Ao ar livre, em local sombreado e bem ventilado, ou em secador, com temperatura máxima de 35ºC.



Propriedades Terapêuticas

  • Calmante. Diminui a ansiedade.

  • Adstringente

  • Digestiva. Combate os gases intestinais.

  • Anti-séptica.

  • Antialérgica

  • Antiinflamatória

  • Cicatrizante

  • Tônica

  • Refrescante

  • Emoliente

  • Sedativa. Combate a insônia.

  • Anti-espasmódica. Alívio das cólicas intestinais, cólicas do aparelho digestivo, em especial, as dos bebês. Também indicado para aliviar cólicas menstruais.


Ela é um sedativo excelente, suave,útil e seguro para crianças. Com sua ação relaxante, contribui em casos de ansiedade e insônia. Em geral abranda indigestão e inflamações, como gastrite. Do mesmo modo, pode-se usa-la como enxágue bucal para tratar inflamações na boca, como gengivite, e para banhar inflamações nos olhos. Como gargarejo, alivia dores de garganta. Como inalação em banho de vapor, acelera a recuperação de catarros nasais. Como carminativa com propriedades relaxantes, ameniza flatulência e desconforto dispéptico.


Seu uso inclui doenças gastrointestinais, lesões e problemas cutâneos, como a psoríase, eczema e acne, para melhorar a febre, bronquite, tosse e resfriado comum, e serve, até mesmo, para os sintomas da menopausa. Ela tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago. A infusão de camomila deve ser preparada com água quente, mas não muito quente, para evitar danificar as propriedades da planta.


Cientificamente, já é comprovado que a camomila apresenta atividade antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória, antidepressiva, angiogênica, anticarcinogênica, antidiarreica, além de ter ação na síndrome pré-menstrual, nas desordens gastrointestinais, efeitos cicatrizantes, antidiabéticos, hepatoprotetores e benefícios para pacientes com osteoartrite do joelho.



Propriedades Cosméticas


Externamente, acelera a cura de feridas e reduz inchaço devido a inflamações podendo ser utilizada em forma de compressas na área afetada. Higieniza a pele. O chá pode ser usado como demaquilante, ou seja, para retirar a maquiagem com algodão embebido no mesmo. É um adstringente natural e não agride ou irrita a pele mesmo as sensíveis e ainda tonifica. Banhos aromáticos com as flores da camomila acalma e faz bem para pele.



Sugestão de uso

  • Afecções orais: O bochecho da camomila é realizado através de infusão (chá). Este tem sido utilizado em afecções orais relacionadas a processos inflamatórios e/ou infecciosos, principalmente nas estomatites, gengivites, aftas e na halitose.

  • Contra insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir ansiedade. Também a infusão com camomila é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insônia.

  • Relaxar músculos: A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina. A glicina é um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos musculares.

  • Banho calmamente e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira e ideal para acalmar a agitação dos bebes para fazer um sono tranqüilo.

  • Suavizante na pele: O óleo de camomila e um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.

  • Para aliviar dores: Ingerir o chá de camomila é ótimo para aliviar dores de cabeças por suas propriedades calmantes e analgésicas.

  • Desconfortos Menstruais: Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou a capacidade da camomila para aliviar cólicas e dores menstruais. Como já mencionado, a camomila é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante que alivia a dor. Pode-se beneficiar da camomila através de escalda pés, ingerindo infusão da flores, compressas ou banhos terapêuticos se tiver as flores. Caso tiver o óleo essencial pode colocar em um óleo vegetal e realizar massagens na região do útero para aliviar os desconfortos. Outra idéia é colocar no difusor para absorver pela inalação.

  • Cabelos loiros: O chá natural é usado para realçar o dourado dos cabelos loiros. Fazer a infusão das flores e banhar os cabelos ou misturar com uma mascara capilar.

  • Olheiras e Inchaço nos olhos: Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos.

  • Combater resfriados e gripes: A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

  • Infecção urinária e candidiase: Banho de assento é muito indicado para desequilíbrios no trato urinário e vaginais. Aqueça 1 litro de água e coloque em uma bacia com 20g de camomila. Espere um momento até a água amornar e sente na bacia. Pode adicionar uma colher de sopa de vinagre de maça orgânico. Fique por 20 a 30 minutos.



A sua saúde em boas mãos.


Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)


Referências Bibliográficas:

Material da Florien

Revisão bibliográfica Scielo, Green Me, artigos Google.

O guia completo das Plantas Medicinais, David Hoffmann.

LORENZI, H. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas.

ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y nutracéuticos. Ed. Corpus, 2004.

711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page