top of page

Dica Saudável | Óleo Essencial de Cipreste



Aromaterapia é um ciência milenar que estuda a aplicação dos óleos essenciais nos seres humano para harmonizar desequilíbrios físicos e emocionais. Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos. Devido a suas propriedades, diversos óleos essenciais possuem grande potencial de aplicação na área da saúde.


Hoje na Dica Saudável iremos trazer mais um óleo essencial e seus benefícios, o Cipreste!



Como atuam os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são naturais, voláteis, extremamente concentrados. Penetram em nosso organismo através do sistema respiratório (inalação, aroma, e spray ambiental) e da pele diluídos em bases vegetais (massagem, banho, compressas, escalda pés, pós-banho, pós-depilatório) sendo completamente absorvidos pelo organismo. Devido à riqueza de componentes químicos, possuem diversas propriedades terapêuticas que nos beneficiam aumentando o nosso sistema imunológico e são excelentes preventivos de doenças. Os componentes químicos de cada óleo essencial estimulam a produção das substâncias responsáveis pela recuperação e equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e energética.

As culturas mais antigas valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas. A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade.

Registros procedentes do Oriente mostram que destilarias primitivas já eram empregadas há 5.000 anos, embora provavelmente produzissem loções em vez de óleos essenciais.

Hipócrates, considerado “o pai da medicina”, utilizava fumigações aromáticas para erradicar a praga de Atenas, e os soldados romanos se fortaleciam em banhos aromáticos e massagens. No entanto, as tradições aromáticas mais interessantes pertencem aos antigos egípcios. Médicos do mundo todo iam ao Egito aprender a cura pelos aromas com os mestres de então.



Óleo essencial de Cipreste possui nome cientifico Cupressus sempervirens.


Tipo de Extração: O Óleo Essencial de Cipreste é extraído das folhas e ramos da Cupressus sempervirens pelo processo de Destilação à vapor.


Nota Aromática: Média para básica. Aroma: Amadeirado e levemente picante, mas refrescante. Mistura-se Bem Com: Artemísia, Bergamota, Gerânio, Sálvia Esclaréia, Laranja, Tília, Lavanda, limão , camomila, alecrim, sândalo e manjerona.



História da planta


Semprervirens derivado do latim: “sempre verde”. Na cultura popular, acredita-se que essa árvore é responsável por “cuidar” e “proteger” a alma dos mortos. Considerada a planta guardiã da vida eterna.


Os antigos dedicaram essa planta à Plutão, deus do império dos mortos, por isso na Europa é de costume plantar cipreste na entrada dos cemitérios, em reverencia a ressureição, ao autoperdão e ao poder de amparo à dor da perda.


O cipreste também teve muitas aplicações práticas. Os fenícios e cretenses, por exemplo, usavam a madeira para construir casas e embarcações. Os egípcios empregavam-no na confecção de sarcófagos e em diversas aplicações medicinais. Os gregos consideravam-no um ótimo material para esculpir as estátuas de seus deuses, talvez pelo fato de a madeira não se decompor facilmente, de onde vem o nome Sempervirens – que vive para sempre. O cipreste também já foi um ingrediente de medicamentos para combater a coqueluche em crianças.


Hoje, é muito usado na perfumaria, especialmente na elaboração de perfumes masculinos e ainda é queimado no Tibete como incenso purificador.



Aspectos Botânicos

O cipreste é uma conífere que pertence a família Cupressaceae, originária das regiões mediterrâneas.É uma árvore perene, alta, de forma cônica. Como sempre-verde, o cipreste tem um tronco duro e resistente de tom amarelo-avermelhado com pinhas de tonalidade marrom-acinzentada. Parece que, uma vez cortada, a planta não cresce novamente, embora as folhas e os galhos demorem mais a morrer que os de outras espécies.Pode crescer até uma altura de 24 metros, as flores machos são pequenas; as fêmeas são de um verde brilhante e crescem em cones ovóides.

Principais Compostos Sabinol (álcool); furfurol (aldeído); acetato terpenílico (éster), canfeno; mirceno (2,8%); alfa-pinieno (50,7%); beta-pineno (1,0%); limoneno (3,0%) e silvestreno (terpenos), linalool (0,07%), cedrol (5,35%), cadineno (1,7%), etc


O Óleo essencial de Cipreste é obtido através da destilação de galhos e folhas da árvore sempre viva Cipreste Cupressus sempervirens.



Beneficios do Óleo Essencial de Cipreste

Palavras chave: tônico, adstringente, sistema circulatório venoso, sistema linfático, diurético, pernas, edemas, hemorróidas, celulite, tendinite, dores, reumatismo, gengivite, antisséptico aéreo, antigripal, purificador.


Com odor refrescante, balsâmico, doce e picante, este óleo pode ser considerado o “Rei da estética” no mundo da aromaterapia. Isso devido as suas inúmeras funções nos cuidados com corpo, rosto e cabelos!



>> Cabelos: Limpa o couro cabeludo, reduz a oleosidade e auxilia em casos de seborréia.Seu efeito no couro cabeludo está ligado à queda de cabelo e à desintoxicação de produtos químicos nessa área.



>> Rosto: Rejuvenescedor celular (desde os tempo de Cleópatra), antiflamatório, adstringente e secativo, excelente para os casos de pele envelhecida, acne severa e pele oleosa. Na face age como tônico, ajudando a melhorar o tônus da pele, sendo usado também no tratamento contra flacidez e rugas. Acrescentar este óleo no seu creme hidratante natural preferido pode ser uma ideia interessante. Afinal, o mesmo irá proteger o tecido cutâneo, mantendo a hidratação, a firmeza e a saúde da pele. Por fim, utilizar o óleo essencial de cipreste nos cosméticos para cuidar da pele faz com que a oleosidade fique equilibrada. O óleo agirá na nutrição da pele e manterá as glândulas sebáceas em um funcionamento mais adequado.



>> Corpo: No corpo é tônico, desisntoxicante, renovador e equilibrante, muito adequado a quer quer retomar a a prática de atividades físicas, além de ser excelenete em tendinites e inchaços provocados por pancadas. Nos membros inferiores, fortalece a circulação e estimula a eliminação de toxinas. Nos pés, age como regulador do suor e de odores nos pés e sapatos.É um óleo depurativo, auxilia na limpeza em casos de gordura no fígado, emulsificador de células de gordura, diminui o colesterol LDL, diurético, digestivo, estimula a circulação sanguínea e linfática, reduz edema e hematomas – sendo a sua utilização indispensável nos casos de pós cirúrgicos. É excelente no combate à celulite e à gordura localizada, pois ele drena as toxinas liberadas durante tratamentos com equipamentos de eletroestética ou massagens modeladoras. Outro benefício que o óleo essencial de cipreste proporciona para a nossa saúde é o seu efeito cicatrizante e coagulante. Ele acelera a regeneração cutânea nos casos de pequenos cortes e lesões. Compressas com o óleo auxiliam na cicatrização de feridas.


Dessa forma, o tecido da pele se recupera muito mais rápido, reduzindo possíveis sangramentos excessivos. Porém, tenha cuidado: nunca aplique o óleo essencial diretamente na ferida, ok? Porque o óleo pode ser nocivo à saúde se aplicado diretamente.



Aplicações gerais

O óleo de cipreste é considerado um grande descongestionante linfático, venoso e prostático, indicado para o tratamento de edemas nos membros inferiores, em escalda-pés mornos, e no tratamento de hemorróidas internas e externas, auxiliando em banhos de assento. É um óleo tônico, neurotônico, enterotônico, anti infeccioso, antibacteriano e antimicrobiano; sua ação descongestionante auxilia na purificação do organismo em relação aos liquidos circulantes, como linfa e sangue venoso.


Esse óleo deve ser selecionado para os tratamentos da má circulação e de intoxicações decorrentes de má circulação, sendo ótimo para massagens tônicas e estimulantes, principalmente para drenagens linfáticas pré e pós cirúrgicas. É também um excelente óleo para o alivio de dores recorrentes de traumas, pancadas ou provocadas por tensão nervosa, pois atua como supressor do sistema nervoso, aliviando dores e relaxando a musculatura.


Capaz de relaxar os músculos, é uma alternativa interessante nos casos de câimbras e cólicas dos mais diversos tipos.Para isso, basta uma compressa de água quente com algumas gotinhas do óleo e você já sentirá um alívio quase que instantâneo nas dores musculares.


Outro benefício que o óleo essencial de cipreste proporciona para a nossa saúde é o seu efeito cicatrizante e coagulante. Ele acelera a regeneração cutânea nos casos de pequenos cortes e lesões. Compressas com o óleo auxiliam na cicatrização de feridas.


Dessa forma, o tecido da pele se recupera muito mais rápido, reduzindo possíveis sangramentos excessivos. Porém, tenha cuidado: nunca aplique o óleo essencial diretamente na ferida, ok? Porque o óleo pode ser nocivo à saúde se aplicado diretamente.


No trato respiratório, age contra gripes e convalescença, é antisséptico, anti infeccioso e antigripal. As mesmas propriedades que revigoram o corpo como um todo são capazes de tratar problemas respiratórios, fazendo com que a respiração seja facilitada, principalmente em casos de obstruções por sinusite ou tosses.


O efeito expectorante também é notado, desobstruindo as vias respiratórias e expulsando os agentes nocivos que causam a congestão nasal e pulmonar.

É muito utilizado em massagens e inalações para tratar doenças e infecções na pele e no aparelho respiratório.


Além de expulsar os agentes nocivos do nosso organismo, o óleo ainda proporciona uma barreira protetora contra novos invasores.


Excelente como purificador da atmosfera e do ambiente contra vírus e bactérias.Trata-se de um óleo essencial que atua no organismo como um todo, sempre purificando e fortalecendo.



Mas os benefícios do óleo essencial de Cipreste não param por aí…

No emocional, auxilia em casos de mudanças, gera força e quietude ideal para aqueles que desejam mudar os hábitos alimentares.

Simboliza a vida longa, a imortalidade da alma, a incorruptibilidade e pureza da alma.

Purifica o campo energético, aumenta o nível de energia e cria sentimentos de segurança.


O cipreste simboliza a Morte e o Renascimento. É considerado um óleo consolador, fortalecendo nos momentos de ruptura. Trabalha todos os tipos de perdas, desapegos, luto e morte, auxiliando na transição. Como, por exemplo, em mudança de emprego ou residência, términos de relascimentos, etc.Também pode ajudar no isolamentos, para pessoas que ficam muito isoladas.


Seu aroma é confortante, tônico do sistema nervoso, diminuindo a ansiedade e o medo, aumentando a confiança, a introspecçao e a capacidade de concentração. Em tratamentos holisticios, devemos considerá-lo um agente de limpeza do corpo físico, emocional e mental, pois ele troca a energia velha por uma nova.


Pesquisas científicas comprovam que inalações feitas a partir deste óleo essencial proporcionam um equilíbrio mental melhor quando comparado com pessoas que não utilizam este ingrediente natural. Isso porque o corpo absorve o aroma fresco e revigorante, desencadeando um efeito calmante natural.


Como consequência, diminui os quadros de estresse excessivo, além de manter a clareza diante das tarefas cotidianas. O corpo fica energizado e muito mais disposto para seguir a rotina de trabalho diária. Por esse motivo, é muito utilizado na aromaterapia.


Como age como um verdadeiro calmante natural, o óleo essencial de cipreste também é um forte aliado contra quadros de insônia, fazendo com que o repouso seja de maior qualidade e o descanso realmente fortaleça o organismo.


A partir da inalação você já notará noites mais tranquilas e sem interrupções no sono, além de acordar com muito mais energia e disposição.



Dicas de uso!


Há muitas maneiras de usar os óleos essenciais: em creme,s óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda pés, argilas, inalações, etc. Em aromatizadores ambiente, de porcelana, difusor elétrico ou aromatizador pessoal(colar).

  • Durante o banho: O banho de imersão é perfeito para cuidar da pele e manter as toxinas longe do organismo. Além disso, relaxa e proporciona bem estar físico e mental. Para usufruir deste efeito, basta encher a sua banheira com água e acrescentar 15-20 gotinhas do óleo, de maneira bem espalhada.

  • Durante a inalação: A inalação irá tratar o seu corpo de dentro para fora, melhorando o sistema respiratório e lhe dando mais energia e disposição. Para isso, basta aquecer 500 ml de água e acrescentar 4 gotinhas do óleo. Em seguida, inale por cinco minutos o vapor da água, não se esquecendo de manter uma distância segura para não se queimar, ok?

  • Durante as massagens: As massagens são essenciais para aliviar cólicas, dores nas articulações e fadiga muscular. Para isso, lembre-se de sempre diluir uma gotinha do óleo essencial a cada colher de sopa de um óleo vegetal de base. Depois é só massagear, mais ou menos suavemente, a região que preferir.

  • Durante compressas: No caso de compressas, certifique-se de acrescentar 1 gotinha do óleo essencial de cipreste para cada 300 ml de água. A compressa pode ser feita com um paninho mergulhado na mistura, ou com uma bolsa térmica própria para esta finalidade.

  • Para obter os benefícios capilares desse óleos essencial podemos utilizar ele adicionando a mascaras de hidratação, usando 1 gota por colher de sopa de creme ou óleo vegetal.



Cuidados e precauções!


Não usar puro sobre a pele. Usar sempre diluído (como em óleo vegetal ou em cases cosméticas neutras). Usar sempre em baixa dosagem. Não usar em grávidas ou crianças e bebes. Contra indicado em caso de cistos ou nódulos.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)


7.109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page