top of page

Dica Saudável | Óleo Essencial de Cipreste



Aromaterapia é um ciência milenar que estuda a aplicação dos óleos essenciais nos seres humano para harmonizar desequilíbrios físicos e emocionais. Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos. Devido a suas propriedades, diversos óleos essenciais possuem grande potencial de aplicação na área da saúde.


Hoje na Dica Saudável iremos trazer mais um óleo essencial e seus benefícios, o Cipreste!



Como atuam os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são naturais, voláteis, extremamente concentrados. Penetram em nosso organismo através do sistema respiratório (inalação, aroma, e spray ambiental) e da pele diluídos em bases vegetais (massagem, banho, compressas, escalda pés, pós-banho, pós-depilatório) sendo completamente absorvidos pelo organismo. Devido à riqueza de componentes químicos, possuem diversas propriedades terapêuticas que nos beneficiam aumentando o nosso sistema imunológico e são excelentes preventivos de doenças. Os componentes químicos de cada óleo essencial estimulam a produção das substâncias responsáveis pela recuperação e equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e energética.

As culturas mais antigas valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas. A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade.

Registros procedentes do Oriente mostram que destilarias primitivas já eram empregadas há 5.000 anos, embora provavelmente produzissem loções em vez de óleos essenciais.

Hipócrates, considerado “o pai da medicina”, utilizava fumigações aromáticas para erradicar a praga de Atenas, e os soldados romanos se fortaleciam em banhos aromáticos e massagens. No entanto, as tradições aromáticas mais interessantes pertencem aos antigos egípcios. Médicos do mundo todo iam ao Egito aprender a cura pelos aromas com os mestres de então.



Óleo essencial de Cipreste possui nome cientifico Cupressus sempervirens.


Tipo de Extração: O Óleo Essencial de Cipreste é extraído das folhas e ramos da Cupressus sempervirens pelo processo de Destilação à vapor.


Nota Aromática: Média para básica. Aroma: Amadeirado e levemente picante, mas refrescante. Mistura-se Bem Com: Artemísia, Bergamota, Gerânio, Sálvia Esclaréia, Laranja, Tília, Lavanda, limão , camomila, alecrim, sândalo e manjerona.



História da planta


Semprervirens derivado do latim: “sempre verde”. Na cultura popular, acredita-se que essa árvore é responsável por “cuidar” e “proteger” a alma dos mortos. Considerada a planta guardiã da vida eterna.


Os antigos dedicaram essa planta à Plutão, deus do império dos mortos, por isso na Europa é de costume plantar cipreste na entrada dos cemitérios, em reverencia a ressureição, ao autoperdão e ao poder de amparo à dor da perda.


O cipreste também teve muitas aplicações práticas. Os fenícios e cretenses, por exemplo, usavam a madeira para construir casas e embarcações. Os egípcios empregavam-no na confecção de sarcófagos e em diversas aplicações medicinais. Os gregos consideravam-no um ótimo material para esculpir as estátuas de seus deuses, talvez pelo fato de a madeira não se decompor facilmente, de onde vem o nome Sempervirens – que vive para sempre. O cipreste também já foi um ingrediente de medicamentos para combater a coqueluche em crianças.


Hoje, é muito usado na perfumaria, especialmente na elaboração de perfumes masculinos e ainda é queimado no Tibete como incenso purificador.



Aspectos Botânicos

O cipreste é uma conífere que pertence a família Cupressaceae, originária das regiões mediterrâneas.É uma árvore perene, alta, de forma cônica. Como sempre-verde, o cipreste tem um tronco duro e resistente de tom amarelo-avermelhado com pinhas de tonalidade marrom-acinzentada. Parece que, uma vez cortada, a planta não cresce novamente, embora as folhas e os galhos demorem mais a morrer que os de outras espécies.Pode crescer até uma altura de 24 metros, as flores machos são pequenas; as fêmeas são de um verde brilhante e crescem em cones ovóides.

Principais Compostos Sabinol (álcool); furfurol (aldeído); acetato terpenílico (éster), canfeno; mirceno (2,8%); alfa-pinieno (50,7%); beta-pineno (1,0%); limoneno (3,0%) e silvestreno (terpenos), linalool (0,07%), cedrol (5,35%), cadineno (1,7%), etc


O Óleo essencial de Cipreste é obtido através da destilação de galhos e folhas da árvore sempre viva Cipreste Cupressus sempervirens.



Beneficios do Óleo Essencial de Cipreste