Óleo de semente de uva
Nome científico: Vitis vinifera L.
Sinonímia científica: Vitis sativa L. Nome popular: Uva, no Brasil; Grape e Grapevine, em inglês; Vid, Uva, em espanhol; Vite, na Itália; Weinstock, na Alemanha; Vigne Rouge e Vigne Cultiveé, na França.
Família: Vitaceae.
Parte Utilizada: Semente.
Composição Química:
Flavonóides: catequina, epicatequina, galocatequina, quercetina e seus glicosídeos quercitrina e isoquercitrina;
Taninos Condensados, Procianidinas, Antocianidinas e Leucocianidinas;
Ácidos Orgânicos: ácidos tartárico e málico, que representam 90% dos ácidos totais;
Vitaminas: vitamina C, riboflavina, carotenóides, tiamina, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fólico e niacina;
Enzimas: invertase, pectina esterase, peroxidase, polifenol oxidase e ácido ascórbico oxidase;
Carboidratos: entre 10 e 20% glicose e frutose;
Compostos Nitrogenados: aminoácidos, peptídeos e proteínas;
Ácidos Voláteis: ácido hidroxioleanóico, alfa e betaamirina, taraxerol, taraxasterol, ácido ursólico, etc.
Ácidos Graxos Insaturados: 5 a 20%.
O óleo de semente de uva é feito a partir da semente do fruto da videira, uma planta da família das vitáceas, que possui tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.
Essa semente é proveniente da mesma uva utilizada para a fabricação de vinho, sucos e alimentos, tendo o fruto inteiro propriedades benéficas à nossa saúde. Para extrair o óleo de semente de uva é necessário primeiramente triturar a semente, para depois prensá-la a frio. Já falamos sobre esse processo em outras Dicas Saudáveis, sendo o mais recomendável para conservar as propriedades do óleo que se deseja. Também é importante ressaltar que é um processo demorado e custoso, já que, para produzir um litro de óleo, são consumidos quase 200 kg de semente de uva. Mas o resultado final é um óleo de altíssima qualidade e pureza.
O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. O ácido linoleico ou ômega 6 é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas.
Indicações farmacológicas
Atividades: antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anticarcinogênica, hipolipemiante, protetor cardiovascular, protetor renal, preventivo da arteriosclerose e no rejuvenescimento da pele.
A presença desses componentes no óleo de semente de uva puro faz com que ele possa ser utilizado para várias finalidades.
Beneficios para pele
Face: Área facial total, rugas, machas, asperezas, ressecamentos, hidratação, umectação, drenagem linfática, nutrição, vitalização, base universal para uso de óleos essenciais, flexibilidades.
Corpo: penetração média/ rápida, drenagem linfática, ultrassom, endermoterapida, alta freqüência, massagem hidratante, maciez, hidratação, umectação, base universal para uso de óleos essenciais, hipoalergenico, antiestrias, flexibilidade, tônus, proteção.
Pés e mãos: hidratação, regeneração, umectação, proteção, unhas, cutículas.
É um óleo com elevado teor de vitamina E ( cerca de 1g/1kg de óleo), ácidos linoléico, oléico e palmítico, substancias reponsaveis pela regeneração e manutenção da pele, principalmente por sua flexibilidade. É empregado em massagens corporais completas e em áreas grandes do corpo que necessitem de bastante oleo para melhor deslizamento na epiderme.É o óleo preferido dos profissionais de estética corporal e massoterapia.
O óleo de semente de uva serve como hidratante para o corpo devido à sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido sua composição, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. É um óleo indicado para se utilizar para hidratação do ventre durante a gravidez.
Ele também é muito utilizado para peles que tendem a ter acne e produção excessiva de óleo; ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem. A presença desses componentes no óleo de semente de uva puro faz com que ele possa ser utilizado para várias finalidades. O óleo de semente de uva serve como hidratante para o corpo devido à sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido à alta concentração de tocoferol, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. Ele também é muito utilizado para peles que tendem a ter acne e produção excessiva de óleo; ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem corporal e facial.
É um óleo não comedogenico
Essa é uma característica interessante ao se escolher o óleo que melhor irá se adaptar a nossa pele. Para isso, achamos uma tabela no blog da Flora Fiora que traz os óleos e seus graus de comedogenidade, explicando um pouco mais o que isso significa.
O que são Comedogênicos?
Um produto ser comedogênico significa que ele causa a obstrução dos poros e assim, aumenta as chances de cravos e espinhas, logo, os produtos não-comedogênicos são aqueles que não bloqueiam os poros e podem ser usados tranquilamente em peles oleosas. Sendo assim, para peles com acne e oleosas, os comedogênicos devem ser evitados sempre!
Existem diversas tabelas de produtos comedogênicos, grande parte dos materiais de pesquisa está em inglês e usam uma tabela de níveis de 0 a 5 sendo 0 para produtos que não entopem os poros e 5 os produtos com alto fator comedogênico. Os produtos de até nível 2 (Moderadamente Baixo) são considerados não-comedogênicos e seguros para uso em peles oleosas.
Tabela de Comedogênicos
0 – Não causa obstrução dos poros 1 – Baixo nível 2 – Moderadamente baixo 3 – Moderado 4 – Razoavelmente Alto 5 – Alto
Óleo de Argan – 0
Óleo de Cártamo – 0
Manteiga de Karité – 0
Óleo de Calêndula – 1
Óleo de Rosa Mosqueta – 1
Óleo de Rícino – 1
Cera de Candelila – 1
Cera de Carnaúba – 1
Óleo de Maracujá – 1-2
Óleo de Castanha do Pará – 2
Óleo de Cereja – 2
Manteiga de Manga – 2
Óleo de Manga – 2
Óleo de Amêndoas – 2
Óleo de Damasco – 2
Óleo de Cânfora – 2
Óleo de Prímula – 2
Óleo de Semente de Uva – 2
Óleo de Jojoba – 2
Óleo de Oliva – 2
Óleo de Girassol – 2
Óleo de Gergelim – 2-3
Óleo de Abacate – 2-3
Óleo de Macadâmia – 2-3
Óleo de Cenoura – 3-4
Manteiga de Cacau – 4
Óleo de Coco – 4
Óleo de Palma – 4
Óleo de Gérmen de Trigo – 4-5
Essa tabela não esta completa, mas já nos traz uma ideia que de óleo ou manteiga escolher quando possuímos uma pele mais oleosa e com tendência a acne. Então se você tem a pele oleosa evite os produtos com nível 3 a 5 e procure utilizar os Óleos e Manteigas indicados até o nível 2 como o Óleo de Argan, Óleo de Semente de Uva, Óleo de Rosa Mosqueta e assim por diante.
Beneficios para o Cabelo: Pontas ressecadas, hidratação
Desde 1930 o óleo vegetal de semente de uva vem sendo usado como óleo cosmetivel. Alemanha, França e Itália foram os primeiros países a se beneficiarem a Semente de Uva, enquanto que na América do Sul foram Argentina e Chile. Os maiores produtoes mundiais de óleo de Semente de Uva são os Estados Unidos, Espanha e Itália. Devido às suas excepcionais qualidades, o óleo pode substituir praticamente todos os óleos vegetais tradicionalmente consumidos.
O óleo também traz benefícios aos cabelos: é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços, além de se destacar pela sua capacidade de auxiliar no crescimento capilar. Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os "flocos de pele" do couro cabeludo, mantendo-o hidratado. Você pode misturar o óleo ao xampu ou apenas massagear o couro cabeludo com o óleo puro. Pode ser utilizada uma sinergia de óleos essenciais para potencilizar os benefícios do óleo vegetal, utilizando-o como carreador.
Veja mais aqui.
Benefícios para o organismo
Desde 1930 o óleo vegetal de semente de uva vem sendo usado como óleo cosmetivel. Alemanha, França e Itália foram os primeiros países a se beneficiarem a Semente de Uva, enquanto que na América do Sul foram Argentina e Chile. Os maiores produtoes mundiais de óleo de Semente de Uva são os Estados Unidos, Espanha e Itália. Devido às suas excepcionais qualidades, o óleo pode substituir praticamente todos os óleos vegetais tradicionalmente consumidos.
O Óleo de Semente de Uva apresenta cor amarelo esverdeado, sabor agradável e odor suave característico. O Óleo de Semente de Uva possui a característica de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de doenças vasculares. Ele apresenta altos índices de ácido linoleico (conhecido como Ômega 6) e é altamente rico em tocoferol (vitamina E – antioxidante).
Há inúmeras vantagens ao se usar o óleo de semente de uva. Entretanto, antes de utilizá-lo, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de componentes que possam ser nocivos. Normalmente, produtos que contêm esse óleo podem possuir substâncias prejudiciais, como parabenos, a fim de aumentar a qualidade e durabilidade do produto. Ou também vir adulterados com outros óleo vegetais mais baratos ou até óleo mineral. Sendo assim, utilize sempre o óleo de semente de uva na forma pura, conferindo os rótulos e embalagens para evitar o risco de contaminação e o contato com qualquer tipo de química nociva.
Descarte do óleo de semente de uva
Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento nos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.
Receitas com óleo de semente de uva
Sinergias para óleo de massagem corporal com óleo vegetal de semente de uva
Relaxamento mental
10ml de oloe vegetal de semente de uva
3 gotas de oleo essencial de lavanda francesa
2 gotas de oleo essencial de laranja doce
1 gota de oleo essencial de olibano
*A laranja doce é fotossensível. Não se expor ao sol após aplicar essa mistura. Também indicado para tensão, relaxamento fisico e ansiedade)
Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, de preferência âmbar, misture o óleo vegetal ao óleo essencial.Aplique no corpo, fazendo uma automassagem.
Tensão pré menstrual
10ml de óleo vegetal de semente de uva
1 gotas de óleo essencial salvia esclareia
2 gotas de óleo essencial de petit grain
2 gotas de óleo essencial de ylang ylang
2 gota de óleo essencial de lavanda francesa
Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, de preferência âmbar, misture o óleo vegetal ao óleo essencial.Aplique na região do ventre e nas solas dos pés, fazendo uma automassagem.
Energia- Fisica
10ml de oleo vegetal de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de alecrim
3 gotas de oleo essencial de eucalipto globulus
2 gotas de oleo essencial de laranja doce
*A laranja doce é fotossensível. Não se expor ao sol após aplicar essa mistura.
Anti acne
10ml de óleo vegetal de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de lavanda
3 gotas de óleo essencial de melaleuca
1 gota de óleo essencial de tomilho
Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, de preferência âmbar, misture o óleo vegetal ao óleo essencial. Aplique no corpo, fazendo uma automassagem.
Sinergia com técnicas de Geoterapia para peeling facial físico natural
Mascara de argila para revitalização
15g de argila vermelha
Água thermal de gerânio
Em um recipiente de vidro, porcelana ou madeira pese a argila e vá adicionando a água thermal até formar uma mistura nem muito dura, nem muito mole. Fica parecendo uma maionese, fácil e suave de aplicar no rosto. Antes de aplicar, lave bem a pele para melhor receber os minerais e benefícios da argila e da água thermal. Fique com ela por pelo menos 15 minutos, lembrando de ir umedecendo com a ajuda da água thermal para não ressecar a pele em excesso.
Óleo finalizador:
2ml de óleo vegetal de semente de uva
1 gota de óleo essencial de palmarosa
10ml de óleo de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de gerânio
2 gotas de óleo essencial de cedro
1 gota de óleo essencial de olibano
Bibliografia
Material fornecedor | Florien
Green.me
Blog Flora Fiona
Artigos Scielo
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: Articulista Natália F. Jonas ( Instagram @nfeksa)