top of page

Dica Saudável | Óleo de Semente de Uva


Óleo de semente de uva


Nome científico: Vitis vinifera L.

Sinonímia científica: Vitis sativa L. Nome popular: Uva, no Brasil; Grape e Grapevine, em inglês; Vid, Uva, em espanhol; Vite, na Itália; Weinstock, na Alemanha; Vigne Rouge e Vigne Cultiveé, na França.

Família: Vitaceae.

Parte Utilizada: Semente.

Composição Química:

  • Flavonóides: catequina, epicatequina, galocatequina, quercetina e seus glicosídeos quercitrina e isoquercitrina;

  • Taninos Condensados, Procianidinas, Antocianidinas e Leucocianidinas;

  • Ácidos Orgânicos: ácidos tartárico e málico, que representam 90% dos ácidos totais;

  • Vitaminas: vitamina C, riboflavina, carotenóides, tiamina, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fólico e niacina;

  • Enzimas: invertase, pectina esterase, peroxidase, polifenol oxidase e ácido ascórbico oxidase;

  • Carboidratos: entre 10 e 20% glicose e frutose;

  • Compostos Nitrogenados: aminoácidos, peptídeos e proteínas;

  • Ácidos Voláteis: ácido hidroxioleanóico, alfa e betaamirina, taraxerol, taraxasterol, ácido ursólico, etc.

  • Ácidos Graxos Insaturados: 5 a 20%.


O óleo de semente de uva é feito a partir da semente do fruto da videira, uma planta da família das vitáceas, que possui tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.


Essa semente é proveniente da mesma uva utilizada para a fabricação de vinho, sucos e alimentos, tendo o fruto inteiro propriedades benéficas à nossa saúde. Para extrair o óleo de semente de uva é necessário primeiramente triturar a semente, para depois prensá-la a frio. Já falamos sobre esse processo em outras Dicas Saudáveis, sendo o mais recomendável para conservar as propriedades do óleo que se deseja. Também é importante ressaltar que é um processo demorado e custoso, já que, para produzir um litro de óleo, são consumidos quase 200 kg de semente de uva. Mas o resultado final é um óleo de altíssima qualidade e pureza.


O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. O ácido linoleico ou ômega 6 é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas.



Indicações farmacológicas


Atividades: antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anticarcinogênica, hipolipemiante, protetor cardiovascular, protetor renal, preventivo da arteriosclerose e no rejuvenescimento da pele.


A presença desses componentes no óleo de semente de uva puro faz com que ele possa ser utilizado para várias finalidades.



Beneficios para pele

Face: Área facial total, rugas, machas, asperezas, ressecamentos, hidratação, umectação, drenagem linfática, nutrição, vitalização, base universal para uso de óleos essenciais, flexibilidades.


Corpo: penetração média/ rápida, drenagem linfática, ultrassom, endermoterapida, alta freqüência, massagem hidratante, maciez, hidratação, umectação, base universal para uso de óleos essenciais, hipoalergenico, antiestrias, flexibilidade, tônus, proteção.


Pés e mãos: hidratação, regeneração, umectação, proteção, unhas, cutículas.

É um óleo com elevado teor de vitamina E ( cerca de 1g/1kg de óleo), ácidos linoléico, oléico e palmítico, substancias reponsaveis pela regeneração e manutenção da pele, principalmente por sua flexibilidade. É empregado em massagens corporais completas e em áreas grandes do corpo que necessitem de bastante oleo para melhor deslizamento na epiderme.É o óleo preferido dos profissionais de estética corporal e massoterapia.


O óleo de semente de uva serve como hidratante para o corpo devido à sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido sua composição, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. É um óleo indicado para se utilizar para hidratação do ventre durante a gravidez.


Ele também é muito utilizado para peles que tendem a ter acne e produção excessiva de óleo; ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem. A presença desses componentes no óleo de semente de uva puro faz com que ele possa ser utilizado para várias finalidades. O óleo de semente de uva serve como hidratante para o corpo devido à sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido à alta concentração de tocoferol, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. Ele também é muito utilizado para peles que tendem a ter acne e produção excessiva de óleo; ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem corporal e facial.



É um óleo não comedogenico


Essa é uma característica interessante ao se escolher o óleo que melhor irá se adaptar a nossa pele. Para isso, achamos uma tabela no blog da Flora Fiora que traz os óleos e seus graus de comedogenidade, explicando um pouco mais o que isso significa.



O que são Comedogênicos?


Um produto ser comedogênico significa que ele causa a obstrução dos poros e assim, aumenta as chances de cravos e espinhas, logo, os produtos não-comedogênicos são aqueles que não bloqueiam os poros e podem ser usados tranquilamente em peles oleosas. Sendo assim, para peles com acne e oleosas, os comedogênicos devem ser evitados sempre!


Existem diversas tabelas de produtos comedogênicos, grande parte dos materiais de pesquisa está em inglês e usam uma tabela de níveis de 0 a 5 sendo 0 para produtos que não entopem os poros e 5 os produtos com alto fator comedogênico. Os produtos de até nível 2 (Moderadamente Baixo) são considerados não-comedogênicos e seguros para uso em peles oleosas.



Tabela de Comedogênicos


0 – Não causa obstrução dos poros 1 – Baixo nível 2 – Moderadamente baixo 3 – Moderado 4 – Razoavelmente Alto 5 – Alto


  • Óleo de Argan – 0

  • Óleo de Cártamo – 0

  • Manteiga de Karité – 0

  • Óleo de Calêndula – 1

  • Óleo de Rosa Mosqueta – 1

  • Óleo de Rícino – 1

  • Cera de Candelila – 1

  • Cera de Carnaúba – 1

  • Óleo de Maracujá – 1-2

  • Óleo de Castanha do Pará – 2

  • Óleo de Cereja – 2

  • Manteiga de Manga – 2

  • Óleo de Manga – 2

  • Óleo de Amêndoas – 2

  • Óleo de Damasco – 2

  • Óleo de Cânfora – 2

  • Óleo de Prímula – 2

  • Óleo de Semente de Uva – 2

  • Óleo de Jojoba – 2

  • Óleo de Oliva – 2

  • Óleo de Girassol – 2

  • Óleo de Gergelim – 2-3

  • Óleo de Abacate – 2-3

  • Óleo de Macadâmia – 2-3

  • Óleo de Cenoura – 3-4

  • Manteiga de Cacau – 4

  • Óleo de Coco – 4

  • Óleo de Palma – 4

  • Óleo de Gérmen de Trigo – 4-5


Essa tabela não esta completa, mas já nos traz uma ideia que de óleo ou manteiga escolher quando possuímos uma pele mais oleosa e com tendência a acne. Então se você tem a pele oleosa evite os produtos com nível 3 a 5 e procure utilizar os Óleos e Manteigas indicados até o nível 2 como o Óleo de Argan, Óleo de Semente de Uva, Óleo de Rosa Mosqueta e assim por diante.



Beneficios para o Cabelo: Pontas ressecadas, hidratação

Desde 1930 o óleo vegetal de semente de uva vem sendo usado como óleo cosmetivel. Alemanha, França e Itália foram os primeiros países a se beneficiarem a Semente de Uva, enquanto que na América do Sul foram Argentina e Chile. Os maiores produtoes mundiais de óleo de Semente de Uva são os Estados Unidos, Espanha e Itália. Devido às suas excepcionais qualidades, o óleo pode substituir praticamente todos os óleos vegetais tradicionalmente consumidos.


O óleo também traz benefícios aos cabelos: é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços, além de se destacar pela sua capacidade de auxiliar no crescimento capilar. Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os "flocos de pele" do couro cabeludo, mantendo-o hidratado. Você pode misturar o óleo ao xampu ou apenas massagear o couro cabeludo com o óleo puro. Pode ser utilizada uma sinergia de óleos essenciais para potencilizar os benefícios do óleo vegetal, utilizando-o como carreador.


Veja mais aqui.



Benefícios para o organismo

Desde 1930 o óleo vegetal de semente de uva vem sendo usado como óleo cosmetivel. Alemanha, França e Itália foram os primeiros países a se beneficiarem a Semente de Uva, enquanto que na América do Sul foram Argentina e Chile. Os maiores produtoes mundiais de óleo de Semente de Uva são os Estados Unidos, Espanha e Itália. Devido às suas excepcionais qualidades, o óleo pode substituir praticamente todos os óleos vegetais tradicionalmente consumidos.


O Óleo de Semente de Uva apresenta cor amarelo esverdeado, sabor agradável e odor suave característico. O Óleo de Semente de Uva possui a característica de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de doenças vasculares. Ele apresenta altos índices de ácido linoleico (conhecido como Ômega 6) e é altamente rico em tocoferol (vitamina E – antioxidante).


Há inúmeras vantagens ao se usar o óleo de semente de uva. Entretanto, antes de utilizá-lo, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de componentes que possam ser nocivos. Normalmente, produtos que contêm esse óleo podem possuir substâncias prejudiciais, como parabenos, a fim de aumentar a qualidade e durabilidade do produto. Ou também vir adulterados com outros óleo vegetais mais baratos ou até óleo mineral. Sendo assim, utilize sempre o óleo de semente de uva na forma pura, conferindo os rótulos e embalagens para evitar o risco de contaminação e o contato com qualquer tipo de química nociva.



Descarte do óleo de semente de uva

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento nos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.


Receitas com óleo de semente de uva


Sinergias para óleo de massagem corporal com óleo vegetal de semente de uva


Relaxamento mental

  • 10ml de oloe vegetal de semente de uva

  • 3 gotas de oleo essencial de lavanda francesa

  • 2 gotas de oleo essencial de laranja doce

  • 1 gota de oleo essencial de olibano


*A laranja doce é fotossensível. Não se expor ao sol após aplicar essa mistura. Também indicado para tensão, relaxamento fisico e ansiedade)

Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, de preferência âmbar, misture o óleo vegetal ao óleo essencial.Aplique no corpo, fazendo uma automassagem.



Tensão pré menstrual


  • 10ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 1 gotas de óleo essencial salvia esclareia

  • 2 gotas de óleo essencial de petit grain

  • 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang

  • 2 gota de óleo essencial de lavanda francesa


Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, de preferência âmbar, misture o óleo vegetal ao óleo essencial.Aplique na região do ventre e nas solas dos pés, fazendo uma automassagem.



Energia- Fisica

  • 10ml de oleo vegetal de semente de uva

  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim

  • 3 gotas de oleo essencial de eucalipto globulus

  • 2 gotas de oleo essencial de laranja doce


*A laranja doce é fotossensível. Não se expor ao sol após aplicar essa mistura.



Anti acne


  • 10ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda

  • 3 gotas de óleo essencial de melaleuca

  • 1 gota de óleo essencial de tomilho


Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, de preferência âmbar, misture o óleo vegetal ao óleo essencial. Aplique no corpo, fazendo uma automassagem.



Sinergia com técnicas de Geoterapia para peeling facial físico natural


Mascara de argila para revitalização


  • 15g de argila vermelha

  • Água thermal de gerânio


Em um recipiente de vidro, porcelana ou madeira pese a argila e vá adicionando a água thermal até formar uma mistura nem muito dura, nem muito mole. Fica parecendo uma maionese, fácil e suave de aplicar no rosto. Antes de aplicar, lave bem a pele para melhor receber os minerais e benefícios da argila e da água thermal. Fique com ela por pelo menos 15 minutos, lembrando de ir umedecendo com a ajuda da água thermal para não ressecar a pele em excesso.


Óleo finalizador:

  • 2ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 1 gota de óleo essencial de palmarosa

  • 10ml de óleo de semente de uva

  • 3 gotas de óleo essencial de gerânio

  • 2 gotas de óleo essencial de cedro

  • 1 gota de óleo essencial de olibano




Bibliografia


  • Material fornecedor | Florien

  • Green.me

  • Blog Flora Fiona

  • Artigos Scielo

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Articulista Natália F. Jonas ( Instagram @nfeksa)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page