Alecrim e sua alegria
Nome botânico: Rosmarinus Officnalis
Origem: Tunisia, Marrocos e Brasil
Orgão extraído: planta inteira na florescência
Extração: destilação de óleo essencial
Rendimento: de 7 a 10g de óleo essencial por quilo de planta
Caracteristicas: aroma herbal fresco, canforáceo e levemente refrescante
Aspecto: óleo transparente, de incolor a levemente amarelado
Hoje vim falar de uma plantinha muito querida por aqui. Com aroma herbal fresco, canforado e levemente refrescante, a planta do alecrim é um arbusto lenhoso. Embora de pequeno porte, traz grandes benefícios promovendo alegria por onde passa. É ótimo para as pessoas que se encontram sem animo, abatidas e preguiçosas. Vem para trazer força e vitalidade!
O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) pertence à família Lamiaceae. Desde a Antiguidade, tem se destacado por suas propriedades medicinais, condimentares e aromáticas. Atualmente, é amplamente utilizado nas indústrias de alimentos e de medicamentos, principalmente devido às suas propriedades aromática, antioxidante e antimicrobiana.
Os gregos a denominavam “flor por excelência”, e dela se serviam para entretecer suas coroas, com as quais cobriam a cabeça por ocasião de certas festas. O alecrim era queimado nos santuários da Grécia antiga e o seu fumo era utilizado na idade média para desinfetar e também afastar maus espíritos. Nas escolas gregas eram usadas auréolas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar nos exames.
No Caminho de Santiago é bem conhecida a receita de banhar os pés com o chá do “romero” para deixá-los mais fortes, resistentes e com a pele mais rústica, isto para suportar melhor as caminhadas de centenas de quilômetros.
É repelente natural de pragas caseiras, de moscas e borboletas. Colocada nos armários espanta as traças.
Sua origem é mediterrânea mas é cultivada mundialmente, gostando de solos mais arenosos e com boa drenagem. É uma planta medicinal que pode ser usufruída de diversas formas! Pode nos beneficiar através de banho, chá, tempero, escalda pés, óleo essencial e vaporização uterina, por exemplo. A aplicação em banhos e escalda pés favorece todo o sistema circulatório e desintoxica o organismo, sendo recomendada em horários matinais, principalmente para as pessoas que sofrem de problemas circulatórios na região das mãos e pés.
O óleo essencial do alecrim
O óleo essencial de alecrim é usado como conservante na indústria de alimentos devido às suas atividades antioxidante e antimicrobiana (RAŠKOVIĆ et al., 2014) e apresenta também utilização em perfumes, em pomadas, nos shampoos e nos sabonetes (BEGUM et al., 2013).
Seu óleo essencial é extraído através da destilação da planta inteira. É escolhido como tônico, fortalecedor do sistema circulatório, atuando nos musculares e nas articulações (excelente para alongamentos musculares e articulares), estimulando a oxigenação no local da aplicação e fortalecendo a musculatura e a pele.
O óleo essencial de alecrim é estimulante, um óleo para transportar nutrientes e retirar toxinas da pele. Suas propriedades principais são: vasodilatação, capacidade mucolitica, antisséptico e adstringente. Nos cabelos é um óleo que fortalece, ajuda a limpar o bulbo e a melhorar a circulação periférica local.
Também conhecido como óleo do estudante, ele é ótimo em ambiente de trabalho, estudo e concentração.Pessoas convalescentes ou entristecidas recebem o alecrim muito bem, alterando rapidamento o quadro emocional.
Em tratamentos holísticos, o óleo essencial de alecrim deve ser visto como um óleo transformador, que ajuda na tomada de decisões, que dá dinâmica ao dia a dia e estrutura à opinião própria.
Na área emocional, ele usca o vencedor dentro da pessoa, é um óleo para aumentar a autoconfiança, a firmeza e a segurança, e para dar energia e foco.
Ele vem para potencializar o efeitos dos outros óleos,dando suporte para maior penetração na área de aplicação. É muito interessante nos tratamentos da celulite e da gordura localizada, finalidade para a qual deve ser combinado com outros óleos de ação lipolítica, como grapefruit (lipolítico) e o lemongrass(linfático e diurético). Ao final iremos passar uma receita maravilhosa para você fazer em sua casa!
O alecrim ainda é indicado para quem tem pressão baixa (hipotensão), pois aumenta a tensão arterial. Além disso, pode aliviar dores musculares, tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, estafa mental, depressão nervosa, artrite e artrose. O óleo também ajuda a estimular o sistema circulatório e combater a fadiga, a bronquite aguda e crônica e a sinusite. Os povos antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes.
>> Contra-indicações
Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.
A essência do Alecrim pode ser irritante para a pele.
Não deve ser administrado no período de gravidez. (Em altas doses, por via oral, é abortivo).
O uso do alecrim durante a noite pode alterar o sono.
Não se recomenda o uso para prostáticos e pessoas com diarreia.
Convém não esfregar ou massagear diretamente o óleo de alecrim, sempre utilizar diluido.
Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.
>> Superdosagem Seu uso em quantidades exageradas pode causar irritação gastrintestinal. Seu uso prolongado pode resultar em gastroenterites e/ou nefrites.
>> Fitoenergética
Função fitoenergética: acessa os registros akáshicos, libera traumas, medos e outros aspectos negativos registrados no ser, que estão "adormecidos". Gera vontade de mudar e conhecer o novo, incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar.
O Alecrim é um "costurador do Plexo solar".Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. Rudolf Steiner, criador da antroposofia (1918), afirmava que “o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.”
>> Receitas
Alecrim para concentração (ambientes de estudo e trabalho)
6 gotas de óleo essencial de alecrim no difusor ultrassônico ou elétrico. Coloque o difusor no ambiente em que precisa estimular seu foco e concentração e desfrute dos benefícios do alecrim.
1 gota de óleo essencial de alecrim no difusor pessoal. Você pode também carregar sua energia por onde for com seu difusor pessoal, estimulando seu dia e deixando-a mais disposta e alegre.
Alecrim para celulite
30ml de óleo vegetal de semente de uva
2 gotas de óleo essencial de alecrim
6 gotas de óleo essencial de grapefruit
2 gotas de óleo essencial de capim limão
Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adicioná-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.
Sinergias de óleos desintoxicante ( retenção de liquidos)
5ml óleo vegetal de copaíba
20 ml de óleo de abacate
5ml de óleo de gérmen de trigo
2 gotas de oleo essencial de alecrim
4 gotas de oleo essencial de capim limão
3 gotas de oleo essencial de melaleuca
1 gota de oleo essencial de tomilho
Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adiciona-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.
Sinergia estimulante mental
10ml de óleo vegetal de semente de uva
2 gotas de óleo essencial de alecrim
1 gota de óleo essencial de limão siciliano
Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir dessa sinergia aplicando em pulsos, pescoço e no rosto para sentir os aromas dos óleos essenciais e seus benefícios.
*Não se expor ao sol após utilizar essa sinergia, os óleos essenciais cítricos são fotossensíveis
Sinergia para flacidez (pele)
4ml de óleo vegetal de girassol
6ml de óleo vegetal de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de alecrim
2 gotas de óleo essencial de grapefruit
2 gota de óleo essencial de cipreste
Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adiciona-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.
Sinergia para energia (física)
10ml de óleo vegetal de semente de uva
2 gotas de oleo essencial de alecrim
1 gota de óleo essencial de eucalipto globulus
1 gota de óleo essencial de laranja doce
*Não se expor ao sol após utilizar essa sinergia, os óleos essenciais cítricos são fotossensíveis
Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adiciona-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.
Máscara de argila para peles com manchas e oleosas
15g de argila verde
Água thermal de alecrim
2 gotas de óleo vegetal de jojoba
1 gota de óleo essencial de alecrim
1 gota de óleo essencial de laranja doce
Lave o rosto para receber melhor os benefícios e mineiras da mascara e argila. Pese a argila em um pote de vidro e vá adicionando a água thermal até formam uma mistura pastosa, nem dura e nem muito mole.Depois de acertar seu ponto “maionese” adicone o óleo vegetal e o óleo essencial de alecrim. Deixe por, pelo menos, 15 minutos. Lembre-se de ir umedecendo com a água thermal para não ressecar em excesso sua pele. Remova com água em movimentos circulares para promover uma esfoliação gentil. Finalize com o óleo vegetal de jojoba, com 3 gotas no rosto.
Máscara hidratante capilar
3 colheres de sopa de Mascará capilar neutra Boaformula
2 gotas de óleo essencial de ylang ylang
1 gota de óleo essencial de alecrim
1 gota de óleo essencial de macadamia
5ml de óleo vegetal de abacate
Aplique nos cabelos úmidos e deixe agindo por 30minutos. Massageie os fios com a mistura para melhor penetrar nos fios. Caso seu cabelo seja comprido, pode adiconar mais da mascara capilar para poder aplicar em todo o comprimento, desde a raiz até as pontas. Na área cosmética, o Alecrim pode ser usado para tratar problemas capilares, como perda de cabelo e fios muito finos e quebradiços, além de prevenir a caspa e a seborréia. Por isso ele está presente em nosso Shampoo com óleos essencial da linha Plantare!
Banho de purificação
Além do óleo essencial, também é possível tomar banho com o chá de alecrim. Esse ritual ajuda a eliminar mágoas profundas, além de promover uma limpeza energética e purificação. A dica é preparar uma infusão com alguns galhos de alecrim e depois do banho jogar a mistura no corpo, do pescoço para baixo. Esse banho deve ser feito uma vez por semana.
Quem quer tirar todas as energias negativas acumuladas durante o dia ou mandar a inveja e o mau olhado para bem longe, pode fazer um escalda pés usando galhos de alecrim ou usar de 2 a 3 gotas do óleo essencial em um difusor de ambiente.
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)